quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

O beco sem saída da fraternidade humana

Se alguém afirma que este pecado de Adão... é levado pelas forças da natureza humana ou por um remédio diferente do mérito de um único mediador, nosso Senhor Jesus Cristo, que nos reconciliou com Deus em seu próprio sangue, feito para nós justiça, santificação e redenção... que ele seja anátema; pois não há nenhum outro nome sob o céu dado aos homens, pelo qual devemos ser salvos (Concílio de Trento, Sessão Cinco, Cânon Três)

Abu Dhabi

 

A verdade fundamental no âmago de cada religião afirma: há um problema com a existência humana. A palavra "religião" significa "ligar novamente". A religião é uma força de inclinação da lei natural em que todos os homens procuram resolver o problema da existência humana (cf. Summa Theologica, II-II q85 a1). Cada religião define esse problema de maneira diferente e, portanto, oferece soluções diferentes. 

O cristianismo afirma que o problema é o pecado de Adão, ou seja, o pecado original. Isso significa que toda pessoa nascida de Adão nasce no pecado e escravidão àquele que tem “o império da morte, isto é, o diabo” (Hb 2:14). Pelo pecado de Adão, o homem nasce com uma vontade enfraquecida, intelecto obscurecido e inclinação para o pecado. É por isso que o Concílio de Trento anatematiza aqueles que dizem que o homem pode ser salvo “pelas forças da natureza humana”, já que o problema está na própria natureza humana. 

Assim diz nosso Salvador: “Amém, amém, te digo que se o homem não nascer de novo da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus” (João 3: 5). Em 2000, a Congregação para a Doutrina da Fé reiterou-o, declarando que a Igreja  “deve comprometer-se prioritariamente em anunciar a todos os povos a verdade definitivamente revelada pelo Senhor e em anunciar a necessidade de conversão a Jesus Cristo e da adesão a a Igreja pelo Baptismo ”(Dominus Iesus, 22). O batismo é necessário porque a condição humana é a escravidão de Satanás. Daí o Rito Batismal Tradicional excorciza e repreende o Diabo: "Mas tu, ó Diabo, retira-te, porque é chegado o julgamento de Deus."

A fraternidade nascida de Adão - a própria fraternidade humana - é a fraternidade da morte e da escravidão de Satanás. Mas Jesus Cristo traz a verdadeira liberdade e fraternidade “não como os maçons imaginam absurdamente, mas como Jesus Cristo obteve para a raça humana... a liberdade, queremos dizer, de filhos de Deus, por meio da qual podemos ser livres da escravidão de Satanás ou às nossas paixões, ambos os mestres mais perversos; a fraternidade cuja origem está em Deus, Criador comum e Pai de todos ”(Leão XIII, Humanum Genus, 34). O batismo torna a alma um filho de Deus em Cristo, criando assim a verdadeira fraternidade pela libertação de Satanás. 

Esta verdade fundamental é combinada pelos cristãos com a virtude fundamental da caridade, que impele a Igreja a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Estas são as “Boas Novas” porque é a única solução para o problema que todas as religiões estão tentando resolver em vão. A proclamação do Evangelho e “a necessidade da conversão a Jesus Cristo e… o Baptismo” é a prova da caridade cristã para com os não cristãos. O “amor fraterno de coração sincero” (I Ped. 1:22) é a prova da caridade entre os cristãos. Pois a verdadeira caridade manifesta santidade, que é a liberdade do governo de Satanás. 

Este dogma fundamental da fé deve estar no centro da mensagem da fraternidade ao mundo. Lamentavelmente, parece ser o contrário com a recente mensagem em vídeo de fraternidade do Papa Francisco, direcionada principalmente para as relações entre cristãos, judeus e muçulmanos. Pois esta fraternidade que é “Mensagem de Francisco” é “fraternidade humana” e, ao que tudo indica, nada mais é do que a fraternidade de Adão. Ele diz que "a fonte da dignidade humana e da fraternidade está no Evangelho de Jesus Cristo", mas depois falha em pregar a "necessidade do batismo", mas apenas a necessidade de "estar juntos como irmãos e irmãs com aqueles que oram de acordo com outras culturas, outras tradições e outras crenças.” Como podemos ter verdadeira fraternidade se os filhos de Adão estão escravizados por Satanás?

Por outro lado, sua mensagem tem semelhança com as palavras de nosso Senhor na parábola do bom samaritano, que nosso Senhor diz a um homem que está disposto a se justificar (Lucas 10:29). Nisto, nosso Senhor traz ao povo judeu de sua época o mais odiado inimigo racial e religioso, o samaritano, e repreende a impiedosa justiça própria dos líderes religiosos. Quando abordamos a mensagem do Papa Francisco com essa lente, vemos uma verdade crucial em amar nosso próximo por amor a Cristo. A marca conspícua do cristão é o amor aos inimigos (Mt. 5:44), e nosso Senhor reserva para o castigo eterno aqueles que odeiam seu irmão (Mt. 5:22). De fato, muitos críticos do Santo Padre fariam bem em atender a essa repreensão diretamente de Jesus Cristo, pois em seu zelo pela verdade em relação ao Papa Francisco, eles agem contra a caridade e arriscam sua própria condenação eterna. 

