domingo, 11 de dezembro de 2022

O fim do mundo e nós.

(Tempi) - No 80º aniversário do nascimento de Monsenhor Luigi Negri (1941-2021), publicamos uma meditação inédita sobre o Advento proferida por ele em um retiro de Advento da Fraternidade de Comunhão e Libertação (15 de novembro de 2009, Milão): «Se Cristo veio uma vez e voltará, mas no meio da minha vida não o acolhe, por que veio?»

Luigi Negri morre  


Graça, liberdade e história

Qual é o fim do mundo? O fim do mundo coincide com a minha felicidade. O fim do mundo, antes de ser um acontecimento cosmológico, em que celebramos o poder de Deus que julga o mundo, através de acontecimentos extraordinários, é outra coisa: o verdadeiro fim do mundo é sobretudo a mudança na vida do homem.

Se as montanhas desabaram, se os lagos transbordaram, se tudo aconteceu que, na sentida e profunda meditação da Igreja, veio a ser identificado com os sinais que precedem o fim do mundo, no sentido do fim da história, se tudo isso também aconteceu, mas a humanidade não mudou, faltaria algo fundamental.

O poder de Deus se manifesta no fim do mundo, isto é, no eschaton, nas últimas coisas, como o poder de Cristo que muda o homem e o mundo; o poder de Cristo que aceita a sua vida humana para ser regenerada na ressurreição e oferece esta vida humana regenerada na ressurreição como dom gratuito, graça, a todos os que nele creem. Este é o fim do mundo: o poder de Deus se manifestando. Mas onde se manifesta definitivamente o poder de Deus? No novo homem que vive no mundo.

Um dos maiores teólogos da história cristã, Santo Irineu de Lyon, diz que Deus é o homem novo que vive no mundo: “Gloria Dei vivens homo”. A glória de Deus é um homem novo que vive com uma consciência irresistível e clara de sua origem, de seu destino; que vive o grande caminho para o amadurecimento da sua inteligência e do seu coração de modo a poder pensar como Deus e viver como Deus. “Portanto, sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial” (Mt 5,48). […]

A nova criatura nasce da intervenção da graça. A graça é algo absolutamente inconcebível e, em alguns aspectos, inexplicável à inteligência humana. Que Deus se tenha doado ao homem em Cristo é o mistério mais profundo do ser e da história, muito mais profundo do que o outro grande mistério, o da criação, no qual Deus se doou, saiu de si mesmo de tal maneira que este dom significou a vida do homem e, em torno dele como contexto no qual é chamado a viver, o cosmos, o universo.

Criação e redenção são a graça de Deus. Mas esta graça de Deus, que nos preenche, realiza-se plenamente e torna-se verdadeiramente fator de mudança somente no contexto da liberdade. Graça e liberdade são o orgulho do verdadeiro catolicismo. Porque a graça exprime toda a gratuidade absoluta da iniciativa de Deus, sem a qual nada podemos fazer, não existiríamos e nada poderíamos fazer. Sem a graça de Deus que é Cristo não poderíamos existir e existindo não poderíamos nos salvar; mas esta graça deve amadurecer, então o acontecimento do senhorio de Cristo sobre o mundo acontece na minha vida porque a minha liberdade aceita se envolver com esta graça; aceita levar a graça a sério, aceita se sentir definido pela graça; concorda em mover-se dentro da graça em um grande abraço que não me esmague violentamente, ao contrário, envolve-me afetivamente e, ao fazê-lo, implica minha liberdade. É o Senhor Jesus Cristo que, com a sua graça, envolve a minha vida com este abraço extraordinário e definitivo; mas esse abraço se expressa como um aumento da liberdade.

A liturgia penetra nas profundezas deste mistério com uma oração simples, mas profunda. Ele fala de uma troca misteriosa entre sua força e nossa fraqueza. O fim do mundo acontece em mim e através de mim é testemunhado neste tempo, porque a sua graça é recebida e retribuída pela minha liberdade, neste misterioso encontro entre o seu poder e a minha fraqueza. Encontro misterioso que descreve o aspecto mais profundo da vida.

