quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

“Não há pecado que possa cancelar a imagem de Cristo presente em cada um de nós”

"Desejo assegurar minha oração pela Nigéria, infelizmente mais uma vez ensanguentada por um massacre terrorista."


 

O Papa Francisco disse isso durante a audiência geral desta manhã, que devido à situação do coronavírus na Itália foi realizada, como tem sido há algumas semanas, na Biblioteca Apostólica do Vaticano.

Francisco dedicou a catequese a outra dimensão da oração: a bênção. As primeiras páginas da Bíblia, comentou o Pontífice, “são uma repetição contínua de bênçãos”. “A grande bênção de Deus é Jesus Cristo, é o grande dom de Deus, seu Filho. É uma bênção para toda a humanidade, é uma bênção que nos salvou a todos”, disse mais tarde o Papa.

«Não há pecado que anule completamente a imagem de Cristo presente em cada um de nós», afirmou o Santo Padre durante a sua catequese, «nenhum pecado pode anular essa imagem que Deus nos deu». Um pecador pode permanecer em seus erros por muito tempo, diz Francisco, “mas Deus é paciente até o último momento, esperando que aquele coração se abra e mude no final”. Deus é como um bom pai e como uma boa mãe, disse o Papa argentino, “eles nunca deixam de amar seu filho, não importa o quanto ele esteja errado, sempre”. 

O Santo Padre comparou Deus à mãe que vai visitar o filho na prisão. “Então nós para Deus somos mais importantes do que todos os pecados que podemos cometer, porque Ele é pai, Ele é mãe, Ele é puro amor, Ele nos abençoou para sempre. E ele nunca vai deixar de nos abençoar”.

Sua Santidade comentou que uma experiência intensa é ler os textos das bênçãos bíblicas em uma prisão ou em um centro de desintoxicação. "Faça com que as pessoas que permanecem abençoadas, apesar de seus graves erros, sintam que o Pai celestial continua querendo o seu bem e esperando que finalmente se abram para o bem", mesmo que seus parentes mais próximos os tenham abandonado.

“Deus não pode anular em nós a imagem de um filho, cada um de nós é um filho, uma filha. Às vezes acontecem milagres: homens e mulheres que renascem”, explicou o Papa. Porque a graça de Deus muda a vida, ele disse: "Ele nos leva como somos, mas nunca nos deixa como somos."

Diante da bênção de Deus, nós também respondemos abençoando —Deus nos ensinou a abençoar e devemos abençoar—: é a oração de louvor, de adoração, de ação de graças.

“Deus não esperou que nos convertêssemos para começar a nos amar, mas nos amou primeiro, quando ainda estávamos em pecado”, afirmou Francisco.

“Não podemos abençoar apenas este Deus que nos abençoa, devemos abençoar tudo Nele, todas as pessoas, abençoar a Deus e abençoar nossos irmãos, abençoar o mundo: esta é a raiz da mansidão cristã, a capacidade de nos sentirmos abençoados e a capacidade de abençoar”, disse o Santo Padre. “Se todos nós fizéssemos isso, certamente não haveria guerras”, acrescentou.

O Papa quis dizer algo às pessoas acostumadas a praguejar, "gente que sempre traz na boca, também no coração, uma palavra feia, uma maldição". “Cada um de nós pode pensar: tenho o hábito de praguejar assim? E peça ao Senhor a graça de mudar esse costume”, disse ele.

No final da catequese, o Papa quis recordar a terrível situação pela qual estão passando os cristãos da Nigéria, que sofreram um atentado no sábado passado com mais de 100 vítimas. «Desejo assegurar a minha oração pela Nigéria, infelizmente mais uma vez sangrenta por um massacre terrorista», disse o Papa, que quis recordar os mortos: "Deus os acolha na sua paz e conforte as suas famílias; e converter os corações daqueles que cometem tais horrores, que ofendem gravemente o seu nome".

Ele também lembrou o 40º aniversário do assassinato de quatro missionários norte-americanos, ocorrido no contexto da guerra civil em El Salvador. “Com determinação evangélica e correndo grandes riscos, levaram alimentos e remédios aos deslocados e ajudaram as famílias mais pobres. Essas mulheres viveram sua fé com grande generosidade. Eles são um exemplo para que todos se tornem discípulos missionários fiéis”, disse Sua Santidade.

