domingo, 25 de fevereiro de 2024

Santidade. Conversão: exame de consciência

menina rezando 

 

Por 

–Vejo que durante este tempo de Quaresma vocês estão determinados a buscar a conversão.

–Bom, na verdade o mais determinado é Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E a Igreja.

–A virtude da penitência

Como já vimos (362), existe a virtude específica da penitência, que, como diz Santo Afonso Maria de Ligório, “tende a destruir o pecado, na medida em que é uma ofensa a Deus, através da dor e da satisfação” (Theologia moralis) (VI, 434; cf. STh III, 85). E esta virtude implica vários atos diferentes: –o reconhecimento do próprio pecado, através do exame de consciência (fé); –mágoa, em contrição e desgaste (caridade); o propósito da alteração (esperança); –confissão oral dos próprios pecados (quando a penitência é sacramental); e –a expiação do pecado, também chamada de reparação ou satisfação (justiça-caridade). Iremos estudá-los um por um.

* * *

–Exame de consciência

O exame de consciência deve ser feito com fé, olhando para Deus, olhando para Jesus Cristo e seus santos. O Novo Ritual de Penitência (NRP) ensina que “cada um deve submeter a sua vida ao exame à luz da Palavra de Deus” (384).

O pecador geralmente não conhece a si mesmo. O homem ganancioso, arrogante, fofoqueiro, preguiçoso, consumista, adorador da riqueza, quanto mais pecaminoso ele é, menos consciente ele geralmente está de seu pecado. O rico que se entrega a maus luxos considera o seu modo de vida adequado à sua condição: é isso que lhe foi ensinado desde criança e é o que vê na sua família e nos amigos. A mulher que aparece seminua na praia por horas não costuma ver nada de errado nisso: é normal, já que o que todo mundo faz, inclusive as pessoas que ela mais estima, algumas delas assistem à missa diária. O homem que trata os seus empregados com severidade e distanciamento pensa que isso é o que é conveniente para o bem da família, da empresa e dos próprios trabalhadores. O sacerdote que não para de fazer coisas e mais coisas boas, mas que mal encontra tempo para rezar, acredita que está fazendo o que deve, porque a sua vocação é ativa e “tudo é oração”. O religioso que, tendo feito o voto de pobreza, se garante um alto padrão de vida, geralmente o faz sem nenhum peso de consciência, porque pensa que assim cuidará melhor de sua saúde física e psicológica, e desta forma desta forma ele poderá servir melhor aqueles de quem cuida. A freira que fez voto de virgindade, mas que se concede certas amizades que vão além do que é devido, pode mal ter consciência da sua infidelidade, e considera-a algo natural, que aperfeiçoa o seu carinho, e até estimula o seu amor a Cristo. marido…

O sacramento da penitência, com o exame de consciência que o precede e com as exortações do confessor, deve ser uma escola de formação de consciências. E assim é quando a confissão é suficientemente frequente, e quando o confessor, pela experiência e pela ciência, tem boa doutrina. O mesmo efeito deve ser alcançado quando o cristão tem um bom diretor espiritual. É necessário reconhecer, porém, que atualmente em muitas Igrejas locais não é fácil encontrar bons confessores e bons diretores espirituais, pois não há muitas pessoas que conheçam os caminhos da santidade: não os conhecem nem pela ciência nem pela experiência pessoal. Às vezes até não é fácil encontrar confessores e diretores, nem bons nem maus, seja por falta de sacerdotes, seja porque aqueles que existem não têm apreço pela confissão e pela direção espiritual. Em qualquer caso, é melhor não ter um diretor espiritual ou confessor permanente quando estes são maus ou incompetentes.

É grande a ajuda que um bom confessor ou diretor pode prestar na vida espiritual, especificamente na formação das consciências e no discernimento prudente de situações complexas. E isso vale não só para iniciantes, mas também para os mais avançados. Santa Teresa, por exemplo, como ela mesma diz, “nada fazia senão com o parecer de um advogado” (Vida 36,5). «As cartas são uma grande coisa, porque ensinam quem pouco sabe e nos ilumina, e quando estamos perto das verdades da Sagrada Escritura, fazemos o que devemos". “Deus livra-nos da devoção ao absurdo” (13,16) “Um bom advogado nunca me enganou” (5,3).

