domingo, 2 de junho de 2024

O filme “Jesus Sede: O Milagre da Eucaristia” é “um encontro com Jesus”

O filme de uma hora e meia conta a história da missa e oferece histórias sobre o poder da Eucaristia, “a fonte e o ápice da vida cristã”.

O filme “Jesus Sede: O Milagre da Eucaristia” é “um encontro com Jesus”

 

A Catedral de Cristo em Garden Grove, a chancelaria da Diocese de Orange, na Califórnia, hospedou recentemente a estreia de um novo filme sobre a Sagrada Eucaristia: “Jesus Sede: O Milagre da Eucaristia”. O filme é o resultado de uma colaboração entre a diocese e o Spirit Filled Hearts Ministry, cujo fundador e presidente, o diácono Steve Greco, é diretor diocesano de evangelização e formação.

O filme de uma hora e meia conta a história da Missa e oferece histórias sobre o poder da Eucaristia, “fonte e ápice da vida cristã” (Catecismo da Igreja Católica 1324). Estreia nos cinemas de todo o país nos dias 4, 5 e 6 de junho (visite www.jesusthirstsfilm.com para horários e locais). O lançamento do filme coincide com o Congresso Eucarístico Nacional dos bispos dos EUA em Indianápolis, em julho, o culminar de uma campanha de reavivamento eucarístico de três anos. O filme apresenta o Bispo Andrew Cozzens, presidente do Reavivamento Eucarístico Nacional.

Estiveram presentes na estreia os realizadores de “Jesus Thirsts” e muitos dos entrevistados para o filme, incluindo o diácono Greco, que disse: “Este filme pode ser um ponto de graça para cada crente católico, aqueles que são curiosos e aqueles que pode ter se desviado dos sacramentos. A Igreja Católica está em crise e consta que apenas 1 em cada 4 católicos assiste à missa semanalmente. Se a Eucaristia é verdadeiramente Jesus, então devemos criar uma oportunidade de educação, convite e inspiração para que os perdidos retornem a Deus verdadeiramente presente em todos os tabernáculos do mundo."

O filme começa com as boas-vindas do bispo de Orange, Kevin Vann, e do bispo Cozzens, que apontam para pesquisas que indicam que apenas 30% dos católicos acreditam na presença real de Cristo na Eucaristia. O filme então apresenta entrevistas com uma variedade de católicos proeminentes, incluindo o professor da Universidade Franciscana Scott Hahn, Curtis Martin da FOCUS, a autora Noelle Mering, os pais marianos Donald Calloway e Chris Alar, e Chris Stefanick da Real Life Catholic.

Stefanick, que assistiu à estreia, disse: “Estou entusiasmado por ser entrevistado para este filme e acredito que será uma ferramenta importante para nos ajudar a partilhar o Evangelho de Jesus Cristo. Vivemos numa época de apatia geral em relação a tudo o que é espiritual e de catecismo fraco, e tenho certeza que este filme será uma ferramenta importante para mudar as coisas”.

“Jesus Thirsts” destacou uma visita a uma prisão em Beaumont, Texas, onde o bispo de Beaumont, David Toups, ofereceu missa para os presos, que também tiveram tempo para adoração. Os reclusos entrevistados detalharam como a sua devoção à Eucaristia os ajudou a lidar com longas penas de prisão; O ex-presidiário que se tornou evangelista católico Jim Wahlberg (irmão dos atores Donnie e Mark Wahlberg) também visitou o local para contar a história da fé que encontrou em Cristo.

Wahlberg, que compareceu à estreia, relatou: “Fui compartilhar meu testemunho sobre o vazio e a solidão que você pode sentir na prisão e a esperança que você pode encontrar em Cristo. Mas fiquei impressionado com o amor e a devoção que muitos desses homens já tinham por Jesus. Só Ele pode satisfazer seus corações e dar-lhes forças para seguir em frente”.

Conforme relatado em seu livro “The Big Hustle” de 2020, Wahlberg cresceu em Boston e foi condenado à prisão duas vezes, a segunda vez por roubo. Nominalmente criado como católico, ele retornou à fé católica através de suas experiências no ministério prisional e tornou-se um cineasta católico após ser libertado.

Wahlberg observou que o fundamental para a mudança em sua vida foi a recepção da Eucaristia. Ele explicou: “Hoje, muitas pessoas procuram falsas formas de poder, e a maior fonte de poder e amor existe sob a aparência do pão na Sagrada Eucaristia. Como cineasta, vi o poder da narrativa que pode mudar vidas, e aqui temos a maior história de amor de todos os tempos... Este filme é um encontro com Jesus, que procura cada coração humano e nos espera em todos os altares que nos rodeiam."

