quarta-feira, 5 de junho de 2019

8 chaves para entender o Pentecostes

Pentecostes



Neste domingo, 9 de junho, a Igreja celebra a solenidade de Pentecostes, o dia em que se cumpriu a promessa de Cristo aos apóstolos, que o Pai enviaria o Espírito Santo para guiá-los na missão evangelizadora. Para entender mais sobre essa data, aqui estão oito chaves.

1. Vem da palavra grega que significa "quinquagésimo" (pentecoste)

A razão é que o Pentecostes é o quinquagésimo dia (em grego, pentecoste hemera ) depois do domingo de Páscoa (no calendário cristão).
Este nome começou a ser usado no período tardio do Antigo Testamento e foi herdado pelos autores do Novo Testamento.

2. Este feriado tem outros nomes

A festa das semanas, a festa da colheita ou o dia das primícias, são algumas.
Hoje em círculos judaicos é conhecido como Shavu`ot (em hebraico, "semanas"). Além disso, é conhecido por diferentes nomes em vários idiomas.
Nos países de língua inglesa, também é conhecido como "Domingo de Pentecostes" (Domingo Blanco), um nome que provavelmente deriva das roupas brancas dos recém-batizados.

3. Pentecostes foi outro tipo de festival no Antigo Testamento

Foi um festival para a colheita e isso significava que estava chegando ao fim. Deuteronômio 16 diz:
"Então você contará sete semanas; Você os contará desde o dia em que começar a cortar o trigo. Então você celebrará a festa das Sete Semanas ao Senhor, seu Deus, fazendo ofertas voluntárias de acordo com o que você colheu pela graça do Senhor, seu Deus." (Deuteronômio 16: 9-10)

4. No Novo Testamento representa o cumprimento da promessa de Cristo

Representa o cumprimento da promessa de Cristo no final do Evangelho de São Lucas:
"Ele disse a eles": 'Tudo isso foi escrito: os sofrimentos do Messias e sua ressurreição dos mortos no terceiro dia. Então o arrependimento e o perdão dos pecados devem ser proclamados em seu nome, começando por Jerusalém, e depois indo a todas as nações, convidando-os a se converterem. Você é testemunha de tudo isso. Agora vou enviar a você o que meu pai prometeu. Permaneça, então, na cidade até que você esteja vestido com a força que vem de cima. (Lucas 24: 46-49)

5. O Espírito Santo tem diferentes símbolos no Novo Testamento

Atos 2 lembre-se:
"Quando o dia de Pentecostes chegou, eles estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente um ruído veio do céu, como uma violenta rajada de vento , que encheu toda a casa onde estavam, e línguas apareceram como fogo que se espalharam e se assentaram em cada uma delas. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, como o Espírito lhes concedia que se expressassem."
Esta passagem contém dois símbolos do Espírito Santo e sua atividade: vento e fogo.
O vento é um símbolo básico do Espírito Santo; a palavra grega que significa "espírito" (pneuma) também significa "vento" e "respiração". Embora o termo usado para "vento" nesta passagem seja pnoe (um termo relacionado ao pneuma), o leitor é levado a entender a conexão entre o vento forte e o Espírito Santo.
Em relação ao símbolo do fogo, o Catecismo aponta:
Enquanto a água significava o nascimento e a fertilidade da vida dados no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias, que "[...] levantou-se como fogo e cuja palavra queimou como uma tocha" (Si 48, 1), com a sua oração, atraiu o fogo do Céu ao sacrifício do Monte Carmelo (cf. 1 R 18, 38- 39), uma figura do fogo do Espírito Santo que transforma o que ele toca. João Batista, "que precede o Senhor com o espírito e o poder de Elias" (Lc 1, 17), anuncia Cristo como "batizando no Espírito Santo e fogo" (Lc 3,16), Espírito do qual Jesus dirá: "Eu vim para trazer fogo sobre a terra e quanto eu gostaria que já estivesse queimando!" (Lc 12, 49). Na forma de línguas "como de fogo" o Espírito Santo descansou sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os encheu com ele (Atos 2: 3-4). A tradição espiritual preservará este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ação do Espírito Santo (ver São João da Cruz, Chama do Amor Vivo). "Não apague o Espírito" (1 Tess 5:19). (CIC 696)

6. Existe uma conexão entre as "línguas" do fogo e falar em outras "línguas"

Sim. Em ambos os casos, a palavra grega para "línguas" é a mesma (glossai), e o leitor é obrigado a entender a conexão.
A palavra "linguagem" é usada para significar tanto "chama (fogo)" quanto "linguagem".
As "línguas de fogo" que são distribuídas e armazenadas nos discípulos, fazem com que elas comecem a falar milagrosamente em "outras línguas" (isto é, línguas)
Esse é o resultado da ação do Espírito Santo, representado pelo fogo.

7. O Espírito Santo é Deus

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a "Terceira Pessoa da Santíssima Trindade". Isto é, havendo apenas um Deus, há três pessoas diferentes nEle: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa verdade foi revelada por Jesus em seu evangelho.
O Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o início da história até a sua consumação, mas é nos últimos tempos, inaugurado com a Encarnação, quando o Espírito se revela e nos é dado, quando é reconhecido e acolhido como pessoa. O Senhor Jesus nos apresenta e se refere a Ele não como um poder impessoal, mas como uma Pessoa diferente, com suas próprias ações e caráter pessoal.

8. Pentecostes significa participar da vida divina de Cristo e testemunhar

A solenidade de Pentecostes é uma das mais importantes do calendário da Igreja e contém uma rica profundidade de significado. Assim, Bento XVI resumiu em 27 de maio de 2012 :
"Esta solenidade nos lembra e revive o derramamento do Espírito Santo sobre os Apóstolos e os outros discípulos, reunidos em oração com a Virgem Maria no Cenáculo (veja Atos 2: 1-11). Jesus, depois de subir e subir ao céu, envia seu Espírito à Igreja para que cada cristão possa participar de sua própria vida divina e se tornar seu testemunho no mundo. O Espírito Santo, quebrando a história, derrota sua aridez, abre o coração à esperança, estimula e favorece em nós o amadurecimento interior no relacionamento com Deus e com o próximo."
 
E adaptado por Diego López Marina. Originalmente publicado no National Catholic Register .

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...