terça-feira, 8 de maio de 2018

8 mentiras sobre Deus que estão à procura de católicos

[aciprensa]
Por Imprensa Editorial da ACI

Santíssima Trindade / Lawrence OP (CC-BY-NC-ND-2.0)

Considerando a complexidade da teologia católica sobre a natureza de Deus, a lista a seguir, apoiada pelas Sagradas Escrituras e pelo Magistério da Igreja, contém respostas para 8 mentiras recorrentes que estão à procura de católicos no mundo de hoje.

1. Cristo é insuficiente

Não há novas revelações e o cânon bíblico está fechado. Há muitas pessoas que querem "aumentar" os ensinamentos de Cristo, sustentando que, uma vez que as Sagradas Escrituras foram "escritas há muito tempo", elas deveriam ser "atualizadas". Psíquicos e charlatães de todos os tipos espalham suas supostas "habilidades proféticas" que aparentemente vão contra o que sabemos sobre Deus. Nada poderia estar mais longe da verdade. 
Se essas pessoas estão certas, por que o Espírito Santo dá a cada um mensagens diferentes? Cristo e sua Igreja não precisam de nada de seres humanos simples. A mensagem de Cristo é válida e autêntica ontem, hoje e sempre como afirma a citação de Hebreus 13,8.

2. Pode haver novas divulgações do plano de salvamento

Não existem e nunca poderão haver novas revelações que sejam adicionadas à economia da salvação. Algumas revelações privadas são aprovadas pela piedade popular (por exemplo, Sagrado Coração, Lourdes, Divina Misericórdia) e outras não.
A chave é se eles vão de acordo com as revelações originais de Cristo nas Sagradas Escrituras. As pessoas são colocadas em uma situação precária quando se atrevem a julgar não apenas a Bíblia, mas o próprio Deus e Sua Igreja, negando assim a Tradição e o Magistério.

3. Jesus nunca afirma ser Deus na Bíblia

Cristo se refere a si mesmo como Deus aproximadamente 50 vezes nas Sagradas Escrituras.
Da mesma forma, os Evangelhos mostram as reações daqueles que se opunham a Jesus após afirmar ser Deus ou igual a Deus (por exemplo, em Marcos 14: 61-62).
Se Jesus nunca afirmou Deus, por que algumas pessoas ficaram tão chateadas com Ele há 2000 anos, a ponto de crucificá-lo? Cristo foi condenado à morte porque foi considerado blasfemo ao se referir a si mesmo como Deus.

4. Somos todos filhos de Deus e, portanto, Ele deve amar tudo o que somos

Sim, Deus nos fez todos. Deus nos ama a todos. Somos todos seus filhos. No entanto, Ele nos chama a Si mesmo em um espírito de amor e arrependimento, mas nem todos estão prontos e dispostos a assumir esse tipo de compromisso.
Não podemos dizer que somos Seus filhos e ao mesmo tempo recusamos reconhecer nosso relacionamento com nosso Pai Celestial. (1João 3:10, Rm 8,15, Efésios 2: 1-16).
Deus é misericordioso, mas nem todos nós queremos ser perdoados, ou, ainda, achamos que não fizemos nada que deva ser perdoado (1João 1: 8).

5. Todos nós adoramos o mesmo Deus

Existe apenas um Deus verdadeiro e único porque Ele mesmo afirmou isto (Deuteronômio 4:39, Isaías 43:11, 45: 5), entretanto, nem todos o reconhecem. Também deve ser notado que nenhuma divindade pagã fez tal afirmação.
Embora pareça politicamente correto que todas as pessoas adorem o mesmo Deus, é teologicamente, historicamente e antropologicamente incorreto. Fora da tradição judaico-cristã, as divindades são impotentes, ciumentos, caprichosos, contidos, hedonistas, egoístas, tremendamente emocionais e têm uma preocupação fraca com os assuntos humanos.
O Deus judaico-cristão é o amor em si. Nenhuma outra religião descreve sua divindade dessa maneira.

6. Todas as religiões são iguais

Essa crença está conectada ao ponto anterior e, portanto, está incorreta. Algumas religiões são violentamente a antítese de todas as outras expressões religiosas. Alguns exigem sacrifício humano, comportamentos imorais que são considerados virtudes ou propõem "textos sagrados" que são ilógicos e contraditórios. É impossível sugerir que todas as religiões são as mesmas.
Cristo nos diz que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14: 6). O Deus judaico-cristão apresentou-se ao seu povo e ensinou-os porque os ama (Atos 4:12). Nenhuma outra religião faz tais alegações. A salvação vem somente de Cristo e não de Maomé, Buda ou Joseph Smith. O culto pertence apenas por direito a Yahweh, que é o grande EU SOU (Ap 4:11).
Existem diferenças irredutíveis entre o cristianismo e o judaísmo como a encarnação, paixão e ressurreição. Podemos estender essa lista de incompatibilidades considerando as religiões pagãs. No entanto, muitas exigências éticas através das religiões podem ser as mesmas ou pelo menos compatíveis. Esta não é uma estranha coincidência, pelo contrário, se o único Deus está chamando toda a humanidade, então Sua marca será deixada em várias respostas ao chamado.

7. Deus usa homens como "ratos de laboratório"

Deus é onisciente e sabe o que vamos fazer. Ele ama a nossa existência e não nos trata como se fôssemos "ratos de laboratório".
Deus é amor (1 João 4: 8, 16) e, portanto, nunca poderia nos torturar para ver "o que faríamos". A tentação está dentro de nós mesmos e é nossa decisão seguir a lei de Deus ou rejeitá-la (Deuteronômio 30: 19).

8. A Eucaristia é um mero símbolo

Esta é uma heresia perniciosa e é bastante frequente. Por que o pão e o vinho são oferecidos no altar por um sacerdote como o Corpo e Sangue de Cristo? Porque Jesus diz isso (Lucas 16).
De fato, ele revelou para as pessoas que o acompanhavam na sinagoga de Cafarnaum e um bom número fez uma birra. Jesus perguntou a seus discípulos se eles também queriam deixá-lo fazer tal afirmação, e Pedro respondeu: "Senhor, a quem iremos, você tem as palavras da vida eterna" (João 6:68).
Além do que Jesus disse, devemos considerar como os primeiros cristãos trataram a Eucaristia. Para Paulo, é uma celebração que anuncia e atualiza a morte do Senhor até o seu retorno (1 Coríntios 11:26).
"Quem, pois, comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor." Portanto, cada um examine a si mesmo, e assim coma o pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe a sua própria condenação"(1 Cor 11: 27-29).
O Didache ou ensinamento dos apóstolos doces reflete esse sentimento: "Não permita que comam ou bebam de sua Eucaristia, exceto os batizados em nome do Senhor, porque o Senhor falou disso: 'Não dê o que é sagrado para você aos cachorros"(Didajé 9: 5).

Traduzido e adaptado por Diego López Marina. Originalmente publicado no National Catholic Register.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...