quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Cardeal Müller: Palavras do Papa sobre as uniões civis gays 'expressão de opinião puramente privada, que todo católico pode e deve contradizer livremente'

'Na dúvida, seja a favor de Deus.'

Cardeal Gerhard Müller


 Por Dra. Maike Hickson

 

O Cardeal Gerhard Müller, em sua primeira reação à nova entrevista papal que endossa as uniões civis de casais do mesmo sexo, afirma que quando há um conflito entre as palavras de um Papa e as Palavras de Deus, é preciso escolher  Deus. Ele nos lembra de São Paulo que teve que resistir a São Pedro, o primeiro Papa, quando este estava ensinando o erro. O cardeal alemão também disse aos católicos que, em um caso como o Papa não ensina a Palavra de Deus, mas sua opinião “puramente privada”, eles “deveriam contradizê-lo livremente”

Por fim, o Cardeal Müller afirma que o Papa Francisco, “em vez de se encontrar com pessoas que se sentem confirmadas por ele em suas atitudes e pensamentos errados e que exibem ao mundo com sua foto com o Papa, [deveria] estudar o livro de Daniel Mattson e convidá-lo para uma conversa. Ele é um americano que encontrou o caminho para fora da vergonha da promiscuidade sexual e para uma vida de abstinência na  'liberdade e glória dos filhos de Deus'  (Rm 8:21 ).” 

Em um novo filme que terá estreia na América do Norte no domingo, mas estreou em Roma ontem, o Papa Francisco  contradisse os ensinamentos da Igreja Católica  ao pedir que as uniões civis homossexuais fossem legalizadas. Falando de uniões civis homossexuais, ele disse: “O que temos que criar é uma lei de união civil. Dessa forma, eles são legalmente cobertos. Eu defendi isso.”

O Cardeal Müller  deixa claro que esta nova declaração papal tem como efeito que “os católicos estão irritados” e os “inimigos da Igreja se sentem confirmados pelo Vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Por exemplo, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres,  elogiou o  Papa Francisco por suas novas palavras por seu foco na “não discriminação” com relação à “orientação sexual”. Portanto, a nova “decisão” papal, ele continuou, “é extremamente bem-vinda”. 

O cardeal Raymond Leo Burke, um dos quatro  cardeais da dubiatambém  publicou hoje uma  declaração  e uma crítica às novas palavras do Papa. Ele escreve sobre o endosso papal das uniões do mesmo sexo que “tais declarações geram grande perplexidade e causam confusão e erro entre os fiéis católicos, na medida em que são contrárias ao ensino da Sagrada Escritura e da Sagrada Tradição, e do recente Magistério pelo qual A Igreja guarda, protege e interpreta todo o depósito da fé contido na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição. 

Finalmente, o Bispo Marian Eleganti, de Chur, Suíça, escreveu para LifeSiteNews sua própria avaliação da situação. Ele afirma que “as entrevistas papais se tornaram inflacionárias”, mas que, “em vez de ensinar a fé da Igreja, ou seja, o que foi e deve ser acreditado em todos os lugares, sempre e por todos (Vincent de Lérins), eles nos dão o pessoal visões que não são indiscutíveis nem infalíveis.” Essas palavras papais, conclui ele, estão em contradição com o catecismo da Igreja: “A Igreja não pode encorajar formas de vida sancionadas pelo direito civil que contradizem seu próprio catecismo. Nem este último pode ser alterado de uma só vez.” 

Abaixo está a declaração completa do Cardeal Gerhard Ludwig Müller: 

Não sei o texto exato da declaração da entrevista, que é ambígua como tantas vezes. Mas o efeito é fatal. Os fiéis católicos estão irritados, os inimigos da Igreja sentem-se confirmados pelo Vigário de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem rejeitam como Filho de Deus. Em vez de usar argumentos teológicos e filosóficos da razão, apelam para os sentimentos, conferindo assim a racionalidade da fé com o sentimentalismo. Mas a fé não depende de uma opção política no espectro da direita ou da esquerda ou de uma posição ideológica entre conservadorismo ou progressismo, mas apenas da Verdade de que o próprio Deus está em Sua Essência e na Palavra de Sua Revelação histórica. 

