domingo, 10 de maio de 2020

Cardeal Müller: Nenhum bispo tem o direito de proibir missas públicas

- Mas nosso pastor supremo é Jesus Cristo, não Giuseppe Conte ou qualquer outro chefe de estado. O estado tem sua tarefa, mas a igreja tem a sua, disse o ex-chefe de doutrina do Vaticano.


Cardeal Gerhard L. Müller em uma mensagem em vídeo para os cristãos, 30 de março de 2020.

Por Riccardo Cascioli



“A Igreja não depende do Estado, deve defender sua liberdade e independência”. “Suspender as missas é uma abdicação da tarefa que tem, que inclui a leitura dos sofrimentos deste período à luz da fé, o mistério da morte e ressurreição de Jesus”. “Jesus se fez carne, cremos na ressurreição da carne; portanto, a presença corporal é indispensável”. “A Eucaristia é a única forma verdadeira de adoração a Deus, é a razão da existência de qualquer outra forma litúrgica. É escandaloso que haja bispos que dizem que a Eucaristia é superestimada.” O cardeal Gerhard L. Müller, ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, fala ao Compass Diário. Esse vírus representou uma tragédia para muitas pessoas. Esta é a razão exata pela qual a Igreja tem o dever de propor uma visão do sofrimento e da existência humana, na perspectiva da vida eterna, à luz da fé. A suspensão das missas públicas é uma abdicação dessa tarefa, é a redução da Igreja à dependência do Estado. É inaceitável. Em um telefonema com o Daily Compass, o cardeal Gerhard L. Müller, ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, é muito claro em seu julgamento do que está acontecendo na Itália e em muitos outros países.

Eminência, para muitos fiéis, o sofrimento da doença significou o sofrimento adicional da proibição de comparecer à missa e a prevenção de realizar funerais; pior ainda, eles acham que é justificado pela hierarquia eclesiástica.

Isso é muito sério, é o pensamento secularista que chegou à Igreja. Uma coisa é tomar medidas de precaução para minimizar os riscos de contágio; outra é banir a liturgia. A Igreja não é cliente do Estado e nenhum bispo tem o direito de proibir a Eucaristia dessa maneira. Além disso, testemunhamos padres sendo punidos por seus bispos por celebrarem missa para apenas algumas pessoas, o que significa que eles se concebem como funcionários do estado. Mas nosso pastor supremo é Jesus Cristo, não Giuseppe Conte ou qualquer outro chefe de estado. O estado tem sua tarefa, mas a igreja tem a sua.

Parece que muitos acham difícil conciliar seu dever com o Estado com a necessidade de adoração pública a Deus.

Também devemos orar publicamente porque sabemos que tudo depende de Deus. Deus é a causa universal, então há a causa secundária que passa por nossa liberdade. Nós, criaturas finitas, não sabemos quanto do que acontece depende da causalidade de Deus e quanto depende de nós mesmos: este é o ponto da oração. Devemos orar a Deus para vencer os desafios de nossa vida pessoal e social, mas sem esquecer a dimensão transcendental, essa visão de vida eterna e íntima união com Deus e com Jesus Cristo, mesmo em nosso sofrimento. Somos chamados a carregar a cruz sobre os ombros todos os dias, mas também devemos explicar o sofrimento deles aos fiéis de acordo com os critérios do Evangelho. Proibir a participação na liturgia vai na direção oposta. Tomar certas medidas externas é tarefa do Estado, nossa tarefa é defender a liberdade e a independência da Igreja; e a superioridade da Igreja na dimensão espiritual. Não somos uma agência subordinada ao estado.

Muitos, incluindo padres e bispos, estão percebendo que há um forte risco de entender mal o significado da liturgia por causa da proliferação de massas na TV e no streaming.

Essas formas não podem ser consideradas uma substituição da Missa. Obviamente, se você estiver na prisão, em um campo de concentração ou em outras circunstâncias excepcionais, poderá participar espiritualmente da Eucaristia, mas não é uma situação normal. Deus nos criou de corpo e alma. Deus acompanhou Seu povo ao longo da história, Ele os libertou da escravidão no Egito, Ele não realizou uma libertação virtual. Jesus, Filho de Deus, se fez carne, cremos na ressurreição da carne. É por isso que a presença física é absolutamente necessária para nós. Para nós, não para Deus. Deus não precisa dos sacramentos, nós precisamos deles. Deus instituiu os sacramentos para nós. O casamento não funciona apenas espiritualmente, é necessário a união do corpo e da alma. Não somos idealistas platônicos, não podemos acompanhar a massa de casa, exceto em circunstâncias particulares. Não, precisamos ir à igreja, nos encontrar com outras pessoas, comunicar a Palavra de Deus. Todo o vocabulário da Igreja também indica essa necessidade: sagrada comunhão; comunhão é convocar; a Igreja é o povo de Deus convocado juntos. O salmo diz: "Quão bom e belo é que os irmãos morem juntos".

Há teólogos e bispos segundo os quais a Eucaristia é superestimada, que a missa dominical não é necessária.

