quinta-feira, 4 de junho de 2020

Scott Hahn: O que a Bíblia nos diz sobre o coronavírus e o castigo de Deus?

"Precisamos de esperança agora mais do que nunca"





Por Jeanette De Melo


JEANETTE DEMELO: Nestes dias difíceis, altos índices de doenças e mortes por coronavírus estão constantemente nas manchetes. É muito útil que os católicos se lembrem do autêntico significado cristão da morte e da ressurreição do corpo. Nossa fé católica pode nos dar esperança quando enfrentamos nossa mortalidade, mas muitas vezes perdemos de vista o que nossa Igreja ensina sobre a morte.

Nesta semana, na Register Radio, conversamos com o Dr. Scott Hahn sobre seu novo livro, Hope to Die. Sou Jeanette DeMelo, editora-chefe do Registro Nacional Católico. Junto com meu co-anfitrião, Matthew Bunson.

Estamos todos trabalhando em casa. Fomos afastados dos sacramentos, e realmente tem sido um desafio sério para mim e para muitos católicos dos quais ouvi falar e li. Mas o tempo também foi uma oportunidade importante para refletir sobre nossa fé, e vi em minha própria família, minha família extensa, uma renovação da fé e um maior interesse nos sacramentos.

Agora, o que isso também trouxe à tona é a morte - e com a morte, também devemos considerar a ressurreição. O novo livro do Dr. Scott Hahn, em co-autoria com Emily Stimpson Chapman, que é colaboradora do Register, analisa o entendimento cristão da morte e da ressurreição, e acho que é exatamente no momento certo.

Agora, o Dr. Hahn não é um estranho para o nosso público. Ele é professor de longa data na Universidade Franciscana de Steubenville. Ele é o fundador e presidente do St. Paul Center. Ele é casado com Kimberly Hahn há 40 anos e eles têm seis filhos, 19 netos e dois filhos no seminário - dois jovens no seminário - um prestes a ser ordenado diácono.

O trabalho do Dr. Hahn inclui seu título de sucesso de vendas, Rome Sweet Home, The Lamb's Supper e Hail Holy Queen. E, claro, esse título mais recente é Esperança para morrer: o significado cristão da morte e a ressurreição do corpo. Como muitos de seus livros mais vendidos, este é um pedido de desculpas pelo ensino católico e nos ensina os católicos, em primeiro lugar, sobre o que as Escrituras e os Pais da Igreja ensinam sobre nossa própria fé.

Bem-vindo, Dr. Hahn, depois dessa introdução muito longa, mas bem-vindo.

SCOTT HAHN: É ótimo estar de volta com você hoje à noite - e também com você, Matthew.

JEANETTE DEMELO: Então vamos falar primeiro sobre esse momento muito difícil. Eu odeio ter que fazer referência ao coronavírus, mas estamos nisso há dois meses e em andamento, neste momento estranho, e é exatamente essa a realidade da qual todos temos que conversar.

Você pode nos oferecer algo muito interessante como estudioso das Escrituras. O que as Escrituras nos dizem sobre pragas e como devemos responder a essa praga atual?

SCOTT HAHN: Bem, quando você olha nas Escrituras Sagradas, certamente encontra referências a pragas e pestilências. Mas você também está fundamentado na revelação da aliança que Deus estabeleceu com seu povo, a nação de Israel. Você o encontra especialmente em Levítico 26 e, novamente, ainda mais plenamente em Deuteronômio 28.

E acho que temos que fazer pelo menos dois esclarecimentos, porque, quando pensamos nas maldições da aliança descritas em Levítico 26 e Deuteronômio 28, realmente precisamos retroceder, porque quando vemos o termo maldição em inglês, sentimos muito a falta do hebraico e do grego.

Então, deixe-me explicar que, se um pacto é um vínculo familiar, Deus é um Pai. E se ele envia pragas e pestilências e esse tipo de coisa, ele o faz como um castigo - não para se vingar do seu povo, mas para o seu povo voltar a si e trazer o seu povo de volta também, porque é tão fácil ser seduzido e enganado pelo mundo e quebrar nossa aliança, às vezes explícita e intencionalmente, outras vezes inadvertidamente.

