terça-feira, 11 de junho de 2024

Variações do poder do Demônio. -Idade Moderna, XVI. -Santa Teresa e São João da Cruz

  


Se quisermos conhecer a importância negativa do Diabo na história da Salvação, em que vivemos, saberemos nos textos do Novo Testamento, nos atos e palavras de Cristo e dos Apóstolos, do Magistério de da Igreja, da Liturgia, mas também dos Padres e dos grandes santos e doutores de todos os séculos. E assim poderemos apreciar em toda a sua gravidade o silêncio que ocorreu sobre Satanás na Igreja Ocidental durante pouco mais de meio século.

Já tratei do Pai das Mentiras em vários artigos desta série. Hoje quero considerar As Tentações do Diabo, como ensinaram sobre elas dois dos mais notáveis ​​santos no precioso campo da Espiritualidade. Ambos são Carmelitas e Doutores da Igreja, Santa Teresa de Jesus (1515-1582) e São João da Cruz (1542-1591).

As Tentações de Satanás                                              

O Diabo é o Tentador que inclina os homens ao pecado. São Tomás: “A função própria do Diabo é tentar” ( STh I,114,2). São Paulo chama o Diabo de “o Tentador” (1Ts 3,5). É verdade que também nós somos tentados pelo mundo e pela carne, pois «cada um é tentado pelos seus próprios desejos, que o atraem e seduzem» (Tiago 1,14; +Mt 15,18-20). Portanto, nem todas as tentações vêm do Diabo (STh I,114,3). Mas sendo o principal inimigo do homem, e aquele que usa o mundo e a carne para tentar, pode-se muito bem dizer que “a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os espíritos malignos” (Ef 6:12). Uma espiritualidade que ignora ou mesmo nega esta verdade não é cristã.

Há sinais de influência diabólica, embora sombrios

Já diz São João da Cruz que dos três inimigos do homem “o diabo é o mais obscuro de se compreender” (Advertências 2). Quando falamos do Pai da mentira, observa Paulo VI, «a nossa doutrina torna-se incerta, pois é obscurecida pelas próprias trevas que rodeiam o Diabo» (XI 15, 1972). Conhecemos, porém, suficientemente as suas estratégias sinistras, que operam sempre através da falsidade: por exemplo, *pensamentos obsessivos ("Vou me condenar"), ideias falsas persistentes ("Deus é infinitamente misericordioso e perdoará tudo a todos"), que, por outro lado, pode ser estranho e até contrário à pessoa em seu temperamento, educação ou ideias próprias... Podem ser influências do Diabo. (*pensamentos: sensações que agem na pessoa como se fossem pensamentos).

Santa Teresa, descrevendo uma tentação contra a humildade, aponta os elementos típicos da tentação diabólica: Esta foi “uma falsa humildade que o diabo inventou para me perturbar e testar se pode levar a alma ao desespero. Tenho tanta experiência que é coisa do diabo que, como você vê que o entendo, ele não me atormenta com tanta frequência como antes. Está claro [que é uma coisa diabólica] na inquietação e inquietação com que começa e no alvoroço que causa na alma durante todo o tempo que dura, e na escuridão e na aflição que nela coloca, na secura e no mau disposição para orar ou para qualquer coisa boa. Parece sufocar a alma e amarrar o corpo para que nada beneficie” (Vida 30,9).

Os sinais do Diabo são: Inquietação, escuridão, falsidade, agitação interior, secura... mas acima de tudo falsidade. O Diabo “quando fala mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44). Tudo nele é engano, mentira, falsidade; É por isso que na vida espiritual – o que mais você vai fazer – você tenta falsificar tudo?

São João da Cruz diz que, por exemplo, se se trata de humildade, o Diabo põe na mente “uma falsa humildade e um fervoroso afeto de vontade fundado no amor próprio”; Se das lágrimas, também “às vezes sabe muito bem fazer correr as lágrimas sobre os sentimentos que exprime, para colocar na alma os afetos que deseja” (2Subida 29,11). Se se trata de visões, aquelas que o Diabo provoca “fazem com que o espírito seque no relacionamento com Deus, e dão inclinação para estimar e admitir e ter algo nas ditas visões; e não duram, antes caem imediatamente da alma, a menos que a alma os estime muito, pois então a própria estima a faz lembrar-se deles naturalmente” (24,7).

 

O Diabo nada pode fazer sobre o homem se ele não abrir mão de seus poderes espirituais, razão e vontade.

