sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Francisco: "Quanto maior você é o pecador, mais perto o Senhor está de você"

Jesus não veio pregar a lei e depois foi embora. Jesus veio em compaixão, isto é, sofrer conosco e por nós e dar a própria vida.”



O Senhor está perto de nós: "Sua compaixão tomará sobre nós nossos problemas, pecados, doenças internas". O Papa Francisco disse isso em sua homilia na Casa de Santa Marta, comentando o Evangelho do dia que narra a cura do leproso.

"Senhor, se você quiser, você pode." É uma simples oração, "um ato de confiança" e, ao mesmo tempo, "um verdadeiro desafio", que o leproso instrua Jesus a curá-lo. Um apelo que vem das profundezas de seu coração e relata, ao mesmo tempo, a maneira como o Senhor age, sob o signo da compaixão, "de sofrer conosco e por nós", de "assumir o sofrimento do outro sobre si mesmo". Aliviar e curar em nome do amor do Pai. O Papa Francisco pediu que olhasse para a compaixão de Jesus, que veio dar a vida por nós pecadores.
O papa destacou a "história simples" do leproso que pede a cura por Jesus. Nesse "se você quiser" é a oração que "atrai a atenção de Deus" e é a solução. “É um desafio - disse Francisco -, mas também é um ato de confiança. Sei que Ele pode e por isso me confio a Ele.” “Mas por que - perguntou o pontífice - esse homem se sentiu dentro de si para fazer essa oração? Porque eu vi como Jesus agia. Este homem viu a compaixão de Jesus. "Compaixão", não tristeza, é um "refrão do Evangelho" que tem o rosto da viúva de Naim, o bom samaritano, o pai e o filho pródigo.
A compaixão envolve, vem do coração e envolve e leva você a fazer algo. Compaixão é sofrer com, assumir o sofrimento do outro para resolvê-lo, curá-lo. E essa foi a missão de Jesus. Jesus não veio pregar a lei e depois foi embora. Jesus veio em compaixão, isto é, sofrer conosco e por nós e dar a própria vida. O amor de Jesus é tão grande que a compaixão o levou precisamente à cruz, para dar a vida.
O Papa convidou a repetir “esta pequena frase”: “Ele teve compaixão”, Jesus - explicou Francisco - “é capaz de se envolver nas dores, nos problemas dos outros porque veio para isso, não lavar as mãos e dar três ou quatro sermões e vamos embora”, está sempre conosco.
Senhor, se você quiser, pode me curar; se você quiser, pode me perdoar; Se você quiser, pode me ajudar. Ou se você quer que eu diga um pouco mais amplamente: "Senhor, sou um pecador, tenha piedade de mim, tenha compaixão de mim". Oração simples, que pode ser dita muitas vezes ao dia. “Senhor, pecador, peço-lhe: tenha piedade de mim.” Muitas vezes por dia, interiormente, do coração, sem dizer em voz alta: “Senhor, se você quiser, você pode; se quer, pode". Tenha piedade de mim. Repita isso.
O leproso, com sua oração simples e milagrosa, conseguiu obter cura graças à compaixão de Jesus, que nos ama até no pecado.
Ele não tem vergonha de nós. "Oh pai, eu sou um pecador, como vou dizer isso? ..." Melhor! Porque Ele veio precisamente para nós pecadores, e quanto maior você é o pecador, mais perto o Senhor está de você, porque ele veio para você, o maior pecador, para mim, o maior pecador, para todos nós. Vamos ter o hábito de repetir esta oração sempre: "Senhor, se você quiser, você pode". Se você quiser, você pode, com a confiança de que o Senhor está próximo de nós e que sua compaixão nos levará a nossos problemas, pecados, doenças internas, tudo.
 
Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...