sábado, 4 de dezembro de 2021

O Crescimento da Graça na Mãe de Deus

Está escrito no Evangelho de São Lucas que Jesus "avançou em sabedoria, idade e graça com Deus e com os homens" (Lc 2, 52). Mas os Padres e os teólogos assinalaram que esse crescimento, no que diz respeito à sabedoria e à graça, era apenas aparente.

 

 

Na verdade, desde o primeiro instante de Sua existência, Cristo possuía graça e sabedoria perfeitas, que não podiam aumentar. Este “crescimento” significa que o Verbo Encarnado manifestou esses dons de acordo com Sua idade.

Cristo possuía graça em sua plenitude, inteiramente, tanto quanto é possível para uma natureza humana possuí-la, um máximo de graça. Uma outra razão implica a impossibilidade de crescer na graça: o fato de que a humanidade de Cristo possuía a Visão Beatífica.

 E a Virgem Maria?

Visto que a plenitude absoluta da graça é própria de Cristo, como escrevemos antes, a graça de Maria poderia ser aumentada. Essa graça poderia ser aumentada em Nossa Senhora até a sua entrada no céu.

Mas o que deve ser considerado aqui é a perfeição desse aumento de graça na alma de Maria. Conforme observado pelo Pe. Reginald Garrigou-Lagrange, São Tomás de Aquino formulou o princípio deste maravilhoso aumento em seu Comentário sobre a Epístola aos Hebreus.

“Pode-se perguntar: 'Por que devemos sempre progredir na fé e no amor?' A razão é que um movimento natural sempre se torna mais rápido quanto mais perto se aproxima de seu termo (o fim que o atrai)." Pe. Garrigou-Lagrange comenta este texto com o exemplo de que: um corpo em queda é “uniformemente acelerado”, de acordo com a lei universal da gravidade.

“Agora”, continua Santo Tomás, “a graça aperfeiçoa a alma e a faz tender para o bem de maneira natural (como uma segunda natureza); segue-se então que aqueles que estão no estado de graça devem crescer mais na caridade à medida que se aproximam de seu fim final (e são mais fortemente atraídos por ele)."

O médico angélico afirma que, à medida que aumenta a intensidade da vida [espiritual] dos santos, eles se movem mais prontamente e generosamente em direção a Deus, quanto mais se aproximam dEle. Essa é a lei da atração universal na vida espiritual. Assim como os corpos se atraem quanto mais se aproximam, as almas são atraídas a Deus na proporção de sua santidade e proximidade Dele."

Este progresso sempre mais rápido existiu especialmente na Santíssima Virgem, na terra, porque, nela, não encontrou nenhum obstáculo, não foi detido nem retardado pelo apego a si mesmo ou às coisas terrenas.

E esse progresso espiritual em Maria foi tanto mais intenso quanto maior a velocidade inicial ou a primeira graça. Houve, portanto, em Maria um aumento maravilhoso no amor de Deus, do qual o movimento acelerado dos corpos sob a força da gravidade não é senão uma imagem distante.

Portanto, deve-se afirmar que a graça da Mãe de Deus foi aumentada de maneira sublime ao longo de sua vida até a Assunção. É impossível imaginar um aumento mais perfeito na graça. Por isso ela é o modelo desse crescimento, pois é pela fé e pela esperança.

Qual foi o grau alcançado pela Virgem Maria no momento em que ela se juntou a seu Filho no céu? É certo que a glória de Maria no céu supera a de todos os santos juntos.

Os méritos de Maria foram, portanto, sempre mais perfeitos; seu puríssimo coração dilatava-se cada vez mais, e sua capacidade para o divino aumentava, conforme as palavras do Salmo 118: 32: "Percorri o caminho dos teus mandamentos, quando dilataste o meu coração."

 

Fonte - fsspx-news

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...