quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Cardeal Müller: “Pode-se e deve-se criticar as formas de pensamento ou comportamento dos Papas”

“A autoridade doutrinal e pastoral do Papa não deriva da personalidade específica do titular do trono de Pedro”.

 

“O Papa deve permanecer em total acordo com a Revelação, como está preservada e testemunhada nas Sagradas Escrituras e na tradição apostólica”, disse o cardeal Gerhard Ludwing Müller em uma entrevista conduzida por Lorenzo Bertocchi para o La Verità.

O Pontífice “deve reconhecer formalmente todas as decisões dogmáticas dos Concílios e dos Papas que o precederam”, explicou o ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. “Nem o atual Papa nem seus predecessores podem propor suas pontos de vista subjetivos à fé de toda a Igreja, seja na política, na educação dos filhos ou na arte culinária”, destacou Müller na entrevista que tem como contexto as afirmações do Papa Francisco sobre as uniões civis entre homossexuais.

“Muitas formas de pensamento ou comportamento de papas individuais podem e devem ser criticadas, sem questionar a missão divina e o poder do Papa como sucessor de Pedro”, disse o cardeal alemão.

Oferecemos a entrevista completa, traduzida para o espanhol por Secretum Meum Mihi:

Eminência, que ideia fez das declarações do Papa sobre o tema das uniões civis, pelo menos no que se refere à forma como foram apresentadas e discutidas após o documentário "Francesco", que acaba de ser apresentado?

Enquanto os inimigos da Igreja, ateus e ativistas LGTB forem interlocutores ou intérpretes do sucessor de Pedro, existe a possibilidade de que o resultado seja o oposto do que se esperava. Na verdade, ou o Papa os leva de volta à fé católica, ou eles distorcem suas reivindicações em seu favor, confundindo assim os católicos que desejam permanecer fiéis ao Papa. Nenhum católico pode levar a sério o ensino da Igreja conforme interpretado por interlocutores adversários da Igreja. É totalmente irrelevante o que eles relatam sobre suas conversas com o Papa, ou como ele aparece em vídeos ou entrevistas. E do ponto de vista da ciência teológica, essas conjecturas pastorais privadas não representam nenhum "locus theologicus". Eles não têm autoridade para um católico,mesmo quando o Papa quer "iniciar processos" através deles. A fé é derivada da revelação de Deus e não da manipulação de "palavras e enquadramentos" de influenciadores teológicos e políticos. O ensino da fé sobre a origem, o significado e os limites da autoridade do Papa em matéria de fé e moral são claramente definidos pelo Concílio de Florença e, em particular, pelo Vaticano I e II. A autoridade doutrinal e pastoral do Papa não deriva da personalidade específica do titular do trono de Pedro. Vemos isso com o pescador Simão, a quem Cristo fez Pedro, mas em virtude de sua missão divina. Seu poder, que exige a obediência de todos os fiéis católicos, consiste exclusivamente em tornar manifesto o que o Pai celeste lhe revelou: isto é, que Jesus não é qualquer profeta ou modelo moral qualquer,mas o Filho de Deus (Mt 16:16). Além disso, Jesus não é "Filho de Deus" em um sentido derivado ou metafórico, um pouco como se fôssemos filhos por adoção na Graça (ver Rm 8,16). Ele é o Filho na Santíssima Trindade, revelou-nos o seu Pai (Mt 11,27) e a ele - como Filho - todo o poder lhe é dado no céu e na terra. Os apóstolos e seu sucessor ensinam apenas o que Jesus lhes ensinou (Mt 28,20). A obediência cega às pessoas, como o culto da pessoa ao Fuhrer em sistemas totalitários, é o oposto da obediência à religião como um componente da fé sobrenatural que é dirigida diretamente a Deus, que não engana e não pode enganar (Lumen gentium, 25).

No entanto, além das circunstâncias e das possíveis deturpações do Papa, permanece a declaração sobre a possibilidade de proteção legal para as uniões civis. Que é uma questão política e não apenas teológica.

A confusão, por vezes induzida conscientemente, consiste em confundir a verdade objetiva da união natural e sacramental do homem e da mulher no casamento com os problemas pessoais que alguns indivíduos apresentam devido à atração erótico-sexual por pessoas do mesmo sexo. Um estado secular se refere por suas normas não a uma revelação sobrenatural ou uma religião particular, mas à lei natural que é expressa na razão. A Igreja - enquanto guardiã também das verdades antropológicas naturais - deve se opor à reivindicação do Estado ou de organizações ideológicas como a LGTB, que relativizam o casamento entre homens e mulheres como uma construção social de acordo com seus próprios gostos e, conseqüentemente, também querem redefinir relações entre pessoas de sexo diferente ou idêntico como um tipo de casamento.Papas e bispos devem aprender no mundo atual da mídia a se expressar de forma clara e inequívoca, para que a preocupação pastoral por algumas pessoas em situações difíceis não se preste a abusos que minam a antropologia, cujos princípios ontológicos e morais eles se originam na razão e na revelação.