Em vez disso, a forma e o fundamento de todas as boas obras, diz Santo Tomás de Aquino, são “verdade e caridade” juntas (Comentário sobre Efésios 4). A dificuldade que a Mensagem de Francisco apresenta é que dá a impressão de que a verdadeira fraternidade só pode ser criada pela caridade, e não também pela verdade. Tomada com suas frequentes condenações de "proselitismo", sua mensagem apresenta ao católico médio nada mais do que a fraternidade "como os maçons imaginam absurdamente." Isso representa um escândalo (ou seja, uma ocasião de ruína espiritual) para os pequeninos - aqueles que são inocentemente ignorantes na fé e são facilmente desencaminhados. Santo Tomás diz que se algo tem apenas a aparência de pecado“Deve ser sempre deixado de lado por causa daquele amor ao próximo que obriga cada um a ser solícito pelo bem-estar espiritual do próximo” (Summa Theologica, II-II q43 a2). Além disso, nosso Senhor reserva para severa condenação aqueles que escandalizam os pequenos (Mt 18: 6).

Mais do que nunca hoje, portanto, devemos recuperar o verdadeiro espírito de São Francisco de Assis, que pode nos mostrar como agir em relação aos judeus e muçulmanos melhor do que a mensagem da “fraternidade humana”. Contra a “figura puramente imaginária do Santo, inventada pelos defensores do erro moderno” (Pio XI, Rito Expiatis), São Francisco ardia de zelo pelo amor às almas. “A caridade [A] rdente penetra no coração de São Francisco”, especialmente para “os mais pobres e repulsivos” (Leão XIII, Auspicato Concessum). Portanto, São Francisco disse que entre os muçulmanos pode-se enfatizar a verdade ou a caridade como duas formas de “anunciar a Palavra de Deus” (Regra, XVI). O Papa Francisco parece escolher um e degradar o outro como "proselitismo". No entanto, São Francisco, considerando o pecado de Adão, sabia que o próprio proselitismo é um ato de caridade. Por isso, ele proclamou com ousadia perante o sultão muçulmano: “Eu sou enviado pelo Deus Altíssimo, para mostrar a você e ao seu povo o caminho da salvação, anunciando a você as verdades do Evangelho”. 

Muitos franciscanos foram inflamados com o mesmo zelo e, posteriormente, foram martirizados pelos sarracenos. Santo Antônio de Pádua, vendo os primeiros mártires franciscanos, prontamente se juntou a São Francisco na mesma verdade e caridade. Assim, este grande santo tornou-se “o mais gentil dos santos” (Oração Inabalável a Santo Antônio), mas também “o martelo dos hereges”. Santo Antônio aparece como uma estátua em um jardim de tomates segurando o menino Cristo e ao mesmo tempo é invocado contra os demônios - eis a verdade e a caridade!

Enfim, o verdadeiro espírito franciscano se manifesta também no novo mártir da caridade, São Maximiliano Kolbe. Ele ardia em zelo pelo povo judeu, como a judia convertida Marie-Alphonse Ratisbonne, e assim procurou convertê-los a Jesus Cristo. Ele fez isso com tanta veemência que Kolbe é vilipendiado hoje como anti-semita, uma acusação que o judeu convertido Roy Schoeman descarta como uma “difamação infundada” (Kolbe: Santo da Imaculada, 181). Quando os nazistas neopagãos invadiram a Polônia, Kolbe instantaneamente se tornou um feroz defensor de abrigar os judeus, a ponto de dar sua comida para eles em Auschwitz enquanto ele próprio estava morrendo de fome e com doenças crônicas (Ibid.., 184). Como sabemos, o santo finalmente deu sua vida para morrer de fome, nu, apenas para salvar a vida de outro homem e ganhar uma gloriosa coroa.

Quando comparada ao verdadeiro espírito franciscano, a “fraternidade humana” pregada pelo Papa Francisco parece ser o humanitarismo banal das Nações Unidas, contando com “as forças da natureza humana” para salvar o homem escravizado por Satanás. Para aqueles que pregam com ardor a caridade, mas não anunciam a “Boa Nova” da necessidade do batismo, omissão grave deste aspecto fundamental da natureza humana. A fraternidade de Adão é morte e escravidão satânica. Ou o “evangelho” da fraternidade humana carece da verdade sobre o pecado de Adão, ou carece da caridade para dar às almas o que é necessário para a salvação eterna. 

[Crédito da foto: Vatican Media / CNA]

 

Fonte - crisismagazine

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...