sábado, 2 de outubro de 2021

Santo Agostinho e a relação entre fé e razão

Continuamos resgatando a catequese de Bento XVI sobre os Padres Apostólicos da Igreja. Hoje apresentamos a vocês aquela que o Papa Emérito deu em 30 de janeiro de 2008, a terceira centrada na figura de Santo Agostinho de Hipona, um dos santos mais famosos do catolicismo. Nesta catequese, Ratzinger enfoca o tema "determinante" da biografia de Santo Agostinho, o da fé e da razão. Da mão do Papa Emérito, conheceremos um pouco mais sobre este grande santo que, para Bento XVI, é “o maior Pai da Igreja”.

Santo Agostinho a razão da fé Bento XVI 

 

Terceira catequese de Bento XVI sobre Santo Agostinho:

Queridos amigos:

Depois da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, voltamos hoje para falar da grande figura de Santo Agostinho. O meu querido predecessor João Paulo II dedicou-lhe, em 1986, ou seja, no décimo sexto centenário da sua conversão, um longo e denso documento, a Carta Apostólica Augustinum Hipponensem (cf. L'Osservatore Romano, edição em espanhol, 14 de setembro de 1986 , pp. 15-21). O próprio Papa definiu este texto como «um agradecimento a Deus pelo dom que fez à Igreja e, por meio dela, a toda a humanidade, graças a essa admirável conversão» (n. 1).

Sobre o assunto da conversão, falarei em uma audiência futura. É uma questão fundamental, não só para a sua vida pessoal, mas também para a nossa. No Evangelho do domingo passado, o próprio Senhor resumiu sua pregação com a palavra: "Arrependam-se". Seguindo o caminho de Santo Agostinho, poderíamos meditar sobre o que significa esta conversão: é algo definitivo, decisivo, mas a decisão fundamental deve ser desenvolvida, deve ser realizada ao longo de nossas vidas.

A catequese de hoje dedica-se, pelo contrário, ao tema da fé e da razão, tema determinante, ou melhor, tema determinante da biografia de Santo Agostinho. Quando criança, ele aprendeu a fé católica com sua mãe, Santa Mônica. Mas, na adolescência, abandonou essa fé porque não conseguia mais ver sua racionalidade e não queria uma religião que não fosse também para ele uma expressão da razão, ou seja, da verdade. Sua sede de verdade era radical e o levou a se afastar da fé católica. Mas ele era tão radical que não se contentava com filosofias que não alcançavam a própria verdade, que não alcançavam Deus. E a um Deus que não era apenas uma hipótese cosmológica definitiva, mas era o Deus verdadeiro, o Deus que dá vida e que entra em nossa própria vida. Deste modo,todo o itinerário intelectual e espiritual de santo Agustinho constituem um modelo válido também hoje em uma relação entre fé e razão, tema no só para homens crescentes, como também para todo homem que busca a verdade, tema central para o equilíbrio e o destino de todo ser humano.

Essas duas dimensões, fé e razão, não devem ser separadas ou opostas, mas devem estar sempre unidas. Como escreveu Santo Agostinho depois da sua conversão, a fé e a razão são "as duas forças que nos levam a conhecer" (Contra acadêmicos, III, 20, 43). A este respeito, são justamente famosas as suas duas fórmulas (cf. Sermões, 43, 9) com as quais exprime esta síntese coerente entre fé e razão: crede ut intelligas ("crer para compreender") - crer abre a porta da a verdade - mas também e inseparavelmente, intellige ut credas ("entende para crer"), escrutina a verdade para encontrar Deus e crer.

As duas afirmações de Santo Agostinho expressam com grande eficácia e profundidade a síntese deste problema, no qual a Igreja Católica vê manifestar o seu caminho. Historicamente, essa síntese se formou, já antes da vinda de Cristo, no encontro entre a fé judaica e o pensamento grego no judaísmo helenístico. Sucessivamente, na história, esta síntese foi retomada e desenvolvida por muitos pensadores cristãos. A harmonia entre fé e razão significa antes de tudo que Deus não está longe: não está longe da nossa razão e da nossa vida; está perto de cada ser humano, perto do nosso coração e da nossa razão, se realmente nos pusemos a caminho.

Santo Agostinho experimentou com extraordinária intensidade esta proximidade de Deus ao homem. A presença de Deus no homem é profunda e ao mesmo tempo misteriosa, mas pode ser reconhecida e descoberta na própria intimidade: não se deve sair - afirma o convertido -; «Volte para você. A verdade mora no íntimo do homem. E se você acha que sua natureza é mutável, transcenda a si mesmo. Mas, ao fazer isso, lembre-se de que você transcende uma alma racional. Vai, pois, aonde brilha a própria luz da razão» (De vera religione, 39, 72). Com a mais famosa declaração do início das Confissões, uma autobiografia espiritual escrita em louvor a Deus, ele mesmo sublinha: "Tu nos fizeste, Senhor, para ti, e nossos corações estão inquietos, até que eu descanse em Ti" (Eu, 1, 1).