E, portanto, temos que entender que, quando esses castigos chegam, novamente, eles não estão recebendo a vingança de Deus. Mas é um tipo de alerta para nos mostrar que as coisas não estão como deveriam. E, portanto, esse é um dos dispositivos restauradores que Deus usa.

Às vezes você tem um alarme e dorme com ele, então precisa definir um mais alto. Esse é um alarme bastante alto, e acho que, se entendermos que vem de um Deus todo-poderoso e onisciente, mas também que tudo ama, então podemos entender por que é que esse tipo de coisa acontece no mundo. história do povo de Deus. É para fortalecer nosso relacionamento com ele, e um com o outro também.

JEANETTE DEMELO: Certo. Dr. Hahn, você pensaria que escreveu este livro como resposta. Quero dizer, é tão perfeitamente cronometrado. Como eu disse nessa introdução, está perfeitamente sincronizado para este momento. Mas esse não é o caso. Você não escreveu isso para este momento. Por que você sentiu que agora era a hora apropriada - agora significando antes do coronavírus - agora é a hora apropriada para esse tipo de apologética?

SCOTT HAHN: Bem, você sabe, desde que escrevi Rome Sweet Home com minha esposa, Kimberly, há quase 30 anos e, novamente, A Ceia do Cordeiro na virada do milênio em 1999, tenho rastreado o que encontrei nas Escrituras, a maioria especialmente na Santa Eucaristia - que é, como sabemos, a presença real de Cristo, corpo, sangue, alma e divindade. É o mesmo corpo que Cristo tinha no Cenáculo na Quinta-feira Santa. É o mesmo corpo que estava pendurado na cruz no Calvário na sexta-feira. Também é o mesmo corpo que foi enterrado.

Mas o que realmente vi com mais clareza, e também reconheci a necessidade de enfatizar com mais ênfase, é que o corpo de Cristo que recebemos na Santa Eucaristia é o corpo ressuscitado. E é por isso que, por exemplo, em Lucas 24, depois de passar horas caminhando com Clopas e seu companheiro, ele apenas revela sua identidade e seu corpo ressuscitado quando ele pega, abençoa, quebra e lhes dá esse pão. E a quebra do pão eucarístico é a revelação do mistério do corpo de Cristo quando ele ressuscita e sobe.

Não é apenas um cadáver ressuscitado. Não é apenas um milagre. Não é apenas o cumprimento das Escrituras ("de acordo com as Escrituras, ele foi ressuscitado no terceiro dia"). É realmente a divinização da humanidade que ele tirou de nós, e então ele a devolve.

E assim, quando reconhecemos isso, podemos dizer, uau - nossa esperança não é apenas ganhar na loteria. Não é apenas a World Series. Não é apenas torta no céu. Isso é algo fundamentado - "Cristo em mim, a esperança da glória", como Paulo declara em Colossenses. E é também a razão pela qual ele pode viver todos os dias de sua vida e dizer: "Para mim, viver é Cristo, mas morrer é ganho." E isso é mais do que o Super Bowl. Quero dizer, é isso que é a vida eterna, mas é algo que não precisamos esperar. É algo que recebemos aqui e agora.

E tudo bem, sim, eu tinha minhas razões, meu tempo. Eu esperava que este livro fosse lançado bem a tempo da Páscoa de 2020. Então trabalhei nele quase todo o ano de 2019. Enviei-o no final do ano e comecei a editar as provas de páginas de janeiro a fevereiro e então terminando ... este é o ano bissexto, então, em 29 de fevereiro, estou terminando e percebendo o que está caindo sobre nós - uma pandemia como nenhum de nós já teve. Então liguei para a editora e disse: “Pare as impressoras. Quero reescrever este último capítulo porque tudo está entrando em um foco mais claro.” Mas agora estou vendo mais claramente do que nunca que existe um propósito divino, que existe um tempo divino. E assim reescrevi o último capítulo em vista dessa maior clareza. E, portanto, acho que isso acrescentará muito à experiência dos leitores.

MATTHEW BUNSON: De fato, você faz um ponto importante que tudo isso lembra o 11 de setembro - que seria, eu acho, o evento que está no topo da mente das pessoas quando estamos pensando em grandes desastres de certamente memória viva. Quais foram algumas dessas lições para você?