“Sede de Jesus” inclui também imagens recriadas do Antigo e do Novo Testamento relacionadas com a Eucaristia, bem como conversas com jovens sobre o que sabem sobre a Eucaristia. A maioria acreditava que a Eucaristia era simplesmente um símbolo e, de outra forma, carecia de conhecimento do sacramento e do sacerdócio.

“Queríamos incluir estas entrevistas”, disse o diretor Tim Moriarty, “porque nos mostra onde estamos em termos de crença e devoção à Eucaristia, e o trabalho que precisamos fazer”.

Citando um estudo da Pew Research de 2019 que revelou que apenas 31% dos católicos acreditam que “durante a missa católica, o pão e o vinho tornam-se realmente o corpo e o sangue de Jesus”, Moriarty continuou: “Não. É o próprio Jesus. Este filme foi projetado para despertar essa compreensão nos corações daqueles que o assistem.”

Moriarty acrescentou: “Enquanto a nossa equipa da Castletown Media trabalhava no filme, sabíamos que precisávamos mostrar a universalidade da nossa fé e como a Eucaristia nos une como um só corpo em Cristo. Esperamos que estimule um movimento que traga as pessoas de volta à Missa, à adoração eucarística e, em última análise, à crença na presença real de Cristo na Eucaristia".

Outra vinheta foi a história do cardeal vietnamita Nguyen Van Thuan (1928-2002), que passou 13 anos em cativeiro (nove em confinamento solitário) nas mãos do governo comunista após a queda de Saigon em 1975. Seus amigos conseguiram contrabandear vinho e hóstias em Thuan (o vinho estava disfarçado de frasco de remédio), que ele costumava rezar missa usando as próprias mãos como patena e cálice. A Eucaristia não só lhe deu forças para prosperar espiritualmente na prisão, disse ele, mas também foi capaz de perdoar e até converter alguns dos seus captores.

Joseph De Santis, produtor, disse: “É tão fácil para nós ir à missa e receber a Eucaristia hoje nos Estados Unidos que esquecemos como este privilégio tem sido tão difícil para muitos ao longo da história, incluindo este cardeal vietnamita”.

Outra vinheta é uma visita à Abadia de São Miguel, no sul da Califórnia, casa dos Padres Norbertinos. Padre Charbel Grbavac comentou sobre a importância da beleza no culto católico. Ele falou do que chama de “quatro espaços” da Missa: purificação, Palavra de Deus, ofertório e banquete. O filme também nos leva a outra comunidade religiosa, as Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, que nos apresentam o processo de confecção das hóstias para a missa.

Pe. Robert Spitzer, do Centro Magis, falou sobre os milagres eucarísticos, com especial atenção ao milagre de Sokolka, na Polônia, em 2008. Durante a missa, uma hóstia era jogada ao chão e, segundo as normas litúrgicas, colocada em um recipiente com água para ser dissolvida. Uma semana depois, uma religiosa examinou a hóstia e descobriu que estava intacta e que havia uma mancha vermelha de sangue no meio. Estudos com hospedeiros indicaram que a porção transformada era tecido miocárdico (coração) de uma pessoa viva perto da morte.

P. Spitzer explicou: “A substância da hóstia está integrada à substância do tecido vivo do coração, mas está ao nível dos finos filamentos das microfibras. São alguns mícrons de separação; Estamos falando sobre comprimentos de separação celular. Está literalmente em um nível que nenhuma tecnologia humana que conhecemos pode duplicar. “É como se o tecido vivo do coração crescesse a partir da substância inerte da hóstia consagrada”.

Mark Hulme, produtor executivo, acrescentou: “O mundo precisa da mensagem de ‘Jesus Sede’: uma mensagem de esperança, amor e redenção através da Eucaristia”.

Lembrou-se de como, quando criança, seu pai o apresentou ao mistério da Eucaristia. Hulme continuou: “Ele me ensinou na missa a dizer 'Meu Senhor e meu Deus' quando o padre levanta a hóstia. Ele me disse que a Eucaristia é Cristo, Corpo, Sangue, Alma e Divindade”.

O Diácono Steve incentivou os grupos a assistirem ao filme juntos “para criar uma onda popular” e observou que o filme incluía um bônus especial, “Nossa Senhora de Guadalupe: Mulher da Eucaristia”, produzido pelos Cavaleiros de Colón.

Ele continuou: “Existem muitos filmes inspiradores sobre a fé, mas quando foi que houve um filme sobre Jesus Cristo na Eucaristia? Esta é a tarefa mais importante da minha vida. Este filme é para você, para nós, porque esta é a nossa história. Este filme pertence ao Corpo de Cristo e é a nossa hora de trazer nossos irmãos e irmãs para casa, para a Verdadeira Presença de Jesus Cristo. Juntos temos uma grande oportunidade de levar o catecismo cinematográfico ao mundo.”

 

Fonte -  infocatolica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...