quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Cinco mitos sobre o inferno que muitas pessoas geralmente acreditam: o demônio comanda no inferno?

Infierno
Muitas pessoas pensam que é Deus que nos envia para o inferno. Mas isso não é verdade. Deus não envia as pessoas para o inferno; são as pessoas que voluntariamente e seduzidos pelo diabo decidem ir para lá.

 

O inferno é um assunto que tem fascinado as pessoas desde os tempos antigos. É um lugar que é frequentemente associado com o castigo divino e o sofrimento eterno. No entanto, o que muitos cristãos acreditam sobre o inferno pode não coincidir com o que a Bíblia realmente ensina.

O tema do inferno é complexo e muitos de seus mitos são muito populares em nossa cultura. Mas é importante que os crentes saibam como diferenciar entre uma crença mais ou menos admitida e o que a Bíblia diz. O site Crosswalk lista esses cinco mitos sobre o inferno:

Mito 1: Deus é aquele que manda as pessoas para o inferno

Muitas pessoas pensam que é Deus que nos envia para o inferno. Mas isso não é verdade. Deus não envia as pessoas para o inferno; são as pessoas que voluntariamente e seduzidos pelo diabo decidem ir para lá. Quando as pessoas escolhem se separar de Deus, rejeitando sua salvação eterna, elas se voltam para o inferno.

“O Senhor não demora o cumprimento da promessa, como crêem alguns que o acusam de atraso, mas usa paciência convosco, porque não quer que ninguém pereça, mas que todos alcancem o arrependimento” (2 Pedro 3:9).

Em Mateus 18:12-14, Jesus narra uma parábola sobre um pastor disposto a deixar suas 99 ovelhas para ir e procurar alguém que se extraviasse. No versículo 14, Jesus diz que Deus tem a mesma dedicação para ajudar as pessoas espiritualmente desviantes: “Teu Pai que está nos céus não quer que nenhum destes pequeninos pereça”.

Deus respeita o livre arbítrio e nos permite sempre aceitá-lo ou rejeitá-lo. A Bíblia aponta em Romanos 1:18-20 que as pessoas voluntariamente se rebelam contra Deus tomando decisões pecaminosas:

De fato, a ira de Deus se rebela do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens que aprisionam a verdade em injustiça; pois o que se pode conhecer de Deus: Deus manifestou-o a Ele. Pois o invisível de Deus, desde a criação do mundo, é mostrado à inteligência através de suas obras: seu poder eterno e sua divindade, de modo que eles são indesculpáveis.

O inferno é um lugar de separação de Deus, e Ele sempre respeita a nossa autonomia. Deus nos permite tomar nossas próprias decisões, mesmo que elas tragam uma separação dEle. Deus deu a todas as pessoas a liberdade de escolher seu destino na vida após a morte e espera que escolhamos o céu em vez do inferno.

Mito 2: Você pode ganhar o céu ou o inferno pela força

O fator determinante para as pessoas irem para o céu ou o inferno não é o registro de boas ou más ações que elas têm na terra. A salvação é um presente de Deus. O que determina para onde eles vão é se eles aceitam ou não o perdão do sacrifício de Jesus por seus pecados. Deus oferece a todos, mesmo os mais miseráveis, a oportunidade de ir para o céu e de poder se arrepender antes de morrer de más ações.

Ninguém pode ganhar o céu por sua força e ninguém pode ser tão ruim a ponto de estar além do alcance da graça e da misericórdia de Deus. Fé e obras serão muito importantes quando se está no juízo final.

Infierno
O inferno é uma realidade de que a Bíblia fala muito. Imagem: detalhe do Inferno de Peeter Huys (1570), Museo del Prado.

 

Mito 3: O inferno é apenas para pessoas malvadas

A Bíblia não afirma que o inferno é reservado apenas para pessoas terríveis, como os serial killers podem ser. Em vez disso, ele diz em Romanos 3:23 que "todos pecaram e são expulsos da glória de Deus." Isso significa que todos nós precisamos da misericórdia e do perdão de Deus para evitar o inferno, mesmo aqueles que geralmente fazem boas obras.

Jesus nos defende quando confiamos nele, mas o céu é um reino de santidade perfeita e Deus não pode admitir quem se apega ao seu pecado. Devemos permitir que Deus nos purifique de todas as nossas más ações, transformando-nos em seres justos graças ao sacrifício de Jesus por nós.

O céu não é uma recompensa para a nossa bondade pessoal, mas um dom da graça de Deus para aqueles que confiam na obra redentora de Jesus. É através da aceitação de Jesus Cristo, e das obras que se realiza como resultado, por isso temos acesso à vida eterna.

Mito 4: O inferno é um lugar onde as pessoas são fisicamente punidas

Representações do inferno na cultura popular muitas vezes mostram-no como um lugar subterrâneo cheio de fogo, onde as pessoas sofrem fisicamente. No entanto, a Bíblia realmente não diz onde o inferno está localizado e se concentra mais no sofrimento espiritual do que no sofrimento físico.

Jesus usa imagens como quando ele fala do “fogo do inferno” em Mateus 5:22 ou Mateus 18:9. Enquanto em Mateus 13:41-42, ele diz: "O Filho do homem enviará seus anjos e removerá do seu reino tudo o que causa o pecado e todos os que fazem o mal. Eles serão jogados no forno adormita, onde será o choro e ranger de dentes.

A Bíblia, no entanto, muitas vezes enfatiza mais a angústia espiritual do inferno - a separação de Deus - do que o tormento físico. Em 2 Tessalonicenses 1:8-9, lemos sobre o castigo no inferno e a tragédia de ser excluído da presença de Deus: "No meio de uma chama de fogo, e vingar-se daqueles que não conhecem a Deus e aqueles que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a penalidade da ruína eterna, longe da presença do Senhor e da glória do seu poder.

Jesus enfatiza o destino eterno da alma quando adverte em Mateus 10:28: “Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Pelo contrário, teme Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno.

Mito 5: O diabo é aquele que comanda no inferno

Outra crença comum é que Satanás governa no inferno. A Bíblia não apoia essa ideia. Satanás não é o mestre do inferno, mas um ser condenado que compartilhará a punição com o resto das pessoas que estão lá.

Em Apocalipse 20:10 revela-se uma visão de Satanás e de outros demônios: "E o engano que os enganou foi lançado no lago quente de enxofre, onde a besta e o falso profeta estavam. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos.”

O inferno é um lugar de punição para Satanás e seus seguidores, mas não para o seu reino. A Bíblia não diz que o diabo é o governante do inferno. Ele simplesmente diz que ele é "o príncipe deste mundo" (João 12:31) e "o deus deste mundo" (2 Coríntios 4:4).


 Aqui você pode assistir a um vídeo sobre as visões de inferno de Santa Faustina.

Mateus 25:41 revela que Deus planejou um “fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos”. Satanás não governa o inferno, mas sofre lá junto com todos os seres que não aceitam o amor de Deus.

 

Fonte - religionenlibertad

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...