terça-feira, 24 de março de 2020

Ensaio: Enfatizar a religião pode ser heresia, pelágico


Por Heikki Palmu
Existem coisas e pessoas na história que não são esquecidas, mas permanecem atuais. Em sua véspera de Natal em Helsingin Sanomat, Sixten Korkman escreveu em sua coluna editorial de abertura sobre o pensamento de Lutero como uma cartilha sobre o estado de bem-estar social. tropeçar Reforma meio milênio, e os nomes, Luther e Calvino - Qual é o impacto da igreja e da religião no estado de bem-estar nórdico?
Muito mais tempo, mais de 1.600 anos, se passaram desde que um membro da igreja chamado Pelágio foi proclamado herético por algumas congregações eclesiásticas.
Pelagian e semi-semi-Pelagianismo já foi contestado por um pai agostiniano contemporâneo. Pelágio foi particularmente ruim em Martti Luther.
Embora todas as principais denominações tenham rejeitado seu pensamento, Pelágio ainda não desapareceu na escuridão da história. O Papa Francisco, entre outros, ponderou sobre o "pelagicismo moderno".
Então, quem era esse clérigo e qual era sua doutrina?
*************
Pelágio, que veio da Grã-Bretanha para Roma, influenciou na virada dos anos 300 e 400. Embora Agostinho se opusesse ao pelagianismo, Pelágio e Agostinho não discordavam de tudo.
Aqui estou tentando dizer de forma breve e compreensível o que era e é.
Segundo Pelágio, o homem tem livre arbítrio e a capacidade de viver os ensinamentos de Jesus e, assim, ganhar sua salvação através de boas obras.
De acordo com Agostinho e mais tarde Lutero, a graça é somente Deus - por Sua graça, por Cristo e pela fé.
Segundo Pelágio, a própria fé, vontade e habilidade são suficientes. Demagógico de meio jogo é uma noção moderada. Segundo ele, a refeição do próprio homem não é suficiente, trata-se de trabalhar com Deus. Então, o homem também precisa da graça de Deus.
***************
O interessante é como nós e outros cristãos pensamos hoje. É suficiente acreditar em "Jesus, o Senhor", dizer e dizer outra palavra, ou pedir vida? O que fazemos? O que não estamos fazendo?
Uma parte viva de nossa igreja são seus movimentos de reavivamento. O que eles dizem sobre o livre arbítrio e o relacionamento entre o homem e Deus? As aspas do texto exigiriam muito espaço. Sem eles, ouso dizer que quase não existem hinos e canções pelagianas que enfatizem a parte humana. Neles, o homem é um pecador, vive nas cadeias do pecado e é salvo apenas pela graça de Deus, acima de tudo, pela obra expiatória de Jesus, o Salvador.
Então, por que o pelagicismo na proclamação cristã de nosso tempo parece não ser absolutamente estranho? Papa Francisco caracteriza a jogabilidade moderna como uma garantia humana de que tudo é possível à vontade. Ao mesmo tempo, o jogo geagogic de hoje está esquecendo que a graça de Deus não elimina a fraqueza humana. Parece importante que o Papa veja isso como um perigo também na Igreja Católica.
E nós? Temos que passar de quatro movimentos históricos de avivamento para o quinto, que de muitas maneiras caracterizaram o cristianismo do pós-guerra na Finlândia?
A história da igreja em três universidades até agora apenas explicou a situação religiosa das décadas de 1940 e 1950 em nosso país, ou seja, a ascensão do movimento do Quinto Renascimento, seus estímulos e recursos.
Por exemplo, qual foi o papel e a influência de Frank Mangs e da mega estrela Billy Graham? Billy Graham visitou Helsinque já em 1954 e recebeu 28.000 espectadores no Estádio Olímpico de Helsinque. Em 1987, ele e Kalevi Lehtinen receberam uma enorme multidão de 180.000 por seis dias no Mission Stadium, em Helsinque. O objetivo era a fé personalizada e o chamado co-cristianismo, uma igreja com orientações gratuitas.
**********
A memória do meu menino camponês daqueles dias não é do estádio, mas do lado de Kalann.
A congregação organizou eventos no verão por várias noites consecutivas. Havia uma grande tenda no quintal da fazenda, emprestada da Igreja Pentecostal, suponho. Os oradores das reuniões do despertar da noite vieram de Helsinque, do Colégio Bíblico e da Sociedade Bíblica Popular. Embora fossem eventos congregacionais luteranos, acho que eram os mesmos em toda a Finlândia.
"Amado, quando ouvir o chamado de Jesus hoje, não hesite, mas tome uma decisão de fé e escolha Jesus."
Eles foram instados a levantar as mãos ou a se apresentar diante dos pregadores. Embora a mesma coisa se repetisse todas as noites, lembro que nunca fui.
Mais uma lembrança da infância ou juventude. Durante um ano, não me lembro, exceto que a discussão esteve ligada a reuniões de avivamento em Helsinque, onde o pregador americano era o orador principal. A questão era se o renascimento se espalharia do estádio para toda a Finlândia.
Meu pai era vigário. Ele contou sobre a carta dos organizadores para a ala. Apelou ao contato com os pescadores envolvidos. Papai ficou desapontado por não haver um único nome "novo" entre os que compareceram à reunião. Todo mundo estava familiarizado com ele, conhecido por sua espiritualidade.
***********
Manipulação, perseguição e persuasão, atraindo uma pessoa para "aceitar Jesus" é, na minha opinião, Pelagiano. Jesus não fala os evangelhos, ele fala direito. O discurso de Jesus não é discurso publicitário. É um longo caminho de ser absorvido.
A ênfase na própria solução do homem já não é pelagiana? Certamente, também se pode pensar em quanta psicologia ou caráter folclórico diferente está envolvido. A expressão americana parece diferente da nossa. Por outro lado, a televisão e a internet são agora influências cada vez mais globais.
A fé não vive em um beco sem saída, ela influencia e é influenciada. A fé é influenciada pela sociedade e pelo mundo em que vivemos. A doutrina e a ênfase pelagianas também podem ser trazidas a nós, ao que parece, com a crescente concorrência e o foco no desempenho. Ele penetra em todas as áreas da vida profissional. Hobbies e lazer também ameaçam mudar para melhor.
A única coisa duradoura é a mudança, por assim dizer. E o apóstolo escreveu: "Amados, já agora somos filhos de Deus, mas ainda não foi revelado o que nos tornaremos".
***********
O que nos tornamos? O que fazer? A questão pode ser resolvida através de um debate teológico ou dogmático? Ou já são levantadas questões difíceis e conflitantes sobre os evangelhos? A incondição e onipotência de Deus, por um lado - e, por outro, o apóstolo que chama o homem para ser colega de trabalho de Deus.
Uma resposta é que a fé cristã não se trata apenas de verificar palavras ou pensamentos. Também precisamos de liberdade, coragem, julgamento. E novamente: fé, esperança e amor.
O autor é um padre e escritor de Turku.
O ensaio foi publicado em 20.3. publicado em Kotimaa.
Ilustração: Päivi Karjalainen
******************
Siga Início no Facebook e Twitter.
Se você ainda não é um assinante doméstico, pode se inscrever aqui.

Fonte - kotimaa24


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...