terça-feira, 27 de novembro de 2018

A crise do abuso é alimentada pela falta de compreensão do sacrifício e presença eucarística de Cristo

[lifesitenews]
Por Pe. Armand de Malleray, FSSP


"Este corpo que é Seu..." A que corpo o Papa São Pio X se refere em sua exortação aos padres católicos, exatamente 110 anos antes das revelações do último verão sobre abuso sexual clerical? (Cf Haerent Animo Part I São Pio X, 4 de agosto de 1908. É o Corpo Eucarístico de Cristo, isto é, a hóstia sagrada? Não. É o Corpo Místico de Cristo, a reunião dos fiéis como uma só Igreja? este exemplo é o corpo físico do próprio sacerdote, com seus lábios, língua e mãos, é o que o papa São Pio X, sem dúvida o maior papa dos tempos modernos, chama de "Este corpo que é Seu..." -
Corpo de Cristo. Redescobrindo o significado de tal apropriação física do sacerdote por Cristo é essencial, sugerimos, para entender a crise atual, curar as feridas ocorridas e obter graças abundantes. A Igreja ainda continua a seguir as revelações de abuso sexual de magnitude sem precedentes. Foi perpetrado por numerosos sacerdotes, bispos e até cardeais, durante décadas e contra centenas de vítimas, não só na América mas também na Europa e noutros continentes. O abuso sexual é um crime. É também um grave escândalo quando mancha o nome cristão. De todos os cristãos, quando aqueles pastores designados de almas traem sua missão de tal forma, o dano é maior até. A maioria dos crimes descobertos ocorreu nos últimos 50 anos, contra homens jovens. Perguntamo-nos como, desde o final da década de 1960, tantos padres se entregaram ao vício da ephebofilia, ou “desejo de homens jovens”. A efebofilia pertence à homossexualidade, distinta da atração sexual pelas crianças, conhecida como pedofilia . Como pode um homem, consagrado a Deus da forma mais solene e pública segundo a doutrina católica, quebrar seu voto de castidade, com as circunstâncias agravantes de agir 1) contra a natureza (a vítima é de seu próprio sexo) e 2) contra sua missão (como um protetor confiável ao invés de um predador)?

Abstinente pelo amor de Deus

Esses clérigos abusivos haviam sido consagrados de corpo e alma a Deus, a fim de consagrar o Corpo e o Sangue de Deus feito homem, Jesus Cristo, na Santíssima Eucaristia. De acordo com a disciplina tradicional que prevalecia na Igreja Ocidental, (e nas Igrejas Orientais, pelo menos para os bispos) eles haviam se comprometido com o celibato. Eles haviam renunciado ao bem do matrimônio e da família, de modo a serem integralmente configurados para Cristo, o Sumo Sacerdote Soberano, celibatário e Esposo para Sua Noiva mística, a Igreja. Mas depois de um tempo, se não desde o começo, eles desejavam outros corpos. Eles cobiçaram a carne humana.
O fato de suas vítimas serem do mesmo sexo é uma circunstância agravante. Mas deve-se ter em mente que qualquer atividade sexual deliberada teria sido uma traição de seu compromisso com a castidade. De fato, pode ser oportuno observar que a atividade sexual é plenamente legítima para qualquer homem e mulher somente quando aberta à procriação com o objetivo de criar filhos como santos, o que somente o casamento cristão garante plenamente. Simplificando, o sexo é para [o propósito de fazer] famílias, não para si ou para parceiros. Sexo é dado para aumentar o número dos eleitos através da construção de igrejas domésticas. O sexo é para criar novos seres humanos racionais para adorar a Santíssima Trindade pela eternidade. O Criador da raça humana incorporou o prazer sexual no ato conjugal como um incentivo generoso para a criação de mais adoradores humanos. O ato conjugal é como um avião destinado à eternidade feliz. A luxúria em todas as formas a seqüestra.

