sábado, 1 de junho de 2024

O Papa Francisco afirmou que Nossa Senhora “une” cristãos e muçulmanos. Veja por que isso está errado

O Papa Francisco visitou os detidos na prisão de Montorio, em Verona, e afirmou, sob aplausos, que “a figura de Maria" é uma figura comum tanto ao cristianismo como ao islamismo. Ela é uma figura comum; ela une todos nós. 

Imagem em destaque


No dia 18 de maio deste ano, o Papa Francisco fez uma visita aos detidos na prisão de Montorio, em Verona, e ao conceder um ícone da Virgem com o Menino à prisão aparentemente multi-religiosa, afirmou, sob aplausos, que “a figura de Maria é uma figura comum. tanto para o cristianismo quanto para o islamismo. Ela é uma figura comum; ela une todos nós.”

Se isto parece inócuo, também está de acordo com as muitas tentativas do Vaticano de convencer os católicos de que o Islão é de alguma forma uma “fé irmã”, quando, na verdade, o Islão se apropria dos nomes e auras sagradas das figuras bíblicas, mas depois reformula-os completamente. atributos diferentes e anti-bíblicos.

No início de 2021, por exemplo, a Academia Mariana de Roma lançou uma série de webinars de 10 semanas intitulada “Maria, um modelo de fé e de vida para o Cristianismo e o Islão” em colaboração com a Grande Mesquita de Roma e o Centro Cultural Islâmico de Itália.

Com base na sua crença de que Maria é “uma mulher judia, cristã e muçulmana”, o padre católico, Pe. Gian Matteo Roggio, organizador da iniciativa muçulmano-católica, disse esperar usar “Nossa Senhora” como modelo de “fronteiras abertas” entre os mundos religioso e multicultural.

É mais fácil falar do que fazer – pelo menos para aqueles que ainda estão interessados ​​em fatos.

Para começar, a afirmação de que Maria era uma “mulher judia, cristã e muçulmana” é apenas dois terços verdadeira: sim, ela era judia por raça e origem; e sim, ela era cristã no sentido de que literalmente deu à luz Cristo (ianidade); mas ela certamente  não era  muçulmana – um termo e uma religião que surgiram 600 anos  depois  da vida de Maria na Terra.

Pior ainda, longe de ser a Virgem Eterna, visto que é reverenciada por 1,5 mil milhões de cristãos da variedade católica e ortodoxa, o Islão apresenta Maria, a Mãe de Cristo, como “casada” com Maomé no paraíso – uma afirmação que pareceria separar em vez de construir “pontes”.

Nem este é apenas um hadith aleatório e obscuro. Salem Abdul Galil – anteriormente vice-ministro das dotações religiosas do Egito para a pregação – afirmou a sua canonicidade em 2017 durante um programa em língua árabe transmitido ao vivo pela televisão. Entre outras mulheres bíblicas (irmã de Moisés e esposa do Faraó), “nosso profeta Maomé – que as orações estejam com ele – se casará com Maria no paraíso”, disse Galil.

Se hoje poucos cristãos conhecem esta afirmação islâmica, os cristãos medievais que viviam em nações ocupadas por muçulmanos certamente estavam cientes dela. Lá, os muçulmanos rancorosos lançavam-no regularmente na cara dos cristãos católicos e ortodoxos que veneravam Maria como a “Virgem Eterna”. Assim, Eulógio de Córdoba, um cristão indígena da Espanha ocupada pelos muçulmanos, escreveu certa vez: “Não repetirei o sacrilégio que aquele cão impuro [Maomé] ousou proferir sobre a Santíssima Virgem, Rainha do Mundo, santa mãe de nosso venerável Senhor e Salvador. Ele alegou que no outro mundo a defloraria.”

Como sempre, foram as palavras ofensivas de Eulógio sobre Maomé - e não as palavras obscenas deste último sobre Maria - que tiveram consequências terríveis: Eulógio, juntamente com muitos outros cristãos espanhóis que criticaram veementemente Maomé, foram considerados culpados de falar contra o Islão e torturados e executados publicamente na “Idade de Ouro” de Córdoba em 859 DC.

Espera-se que todos estes factos inconvenientes sejam silenciosamente ignorados durante o “divulgação” do Vaticano e da Pontifícia Academia Mariana Internacional aos muçulmanos. E se forem levantados, sem dúvida os cristãos assumirão de alguma forma a culpa, como quase sempre acontece em ambientes acadêmicos.

Como exemplo, depois de citar o lamento acima mencionado de Eulogius contra a afirmação de Maomé de ser casado com Maria, John V. Tolan, professor e membro da Academia Europeia, denunciou-o como uma “alegação ultrajante” da “invenção” do próprio Eulogius. Ele então protestou contra o mártir – não contra seus assassinos ou seu profeta:

Eulogius fabrica mentiras destinadas a chocar seu leitor cristão. Desta forma, mesmo aqueles elementos do Islão que se assemelham ao Cristianismo (como a reverência a Jesus e à sua mãe virgem) são deformados e enegrecidos, de modo a impedir o cristão de admirar qualquer coisa no outro muçulmano. O objetivo é inspirar ódio aos “opressores”…. Eulogius pretende mostrar que o muçulmano não é um amigo, mas um potencial estuprador das virgens de Cristo. (Sarracenos: O Islã na Imaginação Europeia Medieval, p.93)

Como já foi visto, no entanto, é o próprio Maomé (ou, para sermos mais precisos, o hadith) – e não qualquer “polemista cristão” – que “fabrica mentiras destinadas a chocar”, nomeadamente que Maria será a sua concubina eterna.

Este, aliás, é o principal problema que os defensores do “Abrahamismo” não conseguem reconhecer: o Islão não trata os personagens bíblicos da mesma forma que o Cristianismo.

Os cristãos aceitam o texto da Bíblia Hebraica, ou Antigo Testamento,  tal como é. Eles não acrescentam, retiram ou distorcem os relatos dos patriarcas nos quais os judeus também confiam.

Por outro lado, embora também se baseie nas figuras do Antigo e do Novo Testamento - pelo peso da antiguidade e da autoridade associada aos seus nomes - o Islão reformula-os completamente com atributos diferentes que reafirmam a religião de Maomé como a única "revelação" verdadeira e final, em oposição ao Judaísmo e ao Cristianismo, cujos relatos bíblicos originais sobre estes números são então vistos como “distorcidos” porque são diferentes das revisões posteriores do Islão.

Longe de criar “pontos em comum”, deveria ficar claro que tal apropriação cria conflitos. Por analogia, imagine que você tem um avô de quem você gosta particularmente e, do nada, um estranho que nunca conheceu seu avô diz: “Ei, esse é meu avô!” Então - para que você não pense que esse estranho está de alguma forma tentando cair nas boas graças de você - ele acrescenta: “E tudo o que você acha que o vovô disse e fez está errado! Só eu tenho a verdadeira história de sua vida.”

Isso criaria – ou melhor, queimaria – “pontes” entre você e esse estranho insolente?

Raymond Ibrahim é o autor de Defensores do Ocidente: os heróis cristãos que se levantaram contra o Islã  (2022),   Espada e cimitarra: quatorze séculos de guerra entre o Islã e o Ocidente (2018), Crucificado novamente: expondo a nova guerra do Islã contra os cristãos (2013) ) e O leitor da Al Qaeda (2007).

 

Fonte -  lifesitenews

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho a impressão que hoje vivemos na igreja católica heresia do medo, que apenas a história confirmará no futuro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...