sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Deus permite que almas no purgatório visitem os vivos?

[catholicstand]



Novembro é o mês de Todas as Almas. É um lembrete anual de nossa obrigação de orar pelas almas que, como ensina nossa doutrina, estão em processo de purificação pós-morte. As almas do Purgatório se arrependeram de seus pecados, mas ainda não as expiaram. E é aí que entramos. Como os santos oram por nós, devemos estar orando pelas almas que vieram antes de nós. Essa vasta comunhão de santos que se estende da terra ao céu e do céu de volta à terra é o que chamamos de Corpo Místico de Cristo - a Igreja.

Doutrina e senso comum

O Papa Bento XVI disse certa vez em uma entrevista que, se não houvesse doutrina do Purgatório, teríamos que inventá-la, e ele está certo. Todos os seres humanos são pecadores, e estamos profundamente conscientes de que o pecado nos amarra nos níveis mais profundos de nossas almas. A purificação da alma requer um purificador espiritual que somente Deus pode prover. Somente em casos raros de extrema santidade e sofrimento é que uma pessoa totalmente purificada do pecado neste mundo antes da morte. Essa é a nossa doutrina e um entendimento do senso comum da natureza humana.
Existem muitas bases bíblicas para nossa crença de que o Purgatório existe, e não é meu objetivo aqui tentar provar essa doutrina. A crença no purgatório está firmemente estabelecida na tradição cristã. O que precisamos é de um lembrete periódico de que algum dia nós mesmos estaremos naquele local de purificação pós-morte. Vamos precisar de alguém para orar por nós! A festa de Todas as Almas é um dia em nosso ano litúrgico, quando recordamos a necessidade. Mas as almas do Purgatório sempre precisam de nossas orações.

Às vezes eles perguntam

Às vezes, como um sinal tangível disso, Deus até permite que as almas do Purgatório peçam aos vivos orações de maneira muito direta. Muitas pessoas recebem visitas e sinais do “além”, indicando que alguém precisa de orações. Isso não é uma questão de doutrina como tal, mas parece estar enraizado na experiência de fé comum da Igreja. É completamente consistente com nossa crença na misericórdia de Deus. E experiências como essas sempre exigem cuidadoso discernimento. Aqui está uma história fascinante.
Há vários anos, meu sobrinho frequentou um colégio interno, onde um dos professores morreu de ataque cardíaco durante as férias de verão. Meu sobrinho respeitava o professor que tinha sido gentil com ele de maneiras significativas. Uma noite em seu dormitório, enquanto todos os outros estudantes dormiam, meu sobrinho ouviu passos. De repente, ele sentiu a "presença" de alguém na sala com ele. Era definitivamente um homem, e meu sobrinho estava um pouco assustado, porque nenhum adulto deveria estar lá a essa hora da noite.
Com uma sensação de alarme, ele puxou as cobertas sobre a cabeça. A presença chegou mais perto da cama e disse-lhe algo que apenas o falecido professor teria dito. Ele até reconheceu a voz como a voz de seu professor que partiu.
Nenhum outro aluno ouviu a voz ou acordou. A presença não fez contato físico, não disse mais nada e foi embora. Quando meu sobrinho descobriu sua cabeça, ele viu o que parecia ser as costas de alguém que lembrava o professor falecido saindo da sala. Ele deu um suspiro de alívio e voltou a dormir. Ele foi, no entanto, profundamente afetado pela experiência e depois me perguntou o que isso significava.

Permissão de Deus

Eu disse a ele que às vezes as almas no Purgatório - aqueles que não têm ninguém para orar por elas - têm permissão de Deus para que alguém na terra saiba que precisa de orações. Isso é para que eles possam terminar sua purificação e entrar no Reino dos Céus com a assistência de alguma outra parte da Igreja. Nesse sentido, imediatamente tive uma missa oferecida pela alma do professor. Também elogiei o homem pelo amor generoso da Virgem Maria, que cuida de todos os que estão passando pelo difícil teste de purificação. Se fosse realmente alguém no Purgatório que não tinha ninguém para orar por ele, eu e meu sobrinho iríamos ajudá-lo. Afinal, é isso que queremos dizer com comunhão dos santos.
Meu sobrinho nunca teve outra "visão" de seu professor. Nenhum de nós recebeu nenhum sinal manifesto ou confirmação de nossas orações, mas estas não foram necessárias. A oração é um ato de fé. Sabíamos que o homem estava agora nas mãos de Nossa Senhora. Com essa confiança, tinha certeza de que ele não estava mais sozinho em seu sofrimento.

Distinções importantes

Devo expandir o que disse ao meu sobrinho. Deus às vezes permite que almas no Purgatório apareçam neste mundo para pedir orações. Mas este não é o curso normal das coisas.
Temos muitas evidências de que essas visitas acontecem. Padre Pio, por exemplo, costumava receber visitas de almas no Purgatório regularmente. Mas nunca devemos esperar que isso aconteça conosco e, sob nenhuma circunstância, queremos que os mortos apareçam para nós.
Almas em processo de purificação em outro mundo têm trabalho a fazer. Não devemos desejar intervir nesse trabalho, a menos que Deus o queira por algum motivo conhecido apenas por Ele e pela alma individual.