Pelo contrário, como ela mesma relata, durante dezessete anos, “grande dano foi causado à minha alma por confessores semi-alfabetizados... O que era pecado venial, disseram-me, não era nenhum; o que era mortal muito sério, que era venial» ( Vida 5,3). Parece que, pelo menos, qualquer diretor conhecerá as verdades fundamentais; «e é um engano. Aconteceu comigo que tratei de coisas de consciência com alguém que tinha ouvido todo o curso de teologia, e ele me machucou muito em coisas que me disse que não eram nada. E sei que ele não pretendia me enganar, mas que não sabia mais; e com outros dois ou três, sem este, aconteceu comigo” (Camino Vall. 5,3). E ele se arrepende muito: Se houvesse alguém que me levasse para voar...; mas há – por causa dos nossos pecados – tão poucos [diretores adequados], que creio ser causa suficiente para aqueles que começam a não ir mais rapidamente para uma grande perfeição” ( Vida 13,6). Encontramos a mesma reclamação em São João da Cruz (Prólogo Ascensão 3; 2 Ascensão 18,5; Chamada 3,29-31).

 Exercendo o ministério do sacramento da penitência, o sacerdote vê quantas vezes o penitente não se conhece, dá a maior importância às coisas que quase não têm; em vez disso, desculpa como pecadilhos perfeitamente toleráveis ​​pecados que, em si, são mortais; Não recebe facilmente as correções do confessor, embora possa não resistir-lhes exteriormente, atribuindo-as ao mau caráter ou à formação moral ultrapassada que afeta o sacerdote; Seu combate espiritual, por não conhecer bem o inimigo, é como quem dá um soco no escuro contra um inimigo que o atinge, mas que ele não consegue localizar: o oposto do que fez São Paulo: “Eu luto, mas não contra o ar" (1Cor 9,26). Em suma, um bom exame de consciência não é algo tão simples e simples como pode parecer à primeira vista. «Vejamos quais os pecados que cometi ultimamente, para fazer uma lista e acusar-me deles na confissão»… E é muito comum fazê-lo muito mal, contentando-se com uma introspecção que não conduz ao verdadeiro conhecimento de si mesmo. E por ser frustrante, o exame de consciência é uma prática espiritual muito benéfica e facilmente abandonada. 

* * *

O bom exame de consciência deve ser feito olhando para Deus e para os santos, mais do que olhando para si mesmo. Se o cristão olhasse mais para Deus e para o seu mensageiro Jesus Cristo, se recebesse mais a luz da sua palavra, se lesse mais o evangelho e a vida dos santos, se dedicasse mais tempo à oração, conheceria o seu as verdadeiras misérias seriam muito melhores, e eu as veria em relação à misericórdia divina. É por isso que a liturgia do sacramento da penitência pede: “Deus, que iluminou os nossos corações, conceda-te o verdadeiro conhecimento dos teus pecados e da sua misericórdia (NRP 84).

Santa Teresa explica isso muito bem. «Na minha opinião, nunca nos conhecemos plenamente se não tentarmos conhecer a Deus; Olhando para a sua grandeza, voltemo-nos para a nossa baixeza, e olhando para a sua limpeza, veremos a nossa sujeira; Considerando a sua humildade, veremos o quão longe estamos de ser humildes. Há dois ganhos nisso: primeiro, fica claro que uma coisa branca aparece muito branca ao lado do preto e, ao contrário, o preto ao lado do branco; A segunda é porque a nossa compreensão e vontade se tornam mais nobres e prontas para todo o bem, lidando por sua vez com Deus, e se nunca sairmos do nosso lamaçal de misérias, será muito inconveniente. Fixemos nossos olhos em Cristo, nosso bem, e ali aprenderemos a verdadeira humildade, e em seus santos, e nosso entendimento será enobrecido, e o próprio conhecimento não fará do [homem] um ladrão e um covarde” (1 Moreas 2 :9- onze).

