quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cruz e sofrimento, sinal de salvação.

 
Por João Batista

O mundo proclama que a cruz é loucura, então eu quero ser louco amando a cruz de Cristo, ora, sem cruz não há salvação, graças a Deus que Jesus Cristo fez-se maldição em meu lugar para que eu tenha a salvação; Como posso ser-lhe eternamente grato? Amando-O e obedecendo-O de todo o meu coração.
Cruz é sinal de sofrimento, mas como pode eu aceitar Jesus como meu Senhor e Salvador e ainda continuar sofrendo? É que o sofrimento faz parte da salvação, Jesus Cristo nos diz que quem quiser ganhar a sua vida neste mundo, vai perdê-la na eternidade, mas quem perde a sua vida neste mundo, irá ganha-la na eternidade. Não tem como separar a salvação da cruz, toda a vida dos santos foi sofrimento, mas um sofrimento que hoje é convertido em gozo no céu diante de Deus Pai.
São Paulo escreve em sua primeira carta aos coríntios... A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. Está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e anularei a prudência dos prudentes (Is 29,14). Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria; mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos - quer judeus quer gregos -, força de Deus e sabedoria de Deus.(I Cor 1, 18s.18-24) 
Se sofremos por escolher obedecer a Cristo e sua doutrina, é motivo de alegria, pois São Pedro escreve o seguinte: Se fordes ultrajados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois vós, porque o Espírito de glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós. Que ninguém de vós sofra como homicida, ou ladrão, ou difamador, ou cobiçador do alheio. Se, porém, padecer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por ter este nome. (I Pd 4, 14-16), deve ser motivo de grande alegria para o cristão quando sofrer por seguir Cristo. O Espírito Santo nos consola com a esperança de que assim como Cristo sofreu e hoje está à direita de Deus, os que sofrerem a exemplo Dele, também sentarão com Ele... Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 3, 19-22) 
Quando nos decidimos por Cristo, viver de acordo com sua doutrina, somos perseguidos, incompreendidos e até taxados de radical, mas não temos que nos preocupar com essas coisas e sim termos a certeza que... Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. (Mt 5, 11s), Jesus Cristo nos garante, ...porque será grande a vossa recompensa nos céus. Sim caríssimos, a recompensa é a vida eterna, mas para isso, é preciso acolher o que Jesus nos propõem, isto é, morrer para este mundo. Fique ciente de uma coisa, ninguém chegará ao céu se antes não abraçar a sua cruz. Todos nós que almejamos a vida eterna, antes devemos abraçar a cruz, pois é através dela que vamos a cada dia amadurecendo e nos conscientizando de que... Sem cruz não existe salvação!
Certa vez o apóstolo Pedro perguntou a Jesus... Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós? (Mt 19, 27), Jesus responde a Pedro... Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. (Mt 19, 28), Veja que Jesus completa a pergunta dando sentido geral, ou seja, a todo mundo... E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. (Mt 19, 29), devemos entender que o sentido da resposta do Senhor, não é que abandonemos ninguém, mas que Ele (Jesus) seja o primeiro em tudo na nossa vida, é renuncia de nós mesmo para que a vontade de Deus esteja em primeiro lugar na nossa vida. O próprio Jesus diz a seu discípulos... Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á. (Mt 16, 24s)  
Aceitar Jesus como Senhor e Salvador, implica em renunciar tudo o que nos impede desta decisão (renúncia).
Jesus Cristo nos conforta e promete... Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus. O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte. Ao vencedor darei o maná escondido e lhe entregarei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, senão aquele que o receber. Então ao vencedor, ao que praticar minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs. Ele as regerá com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, assim como eu mesmo recebi o poder de meu Pai; e dar-lhe-ei a Estrela da manhã. O vencedor será assim revestido de vestes brancas. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, e o proclamarei diante do meu Pai e dos seus anjos. Farei do vencedor uma coluna no templo de meu Deus, de onde jamais sairá, e escreverei sobre ele o nome de meu Deus, e o nome da cidade de meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus enviada por meu Deus, assim como o meu nome novo. Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. (Ap 2, 7.11.17.26-28--3, 5.12.21), portanto caríssimos, vale apenas sofrer por amor a Cristo! 
São Paulo escreve aos romanos... Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro (Sl 43,23). Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 8, 35-39), quando temos no coração o desejo de ser de Deus, nada neste mundo irá nos separar de Seu amor, portanto, mesmo que estejamos passando pelo vale das sombras da morte, o amor de Cristo nos consolo em nossas dificuldades e provações

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...