Paternidade espiritual

Os sacerdotes perseguem este nobre fim procriativo através da paternidade espiritual, quando geram uma alma para a graça divina através do Santo Batismo, quando a nutrem através da Sagrada Comunhão e a promovem através dos outros sacramentos, ações sagradas e ensinamentos da Igreja. Sacerdotes não são anjos, no entanto. Eles são homens de carne e osso. Como qualquer homem (e mulher), eles confiam na graça divina para dominar seus desejos sexuais e canalizá-los de acordo com a lei da vida de Deus. Para o clero celibatário, isso significa oferecer prazer sexual como sacrifício a Deus, afirmar a realidade da fecundidade invisível neles incorporada por Deus em sua ordenação através do caráter sacramental do sacerdócio. A paternidade espiritual não é um mero substituto para a paternidade biológica, como um prêmio de consolação. Pelo contrário, expressa a essência da paternidade divina, depois do Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem toda a paternidade no céu e na terra é denominada (Efésios 3: 14-15).
Os poderes divinos concedidos ao sacerdote são objetivos e permanentes. Eles permanecem, mesmo que seu uso possa ser impedido por doença ou prisão; mesmo que o estado clerical possa ser perdido; e independentemente dos méritos ou deméritos pessoais do sacerdote. Esses poderes consistem essencialmente em tornar Cristo presente sob o exterior do pão e do vinho na Santa Missa e absolver as almas dos seus pecados na Confissão. Quanto mais se acredita nessas verdades, mais se valoriza o celibato sacerdotal. Por quê? Porque o celibato sacerdotal aponta para a realidade da presença salvadora de Cristo nos sacramentos da Igreja. Os homens caídos mantêm a atividade sexual como uma “necessidade” fundamental. “Não podemos fazer”, eles pensam, “sem um corpo para segurar”. O sacerdócio celibatário não frustra essa aspiração - eleva-a. O celibato sacerdotal implica que o Corpo eucarístico de Cristo é real o suficiente para recompensar a castidade do homem. O celibato sacerdotal sugere que os penitentes absolventes são um genuíno derramamento da vida divina através do Corpo místico de Cristo, Sua Igreja.

Habeas corpus

Assim, a fé e o amor pelo Corpo Eucarístico de Cristo e por Seu Corpo Místico, a Igreja, devem crescer em proporção inversa com a luxúria dos corpos humanos. Os padres e bispos que cometeram abuso sexual apoderaram-se do corpo errado. Negligenciando o Corpo do Salvador, eles desejavam os corpos das criaturas e se agarravam a eles. Para fazer uma comparação, eles são como um oficial de estado ouvindo as palavras Habeas Corpus e não ouvindo mais nada. Habeas Corpus é a lei inglesa do século XIV que afirma que uma pessoa só pode ser mantida na prisão após a decisão de um tribunal. Em vez de ouvir: "Por que direito você segura esse corpo?" - abusadores clericais entendem erroneamente o Habeas corpus como: 'Você deveria ter o corpo - e mantê-lo!'
Para manter o corpo? Eles receberam esse mandato, porém, em sua ordenação. Eles já foram nomeados “guardiões do Corpo”. Naquela ocasião mais solene, ajoelhando-se diante do bispo, suas mãos tocando o hospedeiro sobre a patena, foi-lhes dito: “Recebam o poder de oferecer sacrifícios a Deus e de celebrar missas por os vivos e os mortos, em nome do Senhor.” Aos sacerdotes é confiado o Corpo Eucarístico do Senhor (e o Preciosíssimo Sangue), para o benefício do Corpo Místico do Senhor (Sua Igreja). Assim, o problema não é para os clérigos celibatários lidarem com o corpo de outra pessoa, mas para lidar com o corpo errado. Os sacerdotes têm direito a um Corpo - com um capital B.