Deus pode atuar na substância da alma imediatamente – também mediatamente –, com ideias, sentimentos, palavras interiores. Mas o Diabo só pode agir mediatamente sobre os poderes espirituais do homem, induzindo-lhe sentimentos, imagens, dúvidas, falsas convicções, iluminações enganosas. Mas sem a cumplicidade dos poderes espirituais do homem, a própria alma permanece inacessível para ele.

Sentidos, imaginação. São João da Cruz diz que mesmo nas pessoas de grande virtude “o demônio aproveita-se dos apetites sensíveis (embora com estes, neste estado [de crescimento espiritual], na maioria das vezes ele possa fazer muito pouco ou nada, porque é já abafados), e quando não consegue isso, representa muitas variedades à imaginação, e às vezes suscita na parte sensível muitos movimentos, e outros desconfortos que causa, tanto espirituais quanto sensíveis; do qual não está no poder da alma ser livre até que "o Senhor envie o seu anjo e os liberte" ( Cântico 16,2).

Memória, fantasia. A ação do Diabo “pode representar na memória e na fantasia muitas notícias falsas e formas que parecem verdadeiras e boas, porque, ao ser transfigurado em anjo de luz (2Cor 11,14), aparece à alma como luz. E também nos verdadeiros, aqueles que são de Deus, ele pode tentá-la de muitas maneiras para que ela caia na gula espiritual e em outros males. E para fazer isso melhor, ele costuma sugerir e colocar o sabor e o sabor no significado das próprias coisas de Deus, para que a alma, deslumbrada por esse gosto, fique cega por esse gosto e coloque os olhos mais no sabor do que no amor.» (3Ascensão 10,1-2).

Entendimento. O pai da mentira encontra seu maior ganho quando perverte a mente do homem, mas se não consegue isso com falsas doutrinas – que são seus meios comuns – pode tentar fazê-lo usando locuções e visões espirituais ou imaginárias. Pensamos também no dever fundamental que todo cristão tem de ser formado doutrinariamente na fé católica. Se você não tem treinamento, ou pior, se tem treinamento ruim, você fica indefeso diante dos enganos do Pai da Mentira, que o fará ver a verdade como falsa, e a mentira como verdadeira. Especialmente hoje, com uma pregação e uma catequese tão precárias, o Adversário tem um trabalho fácil.

O Diabo, por outro lado, para os fiéis com um certo grau de formação e de vida cristã, “procura sempre mover a sua vontade a valorizar essas comunicações interiores e a prestar-lhes muita atenção, para que se entreguem a ocupar a alma" naquilo que não é virtude, mas oportunidade de perder o que existe" (2Subida 29,11). Santa Teresa estima que as visões imaginárias são “onde o diabo pode criar mais ilusões” (Vida 28,4; + 6Moradas 9,1).

O Diabo tenta o bom

Ele tenta os pecadores com o mundo e a carne, e isso é suficiente para que ele os restrinja e os perca. Deus não permite que ele tente diretamente os seus filhos quando eles ainda estão muito fracos na fé e na caridade. Mas o Tentador é forçado a assediar direta e abertamente os santos, que já estão muito livres do mundo e da carne. É por isso que é na vida dos santos que normalmente encontramos agressões diabólicas diretas. Isso é conhecido desde os tempos antigos. Vemos isso, por exemplo, na Vida de Santo Antônio, que Santo Atanásio escreveu (+373). Os demônios «quando vêem que os cristãos, e especialmente os monges, se esforçam e progridem, imediatamente os atacam e os tentam, colocando obstáculos no seu caminho; e esses obstáculos são especialmente os pensamentos fixos e obsessivos (logismoi)”, sobre os quais escreveu o erudito monge do deserto, Evagrius Ponticus (345-399) (grego Migne 26.876-877).

São João da Cruz dá a causa: «O diabo conhecendo esta prosperidade da alma – ele, devido à sua grande malícia, inveja todo o bem que vê nela –, neste momento usa toda a sua capacidade e exerce todas as suas artes para poder perturbar a alma até mesmo uma parte mínima deste bem; porque prefere negar a esta alma um quilate da sua riqueza do que fazer com que muitos outros caiam em muitos e graves pecados, porque os outros têm pouco ou nada a perder, e este tem muito" (Cântico 16,2).

Santa Teresa confessou: “Esses malditos me atormentam tantas vezes e tenho tão pouco medo deles, visto que não podem se mover se o Senhor não lhes dá permissão, que me cansaria se os dissesse” (Vida 31, 9). Por outro lado, nestas almas tão unidas a Deus, “o diabo não pode entrar nem fazer mal” (5Morada 5,1). É por isso que muitos santos morrem em paz, sem perturbações do Diabo (Fundamentos 16,5). São João da Cruz testemunha a mesma coisa: a purificação espiritual avançada “afasta o diabo, que tem poder na alma através do seu domínio sobre as coisas corporais e temporais” (1 Ascensão 2,2). “O diabo teme a alma que está unida a Deus como teme ao próprio Deus” (Provérbios 125). Nele «o demónio já está derrotado e afastado» (Cântico 40,1).