Há também um bispo como Victor Fernandez, que se orgulha de ser o escritor fantasma do Papa Francisco, que afirma que o dever de ir à missa no domingo é um mandamento que foi introduzido pela Igreja. É outro exemplo de formação teológica desastrosa. O terceiro mandamento tem fundamento na lei divina: obriga os judeus a santificar o dia do Senhor. Para nós cristãos, é o dia da ressurreição. É também um mandamento que Jesus nos deu: "Faça isso em memória de mim". E São Paulo diz: "Toda vez que você come este pão e bebe este cálice, proclama a morte do Senhor" (1 Cor 11:26). Esta é a representação real e sacramental da morte salvadora de Jesus e de Sua ressurreição. Na missa, participamos do mistério pascal. O Concílio Vaticano II deixou isso claro no Sacrosanctum Concilium e Lumen Gentium (Nr. 11). No entanto, há bispos que dizem que alguns fiéis são muito apegados à Eucaristia. Isso é um absurdo. A Eucaristia é a única verdadeira adoração a Deus através de Jesus Cristo. Não é uma das muitas formas da liturgia, mas todas as formas da liturgia têm a razão de sua existência na Eucaristia. Tudo recebe força e consistência da Eucaristia.

Você também pode ver a manifestação de um claro ataque à Eucaristia, o coração da Igreja?

Sim. Basta pensar naqueles que antes e durante o Sínodo na Amazônia disseram vigorosamente que os povos indígenas precisavam absolutamente da Eucaristia e para isso era necessário ordenar homens casados ​​como sacerdotes. Agora, as mesmas pessoas argumentam descaradamente o exato oposto: que não precisamos da Eucaristia. Eles argumentam como protestantes, ignorando que o ponto central da controvérsia desde o início da Reforma Protestante, é a Eucaristia. E agora existem bispos que se chamam católicos que não entendem o valor central da Eucaristia. É um escândalo real: esses são os rígidos, os verdadeiros escriturários, não os que levam a sério a palavra de Jesus e a doutrina da Igreja. É uma maneira de pensar pervertida. E esse catolicismo "moderno" é uma ideologia autodestrutiva. É necessário, principalmente na Itália, a necessidade de bispos da estatura de San Carlo Borromeo, e quem estiver na Cúria deve tomar o cardeal Roberto Bellarmine como exemplo.

Nos últimos meses, ouvimos líderes episcopados dizerem frequentemente que o primeiro dever é proteger a saúde .

Esta é uma igreja burguesa, secularizada, não uma igreja que vive na Palavra de Jesus Cristo. Jesus disse "busque primeiro o Reino de Deus". O que é a vida, todos os bens do mundo, incluindo a saúde, se você perder sua alma? Essa crise mostrou que muitos de nossos pastores pensam como o mundo, se concebem mais como funcionários de um sistema social religioso do que como pastores de uma Igreja que é uma comunhão íntima com Deus e com todos. Devemos sempre combinar fé e razão. Obviamente não somos fideístas, não somos como as seitas cristãs que dizem que não precisamos de remédios, que nos confiamos apenas a Deus. Em vez disso, confiar-se a Deus não contradiz a valorização de tudo o que a medicina moderna oferece. Mas a medicina moderna não substitui a oração: são duas dimensões que não devem ser separadas, mas não sobrepostas.

Alguns dizem que, como forma de justificar a suspensão das missas públicas, que se infectarmos outros, seremos responsáveis ​​por sua eventual morte.

Os médicos também correm esse risco, há um risco em todas as atividades humanas. É certo que devemos ter cuidado para não pôr em risco a vida e a saúde dos outros, mas esse não é o valor supremo. Infelizmente, essa situação nos mostrou que muitos padres e bispos de boa qualidade carecem da base teológica para refletir sobre essa situação e oferecer um julgamento consistente com o Evangelho e a doutrina da Igreja.

Talvez seja também por essa razão que muitos bispos rejeitaram o pedido dos fiéis italianos por um ato de consagração ao Imaculado Coração de Maria. Que, no caso italiano, tornou-se um ato de dedicação e, no final, foi conduzido de maneira negligente e fraudulenta.

Há uma subestimação do aspecto sobrenatural. Estamos imersos na concepção naturalista que vem do Iluminismo. A Igreja, Graça, os sacramentos não podem ser explicados de acordo com a dimensão natural. O coração da nossa religião cristã é o Deus transcendente que se torna imanência em nossa vida, Ele é Cristo, homem verdadeiro e Deus verdadeiro através da Encarnação.

É quase como se estivéssemos resignados a perseguir um mundo que raciocina apenas em termos naturais, e chamamos isso de realismo.

É a ideologia do pragmatismo. Hoje, por exemplo, prevalece na Igreja a idéia de que há uma necessidade de bispos que sejam apenas pastores, ou seja, pragmáticos. Mas o bispo é ministro da Palavra, ele deve refletir sobre a Palavra. São Paulo e São Pedro não eram tolos, os pais da Igreja não eram apenas pragmáticos, refletiam sobre a fé cristã e suas implicações. Um bom professor de fé deve ser capaz de explicar uma situação como a atual, começando pela fé, em seu sentido sobrenatural, não com naturalismo. Mais uma vez, as duas dimensões devem ser mantidas juntas: não podemos reduzir a existência humana à mera natureza e, ao mesmo tempo, nem pensar - como afirmam os marxistas - que o cristianismo se preocupa apenas com a vida após a morte. Em Jesus Cristo, temos a unidade entre a vida após a morte e a imanência da vida. Um bom cristão deve saber ser um excelente médico e cientista, mas isso não contradiz a confiança em Deus. Há integração entre fé e razão, entre confiança em Deus e competência nas ciências naturais.



Fonte - lifesitenews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...