quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Dom Strickland: “A Igreja tem o dever sagrado de evangelizar todos os homens”

O Bispo de Tyler, Joseph Strickland, reeditou outra carta pastoral para aprofundar o papel da Igreja no mundo.

Joseph Strickland
Bispo Joseph Strickland


Por Joseph Strickland

 

O prelado americano, que está a ser investigado pelo Vaticano, não tem medo de nada nem de ninguém e continua com a sua batalha particular para defender os ensinamentos da Igreja de forma clara e contundente.

Nesta nova carta, Dom Strickland defende que a Igreja é o único lugar de salvação para os homens; defende a necessidade de converter e evangelizar todos os homens e explica porque a Igreja não pode ordenar mulheres.

Para seu interesse, oferecemos-lhe a carta completa do bispo:

Meus queridos filhos e filhas em Cristo:

Escrevo-vos hoje para discutir mais a fundo a primeira verdade básica de que falei na minha primeira carta pastoral: “Cristo estabeleceu Uma Igreja – a Igreja Católica – e, portanto, apenas a Igreja Católica fornece a plenitude da verdade de Cristo. caminho autêntico para a Sua salvação para todos nós”.

Para começar, devo afirmar clara e enfaticamente esta verdade fundamental: Jesus Cristo é o único caminho para a vida eterna; Nenhum outro caminho para a salvação pode ser encontrado! Como nos diz o próprio Nosso Senhor: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14:6). Para que possamos participar dessa promessa de vida eterna, Nosso Senhor em Sua grande misericórdia estabeleceu a Igreja Única, Santa, Católica e Apostólica. Como lemos no Evangelho de Mateus, Cristo disse: “Portanto eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu lhe darei as chaves do reino dos céus. Tudo o que você ligar na terra será ligado no céu; e tudo o que você desligar na terra será desligado no céu”. (Mateus 16:18-19). O fundamento e cabeça divina da Igreja é Jesus Cristo; no entanto, esta passagem deixa claro que Jesus promete estabelecer uma Igreja visível na terra com um chefe visível, Pedro, a quem confiará uma missão única e uma autoridade específica.

A Igreja Católica É o corpo de Cristo, e Ele é inseparável do Seu corpo. A compreensão que a Igreja tem das palavras de Cristo em Mateus aprofundou-se ao longo do tempo, mas de acordo com a Sagrada Tradição transmitida por Cristo aos Apóstolos (cf. 2 Tessalonicenses 2,15), e depois preservada e protegida. Até hoje, os Padres da Igreja, os santos e os mártires sempre compreenderam e proclamaram que a Igreja Católica é a única Igreja, divinamente instituída, que Cristo instituiu para a salvação das almas. Tudo o que a Igreja é, como corpo místico de Cristo, surge da verdade de que foi e é divinamente constituída por Cristo, e os seus elementos básicos, que incluem o sagrado Depósito da Fé, não podem ser alterados pelos homens porque não pertencem para homens; A Igreja pertence a Cristo!

São Cirilo de Jerusalém declarou em 350 DC: “A Igreja é então chamada católica porque se estende por todo o mundo, de um extremo ao outro da terra; e porque ensina universal e completamente as doutrinas que devem chegar ao conhecimento dos homens, tanto das coisas visíveis como das invisíveis, celestiais e terrenas; e porque submete toda a raça da humanidade, governantes e governados, eruditos e ignorantes, à piedade; e porque trata e cura universalmente todos os tipos de pecados cometidos pela alma ou pelo corpo, e possui em si toda forma de virtude que se nomeia, tanto nas obras como nas palavras, e em todo dom espiritual".