Oferecemos-lhe a catequese do Santo Padre, publicada em espanhol pela Sala de Imprensa da Santa Sé:

Catequese 17. A bênção

Queridos irmãos e irmãs, bom dia! 

Hoje paramos em uma dimensão essencial da oração: a bênção. Continuamos nossas reflexões sobre a oração. Nas narrativas da criação (cf. Gn 1-2), Deus abençoa continuamente a vida, sempre. Ele abençoa os animais (1.22), ele abençoa o homem e a mulher (1.28), finalmente ele abençoa o sábado, o dia de descanso e gozo de toda a criação (2.3). É Deus quem abençoa. Nas primeiras páginas da Bíblia há uma repetição contínua de bênçãos. Deus abençoa, mas os homens também abençoam, e logo se descobre que a bênção possui uma força especial, que acompanha aquele que a recebe para toda a vida, e dispõe o coração do homem a se deixar mudar por Deus (Conc. Ecum. Vat. II, Const. Sacrosanctum Concilium, 61).

No começo do mundo está Deus que "diz bem", bem-diz, diz bem. Ele vê que todo trabalho de suas mãos é bom e belo, e quando se trata do homem, e a criação acontece, ele reconhece que "tudo foi muito bem" (Gn 1,31). Em seguida, aquela beleza que Deus imprimiu em sua obra será alterada, e o ser humano se tornará uma criatura degenerada, capaz de espalhar o mal e a morte pelo mundo; mas nada pode anular o primeiro traço de Deus, um traço de bondade que Deus colocou no mundo, na natureza humana, em todos nós: a capacidade de abençoar e o fato de ser abençoado. Deus não errou com a criação e nem com a criação do homem. A esperança do mundo reside inteiramente na bênção de Deus: Ele continua a nos amar, Ele o primeiro, como diz o poeta Péguy [1], continua a esperar pelo nosso bem.

A grande bênção de Deus é Jesus Cristo, é o grande presente de Deus, seu Filho. É uma bênção para toda a humanidade, é uma bênção que salvou a todos nós. Ele é a Palavra eterna com a qual o Pai nos abençoou "enquanto ainda somos pecadores" (Rm 5,8), diz São Paulo: Verbo feito carne e oferecido por nós na cruz.

São Paulo proclama com emoção o plano de amor de Deus e diz: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as espécies de bênçãos espirituais, no céu em Cristo; porque nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e imaculados na sua presença, no amor; nos escolhendo de antemão para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça com a qual nos agraciou no amado” (Ef 1, 3-6). Não há pecado que possa anular completamente a imagem do Cristo presente em cada um de nós. Nenhum pecado pode cancelar essa imagem que Deus nos deu. A imagem de Cristo. Você pode desfigurá-lo, mas não pode removê-lo da misericórdia de Deus.Um pecador pode permanecer em seus erros por muito tempo, mas Deus é paciente até o último momento, esperando que no final aquele coração se abra e mude. Deus é como um bom pai e como uma boa mãe, Ele também é uma boa mãe: eles nunca deixam de amar seu filho, não importa o quanto ele esteja errado, sempre. Lembro-me das muitas vezes que vi pessoas fazendo fila para entrar na cadeia. Muitas mães fizeram fila para entrar e ver o filho preso: elas não param de amar o filho e sabem que as pessoas que passam no ônibus falam "Ah, é a mãe do preso". E ainda assim não se envergonham disso, ou melhor, envergonham-se, mas vão em frente, porque o filho é mais importante do que a vergonha. Portanto, somos mais importantes para Deus do que todos os pecados que podemos cometer, porque Ele é pai, é mãe,é amor puro, Ele nos abençoou para sempre. E ele nunca vai parar de nos abençoar.

Uma experiência intensa é ler esses textos bíblicos de bênçãos em uma prisão ou em um centro de desintoxicação. Faça com que as pessoas que permanecem abençoadas, apesar de seus graves erros, sintam que o Pai celestial continua a desejar o seu bem e esperando que finalmente se abram para o bem. Se até mesmo seus parentes mais próximos os abandonaram, porque já os julgam irrecuperáveis, por Deus são sempre crianças. Deus não pode anular em nós a imagem de um filho, cada um de nós é um filho, uma filha. Às vezes, milagres acontecem: homens e mulheres que renascem. Porque eles encontram essa bênção que os ungiu como filhos. Porque a graça de Deus muda a vida: ele nos leva como somos, mas nunca nos deixa como somos.

