quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Papa Francisco: "Também os apóstatas estão na comunhão dos santos"

O Papa Francisco dedicou sua catequese na audiência geral desta manhã na Sala Paulo VI do Vaticano a São José e à comunhão dos santos.

Papa Francisco apóstata dos santos da comunhão
Audiência de 2 de fevereiro de 2022 (Vatican Media)

 

“O que é a comunhão dos santos? Não é que os santos façam a comunhão, não é isso: é outra coisa”, disse o Santo Padre no início da catequese, referindo-se ao que respondeu quando criança.

Francisco observou que quando "nos confiamos totalmente à intercessão de um santo", ou da Virgem Maria, "nossa confiança só tem valor em relação a Cristo". "Como se o caminho para este santo ou a Virgem não terminasse aí: não", acrescentou.

«Cristo é o vínculo que nos une a Ele e uns aos outros que tem um nome específico: esta união que nos une a todos, entre nós e nós com Cristo, é a “comunhão dos santos”. Não são os santos que fazem milagres, não! “Este santo é muito milagroso…”: não, pare: os santos não fazem milagres, mas apenas a graça de Deus agindo através deles”, explicou Sua Santidade.

“Os milagres foram feitos por Deus, pela graça de Deus agindo por meio de uma pessoa santa, uma pessoa justa. Isso precisa ficar claro. Há quem diga: “Não acredito em Deus, mas acredito neste santo”. Ele não está enganado. O santo é um intercessor, aquele que reza por nós e nós rezamos a ele, e ele reza por nós e o Senhor nos dá a graça: o Senhor age por meio do Santo”, continuou o Santo Padre.

Francisco, citando o Catecismo, indicou que a comunhão dos santos é a Igreja. "O que significa isto? Que a Igreja está reservada para os perfeitos? Não. Significa que é a comunidade dos pecadores salvos. A Igreja é a comunidade de pecadores salvos", disse ele.

“Ninguém pode ser excluído da Igreja, somos todos pecadores salvos. Nossa santidade é fruto do amor de Deus manifestado em Cristo, que nos santifica amando-nos em nossa miséria e nos salvando dela”, disse Sua Santidade.

Em virtude da comunhão dos santos, "todo membro da Igreja está profundamente unido a mim - mas não me digo porque sou o Papa - estamos profundamente unidos uns aos outros, e esta união é tão forte que não pode não seja quebrado nem pela morte", disse ele.

“De fato, a comunhão dos santos diz respeito não só aos irmãos e irmãs que estão comigo neste momento da história, mas também àqueles que completaram sua peregrinação terrena e cruzaram o limiar da morte. Eles também estão em comunhão conosco".

“Padre, pensemos naqueles que negaram a fé, que são apóstatas, que são os perseguidores da Igreja, que negaram o seu batismo: estes também estão em casa?”. Sim, também estes, também os blasfemadores, todos eles. Somos irmãos: esta é a comunhão dos santos. A comunhão dos santos une a comunidade dos crentes na terra e no céu”, declarou o Sucessor de Pedro.

O Papa disse que você pode construir uma amizade com alguém que está no céu. “Os santos são amigos com quem muitas vezes tecemos relações de amizade. O que chamamos de devoção - sou muito devoto a este santo, a este santo - é na verdade uma forma de expressar o amor precisamente a partir deste vínculo que nos une", explicou.

Na história da Igreja “há constantes que acompanham a comunidade crente: sobretudo o grande afeto e o vínculo muito forte que a Igreja sempre sentiu em relação a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Mas também a especial honra e afeição que prestou a São José».

A devoção aos santos «não é algo mágico, não é uma superstição», é «conversar com um irmão, uma irmã que está diante de Deus, que viveu uma vida justa, uma vida santa, uma vida exemplar, e agora está Na frente de Deus. E falo com este irmão, com esta irmã e peço a sua intercessão pelas minhas necessidades", disse. O Papa concluiu com uma oração a São José, que ele disse que reza todos os dias há 40 anos; você vai encontrá-lo no final da catequese.

Depois de recitá-lo, o Papa pediu orações por um homem que gritava que foi expulso da audiência pela gendarmaria; uma história que você pode ler aqui .