Algum bispo disse que o que aconteceu com o Papa seria um erro em relação ao magistério anterior, como a nota da Doutrina da Fé de 2003 em que parece dizer que nenhum reconhecimento jurídico é possível. É assim?

Acima de tudo, o Papa deve permanecer em total acordo com a Revelação, preservada e atestada nas Sagradas Escrituras e na tradição apostólica. Em seguida, deve também reconhecer formalmente todas as decisões dogmáticas dos Concílios e Papas que o precederam. Nem o papa em exercício nem seus predecessores podem propor suas visões subjetivas à fé de toda a Igreja, seja na política, na educação das crianças ou nas artes culinárias. Assim, por exemplo, os julgamentos políticos sobre o comportamento do imperador e do Papa na Idade Média estão ligados àquela época e não são vinculativos à fé revelada. Muitas maneiras de pensar ou comportamento de papas individuais podem e devem ser criticadas, sem questionar a missão divina e o poder do Papa como sucessor de Pedro.Jesus fez Simão Pedro e sobre isso construiu sua Igreja. E, ao mesmo tempo, Jesus, o verdadeiro chefe da Igreja, o criticou duramente por sua negação durante a Paixão de Cristo. Os santos Jerônimo, Agostinho e Tomás de Aquino, em seus comentários à carta aos Gálatas, elogiaram Paulo por sua sinceridade em sua crítica violenta a Pedro e, vice-versa, a Pedro por sua humildade, com a qual aceitou esta correção fraterna. Nesta circunstância, Pedro demonstrou um serviço inestimável à unidade da Igreja. E o exercício do primado da Igreja de Roma deve ter sempre diante dos olhos os dois príncipes dos apóstolos, que com o sangue do seu martírio conquistaram o primado da Igreja de Roma na comunidade das Igrejas Episcopais do Oriente.

Uma parte do mundo católico, porém, considera suficiente que uma união civil homossexual não se denomine "casamento", sem, portanto, se referir à família. Nessas condições, do seu ponto de vista, não é possível reconhecer as uniões civis?

Os cristãos fiéis não são sofistas e não brincam nominalisticamente com as palavras. O casamento é a união de um homem e uma mulher para toda a vida, segundo a definição da palavra e da coisa na ordem da criação e redenção. Qualquer coexistência de pessoas do mesmo sexo (por exemplo, comunidade de ordem) ou de sexos diferentes tem um valor religioso ou moral. Mas não pode ser chamado de "casamento" e qualquer união sexual fora do casamento é objetivamente um pecado grave. Isso não pode ser mudado nem mesmo por aqueles teólogos que se gabam de ser "progressistas" e que se referem a uma suposta proximidade com o Papa Francisco. Historicamente, já aconteceu que até mesmo alguns papas vacilaram em questões de fé ou se enganaram gravemente. Portanto,infalibilidade em questões de fé ou moral ocorre apenas quando um Papa propõe à fé de toda a Igreja uma doutrina de fé revelada. No entanto, ele não pode propor à fé da Igreja - como lhe foi revelado - suas experiências pessoais, suas avaliações subjetivas ou certas teorias filosóficas ou teológicas. Porque a revelação na sua realidade constitutiva terminou definitivamente com a morte do último apóstolo. Papas e bispos são testemunhos da revelação de Deus adquirida de uma vez por todas em Jesus Cristo, e não destinatários de uma nova revelação que vai além de Cristo, ou mesmo reduz Cristo a um passo preliminar para um conhecimento superior de Deus. Por trás do discurso pseudo-intelectual da “mudança de paradigma”, existe apenas a heresia desmascarada, que falsifica a palavra de Deus.O Papa e os bispos não receberam uma nova revelação pública como parte do “Depositum Fidei”. Em certa época, os protestantes nos acusaram injustamente de colocar o Papa antes de Cristo: hoje, com razão, defendemos o autêntico ensinamento do papado contra certos católicos que absolutizam a posição do poder político-religioso do passado e relativizam sua missão divina no ser ”o fundamento perpétuo e visível da unidade de fé e comunhão” dos bispos e de suas Igrejas particulares.

Entrevista publicada em La Verità e traduzida por Secretum Meum Mihi.

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...