terça-feira, 17 de março de 2020

Pandemia de coronavírus: punição de Deus ou má sorte sem sentido?

A epidemia atual expôs o quão onipresente um erro em nossos dias é a negação de que Deus é responsável por todos os detalhes.



Por Peter Kwasniewski

Em um discurso extraordinário, o Prof. Roberto de Mattei destaca a consistência com que a grande maioria dos bispos se recusou a pedir respostas sobrenaturais ao coronavírus, preferindo as respostas naturais que nossa sociedade reconhece exclusivamente:
Os bispos hoje não apenas não estão falando sobre flagelos divinos, mas nem convidam os fiéis a rezar para que Deus os liberte da epidemia. Há uma coerência nisso. Quem ora, de fato, pede a Deus que intervenha em sua vida e, portanto, nas coisas do mundo, para se proteger do mal e obter bens espirituais e materiais. Mas por que Deus deveria ouvir nossas orações se ele está desinteressado no universo criado por Ele?
De Mattei observa que um certo bispo proeminente na Itália “rejeitou com veemência a idéia de que a epidemia de Coronavírus ou qualquer outro desastre coletivo possa ser uma punição para a humanidade. O vírus, o bispo acredita, é apenas o efeito da natureza.” Mas isso é incoerente:
A história na realidade é uma criatura de Deus, como a natureza, como tudo o que existe, porque nada do que existe pode existir à parte de Deus. Tudo o que acontece na história é previsto, regulado e ordenado por Deus por toda a eternidade. ... Deus é o autor da natureza com suas forças e suas leis, e ele tem o poder de organizar o mecanismo das forças e leis da natureza de maneira a produzir um fenômeno de acordo com as necessidades de sua justiça ou de suas leis. misericórdia. Deus, que é a primeira causa acima de tudo o que existe, sempre faz uso de causas secundárias para realizar seus planos. Quem tem um espírito sobrenatural não para no nível superficial das coisas, mas procura entender o desígnio oculto de Deus que está operando sob a força aparentemente cega da natureza.
Esse “desígnio oculto” inclui o castigo de Deus pelos seres humanos pelos pecados, o que pertence a todos nós, uma vez que todos estamos implicados na queda de Adão, e nenhum homem que tenha o exercício da razão e do livre arbítrio pode afirmar que não tem pessoal. pecado (cf. 1 Jo 1, 8). A Bíblia, os pais e médicos da igreja e todo o patrimônio da teologia cristã confessam com uma só voz: a providência de Deus é responsável por tudo o que acontece; os males físicos da doença e da morte são causados ​​pelo mal moral do pecado e são enviados como punições retributivas, purgativas e medicinais.
Alguns se opõem ao Evangelho de João, onde o Senhor diz que a cegueira de um homem não foi causada por seus pecados ou pelos de seus pais (cf. Jo 9, 2). No entanto, o mesmo Senhor nos diz em Lucas 13:
Havia, naquele mesmo momento, alguns que lhe contaram os galileus, cujo sangue Pilatos havia misturado com seus sacrifícios. E ele, respondendo, disse-lhes: Você acha que esses galileus eram pecadores acima de todos os homens da Galiléia, porque sofreram tais coisas? Não, eu vos digo: mas, se não fizeres penitência, todos de igual modo perecereis. Ou aqueles dezoito sobre os quais a torre caiu em Siloé e os matou: você acha que eles também eram devedores acima de todos os homens que habitavam em Jerusalém? Não, eu lhe digo: mas, se não fizer penitência, todos vocês também perecerão. Jesus nos lembra que o castigo recai justamente sobre todos nós, e que devemos fazer penitência por nossos pecados e pelos pecados dos outros. Os males deste mundo são um convite para rejeitar o mal moral; purifique nossos corações; e retornar àquele a quem devemos, em qualquer caso, prestar contas no final de nossos dias.
É somente no Iluminismo (séculos XVII- XVIII) que os filósofos auto-denominados rejeitam, simultaneamente, a doutrina do pecado original, a doutrina da Providência divina e o valor da penitência. Ernst Cassirer observou que os pensadores do Iluminismo, apesar de sua grande diversidade de opiniões, concordaram em jogar fora o pecado original. Para os racionalistas, todos os homens nascem com uma natureza humana "neutra", aberta ao bem ou ao mal; os homens se tornam bons ou maus com base em sua educação e influências sociais. Se coisas ruins acontecem, é devido ao acaso ou ao vício pessoal. Deus, se a sua existência é reconhecida, é apenas um relojoeiro que constrói a máquina cósmica e a aciona. Depois, continua por conta própria, sem o envolvimento dele. A imagem do universo que a ciência moderna nos deu é aquela em que Deus não desempenha um papel íntimo. Para aqueles que trabalham sob uma metafísica tão empobrecida, falar de Deus desejando um tsunami ou um terremoto, uma praga ou uma fome não pareceria nada diferente de Homer falando de deuses gregos petulantes que interferiam na guerra de Tróia. A teologia conscientemente "moderna", por sua vez, muitas vezes se inspirou no racionalismo: não considera a raça humana naufragada ou afogada, como merecedora de morte e punição, nem vê Deus como intimamente presente a todas as coisas, especialmente às criaturas criadas à Sua imagem, chamando-as de sofrimento redentor e beatitude eterna.
