quarta-feira, 29 de maio de 2024

A Obediência Eucarística de Jesus

 

 

 

 

Aqui começa a terceira virtude de Jesus na Sagrada Eucaristia: a obediência. São Pedro Julian Eymard, “o Apóstolo da Sagrada Eucaristia”, descreve a obediência eucarística de Jesus da seguinte forma:

Para imolar a Sua vontade, Ele, o Deus Todo-Poderoso, obedece à Sua criatura; Ele, o Rei, Seus súditos; Ele, o Libertador, Seu escravo! Ele obedece aos sacerdotes e aos leigos, aos justos e aos pecadores. Ele obedece sem resistência, não precisa ser forçado. Ele é obediente até mesmo aos Seus inimigos. Com a mesma ânsia, Ele realiza os desejos de todos. Não só na Santa Missa, quando o sacerdote pronuncia as palavras da Consagração, Ele é obediente, mas em todos os momentos do dia e da noite, de acordo com as necessidades dos Fiéis. A sua atitude constante é a da obediência pura e simples. Isso pode ser possível?

Ó, se o homem compreendesse o amor da Eucaristia! Jesus foi amarrado durante Sua Paixão. Ele perdeu Sua liberdade. Aqui na Eucaristia, Ele se liga. Ele está preso pelos laços perpétuos e absolutos de Suas próprias promessas.

Ele está acorrentado às Sagradas Espécies às quais está inseparavelmente unido pelas palavras sacramentais. Na Eucaristia, ele está sem movimento próprio, sem ação, como na cruz, como no túmulo, embora possua em si a plenitude da vida ressuscitada.

Como Prisioneiro do Amor, Ele é absolutamente dependente do homem. É impossível para Ele quebrar as suas correntes, sair da sua prisão eucarística. Ele é nosso prisioneiro até o fim dos tempos! Ele se comprometeu com isso! O contrato de amor que chega até aqui!

Quanto à bem-aventurança de Sua alma, Jesus não pode mais, como no Getsêmani, suspender seus êxtases e alegrias, pois Ele é glorioso e ressuscitou. Mas ele perde isso no homem, no cristão, em Seu membro indigno. Ó, quantas vezes Jesus vê a ingratidão, a indignação vindo atacá-lo! Quantas vezes os cristãos imitam os judeus! Jesus chorou uma vez pela culpada Jerusalém. Mas Ele nos ama muito mais. Nossos pecados, nossa perda o afligem muito mais do que a perda dos judeus. Quantas lágrimas Jesus derramaria no Santíssimo Sacramento se pudesse chorar! 1

Jesus é prisioneiro do amor até o fim dos tempos, pois é o único prisioneiro que se recusa a sair da sua cela, ou seja, do seu tabernáculo. Dia e noite, Jesus obedece ao Pai e obedece à humanidade. Ele é o prisioneiro mais obediente que já existiu. Em vez de o homem obedecer a Deus, é Deus quem obedece ao homem. Que maravilhosa humildade e docilidade! Que espetáculo de amor! A obediência e o amor ordenam-lhe que permaneça “trancado” no Santíssimo Sacramento.

Enquanto caminhava nesta terra, “Ele (Jesus) aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu” (Hb 5:8). Obedecer é sofrer e sofrer é obedecer. Nunca é fácil receber ordens de outra pessoa, especialmente do superior, do cônjuge, do empregador ou dos pais. E, no entanto, Jesus, a quem os céus e a terra obedecem, liga-se livremente e perpetuamente na Sagrada Eucaristia. Ele obedece ao sacerdote, a todos os fiéis, até aos seus inimigos e àqueles que procuram profaná-lo com as suas comunhões indignas.   

A obediência é uma das virtudes mais esplêndidas, mas ainda assim negligenciadas, de Jesus na Sagrada Eucaristia. Aqui Jesus prega uma das maiores lições à humanidade, não com palavras, mas sofrendo silenciosamente pela humanidade até o fim dos tempos. Quando achamos difícil obedecer por causa do Pecado Original, não precisamos ir além do nosso Senhor Eucarístico. Aqui o Governante do Universo é governado pelos homens. Aqui o Rei do Universo se torna escravo e servo de todos. No inferno há um prisioneiro diferente, o diabo. Ele, por outro lado, não está preso ao amor. Ele está preso pelo ódio, pois prefere “reinar no Inferno a servir no Céu”, de acordo com John Milton. 2  

Nosso Senhor Eucarístico obedece à humanidade por uma única razão: amor. Ele ama o Pai e nos ama, pois sem a verdadeira obediência não podemos experimentar a verdadeira liberdade. E assim, sem a verdadeira obediência, nunca cumpriremos a vontade de Deus e seremos felizes. Ao contrário do mundo, a obediência não nos aprisiona porque estamos unidos ao prisioneiro do amor, o nosso Senhor Eucarístico, que une o seu sofrimento ao nosso e nos liberta das cadeias do pecado.

Muito antes de Jesus se tornar prisioneiro do Santíssimo Sacramento, Ele foi preso na véspera de Sua paixão e morte em uma masmorra. Lá Ele foi acorrentado, ridicularizado, cuspido e coroado de espinhos. Ali Ele prenunciou mais claramente Sua prisão eucarística. A prisão de Jesus foi tão especial que ali foi construída uma Igreja Católica, chamada Igreja de São Pedro em Gallicantu e no Vale do Cedron. Esta Igreja comemora principalmente o lugar onde São Pedro negou Jesus três vezes.

Acredita-se que abaixo da Igreja seja o lugar onde Jesus se tornou prisioneiro pela primeira vez. Em vez de ser visitado pelos Seus amigos, Jesus foi visitado pelos Seus inimigos. Em vez de ter Seu coração adorado, Jesus adorou o Pai. Esta masmorra escura e úmida tornou-se um local de adoração noturna. Na verdade, tornou-se um protótipo para tantos sacrários ao redor do mundo onde o nosso Senhor Eucarístico é abandonado e negligenciado. Você pode imaginar o que teria acontecido se São Pedro tivesse visitado Nosso Senhor secretamente na prisão, em vez de traí-Lo e fugir Dele? Não importa os obstáculos em nosso caminho, nosso Senhor Eucarístico anseia por nossas visitas e anseia que imitemos Sua obediência.

--------------------------------------------------------------

1Peter Julian Eymard. A Presença Real  (Nova York: Padres do Santíssimo Sacramento, 1907), 81-83.

2João Milton. Paraíso Perdido : Livros I e II, 15.

 

Fonte - catholicexchange

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...