Portanto, surge o paradoxo de que o Diabo ataca sobretudo os santos, a quem ele teme muito e nos quais nada pode fazer. Quando perguntaram ao Santo Cura d'Ars se temia o Diabo, que durante tantos anos o perseguiu terrivelmente, com ruídos assustadores, mexendo na cama, etc., ele respondeu: «Ah, não! Agora somos quase camaradas» (R. Fourrey, Le Curé d'Ars authentique, Paris, Fayard 1964, 204).

E o Diabo tenta o que parece bom

«Entre os muitos truques que o diabo usa para enganar as pessoas espirituais – diz São João da Cruz –, o mais comum é enganá-los sob uma espécie de bem, e não sob uma espécie de mal; porque sabe que o mal conhecido dificilmente será levado” (Cautelas 10). “Portanto, a alma boa deve sempre desconfiar mais do que é bom, porque o que é mau traz consigo o testemunho de si mesmo” (3Subida 37,1). A Santa Teresa, por exemplo, o Diabo piedosamente a tentou a parar de rezar tanto “por humildade” (Vida 8,5).

À pessoa especialmente chamada por Deus a uma vida contemplativa retirada, o Diabo a tentará chamando-a a uma vida excelente, mas mais exterior, por exemplo, ao serviço dos pobres. E se o Senhor designar alguém para escrever livros espirituais, o Diabo o incitará, com forte pressão, a dedicar-se à pregação e ao cuidado espiritual de muitas pessoas, e de fato a parar de escrever. O Pai da Mentira não tenta essas pessoas com algo ruim, porque sabe que elas irão rejeitar, mas tenta desviá-las do plano de Deus para elas com algo bom, ou seja, com algo que, sendo realmente bom - o serviço dos pobres, a pregação, a direção espiritual – impedirão, no entanto, a perfeita santificação da pessoa e a sua plena colaboração na obra da Redenção.

Obsessão e possessão

As tentações do Diabo às vezes assumem modalidades especiais, que devem ser conhecidas, mesmo em termos gerais. Na obsessão, o Diabo atua sobre o homem de fora - aqui a palavra obsessão tem o significado latino de cerco, e não o significado vulgar de uma ideia fixa. Em posse, de dentro.

A obsessão diabólica é interna quando afeta as potências espirituais, especialmente as inferiores: inclinações violentas para o mal, repugnância intransponível, impressões apaixonadas muito fortes, angústia, etc.; todas elas, é claro, dificilmente se distinguem das tentações comuns, exceto pela sua violência e duração.

A obsessão externa afeta qualquer um dos sentidos externos, induzindo impressões, às vezes extremamente enganosas, na visão, audição, olfato, paladar, tato. Embora mais espetacular, não é tão perigoso quanto a obsessão interna. As obsessões diabólicas, especialmente as internas, podem causar muitos danos aos cristãos carnais; É por isso que Deus geralmente não permite que aqueles que ainda estão sejam atacados por eles.

Na posse,  o Demônio entra na vítima e a move despóticamente por dentro. Mas note que embora o Diabo tenha invadido o corpo de um homem, e nele aja como se fosse sua propriedade, ele não pode influenciar a pessoa como princípio intrínseco de suas ações e movimentos; Ou seja, ele não pode assumir o controle da sua razão ou da sua vontade, exceto através de um controle extrínseco e violento, estranho à substância do ato. A possessão diabólica atinge o corpo, mas a alma não é invadida, retém a liberdade e, se permanecer unida a Deus, pode estar na graça durante a mesma possessão.

A respeito das possessões diabólicas (Mc 5,2-9), João Paulo II diz: «Nem sempre é fácil discernir o que é sobrenatural nestes casos, nem a Igreja facilmente condescende ou apoia a tendência de atribuir muitos fatos e intervenções diretas ao diabo; Mas, em princípio, não se pode negar que, no seu desejo de prejudicar e levar ao mal, Satanás pode atingir esta manifestação extrema da sua superioridade” (VIII-13-1986).

Espiritualidade da luta contra o Demônio

O Diabo é um inimigo pior que o mundo e a carne. Isto é algo que o cristão deve saber. «As suas tentações e astúcias – diz São João da Cruz – são mais fortes e mais difíceis de vencer e mais difíceis de compreender do que as do mundo e da carne, e também se fortalecem [as suas hostilidades] com estes outros dois inimigos, o mundo e a carne, para fazer guerra à alma forte” (Cântico 3,9).