SCOTT HAHN: Bem, você sabe o que, enquanto observo o coronavírus nessa pandemia, lembro-me do 11 de setembro e lembro-me de passar por isso com minha família, quase o dia inteiro, com o TV ligada e explicando aos meus filhos mais novos, e minha filha naquela época era apenas uma adolescente. E assim, no final do dia, nos reunimos para a oração da família, e ela olhou para mim com sinceridade e disse: "Pai, vamos morrer?" Hesitei, depois olhei para ela e disse: "Bem, sim, definitivamente, mas provavelmente não hoje."

E ela não estava tão aliviada. E então eu lembrei a ela o que acho que ela já sabia, ou seja, a taxa de mortalidade é de 100%. Nenhum de nós vai sair daqui vivo. Mas eu disse que nossa esperança se baseia no fato de que a taxa de imortalidade também é de 100%, porque todo mundo que já viveu nesta terra ainda vive em um estado ou outro - em um estado de graça, destinado à glória ou em um estado de desgraça, destinada à escuridão, por assim dizer.

E, portanto, o que mais importa não é necessariamente se vamos morrer hoje ou amanhã ou no dia seguinte, mas como vivemos à luz dessa esperança.

E ela olhou para mim e disse: "Obrigado, pai". Percebi que isso provavelmente era mais para mim do que para ela. Dissemos nossas orações e eu disse a bênção sobre meus filhos. E então fui à capela no porão de nossa paróquia e passei uma hora diante de nosso Senhor. E quando eu fui lá, eu estava sozinho. Fiquei agradecido por ter um coração muito duro. E quando me ajoelhei e olhei para o monstruoso, acabei de derramar meu coração. Eu sou como, “Senhor, por que você permitiu que isso acontecesse? Este é o dia mais sombrio de toda a minha vida e praticamente todo mundo também.”

Em um momento de silêncio, olhei e percebi que no monstruoso havia um lembrete gentil, mas muito forte, de que realmente não era o dia mais sombrio da história humana. O dia mais sombrio foi o dia depois de ele instituir a Eucaristia. Lá, na Sexta-feira Santa, no Calvário, quando a raça humana realizou o maior crime contra o Deus vivo de todos os tempos. Naquela mesma hora, enquanto crucificamos o amado Filho de Deus, Deus redimiu toda a raça humana. Assim, as mesmas pessoas que executavam Jesus estavam sendo redimidas pelo Senhor.

Isso vai além do que minha mãe costumava dizer quando dizia às crianças: "Quando a vida lhe der limões, faça limonada". Era claramente uma prova de que o que Jesus está nos lembrando, e São Paulo promete - que a força de Deus é aperfeiçoada em nossa fraqueza, que somente quando perdermos nossa vida é que a encontraremos. E isso é mais do que "a hora mais escura é antes do amanhecer". E, de repente, comecei a sentir que, quando as coisas acontecem na história humana que se parecem com escuridão pura, a luz do evangelho brilha mais intensamente, e estamos percebendo mais do que nunca que o remédio de sua misericórdia é o que ele está nos acordando. para.

A realidade da ira, tudo bem. E a necessidade de se arrepender, com certeza. Mas o fato de que Deus nos quer mais do que o queremos, que ele nos ama mais do que amamos a nós mesmos e a nossos entes queridos, que ele é capaz de nos perdoar, que deseja nos reconciliar com ele e um com o outro. Quero dizer, é isso que está no coração de um Pai, e especialmente se crermos em Deus Pai Todo-Poderoso, todo amoroso e onisciente.

E é isso que, para mim, é o que precisamos acordar e perceber que esses são mais do que apenas 12 artigos que recitamos toda vez que dizemos o Credo dos Apóstolos. São mais como gemas em um cluster. E eu gosto de apontar a ressurreição de Jesus como uma espécie de diamante da esperança, mas não algo que temos que esperar para ver no final dos tempos, porque é precisamente o corpo ressuscitado de Cristo que recebemos na Santa Comunhão.

E também faço referência a essa minha amada filha. (Eu tenho cinco filhos e uma filha - eu sempre digo, uma rosa e cinco espinhos.) Mas ela e eu estávamos conversando há três semanas e agora ela é mãe de quatro filhos e tudo mais. É maravilhoso vê-la amadurecendo de tantas maneiras maravilhosas.

