quarta-feira, 25 de março de 2020

"Você não acha que tanta missa na tela mantém as pessoas passivas a assistir?"

"Vamos parar de bombardear pessoas boas com todos os tipos de reflexões, gravuras, vídeos e orações, que parecem mais comerciais do que religião, que pessoas de Deus". Ecclesia publicou um artigo do bispo de Teruel no qual o prelado critica o "consumismo religioso" nesta época de coronavírus.




"Alguns padres estão muito nervosos", confessa o prelado, e "eles encheram os meios" com os quais costumam se comunicar, com orações, chamados para orar, a possibilidade de acompanhar a missa transmitindo", etc ... "Alguém mais andou pelas ruas sob custódia como se fosse Corpus Christi", diz Gómez Cantero, que se pergunta" com que permissão", porque "para muitas coisas somos muito rigorosos e para outras nem tanto."
O bispo então faz uma série de perguntas: “Não parece que tratamos os crentes como se eles não soubessem orar e devessem depender do clero para fazê-lo? O que fizemos até agora, tê-los como espectadores? Você acha que tanta massa nas telas mantém as pessoas passivas a assistir? Ou será que queremos justificar nosso sacerdócio? Será que os serviços religiosos de televisões e rádios não são suficientes? Até agora eles foram. O que é mais importante, um tempo de oração ou lectio divina com a Palavra, ou assistir a uma missa na tela?
O bispo de Teruel e Albarracín explica que "chegaram exemplos de jovens que se reuniram no apartamento dos estudantes para ler a Palavra e orar pelas necessidades mais urgentes". Também de famílias com crianças "que colocaram uma toalha de mesa branca, uma vela e uma Bíblia aberta e oraram juntas, ouvindo a Palavra de Deus".
Gómez Cantero dá mais exemplos de pessoas que procuram castanhas para rezar nos dias de hoje. "Eles não precisavam de retransmissões", diz o prelado, que garante que "uma tela nunca ajudará você a se levantar, e é tão necessário!" "Todos os crentes são adultos", diz ele, "embora muitas vezes não os tratemos dessa maneira". Para o bispo da Cantábria, a pessoa que acredita "ora e sabe como fazê-lo".
Esse tempo de "graça" também serve, segundo Gómez Cantero, para que o clero reflita e reconstrua sua "vida pastoral", para que rezem com mais intensidade e ponham "lentidão entre tantos ativismos". "Vamos ler o livro que deixamos no meio do caminho na prateleira de nossa livraria, celebrar a Eucaristia em solidão pacífica e deserta, refletir e curar as feridas que estamos deixando em aberto, em suma, buscar o essencial de nosso ministério", encoraja o pastor de Teruel e Albarracín.
"Parece que alguns de nós têm medo do vazio, se não somos vistos ou ouvidos", diz o prelado, "e esquecemos que uma de nossas tarefas é a oração pelos outros". "Teremos que medir o quanto há em toda essa mídia um desejo insuperável de destaque", diz Gómez Cantero. "A Santa Missa é muito grande para ser vivida em comunidade, as divulgadas são apenas para pessoas doentes e deficientes", acrescenta.
"Vamos parar de bombardear pessoas boas com todos os tipos de reflexões, fotos, vídeos e orações, que parecem mais comerciais do que religião, que pessoas de Deus", diz o bispo espanhol.
"Nisto também somos consumistas, aquilo que criticamos tanto", afirma o prelado, que pensa que todo esse desdobramento responde "a esse tipo de pastoral, pouco pensamento à luz do Evangelho". "Há tantas mulheres e homens crentes no mundo que celebram a Eucaristia com cem ao vento quando o missionário passa (às vezes meses) e vive sua fé com grande integridade!", Exclama o bispo de Teruel. "Mas somos dos ricos", "consumistas religiosos", com o direito de "não perdermos a missa, mesmo que seja televisionada", explica o prelado.
Finalmente, o bispo nos convida a jejuar "de sons e imagens" nesta Quaresma "tão real e desértica". "Vamos olhar para dentro e fazer silêncio é onde Deus fala conosco", aconselha o prelado.

