sexta-feira, 7 de abril de 2023

Meditação das Sete Palavras de Cristo na cruz

O autor é sacerdote e pertence à Congregação “Servos de Jesus”. Atualmente é capelão da Universidade Complutense de Madrid (Campus Somosaguas). Ele é um colaborador regular do Magnificat.

cristo crucificado  

 

Por Rafael Hernando de Larramendi, SdJ

 

As Sete Palavras recolhem as últimas frases que Jesus pronunciou durante a sua crucificação, antes de morrer, tal como estão reunidas nos evangelhos. A piedade cristã sempre teve uma devoção especial por eles, pois são considerados citações exatas, ou seja, "palavras verdadeiras" de Jesus. Neles encontramos uma chave que nos abre à revelação do sempre mais de Deus: vida e projeto trinitário para os homens, identidade plena do Filho de Deus e alcance de sua obra redentora, significado da morte do Senhor e do sofrimento humano, papel do Igreja representada arque tipicamente em Maria ao pé da cruz, etc. 

São «palavras da cruz», procedem diretamente do sofrimento, pronunciam-se no momento urgente da morte do Filho de Deus, que se faz homem sobretudo para realizar a redenção. Por isso, nelas reside uma plenitude sem medida e nelas se recolhe a essência da sua missão. Cada uma destas palavras da cruz é histórica, foi pronunciada numa situação única, excepcional e irrepetível. A sua plenitude faz deles uma doutrina a favor de toda a Igreja nascida com Maria. Portanto, essas palavras manterão seu valor sempre e em todas as horas de nossas vidas. cruzar

Meditemos contemplativamente neste testamento de vida que o Senhor nos deixou.

  1. "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lc 23,34)

Depois de tudo que fizeram com você, você diz que eles não sabem o que estão fazendo? Depois do desafio dos homens ao seu Deus, insistes que os Sinedritas, Caifás, Pilatos, Judas, os sacerdotes e a turba não sabem o que fazem?... É verdade, no fundo os homens não sabem o que nós estamos fazendo quando ofendemos a Deus, não podemos imaginar o alcance de nossas ações quando pecamos.

Nestas primeiras palavras podemos encontrar toda a missão do Filho: obter do Pai o perdão de todos os pecadores. E fê-lo pela força do amor que atravessa o sofrimento e a impotência. Ele viveu entre os pecadores, conhece-nos, sabe que precisamos da sua ajuda e encorajamento, sabe que sem o seu perdão misericordioso perecemos.

Gostamos de ouvir essas palavras de perdão, mas não somos tão rápidos em aplicá-las a quem nos ofende. Que esta palavra da cruz estimule a nossa absoluta confiança no vosso generoso perdão e nos leve a perdoar os nossos irmãos com a mesma indulgência e compreensão com que os perdoais.

  1. "Garanto-te que hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23,43)

Após o abandono de todos aqueles que em algum momento pensaram que Jesus poderia ser rei de Israel, resta um que confessa sua realeza. É o ladrão arrependido que, parecendo um tanto louco, grita a tolice de pedir que se lembre dele quando estiver em seu reino. Ele acredita no Rei Messias justamente quando o vê pendurado em uma cruz, como um criminoso vulgar, prestes a ser dilacerado e sufocado até a morte.

Este pecador coincide com a última hora do Senhor. Coincidência divina em que o ladrão não contribuiu em nada para estar ali com o Filho de Deus. Do próprio Jesus vem a graça da sua presença física e a graça da sua palavra sacramental que agora abre o céu ao pecador que crê e se arrepende. A morte em meio a dores inimagináveis ​​é o caminho para o céu, que é o mundo de Deus e seus santos, um mundo eternamente separado dos pecadores.

Senhor, queremos ouvir a tua palavra salvífica que nos convida ao arrependimento sincero e que abre o caminho para o céu, o teu próprio céu, o do Pai e do Espírito Santo. Não vale a pena viver sem você, ocupados conosco mesmos, cheios de culpa e carregando nossa rejeição à sua vontade. Que possamos ouvir todos os dias aquele hoje eterno que nos traz a tua paz e a tua misericórdia para a nossa vida diária e por toda a eternidade.

  1. "Mulher, aí está o teu filho!... Aí está a tua mãe!" (Jo 19,26-27)

Maria não acompanhou Jesus durante a sua vida pública nos momentos de triunfo, quando lhe diziam: «Nunca se viu isto em Israel» (Mt 9,33) ou quando gritavam: «Hosana, Filho de David! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!" (Mt 21,9). Mas esta tarde no Calvário aqui está ela. Desapareceram as turbas que o aclamavam, seus seguidores escondidos e amedrontados, permanecem sua Mãe e o discípulo amado. 

Na atualidade, o Filho dirige-se à sua Mãe e a São João com palavras que a tornam a mãe de todos. João, que nos representa, participa da fecundidade da cruz entre a Mãe e o Filho. E assim, em singular reciprocidade, Maria e São João recolhem os frutos da cruz e os espalham ao resto da Igreja. Nova graça que, a partir de agora, forma o núcleo da Igreja. Centro de amor que irradia e sustenta todos nós que formamos o Corpo de Cristo.

Senhor, permitiste que João, vosso discípulo amado, vos substituísse no vosso lugar de Filho para nos ligar de modo especial à vossa Mãe. Faz-nos viver este vínculo de amor em todas as facetas da nossa vida, que alimentemos a nossa vida cristã com aquele amor expansivo. Nós apenas temos que receber sua Mãe com fé e amor, acolhê-la como parte de nossa vida diária. Dai-nos, pelos méritos da cruz, a graça de a receber!

