quinta-feira, 6 de junho de 2019

Maria

[usccb]


Como a Mãe de Deus, a Virgem Maria tem uma posição única entre os santos, de fato, entre todas as criaturas. Ela é exaltada, mas ainda é uma de nós.
Resgatada em razão dos méritos de seu Filho e unida a Ele por um laço íntimo e indissolúvel, ela é dotada do alto cargo e dignidade de ser a Mãe do Filho de Deus, pelo que também é a filha amada da Igreja. Pai e templo do Espírito Santo. Por causa deste presente de sublime graça, supera de longe todas as criaturas, tanto no céu como na terra. Ao mesmo tempo, no entanto, porque ela pertence à descendência de Adão, ela é uma com todos aqueles que devem ser salvos. (Lumen Gentium , nº 53)
Maria abraça a vontade de Deus e livremente escolhe cooperar com a graça de Deus, cumprindo assim um papel crucial no plano de salvação de Deus. Ao longo dos séculos, a Igreja voltou-se para a Santíssima Virgem para se aproximar de Cristo. Muitas formas de piedade para com a Mãe de Deus se desenvolveram para ajudar a nos aproximar de seu Filho. Nestas devoções a Maria, "enquanto a Mãe é honrada, o Filho, por meio do qual todas as coisas têm o seu ser e em quem agrada ao Pai que toda a plenitude deve habitar, é corretamente conhecido, amado e glorificado e... todo o Seu comandos são observados". A Igreja a honra como a Mãe de Deus, olha para ela como um modelo de discipulado perfeito e pede suas orações a Deus em nosso favor.

Perguntas frequentes sobre bem-aventurada Virgem Maria

Como nossa veneração de Maria e dos santos se relaciona com nossa adoração a Deus?

A honra que damos a Deus somente é apropriadamente chamada de adoração, a maior honra que podemos dar. A honra que damos a Maria e aos santos é chamada de veneração. A veneração adequada dos santos não interfere com a adoração devida a Deus, mas a estimula. "A nossa comunhão com os que estão no céu, desde que seja entendida sob a mais plena luz da fé segundo a sua natureza genuína, de modo algum enfraquece, mas, inversamente, enriquece mais completamente a adoração latreutica que damos a Deus Pai, através de Cristo, o espírito." Com esse entendimento, vemos que a devida veneração de Maria não diminui a adoração a Deus. Mesmo como a Mãe do Salvador, Maria tem um lugar subordinado e dependente de todos os aspectos do seu Filho, que é o único mediador entre Deus e a humanidade. O papel materno que Maria desempenha para nós como Mãe da Igreja "de modo algum obscurece ou diminui essa mediação única de Cristo, mas mostra seu poder".
O Concílio Vaticano II explicou muito claramente que se pode dizer que Maria cumpre um papel mediador apenas de maneira secundária e derivada:
Pois nenhuma criatura poderia ser considerada igual ao Verbo Encarnado e Redentor. Assim como o sacerdócio de Cristo é compartilhado de várias maneiras tanto pelos ministros como pelos fiéis, e como a única bondade de Deus é realmente comunicada de diferentes maneiras a Suas criaturas, também a mediação única do Redentor não exclui, mas sim dá origem a uma cooperação múltipla que é apenas uma partilha nesta fonte única.
O que Maria faz pela salvação da família humana não vem de seu próprio poder, mas de um dom da graça divina que lhe é conferida através de seu Filho. Toda a influência salvífica que ela nos concede é produzida "não de alguma necessidade interior, mas do prazer divino. Ela flui da superabundância dos méritos de Cristo, repousa sobre a Sua mediação, depende inteiramente dela e retira todo o seu poder dela. "38 Maria de modo algum substitui a Cristo. Em vez disso, seu papel é nos levar a Cristo, como é ilustrado na admoestação de Maria na festa de casamento de Caná: "Faça o que ele lhe disser" (Jo 2: 5).

Marian Glossary

 ANUNCIAÇÃO: A visita do anjo Gabriel à virgem Maria para informá-la de que ela seria a mãe do Salvador. Depois de dar seu consentimento à palavra de Deus, Maria se tornou a mãe de Jesus pelo poder do Espírito Santo.
SUPOSIÇÃO: O dogma que reconhece a participação singular da Santíssima Virgem Maria na ressurreição do seu Filho, pela qual ela foi levada de corpo e alma para a glória celestial, quando o curso de sua vida terrena foi concluído.
HAIL MARY: A oração conhecida em latim como Ave Maria. A primeira parte da oração louva a Deus pelos dons que ele deu a Maria como Mãe do Redentor; a segunda parte procura sua intercessão materna pelos membros do Corpo de Cristo, a Igreja, da qual ela é a Mãe.
CONCEIÇÃO IMACULADA: O dogma proclamado na Tradição Cristã e definido em 1854, que desde o primeiro momento de sua concepção, Maria - pela graça singular de Deus e em virtude dos méritos de Jesus Cristo - foi preservada imune ao pecado original.
MAGNIFICAT: O título comumente dado ao texto latino e tradução vernacular do Cântico (ou Canção) de Maria que ela recita no momento da visitação. O cântico começa com “Minha alma proclama a grandeza do Senhor”.
MARIA: A mãe de Jesus. Porque ela é a mãe de Jesus - Filho de Deus e segunda pessoa da Santíssima Trindade - de acordo com a carne, ela é justamente chamada de Mãe de Deus (Theotokos). Maria também é chamada de "cheia de graça", e "Mãe da Igreja", e na oração e devoção cristã, "Nossa Senhora", a "Virgem Maria" e a "Nova Eva".
APRESENTAÇÃO: Apresentação e dedicação de Jesus a Deus por Maria e José no Templo (Lc 2, 22-39), de acordo com a Lei mosaica concernente aos primogênitos. Na apresentação, Simeon e Anna resumem a expectativa de Israel pelo tão esperado Messias, a luz das nações e a glória de Israel, mas também como um sinal de contradição. A apresentação dos dons, especialmente de pão e vinho, é um rito preparatório para a liturgia da Eucaristia na missa.
ROSÁRIO: Uma oração em honra da Bem-Aventurada Virgem Maria, que repete a privilegiada oração mariana Ave Maria, ou Ave Maria, em "décadas" de dez orações, cada uma precedida pelo Pater Noster ("Pai Nosso") e concluídas pela Gloria. Patri (Glória ao Pai), acompanhada de meditação sobre os mistérios da vida de Cristo. O rosário foi desenvolvido pela piedade medieval na igreja latina como um substituto popular para a oração litúrgica das Horas.
NASCIMENTO VIRGEM: A concepção de Jesus no ventre da Virgem Maria unicamente pelo poder do Espírito Santo. A confissão de fé da Igreja no nascimento da virgem afirma que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo sem semente humana.
VIRGEM MARIA: A mãe de Jesus, que é honrada como "sempre virgem" por sua perpétua virgindade.
VISITAÇÃO: Na anunciação, o anjo Gabriel disse a Maria que ela seria a mãe do salvador. Gabriel também contou a Mary que sua prima estéril, Elizabeth, concebera um filho em sua velhice. Maria foi visitar sua prima e confirmou a verdade das palavras do anjo. O tempo que ela passou com Elizabeth é referido como "a visitação".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...