segunda-feira, 1 de abril de 2024

As sete palavras de Jesus na cruz

 Jesus atravessou a Paixão 


Por Antonio Lerma Salazar, SdJ

 

Amado Jesus: na cruz o Senhor nos dá suas sete palavras. Nós os valorizamos em tudo o que são. Fazemos isso porque cada uma vem do Senhor e, portanto, são “palavras de vida eterna”. Fazemo-lo também porque são as últimas palavras da sua vida terrena: expressam e condensam a sua existência e as outras palavras que pronunciou até agora. Nelas contemplamos a substância da sua vida. Nós os valorizamos pelo quanto é fisicamente difícil para o Senhor pronunciar cada um deles. 

Os cientistas nos contaram sobre a dor que o Senhor sofreu na sua crucificação, que foi um ato de tortura. Tais descrições nos ajudam a entender o que o Senhor sofreu em seu corpo; Portanto, percebemos o que significava pronunciar cada uma dessas palavras. Obrigado, Senhor, por nos dar suas palavras. 

«Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem» (Lucas 23:34)

Pai. Jesus é “a imagem do Pai e a marca do seu ser” (Hb 1,3). No entanto, ele assumiu a deformidade dos nossos pecados e até foi “feito pecado” por Deus (cf. 2 Cor 5, 21). Contudo, ele invoca o Pai, confiante de que a sua oração será ouvida. Jesus está em oração. O pecado do mundo não conseguiu abafar a oração. A relação deles sofre pela presença do pecado, que é o mais oposto ao ser do Filho. Mas confia que o Pai saberá reconhecê-lo e que não perdeu o favor desfrutado na sua presença. 

Perdoe eles. Jesus intercede por nós. A ira de Deus está acesa. É um fogo maior que o inferno. É certo que esteja aceso pelos nossos pecados. Mas a misericórdia também está presente. Jesus sabe que isso é infinitamente maior que a ofensa. A misericórdia também é um fogo: um fogo infinitamente maior que o inferno. 

Santa Faustina escreveu muito sobre isso em seu Diário, onde expressa que Jesus precisa encontrar um rumo para este fogo. Agora, na cruz, ele o faz através deste pedido. O Senhor adota a atitude oposta à de Satanás (que significa “acusador”). O inimigo da natureza humana quer que sejamos condenados. O Senhor, pelo contrário, sendo homem como nós e ao mesmo tempo Filho de Deus, implora, com fervorosa e urgente súplica, que sejamos perdoados. 

Porque eles não sabem o que estão fazendo. Jesus quer levar o Pai à misericórdia. É como se o seu pedido tivesse a forma de um argumento: “Os homens têm conhecimento suficiente da ofensa contra Deus, para que esta lhes possa ser imputada. Contudo, eles não têm conhecimento adequado da extensão do pecado. O pecado é o tamanho da pessoa que ofende. E quem pode compreender o tamanho” de Deus? Entre Deus e os homens permanece uma semelhança real e, ao mesmo tempo, uma dessemelhança infinita. A mente humana não consegue navegar adequadamente nesta distância infinita. Deste ponto de vista, a sua ignorância é invencível. Eles não conseguem compreender ou esgotar Deus na plenitude da sua grandeza e, portanto, como podem compreender ou esgotar o alcance das suas ofensas? Portanto, existe um espaço, Pai, no qual a sua misericórdia pode fluir. 

Jesus une, na sua Pessoa, esta distância infinita entre Deus e o homem. Ele entende a extensão da nossa culpa. Ele caminha nesta distância infinita e aproveita-a para pedir perdão ao Pai.

Querido Senhor, na cruz você se esforça para obter perdão para nós. Esta é a sua intenção. Nós ouvimos esse gemido. Clame o seu sangue, que fala melhor que o de Abel. Seu argumento o torna mais forte do que o de Moisés quando, em certa ocasião, pediu misericórdia para o povo. O pecado do mundo clama ao céu. Mas a sua oração clama ainda mais alto. Você se tornou completamente um gemido que diz: “Perdoe-os”. Esperais confiantes na misericórdia do Pai. Você faz isso sem exigir, com absoluta humildade. Fazei-o como o penitente que, depois de confessar os seus pecados, espera a absolvição do confessor. Nós nos juntamos a você nesta humildade. Pai, esperamos em sua misericórdia. 