  1. "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" (Mc 15,34)

O evangelista transcreveu as palavras exatas de Cristo em aramaico: "Eli, Eli, lema sabatani". Pode parecer que invocava o profeta Elias, mas Jesus invocava o Pai com as primeiras palavras do Salmo 22, que descreve, com tormentos espantosamente semelhantes aos que sofre Cristo, a angustiante situação de um fiel israelita em apuros, que sente-se abandonado por Deus.

Jesus na cruz sofre como um homem que escolheu em sua existência humana todas as possibilidades de sofrimento, para conceder a salvação a todos nós. Estamos no ápice de sua missão redentora. Ele sofre pelos pecados de todos, mas acolhe esse sofrimento na missão e dentro dela. E entre os sofrimentos que não evita está também a experiência da ausência do Pai. Levar a redenção até o fim sem sentir ou ver a presença de Deus Pai.

Senhor, não podemos imaginar a prova que estás passando, porque o teu vínculo de Filho com Deus Pai é único, sem comparação com as nossas experiências de filiação. Na verdade, você não poupou nada, não poderia sofrer mais. Concede-nos renovar a certeza da fé de que somos teus filhos e ensina-nos a atravessar nossas desolações, nossas trevas, sabendo que tua experiência nos sustenta. Que a ausência do Pai que sofrestes sustente todos aqueles que não puderam viver como filhos amados pelos próprios pais e experimentem a sua ausência e as suas consequências. 

  1. "Tenho sede" (Jo 19,28)

Jesus diz esta palavra de forma perceptível. Ele diz isso para si mesmo e para os outros. Ele está com sede, porque não comeu nem bebeu uma gota de água por mais de quinze horas. Já do Getsêmani começou a desidratação com aqueles suores de morte. A perda de sangue na flagelação, na coroação de espinhos e na cruz, perfurou seus pés e mãos..., tudo isso produziu esta progressiva desidratação. Agora ele está no auge da tortura insuportável da sede. 

Mas a sede física, sem menosprezá-la, exprime o seu estado de abandono, o seu estado de necessidade. Sede corporal e, mais ainda, sede espiritual; sede da presença do Pai. Em sua vida cotidiana, o Filho vivia sob a presença amorosa do Pai. Todas as suas ações, desejos, pensamentos eram consequência do olhar do Pai. Ele era rico por possuir o Pai. Agora, sua sede mostra sua absoluta pobreza. Ele deu tudo. A sede é o outro lado da rendição.

A tua sede, Senhor, é uma expressão eloquente do teu amor por nós. Antecipe sua oferta eucarística: corpo entregue e sangue derramado. Que nosso amor sacie sua sede, que nossa dedicação supra sua necessidade. Correspondamos ao Senhor, que também tem sede do nosso amor.

  1. "Tudo está consumado" (Jo 19,30)

Jesus estava consciente do profundo significado da sua vida e da sua morte. Ele havia dito repetidamente que era necessário cumprir o que os profetas haviam anunciado sobre sua paixão e morte. Neste momento da cruz, ele tem a certeza de que tudo o que foi anunciado se cumpriu. Tudo faz sentido. E ele diz isso em voz alta para que também estejamos seguros. Apesar das obscuridades e das provações, a cruz nos convence de que tudo em nossa vida faz sentido, entra nos planos de Deus. 

Certamente não é um grito de desespero, mas, ao contrário, uma palavra de serena conformidade e profunda paz. O Senhor concluiu a obra que o Pai lhe confiou. Sua missão está cumprida. Põe fim a tudo o que o pecado do mundo pode dominar e assim abre espaço para o novo: o amor de Cristo como essência da vida. Agora cabe à Igreja administrar o que foi realizado, porque ela é a destinatária da tarefa do Senhor de remover o pecado do mundo e abrir novos caminhos para o amor.

Senhor, que a tua missão cumprida seja a nossa alegria, a nossa paz, a nossa glória. Receber e dar o tesouro da salvação também é nossa tarefa. A nossa vida ganha sentido a partir da missão, que dá direção e sentido até ao que não compreendemos.

  1. "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23,46)

São as últimas palavras que o Verbo de Deus feito homem pronunciou na carne mortal. São as últimas palavras da cruz. E ele os proclamou em voz alta, como se sublinhasse a última vontade de seu testamento. Com eles, toda a vida de Jesus se resume no cumprimento da vontade do Pai: dar-nos o seu Espírito, que é do Pai e do Filho. Ao depositar o Espírito nas mãos do Pai, morre num estado de abandono que chega ao extremo. Ir para a morte com o Espírito teria sido um alívio. Renúncia absoluta que só se explica porque o Filho quer obedecer até o fim. É um ato de obediência inexorável.

Depois da ressurreição e da ascensão, a Igreja receberá no Pentecostes o Espírito Santo enviado pelo Pai e pelo Filho. A entrega do Espírito ao Pai desde a cruz é a preparação para que a Igreja o receba de maneira nova, sem medida, poderosa e fecunda. Da cruz brota a fecundidade e a vitalidade da Igreja, graças a este gesto do Senhor que coloca toda a sua vida nas mãos de Deus, entregando o seu Espírito. 

Senhor, que não esqueçamos que não há fertilidade fora do Espírito Santo e que sofreste a cruz para que possamos recebê-la. É por isso que não há fertilidade na Igreja sem a cruz. Que a ação do teu Espírito renove a nossa vida e nos sustente nas cruzes que nos permites sofrer. 


Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...