A distância de Deus é, portanto, equivalente à distância de si mesmos. “Porque tu - reconhece Santo Agostinho (Confissões, III, 6, 11) - estavas mais dentro de mim do que o mais íntimo de mim, e mais elevado do que o supremo do meu ser” (“interior intimo meo et superior summo meo”), para a ponto de, como acrescenta em outro trecho recordando o tempo anterior à sua conversão, «certamente estavas à minha frente, mas também me afastei e não me conseguia encontrar, quanto menos tu!» (Confissões, V, 2, 2).

Precisamente porque Santo Agostinho viveu plenamente este caminho intelectual e espiritual, soube apresentá-lo nas suas obras com tanta clareza, profundidade e sabedoria, reconhecendo em duas outras passagens célebres das Confissões (IV, 4, 9 e 14, 22 ) que o homem é "Um grande enigma" (magna quaestio) e "um grande abismo" (grande profundum), um enigma e abismo que só Cristo ilumina e preenche. Isso é importante: quem está longe de Deus também está longe de si mesmo, alienado de si mesmo, e só pode se encontrar se encontrar Deus. Dessa forma, ele consegue alcançar a si mesmo, seu verdadeiro eu, sua verdadeira identidade.

O ser humano - sublinha mais tarde Santo Agostinho no De civitate Dei (XII, 27) - é sociável por natureza, mas anti-social pelo vício, e quem o salva é Cristo, único mediador entre Deus e a humanidade, e «o universal caminho da humanidade, liberdade e salvação”, repetia o meu predecessor João Paulo II (Augustinum Hipponensem, 21). Fora deste caminho, que nunca faltou ao género humano - afirma também Santo Agostinho na mesma obra - «nunca ninguém foi libertado, ninguém se libertou e ninguém será libertado» (De civitate Dei X, 32, 2). Como único mediador de salvação, Cristo é a cabeça da Igreja e está misticamente unido a ela, a ponto que Santo Agostinho pode afirmar: “Nós nos tornamos Cristo. Na verdade, se ele é o cabeça, nós somos seus membros; o homem todo é ele e nós” (In Iohannis evangelium tractatus, 21, 8).

Segundo a concepção de Santo Agostinho, a Igreja, o povo de Deus e a casa de Deus, está, portanto, intimamente ligada ao conceito de Corpo de Cristo, baseado na releitura cristológica do Antigo Testamento e na vida sacramental centrada na a Eucaristia, na qual o Senhor nos dá o seu Corpo e nos transforma no seu Corpo. Portanto, é fundamental que a Igreja, povo de Deus, no sentido cristológico e não sociológico, esteja verdadeiramente inserida em Cristo, que, como afirma Santo Agostinho numa belíssima página, “rogai por nós, rezai em nós; nós oramos a ele; ele ora por nós como um padre; ore em nós como nossa cabeça; e oramos a ele como a nosso Deus; por isso reconhecemos a nossa voz nele e a dele em nós” (Enarrationes in Psalmos, 85, 1).

Na conclusão da carta apostólica Augustinum Hipponensem, João Paulo II pergunta ao próprio santo o que ele queria dizer aos homens de hoje e responde, antes de tudo, com as palavras que Santo Agostinho escreveu em uma carta ditada logo após sua conversão: «A Parece-me que os homens devem ser conduzidos de volta ... à esperança de encontrar a verdade» (Ep., 1, 1), a verdade que é o próprio Cristo, verdadeiro Deus, a quem uma das mais belas orações é dirigido e famoso das Confissões (X, 27, 38): «Tarde te amei, bela tão velha, e tão nova, tarde te amei. E eis que tu estavas dentro de mim e eu fora, e fora te procurava, e me lancei sobre aquelas belezas que tu criaste. Você estava comigo, mas eu não estava com você. Essas coisas que, se não estivessem em você, não existiriam, me mantinham longe de você. Você ligou e gritou e você quebrou minha surdez; você brilhou e brilhou, e afastou minha cegueira; você exalou sua fragrância, eu respirei e suspiro por você; você gostou de mim e estou com fome e sede de você; Você me tocou e eu fui queimado em sua paz».

Santo Agostinho encontrou Deus e ao longo da sua vida o experimentou a ponto de esta realidade - que é sobretudo o encontro com uma Pessoa, Jesus - mudar a sua vida, como muda a de muitos, homens e mulheres, a qualquer momento, eles tenha a graça de conhecê-lo. Peçamos ao Senhor que nos dê esta graça e assim nos faça encontrar a sua paz.

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...