A vida cristã é este encontro contínuo e progressivo no tempo, no espaço, nas circunstâncias, nos acontecimentos, na beleza e na dificuldade da vida, na abertura da inteligência e do coração, assim como na mesquinhez da vida; É este misterioso diálogo que continua, este misterioso encontro que faz com que o tempo da nossa vida mortal sirva para o nascimento do nosso corpo imortal.

Semeia-se um corpo corruptível, nasce um corpo imortal, diz São Paulo. Mas a plantação do corpo corruptível e o nascimento do corpo imortal no qual se manifesta definitivamente o poder de Deus, ou seja, o fim do mundo, é um caminho, uma história. A graça potencializa a liberdade e, portanto, potencializa a história, porque a liberdade se vive na história. A liberdade vive-se no tempo e no espaço, vive-se na juventude e na maturidade, vive-se nos bons e nos maus momentos, vive-se nas circunstâncias concretas da vida. Assim, o eterno é construído no tempo. Não porque o homem possa construir sozinho o eterno, mas porque Deus e o homem constroem o eterno no espaço limitado da existência neste encontro misterioso entre o poder de Deus e a nossa fraqueza.

Não sei se -dá-me esta confiança- vale a pena ser feliz na terra por outra coisa senão isto. Não sei se podemos aplicar a palavra felicidade a mais alguma coisa: a mulher mais bonita deste mundo, a maior quantia de dinheiro possível neste mundo, o reconhecimento das nossas capacidades intelectuais e morais, a nossa carreira, etc. A plenitude do ser está na minha mudança diária, porque dia após dia a minha liberdade se abre ao reconhecimento de Cristo, e Cristo, reconhecido e amado, entra na minha vida como fermento de nova humanidade, como fermento que agita toda a massa e dá uma forma diferente à secura e fixidez do começo.

É como um novo princípio de vida que floresce irresistivelmente. Semeia-se em nós um fruto de paz, diz Santiago, que dará frutos no devido tempo, não de forma mecânica, artificial ou fatalista, mas apenas se cada dia a nossa vida for vivida como aquele encontro contínuo entre o poder de Deus e a nossa fraqueza. […]

O verdadeiro obstáculo é um erro de método, não uma inconsistência

No entanto, por que parece que essa nova criatura nunca nasceu? Por que essa promessa de mudança total não está no centro da vida, da consciência, do coração e do amor e, portanto, não é o grande acontecimento da vida, a grande obra da existência? Por que a fé, como reconhecimento de Cristo, como conhecimento de Deus e mudança de nós mesmos nele, torna-se marginal em nossas vidas? Porque a nossa vida está ocupada com tantos outros assuntos que não se comparam a esta promessa cujo cumprimento esperamos, de cujo cumprimento temos a certeza.

Por que parece que essa nova criatura nunca nasceu? Essa nova criatura nunca nasce, não por um problema moral. Esta é a grande libertação do moralismo que significou para nós o encontro com a extraordinária personalidade de Dom Giussani. A nova criatura que está em mim não é retardada pela limitação moral, talvez seja dificultada, mas não é reprimida pela minha imoralidade. A nova criatura não nasce ou não nasce propriamente porque não se vive um método correcto de encontro com o Senhor, de reconhecimento d'Ele, de verdadeira participação na sua vida.

A criatura não nasce por erro de planejamento; não pela incoerência, não pela incoerência que dificulta o caminho; o mal que se faz, diz Ana Vercors em A Anunciação a Maria, faz comer o pão triste à noite. Mas o poder de Deus não é interrompido pela limitação de nossa fraqueza. Deus salva os fracos, salva os que lutam para ser coerentes, como mostra Jesus diante da adúltera: Mulher, onde estão os teus acusadores?; "Ninguém te condenou?" E ela respondeu: "Ninguém, Senhor." Jesus disse: "Nem eu também te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais» (João 8,10-11). Mas então por que a nova criatura não é produzida? A nova criatura não é produzida porque fizemos o método errado: esta é a resposta.

