sábado, 9 de novembro de 2019

Eis Cristo! 10 Maneiras de Aumentar a Crença no Senhor Eucarístico

[ncregister]
Padre Roger J. Landry


Em Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou quem as pessoas diziam que ele era, e suas duas pesquisas mostraram que apenas uma pessoa - Pedro - disse que acreditava que Jesus era quem ele realmente era, o Messias e Filho de Deus (Mateus 16: 13-20). Em julho, o Pew Research Center perguntou aos católicos dos EUA quem ou o que eles entendiam ser a Eucaristia. A resposta , como a que Nosso Senhor recebeu em Cesaréia, foi preocupante.
Apenas 50% dos católicos dos EUA disseram que conheciam os ensinamentos da Igreja de que, após a consagração, o pão e o vinho são totalmente transformados no corpo e no sangue de Jesus; 45% disseram que a Igreja ensina que o “pão” e o “vinho” são apenas símbolos e 5% não sabiam o que a Igreja ensina.
Mesmo entre os 50% dos que estavam cientes dos ensinamentos da Igreja, um terceiro disse que ainda consideravam a Eucaristia como um símbolo, deixando apenas 31% que realmente acreditavam nos ensinamentos da Igreja.
Além disso, 69% dos católicos disseram acreditar que a Eucaristia era apenas um símbolo - que Jesus não está no altar após a consagração, ou no tabernáculo, ou em nós após a Santa Comunhão.
Em vez de notícias, o relatório era uma confirmação do que há muito se sabe e se deduz: há uma grave crise na fé eucarística. Essa crise está finalmente na raiz de muitas outras: baixa participação em missas, paróquias fechadas, escolas fechadas, vocações sacerdotais insuficientes, influência católica diminuída na sociedade, crescente secularismo e, como o Papa Emérito Bento escreveu incisivamente em abril , até o abuso sexual clerical de menores.
É por isso que os resultados têm ocupado a atenção de bispos, sacerdotes, comentaristas e todos aqueles que se preocupam com a Igreja e o Senhor.
Muitos se concentraram na necessidade de uma catequese muito melhor em todos os aspectos. Isso é absolutamente verdade, mas inadequado e míope. O cristianismo não é uma sala de aula tentando ajudar as pessoas a passar em um teste padronizado, mas um modo de vida.
Mesmo que os resultados voltassem e 100% dos católicos pesquisados ​​identificassem os ensinamentos da Igreja com precisão e afirmassem fé neles, a questão maior permaneceria: eles estão vivendo vidas eucarísticas, com Jesus na Eucaristia como fonte, cume, raiz e centro? de sua existência?
Conhecer e acreditar são passos indispensáveis, mas o objetivo é a vida eucarística. Isso é algo que vai muito além do simples comparecimento à missa de domingo. É se vivemos em santa comunhão com o Senhor Ressuscitado encarnado na Eucaristia, se extraímos nossa vida dele, se permitimos que ele de dentro faça nossa vida um comentário sobre as palavras de consagração.
Saber como chegamos aqui é essencial para saber como responder adequadamente.
Depois do Concílio Vaticano II, houve muitas idéias e práticas que minaram o conhecimento e a fé na Presença Real. Alguns padres, religiosos e teólogos avançaram uma ideologia dessacralizadora que, alegando falsamente ser o "Espírito do Vaticano II", atacou a piedade eucarística, destruiu altos altares e trilhos de altar, baniu tabernáculos para altares ou capelas laterais e basicamente procurou efetuar uma mudança copernicana. no foco eucarístico, longe de adorar a Deus e da idolatria da comunidade.
Muitos desses iconoclastas ensinavam em seminários e universidades católicas, onde, impunemente, ridicularizavam diabolicamente a adoração eucarística como a supersticiosa “adoração de uma caixa de pão” e perseguiam seminaristas que queriam fazer as horas sagradas ou solicitar a exposição do Santíssimo Sacramento em suas vidas. capelas do seminário. Infelizmente, esses incidentes não foram isolados e essas respostas críticas à piedade eucarística certamente impactaram aqueles futuros sacerdotes que não conheciam a fé o suficiente para reconhecer a voz dos falsos profetas.
Mas essa não é a principal explicação para a perda da fé eucarística (e do entendimento). A razão maior é uma série de práticas em relação à Eucaristia que, independentemente das intenções de inaugurá-las, impactaram o que os fiéis sabem e acreditam.