Finalmente, Francisco denunciou e pediu orações pela “violência que sangra” Mianmar. "Não podemos olhar para o outro lado diante do sofrimento de tantos irmãos e irmãs", disse ele.

Lembrou também que depois de amanhã se celebra o II Dia Internacional da Fraternidade Humana. “É motivo de satisfação que as Nações de todo o mundo se unam a esta celebração, destinada a promover o diálogo inter-religioso e intercultural, como também se deseja no Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum, assinado em 4 de fevereiro de 2019 em Abu Dhabi pelo Grande Imam de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyib e por mim", disse ele.

Por sua vez, dedicou algumas palavras por ocasião da inauguração em Pequim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno.

Oferecemos-lhe a catequese do Papa Francisco, publicada em espanhol pela Sala de Imprensa da Santa Sé:

Catequese sobre São José 10. São José e a comunhão dos santos

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Nestas semanas pudemos mergulhar na figura de São José, deixando-nos guiar pelas poucas, mas importantes notícias que nos dão os Evangelhos, e também pelos aspectos de sua personalidade que a Igreja ao longo dos séculos soube evidência através da oração e devoção. Partindo precisamente deste "sentimento comum" que na história da Igreja acompanhou a figura de São José, hoje gostaria de me deter sobre um importante artigo de fé que pode enriquecer nossa vida cristã e também focalizar melhor nossa relação com os santos e com nossos entes queridos falecidos: falo da comunhão dos santos.

Muitas vezes dizemos no Credo: "Creio na comunhão dos santos". Mas se você está se perguntando o que é a comunhão dos santos, lembro que quando criança eu respondi imediatamente: “Ah, os santos fazem a comunhão”. É algo que... não entendemos o que dizemos. O que é a comunhão dos santos? Não é que os santos façam a comunhão, não é isso: é outra coisa.

Às vezes, o cristianismo também pode cair em formas de devoção que parecem refletir uma mentalidade mais pagã do que cristã. A diferença fundamental está no fato de que nossa oração e nossa devoção dos fiéis não se baseiam, nestes casos, na confiança em um ser humano, ou em uma imagem ou objeto, mesmo quando sabemos que são sagrados. O profeta Jeremias nos lembra: “Maldito aquele que confia no homem […]. Bem-aventurado aquele que confia em Javé» (17,5-7). Mesmo quando nos confiamos totalmente à intercessão de um santo, ou mais ainda da Virgem Maria, nossa confiança só tem valor em relação a Cristo. Como se o caminho para este santo ou a Virgem não terminasse aí: não. Vai lá, mas em relação a Cristo. Cristo é o vínculo que nos une a Ele e uns aos outros que tem um nome específico: esta união que nos une a todos, entre nós e nós com Cristo, é a “comunhão dos santos”. Não são os santos que fazem milagres, não! "Este santo é muito milagroso...": não, pare: os santos não fazem milagres, mas apenas a graça de Deus agindo através deles. Os milagres foram feitos por Deus, pela graça de Deus agindo através de uma pessoa santa, uma pessoa justa. Isso precisa ficar claro. Há quem diga: “Não acredito em Deus, mas acredito neste santo”. Ele não está enganado. O santo é um intercessor, aquele que reza por nós e nós rezamos a ele, e reza por nós e o Senhor nos dá a graça: o Senhor age por meio do Santo.

Esta imagem do corpo de Cristo e a imagem do corpo nos fazem compreender imediatamente o que significa estar unidos uns aos outros em comunhão: «Se um membro sofre - escreve São Paulo - todos os outros sofrem com ele. Se um membro é honrado, todos os outros compartilham de sua alegria. Agora vós sois o corpo de Cristo, e os seus membros, cada um por sua parte” (1Cor 12,26-27). Paulo diz isto: somos todos um só corpo, todos unidos pela fé, pelo batismo, todos em comunhão: unidos em comunhão com Jesus Cristo. E esta é a comunhão dos santos. e seus membros, cada um por sua parte” (1Cor 12,26-27). Paulo diz isto: somos todos um só corpo, todos unidos pela fé, pelo batismo, todos em comunhão: unidos em comunhão com Jesus Cristo. E esta é a comunhão dos santos.

