segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A noite escura da alma no mundo atual

Noites escuras da alma no mundo atual estão muito presentes em casos de depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos.

DEPRESSED 

 

Por Talita Rodrigues 


Ouvi a seguinte frase de um paciente: “Parece-me injusto que quem me feriu profundamente seja feliz antes que eu”. O fato é que, quando somos feridos profundamente, sentimos um vazio enorme no peito. Sentimos uma pequena mostra da solidão. E arrisco dizer aqui que até experienciamos por algum motivo, um pedacinho da noite escura da alma.

Parece que, independentemente do que estejamos sentindo, não vai passar. Vemos alguém que nos fez tanto mal e que deixou o nosso coração quebrado sendo feliz antes de nós. E quando nos deparamos com isso, temos a tendência de começar a questionar Deus.

Questionamos a Deus o porquê da demora do nosso milagre, e ainda temos a ousadia de questioná-lo sobre o porquê o outro alcançou a felicidade que tanto queríamos antes de nós.

Santa Faustina e a noite escura da alma 

Oramos, suplicamos a Deus pelo nosso pequeno ou grande milagre, e nada. Nada acontece. Deus permanece em silêncio e faz com que provemos a noite escura de alma, assim como Santa Faustina relatou em seu Diário:

“Era estranho como a minha mente estava assim obscurecida; nenhuma verdade me parecia clara: quando me falavam de Deus, o meu coração era como pedra. Não conseguia extrair de mim um só sentimento que fosse, de amor para com Ele. Sempre que procurava, por um ato de vontade, permanecer em Deus, experimentava tormentos enormes e parecia-me que, deste modo, aí estava a Sua maior ira. Não era capaz de meditar, como antigamente. sentia um grande vazio na minha alma e nada havia que o pudesse preencher. Comecei a sofrer uma grande fome e ânsia de Deus; mas reconhecia a minha total incapacidade” (D.77)

E quantas vezes, o nosso coração está como uma pedra e você não consegue sentir um sentimento de amor com Ele em noites escuras? Quantas vezes você O buscou com toda a força que restava em seu coração e experimentou noites de tormentos incessantes?

Quantas vezes você tentou orar e sentiu que sua oração não chegou até o coração de Jesus Cristo? Se pensarmos bem, Jesus guiou a Irmã Faustina pela escuridão da fé, revelando-se desde o principio da sua vida religiosa. Chamava-a à vida mística, e ela, sendo uma Irmã simples, não sabia bem como tornar-se Esposa de Cristo.

Na escuridão da fé a Apóstola da Misericórdia descobria a grandeza de Deus e, ao mesmo tempo, a sua tendência para pecar. E isso é importante lembrar, porque nós somos pecadores.

Oração 

Para a Irmã Faustina, já não bastava uma oração simples. Quando, numa das visões, Jesus lhe disse que, sendo Sua esposa, ia partilhar com Ele o seu destino (cf. D 268), começou a pensar como ela poderia participar na vida do Amado – e então, o sol começou a brilhar novamente.

Para concluir, podemos refletir sobre o mistério da oração feita por Cristo no Horto das Oliveiras, onde Santa Faustina compreendeu que, sofrendo, tinha a oportunidade de se aproximar de Deus, Nosso Salvador. Vendo o Seu suor de sangue, descobriu que, através do seu próprio sofrimento – primeiro a doença, depois passando pelo sofrimento espiritual da noite escura de alma que a destruía interiormente – poderia sim, estar e se sentir perto de Jesus. Afinal, Jesus Cristo era seu único refúgio.

Noites escuras da alma no mundo atual 

Noites escuras da alma no mundo atual estão muito presentes em casos de depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos. E é por isso que sempre salientarei aqui a importância de acreditar em Deus. De acreditar que mesmo quando passamos por noites escuras, Ele sempre estará ao nosso lado – mesmo permitindo a noite escura de alma.

Se você se sente assim, busque ajuda. Busque a Deus acima de todas as coisas. E se isso não for suficiente, busque ajuda com um bom profissional cristão, que te aproxime de Deus e que te ajude a enxergar luz na sua alma.

Quando a noite escura passar, e a luz aparecer novamente, você estará curado(a).

 

Fonte - aleteia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...