Portanto, Cristo estabeleceu Sua Igreja para todos os homens, para todos os tempos, para a salvação de todos. Não há salvação fora de Cristo e da Sua Igreja Única, Santa, Católica e Apostólica; este é um ensinamento infalível da Igreja. No entanto, como diz o Catecismo da Igreja Católica: “Esta declaração não se dirige àqueles que, sem culpa própria, não conhecem Cristo e a Sua Igreja”. Como católicos, estamos unidos com amor e alegria à Igreja e aos sete sacramentos instituídos por Cristo. Estes são essenciais para a nossa salvação. No entanto, alguns podem perguntar: “E aqueles que estão fora da Igreja? E aqueles que nunca ouviram falar de Cristo? Eles podem ser salvos?" Para aqueles que não estão unidos a Cristo através da sua Igreja e da graça dos sacramentos, simplesmente oramos por eles e os encomendamos a Deus. Embora nunca devamos ser presunçosos quanto à graça de Deus, reconhecemos que Deus é soberano, e se em Sua misericórdia Ele escolher operar de maneiras além do nosso conhecimento ou compreensão, Ele tem plena autoridade para operar como Lhe agrada, porque Ele não está vinculado a qualquer além de Sua própria natureza perfeita.

Nós próprios devemos nos apegar à Igreja e aos sacramentos como Ele nos deu, mas também devemos sempre orar pelas almas fora da Igreja, para que Deus ofereça a Sua graça a essas almas de maneiras desconhecidas e invisíveis para nós. No entanto, quero enfatizar este ponto: se Deus escolhesse oferecer graça além dos meios sacramentais normais, reconhecemos que esta graça sempre fluiria para cada alma de Cristo e através da Sua Igreja de uma forma mística. Portanto, quem recebe e aceita a graça de Deus jamais será salvo por qualquer outro meio, igreja ou religião; há Um Salvador, Um Redentor para toda a humanidade, e Ele estabeleceu Uma Igreja para a salvação das almas.

Deus deseja a salvação de todos, mas não impõe a salvação a nenhum de nós; requer nossa cooperação e livre consentimento à Sua graça. Ele chama cada um de nós a participar do Seu plano de salvação não só para nós mesmos, mas para o mundo; Esta é a Grande Comissão: “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei. E eis que estarei sempre convosco, até o fim dos tempos." (Mateus 28:19-20).

Vivemos numa era altamente interligada, onde pessoas de todo o mundo podem partilhar e aprender umas com as outras como nunca antes na história da humanidade. Isto é uma grande bênção em muitos aspectos, pois abre a possibilidade de partilhar as Boas Novas de Jesus Cristo de formas que antes não eram possíveis. O verdadeiro ecumenismo, porém, é um convite aberto a todas as pessoas para experimentarem e abraçarem a plenitude de Cristo e da vida cristã que só pode ser encontrada na Igreja Católica. Este caminho, embora às vezes difícil, é o único caminho seguro para o verdadeiro amor eterno, graça e vida com Deus. É uma falsa caridade dizer às pessoas que, independentemente do caminho que sigam, é a Vontade de Deus que permaneçam onde estão porque isso não chama as pessoas a abraçarem o único caminho verdadeiro instituído por Deus para a salvação das almas. Portanto, a Igreja tem o dever sagrado, nascido do amor, de evangelizar todos os homens.

Outro tema que quero discutir, porque supostamente será um tema de discussão no próximo Sínodo sobre a Sinodalidade, é a estrutura da Igreja divinamente instituída, no que se refere à ordenação de mulheres. Como nos diz a Sagrada Escritura, Cristo ordenou apóstolos apenas aos homens. A Sagrada Tradição e o Magistério Ordinário da Igreja têm afirmado ao longo dos tempos que a Igreja não tem autoridade para ordenar mulheres ao sacerdócio. Isto não pode ser mudado porque Cristo instituiu um sacerdócio masculino para se ver como o noivo e a Igreja como a sua noiva. Como afirmou solenemente São João Paulo II na sua Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis:

Contudo, é imperativo afirmar que Cristo nunca desejaria um papel “menor” para as mulheres do que deseja para os homens. As mulheres deram e continuam a dar contribuições indispensáveis ​​à história e à vida da Igreja. Da maior e mais perfeita criação de Deus em toda a história, Nossa Mãe Santíssima, Rainha do Céu e da Terra; a alguns dos maiores santos e doutores da Igreja; às nossas santas e fiéis mulheres de ordens religiosas e conventos; às inúmeras mulheres que transmitiram e continuam a transmitir a fé às suas famílias e comunidades; Cristo instituiu a Sua Igreja de uma forma que exige que as mulheres tenham “mais” papel Nele do que jamais poderiam ter no mundo. Contudo, como Deus não chamou os homens para serem mães, Deus não chamou as mulheres para serem pais e para serem ordenadas sacramentalmente como ministras de Cristo em Sua Igreja. Nosso Senhor chama os homens para serem pais espirituais e namorados de Sua noiva, a Igreja. Esta função só pode ser desempenhada por alguém devidamente ordenado para esta função.