Oferecemos o artigo do Bispo de Teruel e Albarracín, publicado na Ecclesia:

É noite, domingo. Enquanto escrevo, chove como se a cidade esvaziada pela pandemia estivesse se regenerando. Hoje foi o primeiro dia em que todas as igrejas em nossa diocese (como muitas outras) não abriram, apesar de ser domingo. Eu chegaria ao ponto de dizer que a unanimidade das pessoas crentes a entendeu com responsabilidade. Talvez alguns que fizeram de sua fé um costume atávico, não tanto.
Todo esse bombardeio levanta muitas questões para mim, não parece que tratamos os crentes como se eles não soubessem orar e devessem depender do clero para fazê-lo? O que fizemos até agora, tê-los como espectadores? Você acha que tanta massa nas telas mantém as pessoas passivas a assistir? Ou será que queremos justificar nosso sacerdócio? Será que os serviços religiosos de televisões e rádios não são suficientes? Até agora eles foram. O que é mais importante, um tempo de oração ou lectio divina com a Palavra, ou observar uma missa na tela?
Recebi exemplos de jovens que se reuniram no apartamento para ler a Palavra e orar pelas necessidades mais urgentes. Conheço famílias com crianças que colocaram uma toalha de mesa branca, uma vela e uma Bíblia aberta e oraram juntas, ouvindo a Palavra de Deus. Alguém se trancou em seu quarto e lendo "o Evangelho de todos os dias" manteve um silêncio repousante. Uma jovem disse-me que entrou na Internet e procurou pelas "leituras de hoje" e orou com elas e com a reflexão que trouxeram. Algumas famílias idosas, na época da massa do povo, começaram a rezar o rosário por todos aqueles que sofrem e nos ajudam. Uma mulher me disse: procurei o silêncio e me juntei àqueles que em alguma parte do mundo estavam em comunidade comemorando a Eucaristia. Eles não precisavam de retransmissões. Além disso, sabemos que uma tela nunca irá ajudá-lo a se levantar, e é tão necessário! Todos os crentes são adultos e sabem como tirar castanhas do fogo, embora muitas vezes não as tratemos dessa maneira. A pessoa que acredita ora e sabe como fazê-lo.
Este tempo de graça também serve para que os sacerdotes e diáconos parem um pouco, reflitam e reconstruam nossa vida pastoral, orem com mais intensidade, desacelerem tanto ativismo, leiam o livro que deixamos no meio do caminho na prateleira de nossa livraria, Vamos celebrar a Eucaristia em solidão pacífica e deserta, refletir e curar as feridas que estamos deixando em aberto; em suma, vamos buscar o essencial de nosso ministério.
Parece que alguns de nós têm medo do vazio, se não somos vistos ou ouvidos, e esquecemos que uma de nossas tarefas é a oração pelos outros, ou vigário. Teremos que medir o quanto há em toda essa exibição na mídia um desejo insuperável de protagonismo. A Santa Missa é muito grande para ser vivida em comunidade, os emitidos são apenas para pessoas doentes e deficientes. Vamos parar de bombardear pessoas boas com todos os tipos de reflexões, gravuras, vídeos e orações, que parecem mais comerciais do que religião, que pessoas de Deus.
Nisto também somos consumistas, aquilo que criticamos tanto e também favorecemos. Acho que todo esse desenrolar responde a esse tipo de pastoral, pouco pensamento à luz do Evangelho. Há tantas mulheres e homens crentes no mundo, que celebram a Eucaristia com uma centena de vento quando o missionário passa (às vezes meses) e vive sua fé com grande integridade! Mas somos dos ricos, também consumistas religiosos, com o direito de não perder a missa, mesmo que seja televisionada.
Vamos também jejuar a partir de sons e imagens nesta muito real e deserta emprestada. Vamos olhar para dentro e fazer silêncio é onde Deus fala conosco. Vamos viver a intensidade da pobreza, como eles, porque, no final, muita enxurrada de mensagens é como a chuva que cai que não absorve a terra nem dá frutos.
Coragem e vá em frente!
 
+ Antonio Gómez Cantero
Bispo de Teruel e Albarracín

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...