«Garanto-te que hoje estarás comigo no paraíso» (Lucas 23:43)

Eu te asseguro. Um dos malfeitores crucificados ao lado de Jesus recebe o dom da fé. A fé permite-lhe um olhar breve, mas substancial, sobre o mistério de Jesus. Ele é inocente. Ele também é poderoso: foi à cruz por amor. Este homem defende Jesus das imprecações do outro malfeitor e implora para ser lembrado quando Jesus chegar ao seu reino. 

Ele reconhece Jesus como o rei de Israel pela placa colocada acima de sua cabeça. É verdade, embora a inscrição tenha sido colocada ali com intenção irônica. Jesus é rei mesmo que não possua nada, mesmo que seja usado para zombar dos judeus. O homem reconhece a glória de Cristo onde outros vêem apenas fracasso e decepção. Ele se abandona à glória do Senhor. Isso é chamado de fé, o “argumento baseado em coisas que não vemos” (Hb 11:1). Com a firmeza típica deste argumento, o Senhor lhe diz o que se segue. 

Você estará comigo no paraíso. O Senhor atende ao pedido do homem. Solicitação e resposta correspondem. Onde o homem diz “reino”, Jesus coloca a palavra “paraíso”. O reino de Jesus é precisamente o paraíso, um lugar que contrasta radicalmente com a situação que os une neste momento. Assim como agora partilham a pobreza, o sofrimento, a vergonha e a agonia, também serão unidos pela superabundância, alegria, honra de Deus, o “descanso do Senhor”. Jesus promete tudo isso ao homem, resumindo-o na palavra “paraíso”. Não se trata da consequência natural da morte, que é, para o homem do Antigo Testamento, entrar no reino da morte, no sheol. Sabemos que o sheol é tudo menos o paraíso. Jesus fala de algo diferente, algo que propriamente começa com ele e é designado pela palavra “paraíso”. Isto é dado ao homem graças à sua fé, que o purifica da multidão dos seus pecados.

Hoje. A realidade prometida vai além da sucessão de horas. O próprio Jesus está perto de sair do tempo, entrando no âmbito do definitivo, do “hoje” de Deus. O dia do calendário terminará em breve. Logo a tarde cairá e a noite chegará. Em breve os olhos de Jesus e daquele homem se fecharão nas trevas da morte. Mas Jesus já está falando de um dia sem pôr do sol. Jesus espera que o Pai não o abandone na morte e o preserve da corrupção. Ele espera isso para “muitos”, não apenas para si mesmo. Trata-se da esperança cristã, uma esperança que não diz respeito apenas a ele, mas a «muitos» (cf. Mt 26,28). Jesus colocou este homem entre eles. Esperança é comunhão com Jesus. Se a morte está prestes a uni-los, a vida também os unirá. O homem está salvo, salvo “hoje”, na esperança.

Querido Jesus, você me chamou para ser crucificado com você, para permanecer na cruz com você. Estou aqui como aquele que não merece nada, como aquele que antes mereceria a rejeição pelos seus pecados. Porém, você quis me unir a você e me assumir na sua cruz. Você concedeu o dom da fé para mim também. Conceda-me uma fé tão autêntica como a deste homem crucificado ao seu lado. Também te reconheço como rei e espero em seu reino. Quero entrar com meus irmãos e irmãs no seu paraíso. Abra as portas do seu coração para mim como você as abriu para este homem. 

«Mulher, aí está o seu filho» «Aí está a sua mãe!» (João 19, 26-27)

Mulher. Jesus se dirige a Maria chamando-a de “mulher”. O Senhor associou isso ao seu sacrifício. E isto tem uma dimensão universal. Jesus está salvando toda a humanidade. Ele também associa Maria a esta universalidade. Neste momento, Maria é mais que sua mãe, mais que uma israelita. É a "mulher". Representações antigas da crucificação colocam uma caveira e ossos ao pé da cruz, já que Jesus teria sido crucificado no local onde repousam os restos mortais de Adão. A presença dos restos mortais de Adão refere-se à universalidade do sacrifício do Senhor. Adão pecou em parceria com Eva e agora Jesus salva a humanidade em parceria com Maria. 