O antigo aforismo lex orandi, lex credendi, nos lembra que a maneira como oramos afeta o que acreditamos. A maneira como falamos sobre a Eucaristia na palavra e na linguagem corporal, na música e na arquitetura, ao longo do último meio século, teve um impacto inquestionável no que as pessoas entendem e acreditam.
Considere algumas dessas “atualizações” no estilo de oração que foram introduzidas após o Concílio: a localização e a beleza do tabernáculo, a postura com a qual recebemos a Santa Comunhão, o ritmo em que a Santa Comunhão é distribuída, a direção de nossa adoração, o vocabulário litúrgico que usamos, o incentivo e permissão generalizados de quase todos - em estado de pecado mortal ou não - a receber, a acessibilidade das igrejas para a oração, a frequência da adoração eucarística e a piedade eucarística dos padres e outros que lideram a oração da igreja. Todos esses componentes são importantes para como e por que a Igreja acredita na presença real.
Como, então, aumentamos o conhecimento e a fé da realidade de Jesus na Eucaristia?
Começa levando a sério o que a Igreja acredita e vivendo com coragem, para que outros possam acreditar. A fé não é apenas ensinada, mas capturada, e tudo o que a Igreja faz deve ajudar as pessoas a pegá-la.
Eu gostaria de mencionar 10 práticas pastorais para consideração. Espero que, ao fazer isso, possamos ir além das “guerras litúrgicas”, além de nossas preferências, para nos concentrar no que é realmente propício à comunicação clara e eficaz da fé eucarística da Igreja:
Incentive a piedade eucarística sacerdotal. Os padres têm o maior papel e responsabilidade em transformar a situação do lado certo. Há uma diferença entre padres que vivem vidas verdadeiramente eucarísticas e aqueles que não. Manifesta-se pela maneira como oram, em vez de recitar a Missa, administrar e distribuir a Eucaristia, colocar reverência em genuflexões, celebrar a Missa nos dias de folga, rezar diante do Santíssimo Sacramento, promover a adoração eucarística (e talvez até tirar o inconveniente de madrugada) no programa de adoração de 24 horas da paróquia!), referem-se em sua pregação a Jesus na Eucaristia e sentam-se no confessionário para oferecer às pessoas a oportunidade de receber a Eucaristia dignamente. Os padres eucarísticos formam paróquias eucarísticas - e as paróquias eucarísticas não apenas sobrevivem como prosperam e renovam a Igreja.
Coloque o tabernáculo no centro do santuário. Se sabemos que a Eucaristia é verdadeiramente o rei dos reis, por que o colocaríamos em outro lugar que não no lugar mais importante? Além disso, nossos tabernáculos não seriam o item mais requintado de toda a Igreja para transmitir essa verdade e amor?
Ore diante do Jesus eucarístico. Se cremos que na Eucaristia, Jesus cumpre sua promessa de estar conosco sempre até o fim dos tempos (Mateus 28:20), e reconhecemos que as pessoas precisam de Jesus, então devemos fornecer acesso a ele.
Igrejas fechadas, mesmo que comuns, são um escândalo. Eles estão fechados, é claro, fora de segurança, para que a Igreja não sofra vandalismo, mas uma igreja visitada frequentemente é um remédio para essas preocupações - especialmente quando um pastor promove vigorosamente a oração e a adoração com um senso de responsabilidade compartilhada em toda a paróquia. A adoração eucarística pode ser o elemento mais importante na reviravolta, pois ninguém adora pão.
Faça da missa diária um pilar da paróquia. Se a Eucaristia é realmente Jesus, então há algo mais importante que podemos fazer às segundas ou quintas-feiras ou em qualquer dia do que receber Jesus todos os dias da semana? A missa diária muda um crente de alguém que cumpre um dever de domingo para alguém que trata o Senhor Eucarístico com amor generoso.
Administre a Sagrada Comunhão com cuidado. Os católicos acreditam que receber Jesus Cristo é o momento mais incrível da vida humana. Por que nós apressaríamos isso? Em muitas paróquias, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão tornaram-se quase ordinários, ao contrário das normas da Igreja, para que a distribuição da Sagrada Comunhão e, portanto, a Missa, "demorem muito". Mas enfatizando a "eficiência" ou o desejo de "inclusividade litúrgica." ”Durante esse encontro entre Deus e seu amado é imprudente e contraproducente".
