quarta-feira, 26 de junho de 2024

A fé do Qui Pluribus do Papa Pio IX é a única capaz de derrotar os inimigos do catolicismo

A fé do Qui Pluribus do Papa Pio IX é a única capaz de derrotar os inimigos do catolicismo
Beato Pio IX

 

Por:  Robert Morrison

 

Em 1846, o Beato Pio IX iniciou a sua primeira encíclica papal, Qui Pluribus (Sobre Fé e Religião), descrevendo o seu propósito ao escrever aos bispos da Igreja:

“Seu objetivo é exortar você a manter as vigílias noturnas sobre o rebanho confiado aos seus cuidados com o maior entusiasmo, vigília e esforço possíveis, e que você erga um muro de proteção diante da Casa de Israel; faça isso enquanto você luta com força e firmeza episcopal, como bons soldados de Cristo Jesus, contra o odioso inimigo da raça humana”.

Para aqueles que não leram Qui Pluribus, ou esqueceram a sua sagrada sabedoria, pode ser útil ponderar o significado destas palavras antes de mergulhar na substância da encíclica. Quem estava ameaçando os rebanhos católicos? Quais eram as ameaças contra as quais o Papa Pio IX alertava? Como os bispos deveriam proteger seus rebanhos? Que danos ocorreriam se os bispos falhassem no seu dever?

Pio IX continuou identificando aqueles que ameaçavam os rebanhos católicos:

“Cada um de vós notou, veneráveis ​​irmãos, que uma guerra muito amarga e temível contra toda a comunidade católica está a ser desencadeada por homens unidos numa aliança sem lei. Esses homens não preservam a sã doutrina, mas desviam a sua audição da verdade. Eles tentam avidamente produzir a partir de suas trevas todos os tipos de crenças prodigiosas, e então ampliá-las com todas as suas forças, e publicá-las e divulgá-las entre as pessoas comuns.”

Portanto, os inimigos em questão eram aqueles que “não preservam a sã doutrina, mas desviam os seus ouvidos da verdade”. A existência destes inimigos não teria sido tão problemática se não fosse o facto de eles estarem a tentar espalhar as suas mentiras entre os católicos. Pior ainda, Pio IX viu que estes inimigos da verdade católica eram bastante hábeis na promoção das suas mentiras:

“Realmente estremecemos e sofremos uma dor amarga quando refletimos sobre todos os seus erros bizarros e seus muitos métodos, conspirações e artifícios prejudiciais. Estes homens usam estes meios para espalhar o seu ódio pela verdade e pela luz. Eles são experientes e hábeis no engano, que usam para pôr em ação os seus planos para extinguir o zelo das pessoas pela piedade, justiça e virtude, para corromper a moral, para confundir todas as leis divinas e humanas, e para enfraquecer e até possivelmente derrubar o Religião católica e sociedade civil.”

Se não tivessem oposição, estes inimigos do catolicismo enganariam os católicos com os seus erros. Se isso acontecesse, o zelo católico pela piedade, justiça e virtude seria extinto; a moral seria corrompida; as leis divinas e humanas seriam confundidas; e, em última análise, a religião e a sociedade católicas poderão ser derrubadas. Se isto fosse tudo o que sabíamos sobre Qui Pluribus, pareceria que as suas palavras poderiam conter a chave para explicar por que hoje vivemos estes grandes males mais do que em qualquer momento da história da Igreja.

Embora isso possa não os desculpar no julgamento de Deus, muitos católicos hoje têm pelo menos uma desculpa razoável para não acreditarem que a Fé é imutável: eles têm visto os seus pastores negarem a natureza imutável da Fé de várias maneiras durante tanto tempo que eles naturalmente assuma que está sujeito a mudanças contínuas.