Mas ela me disse: “Pai, acho que estou acordando com o fato de ter aceitado o Santo Sacrifício da Missa por tanta parte da minha vida. Nunca tive tanta fome de comunhão quanto agora.

E eu disse: "Bem, antes de tudo, você não poderia abençoar um pai mais do que simplesmente." Mas eu disse também: "Você está ecoando o coração de provavelmente centenas de milhares de católicos". E eu me lembro do que Joni Mitchell cantou nos anos setenta com "Big Yellow Taxi" - "Você não sabe o que tem até que se acabe".

JEANETTE DEMELO: Isso mesmo.

SCOTT HAHN: E assim, passar a Quaresma - uau. Quero dizer, essa foi a Quaresma “emprestada” de todos os tempos. Mas, você sabe, a Vigília da Páscoa, o Tríduo, toda a Semana da Páscoa. É como o Corpo Místico de Cristo desejando sair do túmulo - parece que somos quase um estado de animação suspensa. E, no entanto, acredito que, quando sairmos, sairemos não apenas mais gratos e mais conscientes, mas também mais cheios de esperança do que nunca. Se permitirmos que nosso Senhor nos acorde com os mistérios da fé, veremos que essa nossa esperança ... na Eucaristia, mas também na ressurreição ... e é assim que Jesus planeja cumprir a promessa que deu. os discípulos um ano antes de tudo isso acontecer com ele, quando ele disse: "Quem come minha carne e bebe meu sangue, eu o ressuscitarei no último dia".

Quando recebermos a Sagrada Comunhão em seguida, receberemos o corpo ressuscitado de Cristo. Agora, quando comemos alimentos comuns, como hambúrgueres, batatas fritas e saladas, assimilamos isso ao nosso corpo. Mas quando recebemos a Santa Comunhão, ele assimila nosso corpo mortal ao seu corpo ressuscitado e glorificado e nos prepara para entrar nessa glória.

E isso não é como ciência de foguetes. Não é cálculo. É realmente mais do que apenas pontos de discussão, mais do que apenas alinhar a doutrina católica. Começamos a tirar o pó das doutrinas que ouvimos por toda a vida e percebemos que essas coisas são mais valiosas e preciosas do que rubis, esmeraldas, safiras - e, sim, até diamantes. Eu era filho de um joalheiro. Meu pai era um dos grandes designers de joias, como artistas, e então eu percebi que cresci tomando jóias preciosas como garantidas. Ele não era rico, mas era brilhante como artista e me mostrava os anéis que desenhava, e não fazia as pedras preciosas, mas quando as reunia em um aglomerado, as pessoas só queriam usar esse tipo de pedra. de anel.

Temos algo sobrenaturalmente mais abundante do que qualquer joia nesta terra. E estou convencido de que a nova evangelização pode muito bem passar para o próximo nível se o que isso significa é re-evangelizar aqueles que foram descristianizados, aqueles que são batizados, mas se afastaram da verdade da fé católica. Penso que podemos nos tornar o meio pelo qual os outros não apenas voltam à fé, mas voltam à esperança e descobrem o amor de Deus como nunca antes. Sabemos sobre fé, esperança e amor, mas estou convencido de que, dessas três virtudes, a esperança é o que precisamos. É como a meia-irmã. É a Cinderela das três virtudes teológicas, e precisamos dela agora mais do que nunca.

JEANETTE DEMELO: Quero acompanhar esse pensamento, mas vamos fazer uma pausa rápida. Conversamos com o Dr. Scott Hahn sobre seu novo livro, Hope to Die. Esta é a Register Radio e haverá mais discussão com o Dr. Hahn quando retornarmos.

JEANETTE DEMELO: Bem-vindo de volta. Conversamos com o Dr. Scott Hahn sobre seu livro, Hope to Die. Pode ser encomendado no St. Paul Center (stpaulcenter.com).

Ele apenas estava falando sobre como fé, esperança e amor são virtudes nas quais sempre precisamos nos concentrar em nossa vida católica, em nossa vida cristã - mas particularmente, sobre a própria esperança.