Vamos pensar no que Jesus fez com Zaqueu (cf. Lc 19,1-10), por exemplo. Todos viram o mal nele; Jesus, porém, vê um lampejo de bem e, a partir daí, pela curiosidade de ver Jesus, faz passar a misericórdia que salva. Assim, o coração mudou primeiro e depois a vida de Zaqueu. Nas pessoas marginalizadas e rejeitadas, Jesus viu a benção indelével do pai. Zaqueu é um pecador público, ele fez muitas coisas más, mas Jesus viu aquele sinal indelével da bênção do Pai e daí a sua compaixão. Aquela frase que tanto se repete no Evangelho, "teve compaixão", e essa compaixão o leva a ajudá-lo e a mudar seu coração. Além disso, veio a identificar-se com cada um dos necessitados (cf. Mt 25,31-46). Na passagem final do “protocolo” em que todos seremos julgados, Mateus 25, Jesus diz: “Eu estava com fome, Eu tava nua, tava na prisão, tava no hospital, tava aí...”.

Diante da bênção de Deus, nós também respondemos abençoando —Deus nos ensinou a abençoar e devemos abençoar—: é a oração de louvor, de adoração, de ação de graças. O Catecismo escreve: «A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: porque Deus abençoa, o coração do homem pode por sua vez abençoar Aquele que é a fonte de todas as bênçãos» (n. 2626). A oração é alegria e reconhecimento. Deus não esperou que nos convertêssemos para começar a nos amar, mas Ele nos amou primeiro, enquanto ainda estávamos em pecado.

Não podemos simplesmente abençoar este Deus que nos abençoa, devemos abençoar tudo Nele, todas as pessoas, abençoar a Deus e abençoar nossos irmãos, abençoar o mundo: esta é a raiz da mansidão cristã, a capacidade de se sentir abençoado e o capacidade de abençoar. Se todos nós fizéssemos isso, certamente não haveria guerras. Este mundo precisa de bênção e podemos dar a bênção e receber a bênção. O Pai nos ama. E nós só temos a alegria de abençoá-lo e agradecê-lo, e de aprender dele não a amaldiçoar, mas a abençoar. E aqui só uma palavra para quem está acostumado a praguejar, gente que sempre tem na boca, também no coração, uma palavra feia, uma maldição. Cada um de nós pode pensar:Tenho o hábito de praguejar assim? E peça ao Senhor a graça de mudar esse costume para que tenhamos um coração abençoado e um coração abençoado não possa sair de uma maldição. Que o Senhor nos ensine a nunca amaldiçoar, mas a abençoar.

[1] Le porche du mystère de la deuxième vertu, 1ª ed. 1911. Ed. Is. O pórtico do mistério da segunda virtude.

Felicidades:

Saúdo cordialmente os fiéis de língua espanhola. Encorajo-vos a responder ao amor de Deus Pai, que nos amou em seu Filho Jesus Cristo, com a alegria de abençoá-lo e agradecê-lo, e a aprender da sua bondade a nunca responder ao mal com o mal, mas a abençoar sempre, porque por isso fomos chamados para herdar uma bênção. Obrigado.

Ligar

Desejo assegurar a minha oração pela Nigéria, infelizmente mais uma vez ensanguentada por um massacre terrorista. No último sábado, no Nordeste do país, mais de 100 camponeses foram brutalmente assassinados. Deus o receba em sua paz e console seus familiares; e converter os corações daqueles que cometem tais horrores, que ofendem gravemente o seu nome.

Hoje é o quadragésimo aniversário da morte de quatro missionários norte-americanos assassinados em El Salvador: as freiras Maryknoll Ita Ford e Maura Clarke, a freira ursulina Dorothy Kazel e a voluntária Jean Donovan. Em 2 de dezembro de 1980, eles foram sequestrados, estuprados e assassinados por um grupo de paramilitares. Eles serviram a El Salvador no contexto da guerra civil. Com determinação evangélica e correndo grandes riscos, levaram alimentos e remédios aos deslocados e ajudaram as famílias mais pobres. Essas mulheres viveram sua fé com grande generosidade. Eles são um exemplo para que todos se tornem fiéis discípulos missionários.

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...