Quais foram, então, os erros enfrentados pela Igreja em 1846? Pio IX explicou que derivavam da falsa noção de que a Fé Católica se opõe à razão humana:

“Sem dúvida, nada mais insano do que tal doutrina, nada mais ímpio ou mais contrário à própria razão poderia ser concebido. Pois embora a fé esteja acima da razão, nenhuma discordância ou oposição real pode ser encontrada entre eles; isso ocorre porque ambos vêm da mesma fonte maior de verdade imutável e eterna, Deus. Eles se ajudam tão recíprocamente que a verdadeira razão mostra, mantém e protege a verdade da fé, enquanto a fé liberta a razão de todos os erros e ilumina, fortalece e aperfeiçoa maravilhosamente a razão com o conhecimento das questões divinas”.

Isto atinge o cerne dos problemas que afligem tantos católicos hoje, que já não acreditam que a fé católica é imutável, eterna e acima da razão humana. Embora isso possa não os desculpar no julgamento de Deus, muitos católicos hoje têm pelo menos uma desculpa razoável para não acreditarem que a Fé é imutável: eles têm visto os seus pastores negarem a natureza imutável da Fé de várias maneiras durante tanto tempo que eles naturalmente assuma que está sujeito a mudanças contínuas.

Pio IX descreveu então uma tática particular de engano com a qual todos estamos familiarizados:

“É com não menos engano, veneráveis ​​irmãos, que outros inimigos da revelação divina, com audácia imprudente e sacrílega, querem importar a doutrina do progresso humano para a religião católica. Eles a exaltam com os mais altos elogios, como se a própria religião não fosse de Deus, mas obra dos homens, ou uma descoberta filosófica que pode ser aperfeiçoada por meios humanos. . . Nossa santa religião não foi inventada pela razão humana, mas foi misericordiosamente revelada por Deus; Portanto, pode-se facilmente compreender que a própria religião adquire todo o seu poder da autoridade de Deus que fez a revelação, e que ela nunca pode ser alcançada ou aperfeiçoada pela razão humana.”

A noção de “progresso humano” tem sido a desculpa para essencialmente todas as mudanças na Igreja que temos visto desde o Vaticano II. Yves Congar – a inspiração por trás do Sínodo sobre a Sinodalidade em curso – deixou isto excepcionalmente claro no seu Desafio à Igreja: O Caso do Arcebispo Lefebvre:

“Pela franqueza e abertura dos seus debates, o Conselho pôs fim ao que pode ser descrito como a inflexibilidade do sistema. Entendemos que 'sistema' significa um conjunto coerente de ensinamentos codificados, regras de procedimento especificadas casuisticamente, uma organização detalhada e muito hierárquica, meios de controle e vigilância, rubricas que regulam o culto - tudo isso é o legado da escolástica, da Contra-reforma. e a Restauração Católica do século XIX, submetida a uma disciplina romana eficaz. Recorde-se que Pio XII teria dito: 'Serei o último Papa a manter tudo isto em funcionamento.' (pp. 51-52)

Congar estava efectivamente a gabar-se de que o Concílio tinha derrubado o ensinamento de Pio IX de que a Fé Católica não pode ser alterada através da importação de conhecimentos derivados do “progresso humano”. O professor Romano Amerio expôs o assunto de forma sucinta em seu Iota Unum: Um Estudo das Mudanças na Igreja Católica no Século XX: “Pe. Congar afirma repetidamente que a Igreja de Pio IX e Pio XII está acabada” (p. 114).

Longe de ser um benefício ou fonte de caridade, todo o movimento ecuménico é um crime de ódio contra todos os cristãos, que foram privados de pastores que aderem à santa injunção de Pio IX de lutar pela salvação daqueles que foram confiados aos seus cuidados.

O que, porém, foi roubado aos católicos através deste ataque à Igreja tal como existia antes do Vaticano II? Podemos ter uma ideia da perda considerando quão raro é ouvir nossos pastores descreverem a Fé Católica da forma como Pio IX o fez em Qui Pluribus:

“Esta fé, que ensina para a vida e aponta para a salvação, que expulsa todos os vícios e é mãe fecunda e enfermeira das virtudes, foi estabelecida pelo nascimento, vida, morte, ressurreição, sabedoria, maravilhas e profecias de Cristo Jesus , seu divino autor e consumador! Brilhando em todas as direções com a luz do ensino do alto e enriquecida com os tesouros das riquezas celestiais, esta fé tornou-se famosa e notável pelas predições de tantos profetas, pelo brilho de tantos milagres, pela firmeza de tantos mártires, e a glória de tantos santos! Tornou-se conhecida as leis salvadoras de Cristo e, ganhando força diariamente mesmo quando era mais cruelmente perseguido, percorreu o mundo inteiro por terra e mar, desde o nascer até o pôr do sol, sob o único estandarte da Cruz! O engano dos ídolos foi derrubado e a névoa dos erros foi dispersada. Pela derrota de todos os tipos de inimigos, esta fé iluminou com conhecimento divino todos os povos, raças e nações, não importa quão bárbaros e selvagens, ou quão diferentes em caráter, moral, leis e modos de vida. Colocou-os sob o doce jugo do próprio Cristo, proclamando paz e boas novas a todos os homens!”

Esta é a Fé pela qual as almas estão dispostas a lutar e morrer. Esta é a Fé que faz santos e pode resistir a todas as ameaças dos piores vilões que já existiram. Michael Matt destacou este aspecto da oposição do catolicismo à tirania em seu recente Remnant Underground:

“O que é o catolicismo tradicional? Não são preferências litúrgicas. . . . É sobre o reinado social de Jesus Cristo, que é inerentemente político? Com certeza, sempre foi. Se você se livrar do reinado social de Jesus Cristo, ficará com o Gulag. Portanto, o catolicismo tradicional sempre esteve no centro disto desde o início, e é por isso que sempre dizem que, desde que você não critique o que o regime faz, nós até lhe daremos a missa em latim: apenas não diga que há verdade objetiva; apenas não afirme que sua religião é a única verdade; apenas não pratique a supremacia religiosa, que é, obviamente, a essência da Igreja Católica. Existe apenas uma Igreja verdadeira, fora da qual não há salvação”.

Esta é a Fé de todos os santos e é completamente oposta à Fé promovida por Francisco e o seu Sínodo sobre a Sinodalidade.

Na verdade, podemos mesmo chegar ao ponto de dizer que esta Fé de todos os santos se opõe inteiramente às crenças religiosas que prevaleceram entre tantos católicos, incluindo a maioria da hierarquia, desde o Concílio. Se duvidarmos disto, basta considerarmos que a condenação do indiferentismo religioso por Pio IX é essencialmente uma crítica ao movimento ecuménico que animou o Concílio:

“Também perversa é a teoria chocante de que não faz diferença a que religião se pertence, uma teoria que está em grande desacordo até mesmo com a razão. Por meio desta teoria, esses homens astutos eliminam toda distinção entre virtude e vício, verdade e erro, ação honrosa e vil. Eles afirmam que os homens podem obter a salvação eterna pela prática de qualquer religião, como se alguma vez pudesse haver qualquer partilha entre a justiça e a iniquidade, qualquer colaboração entre a luz e as trevas, ou qualquer acordo entre Cristo e Belial.”

Esta mentalidade condenada por Pio IX, e por todos os papas pré-Vaticano II, foi deliberadamente fomentada no Vaticano II, especialmente no Decreto sobre o Ecumenismo, Unitatis Redintegratio:

“Daqui resulta que as Igrejas e Comunidades separadas como tais, embora acreditemos que sejam deficientes em alguns aspectos, não foram de forma alguma privadas de significado e importância no mistério da salvação. Com efeito, o Espírito de Cristo não se absteve de utilizá-los como meios de salvação cuja eficácia deriva da própria plenitude de graça e de verdade confiada à Igreja”.

Os defensores “conservadores” do Vaticano II dizem-nos que isto simplesmente reafirma um ensinamento que até Pio IX teria aceitado: que existem certas circunstâncias extraordinárias (como um não-católico batizado que morre antes da idade da razão) em que um não-católico pode ser salvo. Mas se era isso que o documento queria dizer, por que se absteve de o dizer claramente? Que benefício legítimo poderia resultar da criação de uma impressão de que as igrejas não-católicas são “significativas” e “importantes” no “mistério da salvação”, como se fossem simplesmente locais inferiores na Arca da Salvação?