O cristão acredita em Deus como a primeira verdade e reconhece o Papa e os bispos como sucessores de São Pedro e dos outros apóstolos. A lealdade ao Papa é algo diferente de uma papolatria idólatra  semelhante ao princípio segundo o qual o líder ou o partido tem sempre razão. Onde houver tensão entre a Palavra de Deus clara e óbvia e a interpretação infalível, de um lado, e expressões privadas de opinião, mesmo das mais altas autoridades da Igreja, do outro, o princípio sempre se aplica:  in  dubio pro DEO  [Em caso de dúvida, seja em favor de Deus]. 

O Magistério serve a Palavra de Deus e nunca está acima da Revelação. Em todo o caso, este é o ensino válido da Igreja sobre a relação da Revelação de Deus em Cristo com o Magistério que lhe está subordinado. 

A presente declaração [do Papa Francisco] é uma expressão de opinião puramente privada, que todo católico pode e deve contradizer livremente. John Henry Newman (1801-1890), o famoso cardeal e um dos maiores professores da Igreja nos tempos modernos, disse que ainda pior do que a corrupção financeira nas organizações da Igreja e a corrupção moral do clero e dos principais leigos é a corrupção em questões de doutrina revelada. 

Essa foi e é a fonte de todos os abusos e escândalos da história da igreja. O que é a candura eclesial ou a liberdade do homem cristão? Entre o Papa e os bispos - especialmente os cardeais da Santa Igreja Romana - a mesma relação existe analogamente como entre Pedro e os outros apóstolos. São Paulo confrontou São Pedro porque este se desviou da “verdade do Evangelho” (Gl 2,14) por meio de comportamento e discurso ambíguos. São Hierônimo, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, em sua interpretação da Epístola aos Gálatas, tomam o lado de São Paulo em termos de conteúdo e louvam São Pedro por sua humildade em permitir-se ser repreendido por ele. 

Na Igreja Católica, a Palavra de Deus é válida - no que diz respeito à complementaridade dos sexos, ao casamento e à família - e isto na interpretação definitiva da pessoa e missão de Cristo, Seu Filho, falando aos fariseus - então e agora: Não lestes que no princípio o Criador os fez macho e fêmea, e disse: 'Por esta razão o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne'?”  (Mt 19: 4). Não há direito ao casamento e à família, a menos que um homem e uma mulher, de acordo com sua natureza criada por Deus, digam livremente um ao outro, em consciência e à vista de Deus: Somente você e para sempre - até que a morte nos separe.  

Fora do casamento legítimo, segundo a Vontade de Deus, toda união sexual é objetivamente um pecado grave, independentemente da culpa subjetiva que só Deus conhece e a cujo perdão podemos confiar sempre e a todo momento. Mas não devemos pecar levianamente, tomando a misericórdia de Deus como certa e, em vez de nos deixarmos ser justificados por Seu julgamento misericordioso, não devemos nos ver confirmados em um ato pecaminoso pelos aplausos de  contemporâneos descristianizados. 

O Catecismo da Igreja Católica distingue claramente entre o cuidado pastoral e a atenção pessoal às pessoas com  inclinação para pessoas do mesmo sexo e a avaliação objetiva dos atos homossexuais ou mesmo heterossexuais fora do casamento que são contrários ao mandamento de Deus. “Quem diz que permanece Nele, também deve levar uma vida como ELE a conduziu.” (1 João 2: 6). Guardar os mandamentos de Deus é uma expressão de amor por Ele e o reconhecimento de seu efeito curativo no homem. 

O Papa deveria, em vez de se encontrar com pessoas que se sentem confirmadas por ele em suas atitudes e pensamentos errados e que mostram ao mundo com sua foto com o Papa, estudar o livro de Daniel Mattson e convidá-lo para uma conversa. Ele é um americano que encontrou o caminho para sair da vergonha da promiscuidade sexual e para uma vida de abstinência na “liberdade e glória dos filhos de Deus” (Rm 8:21).

 

Fonte - lifesitenews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...