Um tratado de espiritualidade que, ao descrever a vida cristã e o seu combate, ignora a luta contra o Diabo, dificilmente pode ser considerado um tratado de espiritualidade católica, uma vez que se distancia excessivamente da Bíblia e da tradição. Seria como um manual de guerra militar que omitisse falar – ou apenas o fizesse numa nota de rodapé – sobre a aviação inimiga, mísseis e drones, que hoje são sem dúvida as armas mais perigosas na guerra.

A armadura de Deus é necessária para derrotar o Inimigo. No cristianismo de hoje, muitos ignoram ou esquecem que a vida cristã pessoal e comunitária envolve uma forte luta contra o Diabo e os seus anjos maus. Eles nunca pensam sobre isso. Eles nem sabem disso.

“Hoje se dá pouca atenção a isto”, observa Paulo VI. Há o medo de cair em velhas teorias maniqueístas ou em terríveis divagações fantásticas e supersticiosas. Hoje alguns preferem mostrar-se corajosos e livres de preconceitos, e tomar atitudes positivas” (XI-15-1972).

Mas a decisão de eliminar ideologicamente um inimigo que permanece teimosamente real, apenas o torna mais perigoso. Quem faz isto esquece que, como disse León Bloy, “o mal deste mundo é de origem angélica e não pode ser expresso em linguagem humana” (O Sangue dos Pobres, Madrid, ZYX 1967,87). Desta forma, o mal do homem e do mundo é banalizado, e os meios para superá-los são banalizados.

É necessária a armadura de Deus que São Paulo descreve: «Consolai-vos no Senhor e na força do seu poder; Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes resistir às ciladas do diabo” (Ef 6:10-18).

–A espada da Palavra e a perseverança na oração: são as mesmas armas com as quais Cristo derrotou o Diabo no deserto. A Palavra divina é como uma espada que corta sem hesitação os laços enganosos do Maligno. «Rezai para não ceder à tentação» (Lc 22,40). Certas espécies de demônios “não podem ser expulsas por nenhum meio, exceto pela oração” (Mc 9,29).

–A couraça da justiça: “Não peques, não cedas ao diabo” (Ef 4,26-27). Ao derrotar o pecado você derrota o Diabo. “Sujeitem-se a Deus e resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7). «Que defesa, que remédio para se opor à ação do diabo? –perguntou-se Paulo VI–. Podemos dizer: Tudo o que nos defende do pecado nos defende do inimigo invisível” (XI 15, 1972).

–O escudo da fé: deixando de lado as objeções, visões e locuções próprias ou alheias, aprendendo a caminhar na fé pura, porque o Diabo não tem onde se apoderar do cristão, se ele souber viver na "nudez e pobreza espiritual" de espírito. "e vazio na fé” (2Ascensão 24,9).

–A fidelidade à doutrina e à disciplina da Igreja é necessária para se libertar do Diabo. Santa Teresa disse: “Tenho muita certeza de que o diabo não enganará – Deus não permitirá – a alma que em nada confia e se fortalece na fé”. Esta alma «como já tem assento forte nestas verdades, não se comoveria com nenhuma revelação que pudesse imaginar – mesmo que visse os céus abertos – um ponto do que a Igreja tem» (Vida 25,12).

Aquele que dá crédito a “aquele que ensina coisas diversas e não segue as palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo e a doutrina que é conforme à piedade” (1Tm 6,3), não apenas cai no erro e causa muito dano, mas cai sob a influência do Pai das Mentiras.

São Paulo, diante daqueles que “ensinam coisas diferentes”, exorta que “os adversários sejam delicadamente corrigidos, caso Deus lhes conceda o arrependimento e o reconhecimento da verdade, e se libertem da armadilha do diabo, a cuja vontade estão sujeitos”. (2Tm 2:25). O ecumenismo moderno os considera de outra forma, como “irmãos separados”...

Os sacramentais da Igreja, a cruz, a água benta, são ajudas preciosas. Como uma criança que corre para se refugiar na mãe, assim o cristão assediado pelo Diabo tende, sob a ação do Espírito Santo, a procurar a ajuda da Mãe Igreja. E precisamente os sacramentais são ajudas “de natureza espiritual obtidas por intercessão da Igreja” (Vat. II, SC 60).