Apontando para o corpo de Deus

Significativamente, lidar com o Corpo de Deus requer pureza de mente e corpo para os sacerdotes, como o bispo os adverte: “Seja santo ao lidar com as coisas sagradas. Quando você celebra o mistério da morte do Senhor, cuide para que mortificando seus corpos você se livre de todos os vícios e concupiscências.” A Santa Mãe Igreja lembra seus sacerdotes quando, investindo na Santa Missa diariamente, ela os ensina a recitar seguindo a prece enquanto amarram a correia ao redor de sua cintura, sobre a alva: “Cinge-me, ó Senhor, com a pureza e extingue em meus lombos o fogo da concupiscência, para que a virtude da continência e da castidade permaneça em mim". Uma troca misteriosa está acontecendo de um corpo para outro. O sacerdote renuncia ao acesso a qualquer corpo criado, assim mortificando seu próprio corpo, de modo a lidar com o Corpo Eucarístico de Cristo e alimentá-lo ao Corpo Místico de Cristo, a Igreja.
Uma troca similar ocorre no Santo Matrimônio de acordo com o ensinamento tradicional da Igreja. O Código de Direito Canônico, escrito sob o Papa St Pius X, descreveu o consentimento matrimonial como um ato da vontade “pelo qual cada parte dá e aceita um direito perpétuo e exclusivo sobre o corpo (do cônjuge), por atos que são por si próprios adequados a geração de filhos” (c. 1081, § 2). O consentimento matrimonial envolve uma transferência de direitos: o objeto do consentimento é a entrega de um direito essencial - o ius em corpus, ou "direito sobre o corpo".
Isso poderia lançar luz sobre o estado sacerdotal e a prerrogativa, analogicamente? Celibatário consagrado e bispo, São Paulo escreveu certa vez: “Com Cristo, estou pregado na cruz. Eu vivo, agora não eu; mas Cristo vive em mim. E que agora vivo na carne: vivo na fé do Filho de Deus” (Gl 2: 19-20). Aqui, vemos como a união sacrificial entre Cristo e Seu ministro ordenado induz uma troca existencial, pela qual Cristo vive em Seu sacerdote, e o sacerdote em Cristo. De um modo geral, isso se aplica a qualquer cristão, uma vez que todos nós somos chamados a entregar corpo e alma a Cristo, para que Deus habite em nós como em Seu templo: “...considerai que estais morto para o pecado, mas vivo para Deus. em Cristo Jesus nosso Senhor. Que nenhum pecado, portanto, reine em seu corpo mortal, para obedecer às suas concupiscências”(Romanos 6: 11-12). Mas se aplica mais plenamente aos sacerdotes, em virtude do caráter sacerdotal.

Uma troca amorosa

Os poderes divinos para transubstanciar matéria e absolver almas estão embutidos no sacerdote, e somente no sacerdote, em sua ordenação. Esses poderes permanecem para sempre, mesmo depois da morte. Tal capacidade divina duradoura é ativada toda vez que o padre conscientemente e intencionalmente age in persona Christi, por exemplo, quando orando, abençoando, ensinando. Nunca é maior essa ativação do que durante a Santa Missa. Quando na Consagração o sacerdote - vamos chamá-lo de "Padre Jim" - diz: "Este é o meu corpo", a palavra "meu" refere-se essencialmente a Cristo, não ao Pe. O corpo de Jim. E, no entanto, as palavras são proferidas fisicamente através do pe. A boca de Jim e entendida intelectualmente pelo pe. O cérebro de Jim, e desejado por ele ao mesmo tempo. Simultaneamente, no pe. As mãos de Jim, o pão se torna o corpo de Cristo. Em outras palavras, ocorre uma troca existencial, em que pe. Jim entrega seu corpo (e alma) a Cristo, para que Cristo possa agora estar no pe. As mãos de Jim. Cristo recebe pe. O corpo de Jim por apropriação; Pe. Jim recebe o corpo de Cristo através da transubstanciação. A Hóstia Consagrada é o Corpo Eucarístico de Cristo, porque pe. O corpo de Jim tornou-se o Corpo "ministerial" de Cristo.
A palavra “ministerial” aqui não significa uma função temporária da Igreja, por mais que seja útil, como ser nomeado sacristão ou contador de coleção por um ano. Pelo contrário, somente o corpo de um sacerdote pode ser denominado corpo “ministerial” de Cristo, em virtude da modificação ontológica que o padre sofre na ordenação, quando o caráter sacerdotal incorpora nele os poderes divinos para sempre. Que encorajamento para os sacerdotes perceberem que seu corpo (animado por uma alma) não é mais deles, mas de Cristo? Ao levantar-se de manhã e fazer a barba, ao tomar o café da manhã, ao pedalar para visitar seu rebanho ou para o lazer, bem como em qualquer outra ocasião, o sacerdote pode pensar em seu corpo como o corpo ministerial de Cristo.
"Tudo o que você fizer na palavra ou no trabalho, faça tudo em nome do Senhor Jesus Cristo, dando graças a Deus e ao Pai por ele" (Cl 3:17). Esse elevado apelo a todo cristão é cumprido no sacerdote não apenas espiritualmente, mas ontologicamente, toda vez que ele age in persona Christi, e supremamente durante a Santa Missa, na Consagração. Então, o ius em corpus essencial ao sacramento do Santo Matrimônio é ativado, analogicamente, quando o sacerdote entrega seu corpo a Cristo, por Suas palavras para tornar Seu Corpo presente nas mãos de Seu sacerdote.

