quarta-feira, 31 de maio de 2023

"Vamos falar do diabo": Munilla aponta 4 grandes mitos e como usar "a couraça contra o maligno"

Um soldado de armadura. 

Por José Maria Carrera

 

Em uma de suas últimas conferências proferidas em 26 de maio, o bispo da diocese de Orihuela-Alicante, José Ignacio Munilla, alertou sobre os quatro grandes mitos e erros sobre o diabo no Ocidente secularizado, além de um "manual" para isso "aqueles que buscam a santidade" podem prever a ação diabólica e como enfrentá-la. Extraímos alguns deles:

O demônio não é real, apenas uma representação

Citando a conhecida frase do poeta romântico Charles Baudelaire, "A maior artimanha do diabo é  nos fazer acreditar que ele não existe", Munilla destacou que a visão que hoje se transmite sobre o diabo é representá-lo como um "mítico personificação do mal" que não existiria como um ser real "A fé católica afirma claramente que os anjos existem", afirmou Munilla usando o Credo ou o Catecismo. "Também os demônios, que nada mais são do que anjos caídos que abusaram da liberdade com que Deus os criou. Se acreditarmos que ela não existe, então eles têm carta branca para agir sem encontrar em nós defesa ou estratégia defensiva," ele adicionou.

O diabo é um deus mau

Munilla ficou surpreso ao ver como "hoje coexistem dois erros opostos ao mesmo tempo", o de negar a existência do demônio e o de "exagerar sua importância e assumir que ele tem o grau de divindade, como se fosse um deus do mal".

No entanto, acrescenta o bispo, «muitas vezes a rejeição da fé não só leva ao ateísmo materialista, mas acaba por se refugiar em feiticeiros, superstições, no satanismo... O demônio abandonou Deus para se entregar ao oculto, ao bruxaria e idolatria", chegando ao "absurdo" de acreditar que se trata de "uma entidade ou um deus contrário ao único Deus verdadeiro".

Jesus falou do diabo apenas "para o seu tempo"

O bispo também se referiu a um terceiro erro, que é que quando Jesus falou sobre o diabo “ele foi condicionado pelo tempo que viveu”. Algo que "não é aceitável", porque "Jesus é o revelador do Pai e sempre pensou, falou e agiu livremente respeitando os condicionalismos do seu tempo. Falou claramente da existência do maligno e da chegada do reino de Deus é mostrado em que Jesus curou os enfermos, expulsou Satanás e realizou exorcismos mostrando sua autoridade sobre o diabo".

"Não é um tema que deva ser discutido hoje"

Por último, Munilla questionou aqueles que, ainda acreditando no demônio, afirmam que "não é conveniente falar sobre este assunto", argumentando que assim a Igreja "se faz ridícula", não se entende "que o mundo está não está disposto a falar disso ou que a cultura contemporânea não está receptiva" a esta mensagem.

Recordando que deve ser num tom “prudente e sóbrio, não mórbido”, Munilla lembrou que esta abordagem “não é aceitável”, pois tanto “na Bíblia como na Tradição, Satanás não é uma peça secundária que se possa eliminar”, mas "um elemento-chave do mistério do mal".

"Seguir Jesus Cristo implica renunciar a Satanás como se faz no batismo. É preciso falar do diabo em nosso tempo porque senão não viveríamos na verdade. Um tratado espiritual que eliminasse a luta contra Satanás seria como um manual militar que evitou falar sobre a aviação inimiga. Temos que falar a verdade, como o Evangelho, sem nos deixarmos envergonhar pelo tempo em que vivemos",  acrescentou.

quadro do filme 

 

Munilla adverte como, ao rejeitar Deus, o satanismo se esconde em outras formas de "espiritualidade", como a Nova Era, o satanismo ou a feitiçaria. (Ainda do filme La Santa Muerte).

Cuidado com o diabo sem exagerar ou desprezá-lo

Mas, como falar do diabo em nossos dias se sua obra não é reconhecida? De fato, Munilla não só expressou que não é conhecido, mas em muitos casos "obcecado" ou falando excessivamente sobre os ataques sobrenaturais do demônio -infestação, obsessão e possessão- "distrai" de como o demônio age no dia-a-dia -dias. Nesse sentido, Munilla alertou não apenas para "obcecar" com esses eventos extraordinários, mas também para "desconsiderar os casos que possam existir".

Na sua opinião, e tendo assistido a vários exorcismos, Munilla sabe que "o diabo não é estúpido" e não vai atacar "de cara nua" com posses exageradas no Ocidente secularizado, porque "poderia ter o efeito contrário , aproximando as pessoas das pessoas à fé". Como então o diabo age? Segundo Munilla, há três características inconfundíveis que o denunciam:

Uma intensidade incomum

"Quando o homem comete certas atrocidades com um mal incrível, pode-se sentir que o mal se originou onde o mal é inexplicável."

Pelos objetivos estratégicos

Munilla também aponta que a influência demoníaca é reconhecível por "ações muito inteligentes" ou por "objetivos estratégicos". “Por exemplo, quando a fé em Deus é desenraizada levando ao desespero, há um ataque estratégico. Ou quando a vocação sobrenatural da Igreja é rompida, reduzindo-a a uma ONG, como mais um serviço social que não fala de salvação nem de condenação. Ou quando a religiosidade é diluída por uma espiritualidade vaga, como ocorre hoje com a Nova Era”, exemplifica.

Quando houver desproporção no mal

Para o bispo, outro sinal esclarecedor da presença do mal na vida cotidiana é quando há uma “desproporção entre a intenção de uma ação e seus efeitos devastadores”. Como exemplo, cita a "fofoca" que se faz sem maldade aparente, mas com efeitos "devastadores" como a destruição de famílias, a divisão de dioceses ou o rompimento de amizades. "Há uma tal desproporção entre fofocas indiscretas e seu efeito que se intui que o maligno está ali", acrescentou.


As sete armas contra o maligno

É precisamente por este último aspecto que o Bispo de Orihuela-Alicante exorta os fiéis a "estar atentos" para estar atentos aos ataques e poder "enfrentá-los" com os sete traços da "armadura contra o mal um".

"A palavra de Deus é como uma espada que corta sem hesitação os laços do inimigo".

"Oração, totalmente necessária para lidar com essa influência do demônio."

"A couraça da justiça, vivendo na graça de Deus: quando vencemos o pecado, vencemos o diabo."

"O escudo da fé: o diabo não tem onde agarrar o cristão se ele se apoiar na fé"

"Fidelidade à doutrina e à disciplina da Igreja, que recebeu a promessa de que não será vencida pelo maligno. Se eu for fiel à Igreja, tenho a garantia de que não serei enganado: aquele que obedece não se engana”.

Valorizem os sacramentos e principalmente os sacramentais, a cruz e a água benta.

Vencendo o medo do diabo: "Cristo derrotou o diabo e o subjugou, é uma força acorrentada que não pode prejudicar o cristão se não nos rendermos a ele pelo pecado. O poder dos demônios está sujeito à providência do Senhor, que é capaz de usá-los como testes purificadores em nossa vida".

 

Fonte - religionenlibertad

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...