A nova criatura não é produzida, não porque você está cheio de pecado, mas porque você está errado no método. Pergunte mal, não pergunte ou pergunte mal, dizia São Paulo aos primeiros cristãos. Portanto, devemos centrar nossa atenção no método, na fé como método de conhecimento, porque se a fé em Cristo se torna o método de conhecimento (sabei bem, irmãos, que conhecimento para a tradição judaico-cristã significa amor, não ser conhecido, mas o que é amado), então é um caminho no conhecimento, é um caminho exato no conhecimento, que deve ser continuamente recuperado e perseguido. […]

Três fatores fundamentais

Em primeiro lugar, é o reconhecimento de um fato objetivo. "No décimo quinto ano do império do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia e Herodes tetrarca da Galiléia..." (Lc 3,1) o Filho de Deus veio à terra e sua existência histórica é absolutamente inegável . A mãe, o local de nascimento e o ofício que exerceu são elementos históricos de sua existência. É um acontecimento objetivo para quem o encontrou, como é para a nossa vida, porque íamos pelo nosso caminho e encontramos uma comunidade, uma empresa, que nos dizia: “O Senhor está aqui”.

Assim, o processo que põe em movimento a energia de Deus que vai ao encontro da minha liberdade e me transforma, não vem de uma ideia, de uma exigência, mesmo religiosa, mas do acontecimento que se tornou história e se torna encontro. O acontecimento de Cristo torna-se história, torna-se encontro, e por isso é necessário partir do reconhecimento de um fato objetivo, originariamente independente de quem faz a experiência. É o encontro com algo objetivo.

Sua mãe teve um fato objetivo diante dela durante toda a vida, que não pode ser atribuído ao que ela pensou, ao que entendeu, ao que sentiu. Ela o seguia todos os dias, superando todos os seus sentimentos e todas as suas premonições, para afirmar a sua Presença. Uma nova vida surge em nós de algo que aconteceu e é reconhecido.

Não só temos que partir do fato, mas devemos reconhecer que o fato está carregado de uma promessa, de um significado que transcende infinitamente todas as minhas expectativas, todas as minhas previsões, todas as minhas possibilidades de compreensão. Um fato extraordinário, independente de mim, que traz para minha vida uma promessa de realização que vai infinitamente além de tudo de melhor que posso pensar de mim e da realidade.

Assim, comprometer-se com o Senhor, comprometer-se com este acontecimento, é ser surpreendido numa correspondência imprevista, inesperada, absolutamente inconcebível, mas real. Essa pessoa é mais eu do que eu; essa pessoa me conhece mais do que eu mesmo; Esta pessoa, como disse de modo inesquecível João Paulo II nas belas passagens do número 10 do Redemptor hominis, revela ao homem toda a verdade sobre o homem. Um fato que contém uma promessa além de todas as expectativas; Eu, que registro esta promessa, que está além de todas as expectativas, não posso deixar de reconhecer que é o que tenho esperado por toda a minha vida. Uma correspondência impensável: assim me afirmo plenamente em minha demanda de sentido, em minha demanda de verdade, beleza, bondade, justiça.

A importância da verificação

No entanto, devemos reconhecer que não devemos nos deter simplesmente nestes três fatores: a presença do fato objetivo de Cristo, a intensidade da promessa que ele coloca em nossas vidas, a percepção de uma correspondência extraordinária. Sou questionado porque digo: "Isso me corresponde". No momento em que digo "isso depende de mim", sou chamado a assumir total responsabilidade por mim e por Ele.

"Senhor, para quem iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna» (Jn 6,68). É a primeira formulação, a mais simples, a mais elementar da vida cristã, que floresceu na boca de alguém que não sei se era especialmente inteligente, mas que certamente tinha um profundo senso de realidade. "Senhor, para quem iremos nós? Você tem palavras de vida eterna". Temos que registrar essa correspondência e trabalhar nela.

