quarta-feira, 27 de março de 2024

Igreja Ortodoxa Russa acusa Igreja Católica de se desviar da moral cristã por Fiducia Supplicans

O site oficial do Patriarcado de Moscou publicou um documento intitulado “Sobre a atitude ortodoxa em relação à nova prática de abençoar ‘casais indocumentados e casais do mesmo sexo’ na Igreja Católica Romana”. Como não poderia deixar de ser, os Ortodoxos Russos rejeitam categoricamente a bênção deste tipo de casais e asseguram que com Fiducia Supplicans a Igreja Católica se desvia da moral cristã.

 Igreja Ortodoxa Russa acusa Igreja Católica de se desviar da moral cristã por Fiducia Supplicans 

 

O texto, escrito a pedido do Patriarca Kirill pela Comissão Bíblico-Teológica Sinodal, presidida por Ilarion (Alfeev), Metropolita de Budapeste e da Hungria, apresenta algumas considerações em resposta à declaração Fiducia supplicans, publicada pela Dicastério para a Doutrina da Fé em 18 de dezembro de 2023.

“As ideias expressas na declaração ‘Fiducia supplicans’ representam um afastamento significativo do ensinamento moral cristão e requerem análise teológica”, lê-se na introdução do documento da Comissão do Sínodo. A primeira parte do texto, intitulada “Sobre o significado ‘clássico’ e ‘ampliado’ da bênção neste documento”, baseado nas considerações contidas nos parágrafos 12 e 13 da Fiducia supplicans, afirma:

O amor de Deus pelo homem não pode ser a base para abençoar os casais em convivência pecaminosa. Deus ama o homem, mas também o chama à perfeição: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste” (Mt 5,48). O amor de Deus pelo homem chama-o a afastar-se do pecado que destrói a sua vida. Por conseguinte, a pastoral deve combinar harmoniosamente a indicação clara da inadmissibilidade de um estilo de vida pecaminoso com o amor que leva ao arrependimento.

E mais tarde ele continua:

A declaração não diz nada sobre combater o pecado, renunciar a estilos de vida pecaminosos ou ajudar pastoralmente o crente a superar o pecado. O texto da declaração está redigido de tal forma que se pode deduzir que um estilo de vida pecaminoso não é um obstáculo à comunhão com Deus. A declaração (Fiducia supplicans, ndA) silencia absolutamente sobre o sacramento da Penitência como fonte necessária da graça divina para todos aqueles que desejam corrigir tudo na sua vida que não esteja em conformidade com a vontade de Deus.

Além disso, a Comissão observa que no documento em questão a expressão “casais do mesmo sexo” aparece diferenciada da expressão “casais irregulares”, sem que esta última esteja definida no texto.

A segunda parte do texto publicado pela Comissão Sinodal, intitulada “Sobre a bênção 'dos ​​casais do mesmo sexo', sublinha que a definição de casamento contida nos parágrafos 4 e 5 da declaração Fiducia supplicans está de acordo com o ensinamento ortodoxo ("cf. o documento da Igreja Ortodoxa Russa 'Sobre os aspectos canônicos do casamento cristão'"). Ao mesmo tempo, a Comissão Sinodal afirma que Fiducia suplicans declara a possibilidade de abençoar casais do mesmo sexo, o que é antitético à moral cristã, e que de facto os equipara à coabitação extraconjugal de casais heterossexuais.

«Note também – diz o texto – que aqueles que estão em uma união pecaminosa são chamados de ‘indigentes’, como se o defeito moral não implicasse uma escolha consciente e livre de sua parte. A atenção muda do fato de que o pecador tomou uma decisão moral para a natureza miserável de sua situação. Em 'Fiducia supplians' falta a definição de 'coabitação homossexual' como pecaminosa.

Passando então à análise das recomendações práticas sobre como essas bênçãos deveriam ocorrer, ou seja, de forma espontânea, não ritualizada e sucinta, a Comissão Sinodal as descreve como “não menos ambíguas que as posições teológicas das quais derivam”:

«Como sugere o documento (Fiducia supplians, ndA), o perigo não é que a bênção destes casais apareça como a aprovação de uma convivência que não é lícita do ponto de vista da Igreja, mas apenas que, no caso de “O fato de ser realizado de maneira semelhante às formas litúrgicas estabelecidas confere um formalismo desnecessário a um ato que é considerado ‘espontâneo’.

A terceira parte do documento (“Reações à Declaração no mundo católico”) é dedicada à ressonância que a declaração Fiducia suplicans teve na Igreja Católica.

Nas conclusões do documento apresentado pela Comissão Bíblico-Teológica Sinodal lemos:

«A compreensão unilateral e incompleta do amor de Deus pelo homem que se segue desta afirmação é teologicamente perigosa. Nesta interpretação, os conceitos de pecado e arrependimento são efetivamente removidos do relacionamento entre Deus e o homem, levando a uma lógica paradoxal pela qual as pessoas em relacionamentos pecaminosos não se voltam para o arrependimento e o trabalho espiritual, mas para alguma forma de trabalho espiritual de bênção. na esperança de receber 'cura' e 'elevação'. Contudo, a declaração não articula o fato de que a “cura” e a “elevação” devem ser precedidas pelo menos pela intenção de renunciar a relações pecaminosas. No contexto dos processos em curso na comunidade cristã, este documento pode ser entendido como um passo no sentido do pleno reconhecimento pela Igreja Católica Romana das “uniões do mesmo sexo” como norma, algo que já aconteceu em algumas comunidades protestantes. Todos os crentes, incluindo aqueles com tendências homossexuais, necessitam de cuidado pastoral. Contudo, tal cuidado pastoral não deve ter como objetivo legitimar um estilo de vida pecaminoso, mas sim curar as almas daqueles que sofrem, como está bem escrito nos ‘Fundamentos da Doutrina Social da Igreja Ortodoxa Russa’ (...). Embora a declaração “Fiducia supplicans” seja um documento interno da Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa Russa considera ser seu dever responder a tais inovações radicais que rejeitam as normas divinamente reveladas da moralidade cristã. A Igreja, que acolhe com amor maternal e indulgência todo pecador que pede a sua bênção, não pode de forma alguma abençoar os “casais do mesmo sexo”, pois isso significaria o consentimento de facto da Igreja a uma união de natureza pecaminosa».

Ao mesmo tempo, o Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou publicou em seu site oficial uma nota na qual apresenta o documento elaborado pela Comissão Sinodal Bíblico-Teológica e faz referência ao texto integral. O responsável por esse departamento, e hoje Metropolita de Budapeste (Bulgária) e da Hungria para os ortodoxos russos residentes em ambos os países, Hilarion Alfeyev. Ele já anunciou que sua Igreja rejeitaria Fiducia Supplicans.

Os bispos católicos na Rússia, também contra

Deve-se notar que os bispos católicos da Rússia partilham a opinião dos seus irmãos ortodoxos sobre a bênção dos casais homossexuais e irregulares, o que consideram inaceitável


Fonte - infocatolica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...