Jesus, como homem, não abrange toda a humanidade. Por isso, a mulher é convocada para ficar ao seu lado. Assim, toda a humanidade pode entrar no mistério da salvação. Ela oferece um sim imaculado, colocando-se assim no extremo oposto de Eva. Maria está aos pés da cruz como Sponsa Verbi e imediatamente se deixa fecundar pela graça que brota do sacrifício de Jesus. Aqui, aos pés da cruz, é introduzido no mistério do pecado; não como pecador, mas como a Imaculada Conceição. Portanto, as consequências do pecado o afetam espiritualmente. Maria dá à luz com dor. A Esposa do Verbo é a Mater Dolorosa, como João a contemplou naquela visão: “Ela clama nas dores do parto e no tormento do parto” (Ap 12,2). Desta forma, ela se torna “nossa mãe na ordem da graça” (Lumen gentium, 61). Por isso ela é a verdadeira Eva, a verdadeira “Mãe dos vivos” (Gn 3,20).

Aí está seu filho. Aqui está sua mãe. Jesus designa João como filho de Maria. É claro que a fecundidade de Maria refere-se, antes de tudo, aos discípulos do Filho, nascido aos pés da cruz e representado pela figura de João. A salvação vem de Cristo, único Salvador do mundo, através da sua Igreja. Jesus também designa Maria como mãe de João. A Igreja é agora Maria na sua relação com João, o discípulo do amor, porque a essência da Igreja é a caridade imaculada. 

No início está a Virgem Mãe junto com o discípulo virgem, unidos numa relação virginal. Esta maternidade, esta filiação, é muito mais do que algo emocional: é um facto teológico, isto é, estabelecido diretamente por Deus. João recebe Maria entre “os seus” (Jo 19,27). A partir deste momento, o discipulado é inseparável de Maria, assim como é inseparável da caridade. É incompreensível para um discípulo de Cristo que não coloque Maria entre “as suas próprias coisas”. Assim, o emocional também se torna indispensável: o discípulo cultiva a devoção a Maria e conecta cada uma de suas coisas com ela. Ele faz isso porque é isso que Cristo estabelece neste momento. 

Querido Senhor: É comovente ver como, antes de partir, dotas a tua Igreja com tudo o que é necessário para a sua vida e a sua missão. Ontem à noite rezaste por nós diante do Pai, pedindo-lhe o dom da unidade (cf. Jo 17,21) e que sejamos «santificados na verdade» (Jo 17,17). Agora você nos dá sua própria mãe como mãe. Séculos inteiros se estendem diante de nós, nos quais caminharemos em meio a perseguições. Por isso nos ofereceis, agora e em todos os séculos, as consolações que provêm de vós. O maior de tudo é a presença de Maria. Você nos dá ela como Mãe enquanto atinge o ápice do seu sofrimento, no mesmo momento em que ela também atinge o ápice do seu próprio sofrimento. Nesta situação, você, Jesus, e você, Mãe, consolem a Igreja, agora e na hora de todas as tribulações, até o fim do mundo. 

"Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?" (Mateus 27:46)

Meu Deus, meu Deus! O início de um salmo ressoa com Jesus. A Palavra de Deus em pessoa ecoa a palavra de Deus. É um salmo de súplica em meio ao desamparo. Este salmo, desde o início, foi além da intenção imediata do escritor sagrado. Neste momento, o Filho de Deus cumpre-a a partir da plenitude que é, ao mesmo tempo, a situação de um homem atormentado e que tem uma necessidade profunda de Deus, precisamente no momento em que se sente mais carente. Ele chama Deus de “meu”, acentuando a proximidade e até a natureza emocional do relacionamento. 

Ele sabe que eles estão unidos. Desde a eternidade conhece a comunhão com o Pai: «Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu» (Jo 17,10). Na simplicidade da unidade divina, “teu” e “teu” designam as próprias Pessoas. O Senhor anseia por esta comunhão que constitui o fundamento do seu ser. 