mas diz respeito também àqueles que completaram a sua peregrinação terrena e cruzaram o limiar da morte. Eles também estão em comunhão conosco. Pensemos, queridos irmãos e irmãs: em Cristo ninguém jamais poderá nos separar verdadeiramente daqueles que amamos, porque a união é uma união existencial, uma união forte que está em nossa própria natureza; só muda a forma de estar com cada um deles, mas nada e ninguém pode quebrar essa união. "Padre, pensemos naqueles que negaram a fé, que são apóstatas, que são os perseguidores da Igreja, que negaram o batismo: estes também estão em casa?" Sim, também estes, também os blasfemadores, todos eles. Somos irmãos: esta é a comunhão dos santos. A comunhão dos santos mantém unida a comunidade dos crentes na terra e no céu.

todos nós precisamos de relacionamentos significativos para nos ajudar a lidar com a vida. Jesus também tinha seus amigos, e se voltava para eles nos momentos mais decisivos de sua experiência humana. Na história da Igreja há constantes que acompanham a comunidade crente: sobretudo o grande afeto e o vínculo muito forte que a Igreja sempre sentiu em relação a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Mas também a especial honra e carinho que prestou a São José. No fundo, Deus confia a ele o que tem de mais valioso: seu Filho Jesus e a Virgem Maria. É sempre graças à comunhão dos santos que sentimos perto de nós os santos que são nossos padroeiros, pelo nome que temos, por exemplo, pela Igreja a que pertencemos, pelo lugar onde vivemos, etc. . , também para uma devoção pessoal. E esta é a confiança que deve sempre nos encorajar quando nos dirigimos a eles nos momentos decisivos de nossas vidas. Não é algo mágico, não é superstição, a devoção aos santos; é simplesmente falar com um irmão, uma irmã que está diante de Deus, que viveu uma vida justa, uma vida santa, uma vida exemplar, e agora está diante de Deus. E falo com este irmão, com esta irmã e peço a sua intercessão pelas minhas necessidades.

Precisamente por isso gosto de concluir esta catequese com uma oração a São José, à qual estou particularmente ligado e que recito todos os dias há mais de 40 anos. É uma oração que encontrei em um livro de orações das Irmãs de Jesus e Maria, do século XVIII, final do século XVIII. É muito bonito, mas mais do que uma oração é um desafio a este amigo, a este pai, a este nosso guardião que é São José. Seria bom se você aprendesse esta oração e pudesse repeti-la. Vou lê-lo: “Glorioso Patriarca São José, cujo poder sabe tornar possíveis as coisas impossíveis, venha em meu auxílio nestes momentos de angústia e dificuldade. Toma sob tua proteção as situações graves e difíceis que te confio, para que tenham uma boa solução. Meu amado Pai, toda a minha confiança está depositada em você. Não se diga que vos invoquei em vão e, como podes fazer tudo com Jesus e Maria, mostra-me que a tua bondade é tão grande quanto o teu poder”. E termina com um desafio, que é desafiar São José: “porque tudo podes com Jesus e Maria, mostra-me que a tua bondade é tão grande quanto o teu poder”. Confio-me a São José todos os dias, com esta oração, há mais de 40 anos: é uma oração antiga.

Vá em frente, coragem, nesta comunhão de todos os santos que temos no céu e na terra: o Senhor não nos abandona.

Após a catequese, o Santo Padre pronunciou estas palavras:

Ouvimos, há alguns minutos, uma pessoa que gritava, berrava, que tinha algum problema, não sei se é físico, mental, espiritual: mas é um irmão nosso com problema. Gostaria de terminar rezando por ele, nosso irmão que sofre, coitado: se gritou é porque está sofrendo, tem alguma necessidade. Não devemos ser surdos à necessidade deste irmão. Rezemos juntos a Nossa Senhora por ele: Deus te salve Maria...

Saudações:

Saúdo cordialmente os peregrinos de língua espanhola. Peçamos a intercessão de São José, Glorioso Patriarca, para que venha em nosso auxílio e tome sob sua proteção as situações dolorosas de nossas vidas. Que Deus os abençoe.

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...