E Dr. Hahn, você me lembrou neste livro de algo que li há vários anos. Este foi Spe Salvi, a encíclica do papa Bento XVI. Foi profundo para mim - muito, muito impactante. E lembro-me de ler sobre como, para os primeiros cristãos, as Boas Novas não eram apenas informativas - não eram apenas as informações que eles absorviam em suas mentes -, mas eram algo performativo. Foi algo que mudou absolutamente suas vidas. E essas pessoas tiveram uma esperança, porque antes disso, elas não podiam esperar a ressurreição dos mortos. Tudo o que eles podiam ver eram as realidades brutais com as quais viviam.

E então você ... é exatamente isso que você está falando neste livro é essa nova esperança e que, como cristãos ... você acabou de dizer, como católicos ... essa morte, a idéia da morte, a realidade da morte (e a ressurreição) , é claro) deve ser um meio de evangelização. Como chegamos lá? Como nós, católicos, usamos esse conceito de morte e ressurreição para evangelizar?

SCOTT HAHN: Essa é uma ótima pergunta, Jeanette. Penso que a coisa mais importante que podemos fazer é aceitar a palavra de Deus e reconhecer que sua palavra não está apenas descrevendo o que é a realidade. É, como você diz, performativo.

Quando Deus disse: "Haja luz", não havia nada além de trevas. Mas, ao dizer isso, ele fez. E é isso que acontece quando ele nos dá sua palavra, e essa palavra se torna carne e habita entre nós.

Até então, a morte era sempre algo terrível. A morte sempre foi a perda de vidas. Até a morte de Jesus. Quando ele morreu, ele não perdeu a vida, ele fez da vida um presente de amor. E não apenas para nós naquela época e ali, mas para nós aqui e agora. E ele nos dá tanto que “Cristo em nós, a esperança da glória” é tal que, quando recebemos a Santa Comunhão, quando somos batizados e unidos ao Seu Corpo, obtemos uma vida que não é apenas deste mundo, mas também está dentro dele. Mas não é apenas humano - também é divino.

E é aqui que podemos ver como o Novo Testamento se baseia no Antigo. "Eu não vim para abolir a Lei e os Profetas, mas para cumprir." E assim, quando você volta ao começo e pode ver o que Deus está fazendo com nossos primeiros pais, respirando nas narinas de Adão o sopro da vida. Portanto, seu primeiro suspiro não é apenas oxigênio, como os animais. É o próprio fôlego de Deus. É o Espírito Santo. Isso o dotou de uma vida divina.

Bem, essa é a chave, porque apenas 10 versículos depois, em Gênesis 2:17, Deus convida o homem a comer de todas as árvores, exceto uma. E então ele os adverte: "No dia em que você comer, certamente morrerá".

Bem, eles comeram e não caíram mortos, mas cometeram um pecado mortal - o que 1 João 5:17 chama de “pecado até a morte” (thanatos), a mesma palavra usada em Gênesis 2:17. E quando você comete um pecado mortal como nossos primeiros pais, apaga a vida de Deus em sua alma, o que não é menos uma morte, mas muito mais que uma bala no cérebro. E assim a vida que eles tiveram se perdeu quando cometeram o pecado original.

Agora contraímos o pecado original - não o cometemos. E isso não nos deixa depravados no nascimento, como eu costumava acreditar como protestante, mas nos deixa totalmente privados da vida divina que Deus deu a nossos primeiros pais. E assim, quando nossos pais nos transmitem vida, é humano, é natural, mas é desprovido do divino e do sobrenatural.

Assim, no batismo, Paulo diz em Romanos 6, entramos na morte e ressurreição de Jesus. Mas somos ressuscitados para a vida divina. Nós ressuscitamos não metaforicamente, mas na verdade, verdadeiramente - ainda mais do que Lázaro foi depois de quatro dias, porque ele acabou de recuperar seu corpo físico como humano. Nós recuperamos a vida divina.

E então o que temos é uma clara percepção de que no evangelho católico temos uma vida que não é apenas humana, natural, para esta terra. É divino; é sobrenatural e eterno. E assim a perda de vidas humanas é algo terrível. Mas a perda da vida divina não é menor, mas mais, terrível. Essa vida que é mais valiosa também é mais vulnerável.

E, portanto, esse período de pandemia nos desperta para o fato de que não podemos manter uma vida finita e transitória. Mas podemos e devemos fazer tudo o que pudermos para manter essa vida que é divina e eterna.