Santa Teresa conhecia bem o poder da água benta contra os demônios: «Não há nada que os faça fugir mais do que voltar; Eles também fogem da cruz, mas voltam. A virtude da água benta deve ser grande; Para mim é um consolo particular e conhecido que a minha alma sente quando o tomo. E acrescenta algo muito seu: “Considero que grande coisa é tudo o que é ordenado pela Igreja” (Vida 31,4; +31,1-11).

Não devemos temer o Diabo

O Senhor ordenou-nos: «Não se turbem os vossos corações e não tenham medo» (Jo 14,27). Cristo derrotou o Diabo e o subjugou. Ora, Satanás é como uma fera acorrentada, que não pode prejudicar o cristão se este não se render a ele. O poder tentador dos demônios está completamente sujeito à providência do Senhor, que os utiliza para o nosso bem como castigos medicinais (1Cor 5,5; 1Tm 1,20) ou como provas purificadoras (2Cor 12,7-10).

Os cristãos são reis em Cristo, com poder sobre o Diabo. Através do batismo, participamos do senhorio de Jesus Cristo sobre todas as criaturas, inclusive os demônios. Neste sentido Santa Teresa escreveu: «Se este Senhor [Jesus Cristo] é poderoso, como vejo que é e sei que é e que os demônios são seus escravos - e não há necessidade de duvidar disso, pois é da fé -, sendo eu servo deste Senhor e Rei, que mal me podem fazer? Por que eu não deveria ter forças para lutar contra todo o inferno? Peguei uma cruz na mão e Deus pareceu me dar coragem, que em pouco tempo eu me veria como outro, que não teria medo de tomá-los nos braços, que me pareceu que com aquela cruz eu derrotaria facilmente todos eles. E então eu disse: “Venham agora pessoal, como sou servo do Senhor, quero ver o que vocês podem fazer comigo”.

E conclui com esta atitude desafiadora: «Não há dúvida de que me pareceu que tinham medo de mim , porque eu estava calmo e tão sem medo de todos eles que todos os medos que tinha até hoje desapareceram; porque, embora às vezes os visse, já não tive quase medo deles, antes me parecia que eles tinham medo de mim. Ainda tenho um senhorio contra eles, bem dado pelo Senhor de todos, que nada mais me é dado por eles do que por moscas. Parecem-me tão covardes que, ao serem desprezados, não têm mais forças» (Vida 25,20-21).

Sinais do Diabo em nosso tempo

«Existem sinais, e quais, da presença de ação diabólica? –perguntou Paulo VI –. Podemos supor a sua acção sinistra onde a negação de Deus se torna radical, subtil e absurda; onde a mentira se afirma, hipócrita e poderosa, contra a verdade evidente; onde o amor é eliminado por um egoísmo frio e cruel; onde o nome de Cristo é contestado com ódio consciente e rebelde (cf. 1Cor 16,22; 12,3); onde o espírito do Evangelho é mistificado e negado; onde o desespero se afirma como última palavra» (XI-15-1972)…

Se assim for, não há dúvida de que o nosso tempo mostra claramente sinais da ação do Diabo. Estes sinais também ocorreram em outros tempos, mas talvez não com a extensão do presente.

Os últimos Papas atribuíram a descristianização de uma parte da Igreja à influência do Diabo, especialmente no Ocidente de antiga filiação cristã.

–“O ‘filho da perdição’ de que fala o Apóstolo (2Tes 2,3) já vive neste mundo(São Pio –“Pela primeira vez na história, assistimos a uma luta friamente calculista e astuciosamente preparada pelo homem “contra tudo o que é divino” (2Tes 2,4)” (Pio XI, enc. Divini Redemptoris 3/19/1937, 22). –“Este espírito do mal procura separar o homem de Cristo, o verdadeiro, o único Salvador, para lançá-lo na corrente do ateísmo e do materialismo” (Pio XII, Nous vous adressons 3-VI-1950). –«Parece que, por alguma fenda, a fumaça de Satanás entrou no Templo de Deus... Como tudo isso aconteceu? Houve um poder, um poder perverso: o diabo" (Paulo VI 29-VI-1972)... Os últimos Papas fizeram o mesmo diagnóstico, como veremos quando os considerarmos na Igreja do seu tempo, em onde ocorrem numerosas infiltrações malignas graves.

* * *

“Vigiai e orai, para não caírdes em tentação” (Mt 26,41). O Tentador não dorme, está sempre fazendo o que quer, contra Deus, contra os homens. Mas já concordamos que os cristãos são reis, como membros de Cristo Rei, e que devemos nos proteger do Adversário, mas é ele quem nos teme com grande razão.

 

Fonte - infocatolica

Um comentário:

Anônimo disse...

A batalha contra o mal é para salvar almas. O inimigo é um espírito que não dorme, não existe paz na terra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...