Para aqueles que gostariam de perguntar sobre o potencial das mulheres diáconas na Igreja Católica, eu ofereceria o seguinte: As Escrituras nos dizem que desde os primeiros dias da Igreja, as mulheres serviram como servas fiéis (em grego: diakonos) dos membros da Igreja. para Igreja. (cf. Rm 16,1). Historiadores e estudiosos dizem-nos que as mulheres desempenharam muitas funções de serviço importantes na Igreja primitiva, incluindo atos de caridade para com os pobres, cuidando dos doentes, preparando outras mulheres para o batismo, etc. Contudo, vemos nos Atos dos Apóstolos que existe outro tipo de servo (diakonos) especificamente chamado pelos apóstolos e separado dos outros servos da Igreja; os apóstolos impuseram as mãos sobre esses servos específicos, e esses servos receberam então a ordenação sacramental para cumprir o seu papel único. As Escrituras nos contam que os apóstolos disseram: “Irmãos, escolham dentre vocês sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, a quem designaremos para esta tarefa”. (Atos 6:3). E então, “apresentaram estes homens aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles”. (Atos 6:6). Embora muitos (homens e mulheres) tenham servido fielmente a Igreja como servos/diakonos ao longo da história, a ordenação sacramental ao diaconado - como um dos três graus do sacramento da Ordem Sagrada (diácono, sacerdote, bispo) - sempre foi reservado apenas para homens batizados. Os três graus atuam como instrumentos de Cristo in persona Christi Capitis (na pessoa de Cristo como Cabeça), mas com funções diferentes para cada comércio. Como os diáconos ordenados sacramentalmente partilham o ministério apostólico com os sacerdotes e bispos, a Igreja decretou que eles também devem ser homens, como foram os apóstolos que Jesus escolheu.

Os Cânones do Concílio de Nicéia (325 d.C.) estabelecem em referência às mulheres a quem foi concedido um determinado estatuto de serviço: “Referimo-nos às diaconisas a quem foi concedido este estatuto, porque não recebem nenhuma imposição de mãos, para que em todos os aspectos, eles devem ser contados entre os leigos”. (Cânon nº 19).

Para concluir, quero afirmar que embora a Igreja seja santa por causa do seu Fundador e por causa da sua origem divina, ela também é composta por membros pecadores que são constantemente chamados ao arrependimento e à conversão. No entanto, existe uma Igreja Triunfante no céu que existe perfeitamente em sua plenitude em Cristo no céu, onde as bodas celestiais são eternamente celebradas com Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – que são eternamente adorados e adorados. Os coros dos anjos, a Imaculada Virgem Maria e todos os santos clamam eternamente “Santo, Santo, Santo” diante do trono de Deus.

É importante que nós, como Igreja Militante na terra, carreguemos esta verdade e esperança nos nossos corações enquanto nos esforçamos para alinhar a nós mesmos e a todos os aspectos da Igreja nesta terra com a sua realidade celestial. Por causa do pecado, tanto pessoal como comunitário, a Igreja Militante na terra não alcança a Igreja Triunfante no céu, mas é nossa missão lutar sempre pela santidade e pela graça de Deus perseverar até o fim para que nós também possamos nos unir . com a Igreja Triunfante. Parte deste esforço na Terra é participar na batalha espiritual que se trava diariamente à nossa volta, à medida que muitos tentam minar ou destruir completamente o Depósito da Fé.

Meus queridos filhos e filhas, tenham certeza de que os anjos nos cercam nesta batalha, e os santos, especialmente Nossa Santa e Santíssima Mãe, oferecem sua assistência celestial enquanto buscamos o prêmio eterno que Nosso Senhor conquistou para nós.

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...