terça-feira, 26 de novembro de 2019

"A casa de Deus não é um mercado!"

[aldomariavalli]
Por Padre Giorgio Maria Faré

Caros amigos de Duc in Altum, proponho o   transcrição de parte de uma homilia recente do pai carmelita Giorgio Maria Faré. É sobre como nos comportamos na igreja. Freqüentemente sem nenhum senso do sagrado e sem o menor respeito por nosso Senhor.

O sublinhado de algumas passagens é meu (Aldo Maria).



[...] E notamos que os profanadores não estavam no templo, mas no pátio mais externo do templo, onde também era permitido entrar pagãos. Ele era um dos pátios, ele não era o Santo e ele não era o Santo dos Santos, e mesmo assim Jesus persegue todos. Então pensamos que não apenas o templo é sagrado, mas tudo o que está relacionado a ele, que é a sua conclusão. Vamos pensar nos dias atuais, por exemplo, na sacristia e em tudo o que é necessário para a adoração divina. O que pertence a Deus nunca deve ser profanado com um comportamento desrespeitoso, que tenha seus próprios interesses no coração, seus próprios assuntos, mesmo que seja importante.
Pensemos em nossas igrejas: quantas vezes vemos pessoas entrando, correndo, indo de um lado para o outro, durante a Missa, sem sequer um ato de adoração ao Santíssimo Sacramento, se não um arco, uma genuflexão desorganizada, um sinal de uma cruz feia, lançada ali, sem nenhuma percepção, uma consciência de que você está na presença de Deus. Para acreditar nisso, precisamos acreditar na Eucaristia, mas acreditar na Eucaristia não é algo tão difundido hoje em dia.
A sacristia, por exemplo, é o local de preparação e lembrança dos mistérios sagrados, escreve São Carlos Borromeo. Não é lugar de conversa, de negócios, de murmúrios, de risadas, de piadas ou de brigas, como se fosse um local para compromissos ou reuniões. Deveria haver silêncio, diz São Carlos, tanto silêncio respeitoso, tanto por respeito a Deus como por aqueles que querem orar. E se é assim que a sacristia deve ser, vamos imaginar a igreja.
Quantas pessoas sofrem, porque não podemos mais orar na igreja. Não é mais possível. Não há mais silêncio. Nas missas, antes e depois, é um bate-papo único e, durante, os celulares tocam. Não há mais silêncio. Não há mais a percepção da sacralidade do lugar, e isso é uma coisa muito séria.
Não há conversa na igreja, nunca, por qualquer motivo. Se você precisar conversar, vá lá fora. Aqui também acontece entre nós. Mesmo depois da missa, no dia de ação de graças, eu estou na igreja, dou graças e as ouço conversando. "Não, mas tenho que dizer uma coisa ..." Não, mas você não precisa dizer nada. "Não, mas eu falo de Deus..." Não há menção a Deus, diz o padre Pio de Pietrelcina, na igreja se fala com Deus, não com Deus, na igreja se cala. Não há razão válida para falar na igreja, porque é o direito de todo crente poder orar em paz. Não que você fique sentado conversando e falando sobre o seu negócio. Isso é uma coisa muito errada, um ato de grande grosseria, bem como um sinal de desrespeito a Deus.
Ah, mas você pode dizer o quanto quiser, para que as pessoas façam o que quiserem. E por que as pessoas fazem o que querem? Mas porque não há mais fé. Estar na igreja é como estar na sua própria sala de estar. Estar na igreja é como estar na cozinha. De fato, na cozinha, como o deus morto fala, que é a televisão, todos devem ficar em silêncio, porque quando a televisão fala "Sssst!", Ninguém respira. Então, se houver o deus do balão, não falaremos sobre isso. Mas na igreja, está tudo bem. E então não se pode mais orar, porque eventualmente se cansa, permanece distraído e sai.
A casa de Deus não é um mercado. No mercado, faça toda a conversa que quiser, converse com seus amigos, seus amigos, todas as pessoas que você deseja. Na igreja, não.
E se pensarmos que nossa alma é o templo vivo de Deus, é ainda mais importante não profaná-la reunindo, como se estivessem traficando animais, paixões, aspirações desordenadas para os bens da terra. Não esqueçamos que somos criaturas de Deus, e na vida temos o dever principal e essencial de conhecê-lo, amá-lo e servi-lo. Lembre-se destas três coisas, esses três verbos: conhecer, amar e servir a Deus. Lembre-se de que você o estudou no Catecismo. Não mudou, é sempre o dever. Portanto, não cumprimos esse dever quando profanamos o templo de Deus com desprezo, descuido, pecado, com a ocupação desordenada e a preocupação com as coisas materiais.
Quando nossa alma está cheia de todas essas coisas, estamos profanando o templo de Deus. Quando nos distraímos na igreja, porque pensamos em nossos próprios assuntos, estamos profanando o templo de Deus. Na igreja, pensamos nas coisas de Deus, não nas nossas coisas. Esse é o tempo de Deus, não é o meu tempo. Meu tempo está em outro lugar.
Portanto, pedimos ao Senhor que a graça jogue fora, do templo vivo de Deus, que é a nossa alma, bois, ovelhas, pombas, cambistas, isso é tudo o que não é Deus, tudo o que ocupa o espaço de Deus, tudo o que é sinal de falta de honra a Deus.
Louvado seja Jesus Cristo! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...