Pai, o Senhor me abandonou. É terrível ouvir esta expressão dos sábios do Senhor. Já passou o tempo em que eu expressava com plena convicção: “Aquele que me enviou está comigo: não me deixou só, porque faço sempre o que lhe agrada” (Jo 8,29). Os seus inimigos não compreenderam as suas palavras: compreendem que ele invocou Elias. Eles nem sequer perceberam o estado em que se encontra. O Pai e o Filho colocaram o pecado no centro da sua própria relação, permitindo-lhe produzir o caos e um estertor mortal cujas dimensões ultrapassam qualquer capacidade de compreensão. 

Deus assumiu a tarefa de vencer o pecado desde a sua intimidade mais profunda, desde “um amor tão grande que coloca Deus contra si mesmo; seu amor, contra a sua justiça» (Bento XVI, Deus caritas est, 10). Não é que o Pai incorpore a justiça e o Filho incorpore a misericórdia e, portanto, eles estejam em desacordo. Não: ambos encarnam ambos e assumem o impacto que a sua colisão produz, desde que esse impacto não nos destrua. Um hino da Liturgia das Horas expressa o carácter inédito da situação: “A vida nunca foi tão profunda / A morte nunca foi tão profunda, / O amor nunca abriu as suas veias de forma tão terrível” (Hino Oh, Redentor, Oh Cristo! ). É uma janela para o mistério do Pai no sofrimento de Cristo. Também aqui se aplica esta expressão: «Quem me vê, vê o Pai» (Jo 14,9). 

Porque? Jesus não entende o que está acontecendo, por isso questiona o Pai sobre a causa do abandono. Só Jesus pode dizer verdadeiramente: “Faço sempre o que lhe agrada”. E ainda assim, foi abandonado. O Filho eterno sente-se oprimido pelo que está acontecendo. Neste lugar podemos vislumbrar a extensão dos nossos pecados, o seu carácter radicalmente ilógico. Quando saiu do seio do Pai para vir ao mundo, deixou a sua onisciência aos pés do Pai. 

É verdade: «Deus não concebeu a igualdade» (Fl 2,6). Assim entrou com toda a verdade na experiência de ser homem. Assim, foi descobrindo progressivamente a vontade do Pai ao longo da sua vida. Mas neste momento a vontade do Pai não pode ser decifrada. O Senhor aceita, Pai, meu sacrifício em favor da humanidade? O Senhor me aceita, Pai, com minha obediência de amor, embora eu agora esteja feito pecado? O Pai permanece em silêncio. A pergunta do Senhor afunda no vazio. 

Querido Senhor, meus pecados levaram o Senhor a esta situação. Quero, Senhor, chorar quando até a capacidade de chorar for tirada do Senhor. Diante do seu amor, que o levou a ser assim, conceda-me contrição. Dói-me ter lhe ofendido. Dói-me machucar tanto o Senhor pelos meus pecados. O Senhor fez tudo isso por mim. E o que eu fiz por Ti? Perdoe minha indolência e minha tibieza. O Senhor fez tudo isso por mim. E o que farei pelo Senhor?

“Tenho sede” (João 19:28)

A água desempenha um papel importante no mistério de Jesus. Ele disse à mulher samaritana: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem foi que lhe disse: ‘Dá-me de beber’, você lhe teria pedido, e ele lhe teria dado água viva” (Jo 4: 10). Ele também disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e quem crê em mim beberá, como diz a Escritura: Do seu seio fluirão rios de água viva” (Jo 7,37-38). São João esclarece que Jesus se referia ao Espírito Santo “que aqueles que nele cressem iriam receber”. A água é um símbolo do Espírito Santo. O próprio Jesus estabeleceu o binômio água e Espírito (cf. Jo3, 5).

Neste momento, Jesus está com sede. A sua sede é física, concreta, uma sede mortal. E ao mesmo tempo é um mistério. Como dissemos, Deus assumiu a tarefa de derrotar o pecado a partir da sua intimidade. Esta intimidade inclui o Espírito Santo, o amor do Pai e do Filho que é ele próprio uma Pessoa. A sede de Jesus é a sede do Espírito Santo. Jesus é a fonte da água e do Espírito, mas agora a própria fonte tem sede. Isso não significa que parou de fluir. Pelo contrário, quanto mais sede alguém tem, mais a Trindade faz brotar a fonte da salvação. 