Deixe-me terminar esta parte com uma citação da minha fonte favorita sobre isso. No livro, cito São Julião de Toledo, um bispo do século VI, que diz: “Todo mundo teme a morte da carne, mas poucos temem a morte da alma. Destinados a morrer, a humanidade luta para evitar a morte e, ainda assim, destinados à vida eterna, não trabalhamos para evitar pecar. Quando lutamos para evitar a morte, trabalhamos em vão. De fato, o máximo que podemos fazer é adiar a morte; não podemos evitá-lo. Se, ao contrário, nos abstermos de pecar, nossa labuta cessaria e viveríamos para sempre. Se ao menos pudéssemos incitar as pessoas, inclusive nós, a serem amantes da vida eterna, pelo menos tanto quanto são amantes desta vida que passa!”

E acho que é isso que está realmente acontecendo dentro de nós agora. Agradecemos a Deus pelo dom da vida. Nós explicamos a ele em oração, não queremos morrer. Mas o que reconhecemos é que, mesmo quando morremos, não precisamos perder nossas vidas. Como Cristo, podemos tornar nossa vida um presente de amor e devolvê-lo em troca do que ele nos deu em Cristo.

JEANETTE DEMELO: Você sabe, você ... nós temos apenas quatro minutos, três minutos restantes. Está na hora de terminar. Mas há algo que você diz no livro sobre estar "mais morto". E isso me lembrou The Princess Bride - "Não, ele está quase morto." E, claro, isso está falando ... você está falando sobre estar morto em pecado, e que lembrete importante para nós agora, porque a maioria de nós não pode receber os sacramentos da maneira como costumamos receber. Muitos de nós não somos confrontados imediatamente com a realidade da morte, mas sempre somos confrontados com a morte através do pecado.

Dr. Hahn, nestes apenas ... dois minutos que você precisa concluir ... o que podemos fazer? Qual deve ser nossa resposta a essa morte pendente ou à morte do pecado? Praticamente falando.

SCOTT HAHN: Bem, você sabe, desde que citou The Princess Bride, cito-o novamente, porque achamos que sabemos o que significa vida e morte, mas não acho que essa palavra signifique o que você pensa isso significa, você sabe?

E me lembro de outro filme favorito da família, e é O Sexto Sentido, onde a criança Cole finalmente admite o psicólogo infantil (interpretado por Bruce Willis) Malcolm - você sabe: “Aqui está o meu segredo. Eu vejo pessoas mortas."

"Nos seus sonhos?"

"Não, pessoas mortas."

"Como em sepulturas?"

“Não, andando por aí como pessoas comuns. Eles não se vêem. Eles não sabem que estão mortos. Eles só veem o que querem ver.

De fato, nossa cultura tem essa mania de zumbis. E acho que o que nosso Senhor quer sussurrar é: “Vejo pessoas mortas. Eles não sabem que estão mortos. Eles só veem o que querem ver. O tempo todo. Eles estão por toda parte. Mas você pode ser o meio pelo qual eles poderiam ser ressuscitados dentre os mortos ”- compartilhando o evangelho, dando-lhes fé e convidando-os a receber esses sacramentos, que não são rituais que fazemos tanto por Deus quanto são. o que Deus faz por nós para nos dar o que precisamos, para compensar o que nos falta, para nos ressuscitar para uma vida verdadeiramente eterna, divina e sobrenatural. É quase bom demais para ser verdade, exceto que é a verdade do evangelho.

E então peço desculpas. Não posso dizer mais em dois minutos, mas acho que é o suficiente.

JEANETTE DEMELO: Isso é maravilhoso e eu aprecio muito este livro. É realmente um momento perfeito, e acho que podemos agradecer a Deus por isso.

Convido nossos ouvintes a irem ao stpaulcenter.com para comprar este livro e também a conferir a edição impressa de 10 de maio do Registro, que inclui um comentário do Dr. Hahn chamado "Teologia do Corpo Ressuscitado", e será publicado on-line em 18 de maio - o aniversário de 100 anos de João Paulo II.

Dr. Hahn, muito obrigado por estar conosco.

SCOTT HAHN: Oh, Jeanette, tem sido uma alegria. E obrigado, Matt, também, por se juntar a nós.


Fonte - ncregister


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...