Quão radicalmente diferente é a perspectiva cristã e católica vividamente vista na oração medieval de que o superior geral da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro, Rev. Rev. Andrzej Komorowski, FSSP, pediu aos padres da Fraternidade que orassem no final de cada público Massa até novo aviso:
V. Não lide conosco, Senhor, de acordo com nossos pecados.
R. E não se vingue de nós por causa de nossos erros.
V. Ajude-nos, ó Deus, nosso libertador.
R. E por amor do teu nome, ó Senhor, nos liberte.
V. Lembre-se, ó Senhor, de nossos pecados antigos.
R. Acelere-nos com Tua compaixão, pois nos tornamos extremamente pobres.
V. São Sebastião, rogai por nós.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
V. Ó Senhor, ouça minha oração.
R. E deixe meu clamor vir a ti.
V. O Senhor esteja com você.
R. E com teu espírito.
Rezemos. Vouchsafe para nos ouvir, ó Deus, nossa única salvação! E através da intercessão da Maria gloriosa e abençoada, Mãe de Deus e sempre Virgem, do Teu bem-aventurado mártir, Sebastian e de todos os santos, livra Teu povo dos terrores da Tua ira, e restaura sua confiança pelo derramamento de Tua compaixão.
Seja movido à piedade, ó Senhor, por nossos fervorosos pedidos, e cure as doenças do corpo e da alma; para que, experimentando o Teu perdão, possamos sempre nos alegrar com Tua bênção.
Suplicamos a ti, ó Senhor, que nos conceda uma audiência enquanto devotamos nossos pedidos a Ti, e graciosamente afastamos a epidemia de peste que nos aflige; para que os corações mortais possam reconhecer que esses flagelos procedem da Tua indignação e cessam apenas quando Tu és movido à misericórdia. Através de nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho, que vive e reinou contigo na unidade do Espírito Santo, Deus, mundo sem fim. Amém.
Observando essas orações verdadeiramente robustas e católicas da Era da Fé, temos que perguntar: por que essas orações chegaram ao machado depois do Vaticano II? (Este é do antigo Rituale Romanum, que de fato pegou o machado ... embora, felizmente, esteja voltando a ser usado em mais e mais lugares.) Ou a Igreja estava certa durante todos esses séculos para orar dessa maneira - lex orandi, lex credendi - ou ela estava errada ao fazê-lo. Se ela estava certa, então hoje devemos nos arrepender da destruição visitada em nossa própria herança litúrgica e retomar nossa "lei da oração" novamente com humildade e confiança. Se ela estava errada, por que ainda somos católicos? Seria mais intelectualmente honesto se tornar um humanista secular ou, nesse caso, um niilista.
Esta é realmente a questão fundamental que a reforma litúrgica levanta repetidamente - uma vez que se percebe as diferenças gritantes entre o antigo e o novo.
O que os católicos dos tempos antigos pensavam durante períodos de doença e provação? Aqui está o que a grande Madre Mectilde de Bar (1614-1698) escreveu a uma irmã leiga doente no Pentecostes terça-feira, 23 de maio de 1695:
Devemos permanecer na situação em que Deus nos coloca, abençoá-lo sempre e sempre consentir, à direita, à esquerda, por todos os lados; é isso que temos que fazer. Minha pobre irmã, o bom Deus nos envia de volta [à saúde] para fazer penitência; mas devemos fazê-lo à Sua maneira e não à nossa ... O grande segredo de estar sempre contente é adaptar-se à maneira de Deus, ao Seu modo, e em tudo o que acontece - bom ou mau, sem fazer distinção - para ver sempre o vontade de Deus em Deus, e Deus em Sua vontade. Nunca veja nada como estando fora de Deus, nem mesmo com uma pontada no dedo, ou qualquer pequeno pesar que, pela manhã, você espera que aconteça durante o dia. Veja tudo em Deus e não pare nem no que é humano nem em causas secundárias; ao contrário, apegue-se ao prazer de Deus e à Sua vontade, de modo a se conformar a ele. Não vamos perder tempo, o fim está próximo.
A epidemia atual expôs o quão onipresente um erro em nossos dias é a negação de que Deus é responsável por todos os detalhes do universo e de que Ele deseja ou permite todas as coisas para a punição e reforma dos pecadores e para o mérito dos justos. Aceitar a soberania de Deus como Mãe Mactilde aconselha é fundamental para a vida espiritual; caso contrário, estamos verdadeiramente "no mar", sem fé viva no cuidado de Deus por nós e Seu poder de nos salvar e nos aperfeiçoar através do sofrimento. Até o Senhor Jesus trilhou esse caminho a pedido do Pai: “Era apropriado que Ele, para quem e por quem todas as coisas existem, ao trazer muitos filhos à glória, tornasse o pioneiro de sua salvação [Cristo] perfeito através do sofrimento” ( Hb 2:10).

Fonte - lifesitenews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...