Cultive uma reverência em receber. Certamente é possível que as pessoas recebam o Senhor com devoção em suas mãos enquanto estão em pé. Não devemos esquecer, porém, que quando Thomas Cranmer, com discernimento maquiavélico, estava tentando destruir a piedade eucarística na Inglaterra pós-Reforma, ele o fez principalmente através da promoção da comunhão nas mãos enquanto estava de pé. Se os homens se ajoelham para propor a amadas futuras noivas, não podemos nos ajoelhar por amor a receber Nosso Senhor? A Santa Comunhão na língua não comunica muito melhor a sensação de receber a Eucaristia como um presente? Como raramente nos ajoelhamos, exceto Deus, e dificilmente permitimos que outras pessoas colocassem coisas em nossas bocas (a menos que sejam os noivos alimentando um ao outro o bolo de casamento!), Esse gesto comunicaria a singularidade do que estamos fazendo.
Oriente a adoração de maneira mais visível em relação a Deus. Um padre que reza devotamente a missa pode transmitir o teocentrismo da liturgia da Igreja, não importa em que direção esteja. Mas o potencial de os padres se tornarem o centro das atenções, e os fiéis pensarem que o culto da Igreja é auto-referencial, é muito maior quando os padres enfrentam o povo. Estou convencido de que uma das razões pelas quais muitos jovens católicos estão gravitando em direção à tradicional missa latina é porque eles acreditam que o culto ad orientem comunica com mais facilidade e eficácia o sentido do sagrado e facilita a preparação em oração para o momento mais sagrado da vida humana. . Especialmente naquelas circunstâncias em que os padres não são os celebrantes mais graciosos, orientar a nova ordem da Missa de maneira mais exclusiva e explícita em direção à Presença Real do Deus-homem ajudaria a melhorar a crise.
Viva o ensino da Igreja sobre uma recepção digna. Não transmitimos fé na Presença Real quando permitimos a todos e a todos, independentemente de estarem ou não em estado de graça, receber a Eucaristia. Isso diz respeito não apenas àqueles que obstinadamente persistem em manifestar pecado grave, como políticos católicos com vidas públicas ou privadas escandalosas, mas também católicos que cometeram pecados graves ainda a serem absolvidos. Também preocupa (sem qualquer comentário sobre o estado de suas almas como tal) os não-católicos que ainda não estão em comunhão.
As pessoas - e especialmente as crianças - percebem se levamos a sério a santidade de Jesus na Eucaristia ou tratamos a Eucaristia como um pedaço de bolo em uma festa de aniversário. Nosso exemplo instrui.
Esclarecer a terminologia eucarística. Nosso vocabulário deve comunicar nossa fé. Deveríamos usar com ousadia os termos “Corpo sagrado” e “Sangue precioso”. A menção de “pão” e “vinho” de todo - até mesmo “pão eucarístico” ou “vinho consagrado” - confunde os fiéis e não comunica a verdade. Isso é particularmente importante para catequistas e ministros litúrgicos. Também precisamos ser particularmente cuidadosos com o que é ensinado através da música litúrgica. "Olhe além do pão que você come" é herético. Cantando um mantra cativante: “Coma este pão; Beba este copo”, ensina algo muito diferente de “Coma minha carne; beba meu sangue."
Amor como você quer dizer. Se realmente acreditamos que a Eucaristia é Jesus, e o amamos, esse amor por Nosso Senhor deve mostrar generosamente. St. Thomas Aquinas escreveu em um de seus hinos eucarísticos, potes quânticos, tantum aude ("Ouse fazer tudo o que puder"). Quanto mais fazemos - como organizar procissões de Corpus Christi, iniciar devoções de 40 horas e adoração perpétua na paróquia, participar de convenções eucarísticas, patrocinar serviços de cura eucarística - mais transmitiremos nossa fé eucarística.
Ao fazer essas sugestões, gostaria de enfatizar que não apenas nenhum deles é "contra o Vaticano II" ou contra as autênticas reformas litúrgicas dos últimos 50 anos, mas cada uma delas visa a alcançar o objetivo litúrgico central do Conselho: a “participação plena e ativa de todo o povo”, e não apenas na liturgia, mas naquilo que a liturgia deve realizar: leve-nos à comunhão com Cristo pelo poder do Espírito Santo.
Eu também gostaria de enfatizar que nenhuma das idéias é nova ou original. De fato, muitos já estão sendo implementados em várias paróquias, dioceses, comunidades religiosas, escolas e movimentos - e, em geral, levaram a contra-indicações florescentes ao relatório preocupante do Pew Research Center.
Colocar Jesus na Santa Eucaristia em seu devido lugar leva a uma grande vitalidade. Não fazer isso leva ao declínio e à morte. Essa é a escolha que a Igreja enfrenta em relação a seus membros.
Quem dizemos que é a Eucaristia?
 
O padre Roger Landry é um padre da diocese de Fall River, Massachusetts.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...