A salvação brota da cruz. Nele esta fonte está aberta. Aproximamo-nos para tirar “água com alegria” (Is 12,3). E é verdade que podemos alegrar-nos, porque a salvação é um dom do amor de Deus. Deus recebe conforto nisso, porque a sua glória consiste em termos vida. Mas a fonte está no deserto da paixão. E o próprio Cristo está seco como uma rocha. Esta água nos é dada gratuitamente, mas teve como preço a sede do Senhor e a participação do Pai e do Espírito nesta sede. 

Deus está com sede. Como disse à mulher samaritana, também nos diz: “Dá-me de beber”. Os santos têm ouvido frequentemente o chamado para saciar a sede do Senhor, como, por exemplo, Santa Teresa de Calcutá. Ele dedicou sua vida a isso. Também hoje, e até ao fim do mundo, o Senhor crucificado tem sede dos nossos irmãos necessitados, abandonados e deprimidos. Cuidar deles com amor é muito mais que altruísmo, é uma realidade cristológica, é comunhão com Cristo. É compartilhar a água viva que corre, não só para mim, mas para muitos. Pode ser feito pelo sacerdote que cuida com carinho dos paroquianos que lhe são confiados ou por uma mãe que cuida da necessidade de cuidado e amor dos seus filhos. Tudo isso, claro, não é apenas dar, mas também receber, tirar “água com alegria da fonte da salvação”

Querido Senhor: que eu nunca mais fique indiferente à tua atual sede em meus irmãos. Talvez você tenha um irmão hostil e rude na sua frente. Talvez, para um inimigo. Mas peço que, em hipótese alguma, você passe por aqui com atitude fria e, muito menos, devolvendo mal com mal. Faça-o retornar bem, um sorriso, um olhar de amor. Isso significa juntar-se um pouco à sua sede, adiar as minhas necessidades ou até mesmo abandoná-las. Tu me dás forças para isso, Senhor, desde a cruz. Sim, com sua graça, vou lhe dar de beber. 

“Está consumado” (João 19:30)

Está completo. Jesus chega à parte final da sua agonia. Ele está no limite de suas forças. Certa vez dissera: «O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra» (Jo 4,34). Fazer a vontade do Pai o sustentou e lhe deu forças para chegar até aqui. O trabalho de realizar a obra do Pai é algo que o desgasta, mas ao mesmo tempo o sustenta. 

Ele cumpriu a missão que corresponde à sua vida terrena. Através de Jesus, Deus esteve presente entre o seu povo, confortando-o. Fundou a sua Igreja em Maria e João, no ministério de Pedro e no sacerdócio. Ele deu o evangelho à Igreja e instituiu os sacramentos. Ele cumpriu as profecias segundo as quais “o Messias deveria sofrer” (Lc 24,46). Ele se ofereceu ao Pai por nós, para o perdão dos pecados. Ele nos amou ao extremo. Ele carregou tudo isso e levou ao fim, que é a glorificação do Pai. 

Todos. Jesus realiza a obra do Pai de forma integral. Ele não deixou pontas soltas. Isso o envolveu totalmente. Ele completou a obra do Pai ao permitir-se ser consumido por ela. Podemos aprender com isso. O Senhor confiou a cada um de nós o cumprimento de um aspecto da sua obra no mundo, segundo a vocação de cada um. Quando realizamos essa tarefa, costumamos dizer: “Estou fazendo o que posso”. E está tudo bem. 

Ao mesmo tempo, olhando para o Senhor na cruz, podemos abrir-nos a mais. A experiência das nossas limitações não deve tornar-se conformismo. Estas palavras podem ser um apelo à disponibilidade para que as “contas sejam acertadas” do Senhor, mesmo à custa de chegar à agonia final. Ouvimos o chamado? Este caminho, certamente, é uma obra de graça, uma obra que exige que estejamos abertos à graça do “mais”, do “tudo”, do “até ao fim” (Jo 13,1). Não é voluntarismo: é seguir o Senhor, é união com Ele. Só então é possível. 