Quando a alma chega a ver-se iluminada numa vida elevada de oração, “ela claramente se vê como indigna, porque numa sala onde brilha muito sol não há teia de aranha escondida; Ele vê a sua miséria… A sua vida passada e a grande misericórdia de Deus estão representadas para ele” (Vida19,2). «É como a água que está num copo, que se o sol não brilha fica muito límpida; Se você acertar, verá que está todo cheio de manchas. Esta comparação é literalmente verdadeira: antes que a alma esteja neste êxtase, parece-lhe que tem o cuidado de não ofender a Deus e que, segundo as suas forças, faz o que pode; mas quando ela chega aqui, dada por esse Sol de Justiça que a faz abrir os olhos, ela vê tantos pontos que gostaria de fechá-los novamente... ela parece toda turva. Você se lembra do versículo que diz: “Quem será justo diante de você?” (Sl 142,2)» (Vida 20,28-29). A própria miséria deve ser procurada olhando para a Misericórdia divina: é assim que ela se descobre e se encontra com paz, vendo a escuridão do pecado com o fundo luminoso da bondade de Deus. Conhecer o nosso pecado não nos desmoraliza, mas antes nos encoraja – quanto o Senhor me suporta! – porque é uma oportunidade de conhecer mais sobre o amor que Deus tem por nós ao nos perdoar. Compreendemos que o seu perdão não termina porque o seu amor misericordioso não termina.

 

O exame de consciência deve ser feito na caridade, atualizando-a intensamente, porque só amando muito o Senhor, uma falta, por menor que seja, pode ser notada; Quem ama pouco o Senhor é pouco capaz de conhecer os próprios pecados. E por outro lado, conhecendo as nossas faltas na caridade, não as vemos nem as vivenciamos como falhas pessoais que nos humilham, mas como ofensas a Deus, que nos levam à verdadeira dor e ao arrependimento. O exame deve ser feito – na abnegação da própria vontade, pois esta influencia o julgamento, e enquanto a vontade permanecer apegada a um certo mal, não nos deixará ver o que é mau como mau; na humildade, pois o orgulhoso ou vaidoso é incapaz de conhecer e reconhecer os seus pecados: é incorrigível, enquanto só o humilde, na medida em que é humilde, está aberto à verdade, seja ela qual for; e vê a escuridão das suas faltas no fundo luminoso da misericórdia do Senhor; e em profundidade, não limitando o exame a um relato superficial dos maus atos, mas tentando descobrir as suas más raízes.

Lembro-me de uma jovem penitente, já não tão jovem, que repetidamente se acusava, em confissão, de seu mau humor. Ela conseguiu um bom namorado e sua raiva passou completamente. Mas até então ela não havia se acusado de rejeitar a vontade de Deus providente, que manteve prolongada sua solteirice desesperadora. Foram acusados ​​os maus ânimos que esta falta de conformidade com a Vontade divina produzia. Sua consciência viu os maus frutos e ela se acusou deles; mas ela não viu o mal da árvore que os produziu. Aqueles que têm um diagnóstico errado – ou nenhum diagnóstico – das suas doenças espirituais terão dificuldade em colaborar com Cristo-médico na sua cura.

 

O exame deverá ser feito em oração de petição. O cristão humilde, que procura sinceramente a santidade, a plena fidelidade à vontade divina, tem consciência da própria cegueira, devida à pouca fé e à fraca caridade, e por isso pede ao Senhor que lhe dê a conhecer os seus próprios pecados: «Absolve me do que está escondido de mim" (ab occultis meis munda me) (Sl 18:13). Pergunte ao Senhor com confiança:

«desvia-me do falso caminho e dá-me a graça da tua vontade... Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos, porque é a minha alegria» (Sl 118,29.32). «Trata o teu servo com misericórdia, ensina-me as tuas leis; Sou teu servo: dá-me inteligência e conhecerei os teus preceitos” (ib. 125-126). «Ensina-me a fazer a tua vontade, já que tu és o meu Deus. Que o teu espírito, que é bom, me guie em terreno plano” (Sl 142:10). É neste espírito de oração suplicante que se conseguem grandes avanços no autoconhecimento de Deus no exame de consciência. E da misericórdia de Deus.

* * *

Assim realizado, o exame prévio à confissão sacramental, e também o exame de consciência frequente ou mesmo diário, sobre um ponto particular ou em geral, ajudam muito o crescimento espiritual. É por isso que a Igreja ordena que os religiosos o façam diariamente e o aconselha a todos os fiéis. “Que os religiosos insistam na conversão da sua alma a Deus, examinem diariamente a sua consciência e aproximem-se frequentemente do sacramento da penitência” (Direito Canónico 664).

 

Fonte - infocatolica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...