A fé é um fato vital, a fé é o encontro contínuo entre a presença de Cristo e a minha humanidade com todos os seus fatores, com todas as suas condições e com todos os seus condicionamentos. Sou chamado a interpretar a minha humanidade na presença de Cristo: isto é fé, portanto, se não há humanidade, não pode haver fé.

Se ao invés de jogar sua humanidade você joga seu sentimento de Deus, seu sentimento de Cristo, suas ideias sobre Cristo, isso não é fé, é abstração, é ideologia. Você tem que arriscar sua vida hoje diante do Senhor , que fala com o mesmo encargo e com a mesma precisão com que falou ao primeiro. E esta concretude e historicidade são possíveis porque o Senhor vos encontra na Igreja e através da Igreja; portanto, você deve jogar sua vida humana; se falta o humano, não há fé.

Mas se existe o humano e não há reconhecimento de Cristo, não há fé de qualquer maneira, não há encontro entre seu poder, sua riqueza e nossa pobreza. A expressão de Dom Giussani, justamente lembrada neste período, é extremamente densa e precisa: a vida de fé é uma verificação; somos chamados a verificar se a sua Presença é conveniente. A sua Presença é conveniente porque ilumina a nossa existência, em todos os seus detalhes, com uma luz que de outro modo não existiria; dê ao meu coração a força para enfrentar a vida que eu não poderia dar a mim mesmo.

Então a fé cresce a cada dia nesta verificação. Enfrentar a nossa vida com fé ou oferecer a nossa vida humana à fé em Jesus Cristo torna a vida cada vez mais irresistivelmente plena. É por isso que a nova criatura nasce. A nova criatura nasce na verificação.

Por que todos vocês que estão aqui não foram embora? Porque certamente não de forma contínua e sistemática, mas em certos momentos da vida era necessário reconhecer que a nova criatura estava se formando. Que havia uma humanidade diferente, que havia uma plenitude diferente, que havia uma afeição pela própria humanidade e pela dos outros, que havia uma clareza de julgamento, que havia uma energia de ação; em suma, o novo estava surgindo em todos os lugares.

O novo irrompeu por todos os lados em nossa capacidade de enfrentar os grandes desafios que recebemos. E Deus conhece os desafios que todos vocês que estão aqui me ouvindo têm enfrentado em suas vidas. Mesmo desafios terríveis, humanamente falando, incompreensíveis e injustos. Mas se você ainda está aqui é porque nenhum desses desafios desintegrou a novidade da nova criatura. Pelo contrário, misteriosamente, a limitação, o cansaço, a dor podem ter sido momentos privilegiados desta verificação positiva: a nova criatura, isto é, o fim do mundo em mim, o acontecimento do seu Reino em mim. Porque se o seu Reino não for dado em mim, ele não existe. […]

Só existe um espaço onde se encontra Deus e verifica se ele não nos engana: a nossa vida. O homem só tem um espaço para verificar isso: seu comer e beber, seu acordar e dormir, seu viver e morrer. Estas são exatamente as dimensões que o Santo Evangelho implica como lugares para experimentar o poder de Deus. Se você comer, se beber, se fizer qualquer outra coisa, faça por Cristo.

A nova criatura está, pois, aí, como uma semente lançada em boa terra, semeada numa terra inteiramente constituída e determinada pela nossa liberdade, como capacidade de resposta, como capacidade de dizer, certamente também condicionada pela possibilidade de nossa rejeição; mas o jogo joga-se a este nível, joga-se ao nível da vida concreta, porque cada dia da nossa vida concreta é um dia em que devemos decidir se vale mais a fé que a vida ou se vale mais a nossa vida que a fé .