Tudo está concluído. Essas palavras têm a forma de uma frase. É uma declaração diante do Pai. Jesus apresenta-lhe a sua obra concluída. Ele o faz com humildade, sem exigir que seja aceito. Ele oferece isso como uma oblação. Caberá ao Pai, se assim o desejar, aceitá-lo. Esta apresentação do Senhor é ao mesmo tempo abandonar a sua obra, entregando-a diante da presença do Pai, entregando-a a Ele para que dela obtenha o que quiser. 

Querido Senhor: Muitas vezes me fechei à graça da maioria. Muitas vezes me acomodei na estrada, parei de andar. Me perdoe. Você me olha da cruz e me chama. Você me diz: me dê seu coração. Só você pode fazer o milagre de que este coração supere a sua tibieza e queime com o fogo da caridade. Quero atender sua ligação. Ajude-me a assumir minha tarefa com amor, o amor que move a ação. O amor que alimenta e dá força para chegar ao objetivo. Você me amou ao extremo. Que eu te ame, com a tua graça, desta mesma forma.

«Pai: nas tuas mãos entrego o meu espírito» (Lc 23,46)

Pai. As últimas palavras de Jesus são uma oração ao Pai. Cuidar dele, de quem provém, tem sido a constante da sua vida na terra. O Pai estava continuamente nos seus lábios e no seu coração. Pôs os homens em contacto com o Pai, ensinou-lhes como se dirigir a Ele, o que pedir. Ele manifestou isso como um Pai misericordioso. Agora Jesus também bate à porta da sua misericórdia. Ele se tornou o último entre os últimos. Ao mesmo tempo, ele continua sendo o Filho eterno. Ele assumiu os pecados por amor e obediência ao Pai. Portanto, embora “feito pecado”, ele continua sendo o Filho santo de Deus. Invocar o Pai é reconectar-se com a própria origem. Referir-se a ele é o mais necessário para Jesus. 

Deixo meu espírito em suas mãos. O Senhor deve morrer abandonado, sem experimentar a eficácia da sua obra; morrer na mais absoluta despossessão, não só corporal, mas também espiritual. O fim chegou e, mesmo agora, o Pai está em silêncio. Ele não mostra nenhum sinal de ter aceitado o sacrifício. Podemos vislumbrar a angústia que vence o Senhor. mas o que isso faz? Confie no Pai. Ela o ama completamente. Rezar. Ele elogia seu espírito, que é a única coisa que lhe resta. Espera na sua bondade, representada por aquelas mãos que acolhem e seguram. Ele não experimenta essas mãos, que agora são apenas saudade.

Eu elogio meu espírito. Ao morrer, o Senhor se comporta como um crente. Ele faz o que todos nós deveríamos fazer naquele momento: orar ao Pai para receber o nosso espírito. Podemos ter uma representação do que significa morrer. A passagem da morte será, sem dúvida, muito dolorosa. O quão doloroso é só saberemos quando acontecer. Paradoxalmente, é preciso vivenciar a morte para saber o que ela é. Pela fé sabemos, porém, o que significa morrer “no Senhor”. Sabemos que quando morremos não afundamos no nada. Sabemos que é um passo que tem, do outro lado, um apoio firme para continuar caminhando. 

Na morte temos o consolo da fé. Ao trilharmos esse caminho, cruzaremos um caminho já trilhado pelo Senhor. O Senhor abriu-nos um caminho seguro através da morte, através da sua morte. Mas este foi muito diferente. Nenhuma morte cristã é como a do Senhor. Muitos mártires o seguiram através de sofrimentos físicos semelhantes ao seu, mas nenhum o seguiu pelo caminho do abandono. Daqui, e só daqui, vem a consolação com que podemos contar na hora da morte. 

A morte do Senhor é fecunda, é capaz de dar vida. Esta fertilidade nos foi dada por amor. Mas ele não experimenta isso por si mesmo. A consolação do cristão não retira à morte o seu caráter doloroso. Mas podemos assumir isso como seguir o Senhor pelo caminho da extrema pobreza espiritual.

Querido Senhor: quando tudo parecer estéril, quando as coisas parecerem não fazer sentido, ajuda-me a perseverar na fé e na caridade. Jesus, você me ensina que, apesar de tudo, as mãos do Pai se estendem para me salvar. Não deixe que a angústia ou o medo me dominem. Que eu me abra, naquele momento, à força vivificante que brota da sua agonia. 


Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...