sexta-feira, 15 de maio de 2020

O Papa, para aqueles que o acusam de relativismo religioso: "Não podemos orar ao Pai de todos?"

“Cada um ora como sabe, como pode, de acordo com sua própria cultura. Não estamos orando um contra o outro, essa tradição religiosa contra isso, não! Estamos todos unidos como seres humanos, como irmãos, orando a Deus, de acordo com nossa própria cultura, de acordo com nossa própria tradição, de acordo com nossas próprias crenças, mas como irmãos e orando a Deus, é isso que importa”.



Em sua missa em Santa Marta, Francisco recordou o Dia de Oração promovido pelo Alto Comitê para a Fraternidade Humana e pediu ao Senhor o fim da pandemia de Covid-19. Em sua homilia, ele lembrou que existem outras pandemias que causam milhões de mortes, como a pandemia da fome e a guerra, e convidou a pedir a Deus que nos abençoe e tenha misericórdia de nós.
Francisco presidiu a missa na Casa Santa Marta, no dia em que a Igreja celebra a festa de São Matias, apóstolo. Na introdução, ele lembrou o dia atual de oração, jejum e obras de caridade promovidas pelo Alto Comitê da Irmandade Humana, incentivando todos a se unirem como irmãos, a pedir a Deus a libertação deste mal:
“O Alto Comitê para a Irmandade Humana pediu hoje um dia de oração, em jejum, para pedir a Deus misericórdia e misericórdia neste momento trágico da pandemia. Somos todos irmãos. São Francisco de Assis disse: "Todos os irmãos". E por isso, homens e mulheres de todas as denominações religiosas, hoje, nos unimos em oração e penitência, para pedir que a Graça cure esta pandemia".
Na homilia, o papa comentou a primeira leitura, extraída do livro de Jonas, na qual o profeta convida o povo de Nínive a se converter para não sofrer a destruição da cidade. Nínive foi convertida e a cidade foi salva de uma pandemia, talvez "uma pandemia moral", observa o papa. “E hoje - ele enfatiza - todos nós, irmãos e irmãs de todas as tradições religiosas, oramos: um dia de oração e jejum, de penitência, convocado pelo Alto Comitê para a Irmandade Humana. Cada um de nós reza, as comunidades rezam, as confissões religiosas rezam: rezam a Deus, todos os irmãos, unidos na irmandade que nos une neste momento de dor e tragédia.”
Francisco também garantiu que “não esperávamos essa pandemia, ela veio sem que esperássemos, mas agora está aqui. E muitas pessoas morrem. E muitas pessoas morrem sozinhas e muitas morrem desamparadas". Nesse sentido, ele diz que o pensamento de “mas não fui tocado, graças a Deus fui salvo” pode vir até nós: “Mas pense nos outros! Pense na tragédia e também nas conseqüências econômicas, nas conseqüências da educação e no que acontecerá a seguir". "E por essa razão hoje todos nós, ele ressalta, irmãos e irmãs, de qualquer denominação religiosa, oramos a Deus."
"Talvez - o Papa ressalte - haverá alguém que dirá:" Mas isso é relativismo religioso e não pode ser feito". “Mas como isso não pode ser feito, não podemos orar ao Pai de todos? Cada um ora como sabe, como pode, de acordo com sua própria cultura. Não estamos orando um contra o outro, essa tradição religiosa contra isso, não! Estamos todos unidos como seres humanos, como irmãos, orando a Deus, de acordo com nossa própria cultura, de acordo com nossa própria tradição, de acordo com nossas próprias crenças, mas como irmãos e orando a Deus, isso é importante: irmãos, jejum, pedindo perdão a Deus por nossos pecados, para que o Senhor tenha misericórdia de nós, para que o Senhor nos perdoe, para que o Senhor pare com essa pandemia. Hoje é um dia de irmandade, olhando para o único Pai, irmãos e paternidade. Dia de oração”.
Essa pandemia - disse Francisco - “veio como uma inundação, veio com um único golpe. Agora estamos acordando um pouco. Mas existem muitas outras pandemias que fazem as pessoas morrerem e nós não percebemos, olhamos para o outro lado. Estamos um pouco inconscientes das tragédias que estão acontecendo no mundo agora."
O papa cita uma estatística oficial, que não fala da pandemia de coronavírus, mas de outra: “Nos primeiros quatro meses deste ano, 3.700.000 pessoas morreram de fome. Há uma pandemia de fome. Em quatro meses, quase 4 milhões de pessoas. Hoje, essa oração para pedir ao Senhor que pare com essa pandemia deve nos fazer pensar nas outras pandemias do mundo. Há muitas! A pandemia de guerras, fome e muitos outros. Mas o importante é que hoje, juntos e graças à coragem que este Alto Comitê para a Irmandade Humana teve, juntos fomos convidados a orar de acordo com nossa própria tradição e a fazer um dia de penitência, jejum e também caridade, para ajudar a o resto. Isso é importante. No livro de Jonas, ouvimos dizer que o Senhor, quando viu como as pessoas haviam reagido, se converteu, e o Senhor parou, parou o que queria fazer.”
"Que Deus pare com esta tragédia - é a oração do Papa Francisco - pare com esta pandemia. Que Deus tenha piedade de nós e detenha outras pandemias que são tão ruins: a da fome, a da guerra, a das crianças sem instrução. E pedimos isso como irmãos, todos juntos. Que Deus abençoe a todos nós e tenha piedade de nós.”



Fonte - infovaticana

 
=================================
jbpsverdade: A única condição para se tornar filho(a) de Deus é receber Jesus como Deus, Senhor e Salvador.
"Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus." (São João 1, 11-13)
E também...
"De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados."  (Romanos 8, 13-17)
Ora, é fato de que quem não aceita Jesus como Deus, não é conduzido pelo Espírito Santo, pois é Ele quem nos revela essa Verdade.

Um comentário:

Fernando Lima disse...

Será que o Papa não sabe a diferença entre cultura e religião?
Lamentável!!! Deus tenha piedade do Papa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...