sábado, 7 de maio de 2022

Arcebispo explica relação entre Dia das Mães e Dia de Oração pelas Vocações

Fotos de referência.  Crédito: Unsplash 

 

Por Walter Sánchez Silva

 

O Arcebispo de Arequipa (Peru), Dom Javier del Río Alba, explicou a relação entre o Dia das Mães e o 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que se celebra neste domingo, 8 de maio.

“À primeira vista pode parecer que não há relação entre os dois motivos de celebração, mas na realidade há”, disse o Prelado em sua mensagem intitulada “Maternidade e Vocações”.

“Em primeiro lugar, porque 'vocação' significa 'chamado' e, como diz o Papa Francisco em sua mensagem para este dia de oração: 'A palavra 'vocação' não deve ser entendida em sentido restritivo, referindo-se apenas àqueles que seguem o Senhor no caminho de uma consagração particular... cada pessoa humana, mesmo antes de viver o encontro com Cristo e abraçar a fé cristã, recebe com o dom da vida um chamado fundamental... a ser uma única família na maravilhosa casa comum da criação' ”.

O Arcebispo indicou que “quando falamos de 'vocações' dentro da Igreja não nos referimos apenas à vida sacerdotal ou religiosa, mas em geral às diferentes formas de viver a vida cristã, entre as quais também a maternidade que, no desígnio original de Deus, , está intimamente ligada à vocação matrimonial”.

Dom Del Río disse então que "além disso, há outra relação entre o Dia de Oração pelas Vocações e o Dia das Mães: assim como a humanidade não poderia sobreviver sem a maternidade, a Igreja não poderia sobreviver sem as várias vocações e, em particular, sem o sacerdócio”.

“De fato, todos nós viemos a este mundo por uma mãe e nossa primeira experiência de amor foi vivida precisamente no seio daquela mulher que nos acolheu livremente, nos carregou e nos alimentou em seu ventre por nove meses, e depois nós Ele continuou a cuidar, guiar e dar sua vida por nós até a idade adulta.”

O Arcebispo de Arequipa também destacou que “não é em vão que a imagem da mãe tem sido usada para se referir ao amor gratuito de Deus . Por exemplo, no livro do profeta Isaías Deus diz ao seu povo: 'como uma criança cuja mãe consola, assim eu os consolarei' (66,13), e também: 'A mulher se esquece de seu filho que amamenta? o filho de seu ventre? Bem, mesmo que esses venham a esquecer, nunca te esquecerei' (49,15)”.

Dom Del Río também explicou que “quanto à Igreja, embora dependa de todos nós participar da missão evangelizadora, cada um segundo o chamado de Deus, uma das vocações fundamentais é o sacerdócio ministerial”.

“Os sacerdotes presidem à celebração da Santa Missa, tornam presente e realizam o amor misericordioso de Deus através do perdão dos pecados no sacramento da Confissão, ungem os enfermos, pregam a Palavra do Senhor, guiam os fiéis pela direção espiritual e, finalmente, na medida de suas possibilidades, atendem até mesmo aqueles que estão em necessidade material”.

Por isso, encorajou, “neste dia, peçamos ao Senhor por todas as mães e pelas várias vocações, especialmente para que nunca faltem em nossa Igreja os pastores segundo o Coração de Jesus”.

 

Fonte - aciprensa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...