sábado, 9 de julho de 2022

Há um "grande ódio contra os valores cristãos" no Ocidente, diz deputada finlandesa perseguida por suas crenças

(Christian Today / Ryan Foley) - A deputada finlandesa Päivi Räsänen, processada por expressar suas crenças cristãs sobre casamento e sexualidade, acredita que um "forte ódio aos valores cristãos" na sociedade ocidental fará com que muitos cristãos se autocensurem para serem socialmente aceitos.

O ex-ministro finlandês, Päivi Räsänen 

 

O ex-ministro do Interior, que serviu no Parlamento finlandês por quase três décadas, foi uma das várias figuras políticas mundiais a falar na Cúpula Internacional de Liberdade Religiosa em Washington, DC.

O evento visa aumentar "a consciência pública e a força política do movimento internacional de liberdade religiosa". A cúpula é liderada pelo ex-embaixador em missão para a liberdade religiosa internacional Sam Brownback, que liderou eventos semelhantes na sede do Departamento de Estado durante o governo Trump.

Em março, Räsänen foi absolvida das acusações de discurso de ódio por afirmar repetidamente sua crença de que o casamento deveria ser entre um homem e uma mulher. Mas a batalha legal continua, já que a promotoria recorreu da decisão a um tribunal superior.

Diante da possibilidade de ser condenada a seis anos de prisão, a política de 62 anos atribuiu sua acusação à Finlândia se tornar um “mundo pós-cristão” onde “os valores cristãos são, de fato, uma minoria”.

“A mudança foi tão rápida que é difícil entender o que está acontecendo”, disse ela.

Como esposa de um ministro luterano e ex-presidente dos democratas cristãos finlandeses, Räsänen acredita que os valores cristãos são um "alvo" a ser derrubado em tribunais criminais como parte do "colapso de virtude e desafio aos valores cristãos" que é agora "altamente visível em nossas sociedades".

No caso de Räsänen, ele enfrentou acusações de discurso de ódio por um livro que escreveu há 18 anos, intitulado Masculino e feminino, ele os criou: relacionamentos homossexuais desafiam o conceito cristão de humanidade. Promoção da Igreja Luterana do "mês do orgulho" LGBT. Ela também enfrentou uma terceira acusação por comentários que fez em um programa de rádio sobre homossexualidade.

O bispo Juhana Pohjola, da Diocese da Missão Evangélica Luterana Finlandesa, também foi acusado de discurso de ódio por publicar o livro de Räsänen.

Räsänen insiste que ela não tem nenhuma animosidade em relação aos homossexuais e sugere que aqueles que a acusam de se envolver em discurso de ódio estão realmente incitando-o.

“Somos todos pecadores e precisamos de Jesus. Mas agora, acho que há um forte ódio contra os valores cristãos em nossa sociedade", disse Räsänen. "Se você fala sobre questões de gênero - que existem dois sexos ou que o casamento é entre uma mulher e um homem - isso desperta ódio contra você em nossa sociedade."

Räsänen explicou que "nunca pensou" que enfrentaria julgamento por expressar seu apoio às "doutrinas cristãs clássicas sobre casamento e sexualidade", já que durante todo o seu tempo no Parlamento ela falou abertamente sobre seus "valores cristãos" e suas crenças sobre "casamento e a santidade da vida humana."

"Nada mudou em minha fé e minhas convicções, mas de repente me tornei uma criminosa por causa desse ódio", disse ela.

"O mundo mudou", concluiu. “Acho que minhas convicções não mudaram, mas o mundo mudou muito [rapidamente] na Finlândia e acho que também em outros países ocidentais, países pós-cristãos”.

Descrevendo a mudança cultural como “muito alarmante”, Räsänen acredita que os cristãos devem “acordar para ver o que está acontecendo”, porque sua experiência mostra que é “cada vez mais difícil” para os cristãos expressar sua fé publicamente.

"Temo que isso leve a uma espécie de autocensura. Se você é rotulado como um cristão conservador, isso atrapalha sua carreira ou sua aceitação social", disse ela. "Então, esses tipos de problemas são muito atuais na sociedade finlandesa."

Embora "esperasse que o Ministério Público ficasse satisfeito com a absolvição", considera que a transferência do seu processo para um tribunal superior é uma oportunidade "para abrir um precedente e obter uma sentença com maior peso face a outros possíveis casos semelhantes na Finlândia." e também na Europa.

Ela saudou sua absolvição de acusações de crimes de ódio por um Tribunal Distrital de Helsinque como "uma grande vitória". Ainda assim, ela disse que uma "vitória potencial no Tribunal de Apelações e especialmente na Suprema Corte" seria uma "vitória ainda maior para a liberdade de expressão... e a liberdade de religião" porque criaria "orientação legal para outros casos".

“Acredito que tudo isso está nas mãos de Deus, e acredito que ele me guia e que faz algum sentido que esse processo continue”, acrescentou.

Räsänen disse que o processo e sua presença na mídia finlandesa lhe deram a oportunidade de "defender os valores bíblicos em público e também dar testemunho de Jesus" e dar às pessoas "a resposta ao problema do pecado: Jesus morreu por todas as pessoas". e este é o caminho da salvação.

Embora a Finlândia tenha uma constituição que "garante a liberdade de expressão e a liberdade de religião", Räsänen está preocupado que "a influência da ideologia LGBT é muito forte na sociedade finlandesa e uma espécie de cultura desperta está criando uma cultura de cancelamento em nossa sociedade e é cerceando essas liberdades."

Räsänen lamentou que "agora temos uma espécie de totalitarismo ideológico". Ela citou os esforços para convencer as empresas de mídia social a censurar o "discurso de ódio" no Parlamento finlandês e na União Europeia como exemplos do surgimento dessa ideologia.

Räsänen espera que seus comentários na Cúpula da IRF "incentivem as pessoas a usar seus direitos e se manifestar".

"No início, quando o julgamento começou em janeiro, [o] promotor disse que não seria sobre a Bíblia", lembrou Räsänen. "Mas ele começou a fazer perguntas sobre a Bíblia, sobre questões teológicas, ele até citou alguns versículos do Antigo Testamento e queria mostrar que há muito discurso de ódio na Bíblia."

Räsänen argumentou que a acusação chamou a doutrina cristã de "ame o pecador, odeie o pecado" de "insultante e difamatória" porque "de acordo com a acusação, não pode ser feita distinção entre a identidade de uma pessoa e suas ações, portanto, se o ato for condenado, o ser humano também é condenado e considerado inferior”.

Ela rejeitou essa análise, classificando a ideia de “amar o pecador” e “odiar o pecado” como “o cerne do cristianismo e a mensagem da Bíblia”.

"Se isso for negado, se esse tipo de discurso e ensino for negado, então também o núcleo do cristianismo está morto", disse ela.

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...