Para dar o sagrado

Notavelmente, como para os cônjuges cristãos, essa troca de direitos no corpo de cada um é destinada a beneficiar os outros, a saber, a família. Por sua natureza, a consagração eucarística não é uma oração ou iniciativa particular do sacerdote, mas uma glorificação cultual de Deus e um serviço público a todos os fiéis, dentro e fora dos bancos, vivos e mortos. Ao mesmo tempo, a intimidade sacramental entre o sacerdote e Cristo, o Soberano Sumo Sacerdote, é tradicionalmente assegurada durante a Consagração, através do uso de voz baixa em vez de falar em voz alta, e através da postura do sacerdote. A congregação ajoelhada atrás dele, o padre sussurra as fórmulas sagradas enquanto seus cotovelos repousam sobre o altar, o tabernáculo e a carta do altar à sua frente protegendo o cabo e os oblatos durante a transubstanciação dupla.
Essa intimidade não é egoísta. É encomendado ao serviço do rebanho. Imediatamente após a consagração (e sua primeira genuflexão), o sacerdote se eleva e eleva o Corpo Sagrado para a congregação ver e adorar. Logo depois, ele irá alimentar o povo com a carne imaculada do Cordeiro de Deus. A etimologia da palavra "sacerdotal", ou seja, "sacerdotal", é "sacer-dos", ou "dar o sagrado". Assim, há uma continuidade essencial entre a Consagração e a Comunhão. O mesmo "sacer-dos", isto é, o sacerdote, torna Cristo presente sobre o altar e comunica-o ao povo.

Conclusão

Compreender melhor a fé da Igreja sobre o sacrifício e a presença eucarística, bem como sobre o sacerdócio ministerial, é o melhor antídoto contra a imoralidade clerical. Isso requer ensinar filosofia e teologia sólidas no seminário, bem como respeitar a letra e o espírito da liturgia eucarística. Quanto mais um sacerdote entende a realidade de sua configuração sacramental para Cristo, separando-o de outras pessoas batizadas para lhes canalizar a vida da graça, mais segura será sua alma e as do rebanho.
A persuasão intelectual não é suficiente. Deve florescer em momentos de intimidade cotidiana com Cristo em oração, e em uma oferenda devota da Santa Missa. Nesse sentido, os sacerdotes devem ser encorajados a oferecer a Santa Missa diariamente, mesmo sem concelebrantes (Muitas vezes, aos sacerdotes é negado o direito de oferecer A Santa Missa individualmente em peregrinação ou em férias Isto contradiz a lei da Igreja declarando que: “Cada sacerdote manterá sempre o seu direito de celebrar a Missa individualmente...” Vaticano II, Sacrosanctum Concilium 57,2) e usar seus ungidos. mãos para comunicar o Corpo de Cristo aos fiéis (“Os ministros extraordinários podem distribuir a Santa Comunhão em celebrações eucarísticas somente quando não houver ministros ordenados presentes…” cf. Instrução Sobre Certas Questões Relativas à Colaboração dos Não-Ordenados no Sagrado Ministério Como Sacerdote , Artigo 8 § 2 - 15 de agosto de 1997). Relembrando as palavras do Papa São Pio X: “Este corpo que é Dele…”, o sacerdote se reconhecerá como sendo de Cristo em um sentido físico real. Ele agradecerá por tal intimidade, tão fecundo quanto casta. Na Santa Comunhão, emprestando seus membros como corpo ministerial de Cristo, o sacerdote entregará o Corpo eucarístico de Cristo ao Seu Corpo Místico, a Igreja - um cumprimento sacramental da doxologia na Missa: “por Ele, com Ele e Nele”.
Que a Virgem Mãe de Deus, a Mãe dos sacerdotes, São João Maria Vianney e São Pio de Pietrelcina intercedam por todos os sacerdotes.
 
Pe. Armand de Malleray, FSSP é o autor de Ego Eimi, É Eu - Caindo No Amor Eucarístico, publicado por Lumen Fidei, com um prefácio do Bispo Athanasius Schneider. Ele também é o editor da Dowry, a revista da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro, no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...