Cuidado

Além disso, nunca devemos tentar deliberadamente entrar em contato com os mortos, uma tendência que parece estar se tornando mais comum em uma época que abandonou a sanidade da fé cristã tradicional. O Catecismo Católico coloca essa prática na categoria de "adivinhação" e afirma categoricamente que:
Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou demônios, conjurando os mortos ou outras práticas falsamente supostas para "desvendar" o futuro. Consultar horóscopos, astrologia, leitura de mãos, interpretação de presságios e lotes, os fenômenos da clarividência e o recurso a médiuns ocultam o desejo de poder ao longo do tempo, da história e, em última análise, de outros seres humanos, bem como de um desejo. para conciliar poderes ocultos. Eles contradizem a honra, o respeito e o medo amoroso que devemos somente a Deus. (CCC , 2116)
Enquanto a pessoa que tenta entrar em contato com um ente querido falecido pode acreditar que está fazendo isso inocentemente, a prática nada mais é do que "conjurar" os mortos. Essa é uma das coisas espiritualmente mais perigosas que podemos fazer porque nos abre para o poder dos demônios.
Também não devemos nos apressar em apoiar o que aconteceu ao meu sobrinho como uma visita de uma alma no Purgatório sem examiná-lo mais de perto. Como sabemos que ele não estava sendo visitado e enganado por um demônio? Meu sobrinho estava assustado, e acho que a maioria das pessoas consideraria uma visita dos mortos uma coisa desconcertante, para dizer o mínimo! Mas os demônios também alcançam as pessoas, por isso precisamos discernir cuidadosamente essas experiências.
Vamos considerar cinco dimensões da experiência de meu sobrinho como pontos de discernimento para entendê-la melhor.

1. A presença

Meu sobrinho sabia intuitivamente que a presença em seu quarto naquela noite era um homem. É inútil perguntar como ele sabia disso, porque foi uma intuição pessoal que acompanhou a experiência. Mas um ponto-chave do discernimento é que os demônios não têm gênero, enquanto os humanos mantêm as características do gênero quando morremos, porque faz parte de nossa identidade individual única.
A presença era perturbadora para o meu sobrinho, porque era demoníaca ou porque era "instável" em um sentido espiritual. Uma alma solitária no Purgatório sem ninguém para orar por ele se qualificaria como inquieta. Em ambos os casos, não havia sensação de paz na experiência. Isso significa que não foi Deus ou um anjo santo ou um santo que o confrontou naquela noite.

2. A configuração e destinatário

Os demônios não estão limitados pelo espaço e pelo tempo. Eles podem aparecer em qualquer lugar da terra à vontade. Os seres humanos que retornam dos mortos, no entanto, provavelmente só retornariam aos lugares onde habitavam enquanto vivos. As “almas errantes” da lenda são apenas isso, lenda. Não há testemunho em nenhuma tradição cristã, até onde eu saiba, que indique que as almas humanas perambulam pela terra para expiar seus pecados ou pedir orações.
As almas que são permitidas por Deus voltar dos mortos sempre parecem fazê-lo nos lugares em que viviam. Se o objetivo deles é pedir orações, por que eles procurariam alguém que não ora? Portanto, o professor "escolheu" um aluno que ele sabia que provavelmente faria uma interpretação baseada na fé da experiência.

3. A voz e falta de engano

Embora os demônios possam imitar muito facilmente a voz de qualquer ser humano como uma forma de decepção, era necessário o reconhecimento pessoal da voz de seu professor. O professor teve que se dar a conhecer de maneira pessoal, para que o destinatário orasse por ele, especificamente.
Outro ponto crítico de discernimento aqui é que a voz não pediu que meu sobrinho fizesse nada ou prolongasse sua visita além do breve encontro. Os demônios sempre tentam atrair os seres humanos para um contato contínuo com eles, a fim de enganá-los ainda mais. Lembra-se de Eva e a serpente no Jardim do Éden? Aqui, não houve solicitação, conversa prolongada e nenhum tipo de engano.

4. A falta de malícia

Seguindo o último ponto, também não havia sentido de malícia na experiência, embora fosse assustadora por sua própria natureza. A presença não ameaçou nada ou encheu meu sobrinho com medo de que ele fosse ferido. Os demônios, que são puramente maus, às vezes comunicam um sentimento distinto de ameaça por sua própria presença, embora essa ameaça possa se tornar aparente somente após alguma reflexão. A sensação de malícia é um sentimento que geralmente dura muito além da experiência. Meu sobrinho nunca sentiu isso, mesmo depois da visita.

5. Liberdade e fé

Como observado, apenas um crente interpretaria uma experiência desse tipo à luz da fé e chegaria à conclusão de que o visitante misterioso no dormitório naquela noite era do Purgatório, não do Inferno. O visitante não fez um grande anúncio de que ele era "Sr. Assim, seu ex-professor, sofrendo no Purgatório, precisando de oração.” Talvez Deus limite as almas de pedir orações de maneira tão explícita (embora os visitantes do Padre Pio parecessem muito prestativos com informações sobre seu estado - eram italianos depois de tudo).
Com fé, vemos "indistintamente, como num espelho" (1 Coríntios 13:12) diz São Paulo, e foi o que aconteceu aqui. A liberdade de meu sobrinho de discernir ou ignorar, de interceder ou negligenciar a necessidade de seu professor permaneceu intacta.

Orações para os que estão no purgatório

É o mesmo com a nossa fé. Novembro, o mês de Todas as Almas, lembra-nos da nossa obrigação de orar pelos mortos. Não é apenas um ato de devoção em um dia do ano, mas todos os dias.
Certa vez, ouvi um bispo dizer que sempre orava pela alma que estava “mais profunda no Purgatório”. Que tremendo ato de fé e caridade! Acreditamos que todas as almas precisam de oração após a morte e também que existem algumas almas tão abandonadas que não têm ninguém para orar por elas. Alguns deles podem até nos acordar com essa necessidade através de visitas do Além.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...