Pio IX sabia que grandes danos resultariam deste tipo de abandono do dever por parte dos pastores católicos: “Quando os ministros ignoram ou negligenciam o seu dever, então a moral do povo também declina imediatamente, a disciplina cristã torna-se frouxa, a prática da religião é desalojada e posta de lado, e todo vício e corrupção são facilmente introduzidos na Igreja”.

Longe de ser um benefício ou fonte de caridade, todo o movimento ecuménico é um crime de ódio contra todos os cristãos, que foram privados de pastores que aderem à santa injunção de Pio IX de lutar pela salvação daqueles que foram confiados aos seus cuidados:

“Vocês devem lutar com energia, pois sabem muito bem quais são as grandes feridas que sofreu a imaculada Esposa de Cristo Jesus e quão vigoroso é o ataque destrutivo de Seus inimigos. Deveis também cuidar e defender a fé católica com força episcopal e velar por que o rebanho que vos foi confiado permaneça até ao fim firme e impassível na fé. Pois, a menos que alguém preserve a fé inteira e ilesa, sem dúvida perecerá para sempre. Portanto, de acordo com o seu cuidado pastoral, trabalhe assiduamente para proteger e preservar esta fé”.

Quando os pastores não conseguem defender a Fé, perdem-se almas e todo o Corpo Místico de Cristo sofre. E, longe da noção liberal de que devemos tolerar os erros, este dever de defender a Fé Católica implica necessariamente expor e combater as mentiras que a ameaçam:

“É um ato de grande piedade expor as ocultações dos ímpios e derrotar ali o próprio diabo, de quem eles são escravos. Portanto, pedimos-lhe que use todos os meios para revelar ao seu povo fiel os muitos tipos de conspiração, pretensão, erro, engano e artifício que nossos inimigos usam. Isto irá afastá-los cuidadosamente de livros contagiosos. Exorta-os também a fugir incessantemente das seitas e sociedades dos ímpios, como da presença de uma serpente, evitando seriamente tudo o que esteja em desacordo com a totalidade da fé, da religião e da moralidade.”

Como escreveu Pio IX, é um ato de grande piedade combater os erros difundidos pelo diabo e pelos seus asseclas. Deixar de proteger as pessoas de erros que podem levá-las ao inferno é obviamente muito pior, do ponto de vista católico, do que deixar de protegê-las de venenos que podem matá-las; e, no entanto, muitos dos nossos supostos pastores insistem hoje na liberdade de todas as crenças religiosas, exceto aquelas professadas pelo Papa Pio IX em 1846 e pelos Católicos Tradicionais de hoje.

Pio IX sabia que grandes danos resultariam deste tipo de abandono do dever por parte dos pastores católicos:

“Quando os ministros ignoram ou negligenciam o seu dever, a moral do povo também declina imediatamente, a disciplina cristã afrouxa, a prática da religião é desalojada e posta de lado, e todos os vícios e corrupção são facilmente introduzidos na Igreja.”

Estes são os mesmos frutos tóxicos que vimos na revolução do Vaticano II, e os verdadeiros católicos não querem tomar parte nisso. O único remédio é voltar à Fé dos santos, a Fé Católica não adulterada defendida pelo Beato Pio IX em Qui Pluribus. E, como Pio IX escreveu para concluir a sua primeira encíclica papal, devemos pedir à Bem-Aventurada Virgem Maria que interceda junto do Seu Filho para que possamos ter as graças de que necessitamos para lutar como santos pela única e verdadeira Fé:

“Para que o Senhor nos responda mais prontamente, chamemos como intercessora Aquela que está sempre com Ele, a Santíssima Virgem Maria, Imaculada Mãe de Deus. Ela é a mãe mais doce de todas nós; ela é nossa medianeira, defensora, esperança mais firme e maior fonte de confiança. Além disso, seu patrocínio com Deus é mais forte e eficaz.”

Coração Imaculado de Maria, rogai por nós!

 

Fonte -  remnantnewspaper

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...