O prefácio VI do missal, que ele usou todas as vezes que celebrou a missa com dom Giussani, diz em um ponto - estou citando de memória, não literalmente-: cada dia de nossa peregrinação na terra é um sinal sempre novo de sua presença entre nós e o começo da vida imortal em nossa existência. A nova criatura nasce na história, amadurece na história, realiza-se na história, porque nela trabalha seriamente a nossa liberdade. Esta é a fé: conhecer a Deus e aquele que o enviou, Jesus Cristo. Conhecer significa envolver a totalidade da vida. Qual é então o conteúdo fundamental do trabalho do homem? É a sua vida. […]

O "inimicus homo"

Nesta questão da alteração do método, de um método errôneo, desta possível alteração da inteligência, de uma concepção errônea e reduzida da fé, não é só Cristo e nós que está em causa. Certamente, Cristo e nós estamos em jogo, mas não apenas nós. Junto conosco e contra Cristo atua o inimigo no mundo: inimicus homo (ver Mateus 13).

Não podemos estar conscientes do caminho que nos espera, das responsabilidades que assumimos, do esforço que fazemos, se não dermos finalmente e com maturidade espaço a Deus no nosso pensamento e, ao mesmo tempo, se não considerarmos o fato de que há alguém que luta contra nós, lado a lado, mas contra nós, para que nossa fé não possa viver plenamente. Ele é chamado de diabo, ele é chamado de demônio.

Um dos sinais mais marcantes da profunda alteração da fé como inteligência que está ocorrendo na vida cristã é o fato de que nunca se fala do diabo. O diabo nunca é mencionado como a fonte misteriosa e poderosa desse ataque a Cristo e à Igreja. É um papel de liderança no mal que beira o poder de Deus, que tenta atacar o poder de Deus, porque o diabo é o ser mais forte e inteligente do mundo logo abaixo de Deus.

Por isso é preciso dar espaço, diria também intelectualmente, como fator de conhecimento, ao fato de que, na grande batalha pela nova criatura que se afirma em nós, não há só Cristo e nós, mas também o diabo, que tenta tornar vão, vazio, insubstancial este caminho de fé.

A forma como o demônio exerce esta terrível tentativa, continuamente presente, de excluir Cristo da vida e da sociedade, serve para negar a salvação do homem, para deixá-lo absolutamente impotente e manipulado pelos poderes, que São Paulo chamou de poderes da terra e o ar, ou seja, serve para deixar o homem à mercê do poder diabólico nas diversas formas em que se realizou historicamente.

Nesta batalha, devemos retornar verdadeiramente à grande visão da escatologia cristã. O demônio está presente, ele está ativo, e essa presença deve ser reconhecida e desmascarada. Acima de tudo, precisamos daquela súplica insistente ao Espírito do Senhor para que nos livre do mal. Quando você reza o Pai Nosso quando você diz "livra-nos do mal", o que você está pensando? Quando não dizemos por hábito, implicamos no mal, na expressão mal, todos os nossos pequenos males da vida cotidiana, todas as nossas dificuldades; Nenhum de nós compreende o que significa dizer a Deus «livrai-nos do mal»: livrai-nos do poder do diabo, livrai-nos desta vontade extraordinária de negar Deus e o homem, que agora domina sem oposição, por exemplo, através do meios de comunicação social, que realmente destroem a imagem da fé, impondo sub-repticiamente uma concepção absolutamente ateísta do homem, das relações sociais, do amor, da vida, da velhice, da juventude e de tudo o mais.

O Advento é dominado pela certeza e petição

O trabalho da fé é um trabalho que deve ser sustentado, que deve ser uma expressão de inteligência; é fundamental conhecer os fatores que estão em jogo nessa batalha. Esta é outra área onde existe o risco de ir mal.

A percepção e falta de clareza sobre o fato de que na grande batalha da vida (a Bíblia diz que a vida do homem é uma batalha, "militia est vita hominis") é fundamental.» [Jó 7,1]), na grande batalha da vida que é a grande batalha da fé, deparamo-nos com fatores que nos são superiores e dos quais devemos pedir a misericórdia de Deus para nos livrar. Por esta razão, o Advento, especialmente o Advento Ambrosiano, é dominado pela certeza e pelo questionamento. A certeza do fim do mundo, a certeza do cumprimento da glória de Deus na glória de Cristo e da glória de Cristo na glória dos homens, esta certeza que percorre toda a liturgia e que se torna até palpável na grande liturgia da semana antes do Natal, com a centralidade da Virgem (na qual se cumpre carnalmente o mistério do Poder de Deus e, portanto, a partir daí começa aquela vida nova de Cristo nela e dela respondendo a Cristo) que é o ideal da vida cristã de todo homem.

Mas se nesta liturgia vive um movimento tão poderoso para reconhecer a definitividade de Cristo, também a liturgia do Advento está consciente da nossa pobreza, da nossa capacidade de trair a concepção correta da vida. A liturgia está ciente dos poderes demoníacos que tentam interromper esse diálogo ininterrupto entre Cristo e nossas vidas. Por isso, a liturgia do Advento é a liturgia da certeza e da petição.

A liturgia ambrosiana é certamente, de forma admirável, incomparável com a liturgia romana, a liturgia da certeza do fim do mundo: Cristo é o Triunfante, o Juiz que volta, é uma certeza absoluta que semana após semana se aprofundará com temas, formas, imagens, absolutamente sempre diferentes, e sempre mais convergentes; mas, por outro lado, existe a percepção de que podemos não entender, podemos não querer e podemos trair. E por isso a consciência da nossa limitação torna-se a consciência de que só invocando a graça a cada momento podemos ser salvos. A oração é um pedido insistente a Cristo para que se faça presente.

Esta nova criatura, este fim do mundo em mim, esta realização da glória de Cristo em mim, amadurecendo no tempo, de modo que cada dia da nossa peregrinação na terra seja um dom sempre novo do seu amor por nós, é um apelo a participar cada vez mais profundamente na ressurreição.

Essa positividade que cresce, que amadurece, que faz valer a existência, para que nem um fio de cabelo, como ouviremos no Evangelho de hoje, caia em vão, nem uma lágrima caia dos olhos, tem um grande fator dinâmico de realização chamado missão.

O Evangelho de hoje descreve todo o caos do fim do mundo, que é o caos da vida cotidiana: não são aquilo que o Senhor Jesus Cristo apontou como sintomas do fim do mundo os mesmos que podemos encontrar na vida cotidiana, nas desastre da vida diária? Como se dissesse que o verdadeiro fim do mundo se apresenta todos os dias ao homem que vive a fé.

A vinda de Cristo, a vinda de Cristo todos os dias na minha vida é o profundo significado de ter vindo uma vez, e voltar, porque se ele veio uma vez e voltará, mas no meio minha vida não o acolhe, por que ele veio? É por isso que São Carlos Borromeu, só ele, fala de uma terceira vinda, no concreto da vida cotidiana. Porque viver o quotidiano na certeza da fé, da esperança, da caridade, abre a vida todos os dias à sua vinda e Cristo vem ao nosso encontro todos os dias.

A missão: nossa responsabilidade na vida da Igreja

Todo esse movimento se chama missão; tudo o que acontece é dado ao homem como oportunidade de testemunho; De forma simples, poderia dizer apressada, muito essencial, o Senhor Jesus Cristo indicou o sentido da vida na história: a vida nos é dada para sermos testemunhas. Por isso, a missão é o grande caminho que fortalece a fé; a fé fortalece-se dando-a, dizia o grande João Paulo II na sua encíclica Redemptoris missio.

A mesma coisa motivava a nós, meninos, a ir à "caridade" em La Bassa quinzenalmente, às vezes até toda semana. Por que estávamos indo? Porque Giussani nos disse o que devemos fazer para entender: as grandes coisas da vida não podem ser compreendidas se não forem vividas, se não forem feitas. A missão é, então, aquele fazer que torna Cristo cada vez mais claro para mim, e que me põe em condições de dar testemunho d'Ele na minha vida quotidiana. Por isso, a missão é uma responsabilidade inegável da Igreja, isto é, de cada cristão.

Mas a missão do cristão é a missão da vida concreta e ordinária da existência, vivida na certeza de que o Senhor presente transforma a minha vida comigo, e a transforma tanto mais profundamente quanto mais a minha vida é vivida, não para afirmar eu mesmo, minhas medidas, meus planos, mas vive para afirmar Aquele que morreu e ressuscitou por nós.

A palavra missão é inevitável. Não é possível pensar um caminho cristão sem que a missão seja a prova suprema. Lembro-me muito bem de todas as vezes que, intervindo, às vezes um pouco irritado, Giussani esclareceu que para nós a missão não é o fim, mas o método de educação. Não é que façamos a missão no final, quando já amadurecemos como inteligência, como vontade; a missão torna a nossa experiência mais verdadeira, mais madura, mais consistente. Por isso, uma vida cristã que não seja animada pela vontade de comunicar Cristo aos homens através das formas da vida quotidiana não é credível, não é possível. […]

Sobre a missão há a maior confusão na vida cristã. Parece que a missão impede o diálogo. Para dialogar com os homens, devemos colocar entre parênteses nossa identidade, se não totalmente, pelo menos um pouco. Missão ou diálogo. Acredito que muito do conteúdo das obras e reflexões do mundo eclesiástico, mesmo em altos níveis, está maculado por essa presunção. A tradição cristã de todos os tempos, desde os Atos dos Apóstolos até o magistério do atual pontífice, segue outra lógica: missão e diálogo. É a missão, ou seja, a posição da nossa identidade no mundo, rica, plena, que se torna capacidade de diálogo. É na medida em que posiciono minha identidade que consigo me abrir para a identidade do outro. […]

A verdadeira reforma da Igreja, aquilo que o pensamento medieval dizia ser necessário para cada geração, Ecclesia semper reformanda, esta reforma permanente da Igreja está ligada à verdade da missão do povo cristão. Vocês têm uma grande responsabilidade de fazer a Igreja viver de forma mais positiva do que agora. É importante que você não se isole dele, orgulhoso do bem-estar que recebe do Movimento; ou que você a discuta de longe, como se fosse algo que não lhe interessasse, talvez rindo de suas limitações, defeitos e pobreza, como se não fossem as limitações, defeitos e pobreza de nossa mãe.

Portanto, seja responsável por sua vida como uma missão; quanto mais responsável você for pela sua vida como missão, mais bem você fará à sua vida e assim começará a entrar na glória do Senhor, já nesta terra. Não só entrarás, cada dia mais, na nova criatura que o Baptismo já te fez seminalmente, potencialmente, mas farás o bem da Igreja. E fazer o bem da Igreja significa fazer o único bem possível para a humanidade. Porque se a Igreja é viva, livre e intensa, a humanidade recebe dela, como já aconteceu em vários momentos da história, uma grande influência positiva.

Santo Agostinho disse, e termino com esta citação, apoiando assim as minhas palavras em bons ombros: «Os pastores morreram, mas as ovelhas estão seguras: o Senhor vive. 'Eu vivo', diz o Senhor Deus. Quais pastores morreram? Aqueles que buscam seus interesses, não os de Jesus Cristo. Haverá, então, e haverá pastores que não buscam seus interesses, mas os de Jesus Cristo? Lá estarão eles” (Sermão 46, Os Pastores).

O Senhor provê a sua Igreja como quer, mesmo de uma forma que às vezes nos parece incompreensível. Os verdadeiros pastores não falharão e certamente o povo cristão não será abandonado à sua sorte. Mas o pastor é cada um de vós, cada um de vós que procura viver a sua vida, não para si, mas para afirmar clara e decididamente que o Senhor ressuscitou verdadeiramente. A nossa vida vive num conhecimento cada vez mais profundo do Santo de Deus, que não está nem antes da história nem além da história. É anterior à história, gerado, não criado. Ele está fora da história e virá como Senhor e Juiz, mas também está na história, como crucificado e ressuscitado, e somos chamados a experimentar que a sua proximidade, na sua Igreja, como crucificado e ressuscitado.

Postado em Tempi

Traduzido por Verbum Caro para InfoVaticana

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...