sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

O Papa descarta como "absurdo" proclamar Maria-Corredentora

[infovaticana]


A Virgem Maria não é uma "co-redentora" e não há necessidade de "perder tempo" com novos dogmas, disse o Santo Padre na missa dedicada à Virgem de Guadalupe, que descreveu a idéia desse novo dogma como "absurdo".



A idéia de proclamar dogma como o caráter 'corredentor' de Maria - isto é, participar do poder redentor de Seu Filho - é recorrente desde que o Papa Pio XI a mencionou no início do século passado. Na Espanha, San José Maria Escrivá de Balaguer, fundador da Opus Dei, ficou entusiasmado com o conceito, sobre o qual escreveu: “Não é de admirar que os pontífices romanos tenham chamado Maria-Corredentora: assim, junto com seu paciente e moribundo Filho, Ela sofreu e quase morreu; e, dessa maneira, para a salvação dos homens, ela abdicou dos direitos maternos sobre seu Filho e o imolou, na medida em que ela dependesse, para aplacar a justiça de Deus, que pode ser dito com razão que Ela redimiu a humanidade juntos com Cristo".
Mas isso, segundo o Santo Padre, é "absurdo"; pelo menos, a própria sugestão de proclamar novos dogmas marianos. "Ele nunca quis para si o que era de Seu Filho", pregou Sua Santidade. “Ela nunca se apresentou como co-redentora. Não. Discípulo." E ele insistiu: "Ele nunca roubou de si mesmo nada que fosse do Seu Filho", preferindo servi-lo. Porque ela é mãe da vida. E ele conclui: “Quando eles vierem com a história de declarar isso ou fazer esse dogma, não nos percam no absurdo" (“absurdo”, no argentinismo original).
O absurdo, no entanto, desfrutou do favor de numerosos papas, teólogos e santos. Mesmo antes de Pio XI, Bento XV, em sua homilia de 1920, por ocasião da canonização de San Gabriel da Virgen Dolorosa e Santa Margarita María Alacoque, ele declarou: “Mas os sofrimentos de Jesus não podem ser separados das dores de Maria. Assim como o primeiro Adão teve uma mulher como cúmplice em sua rebelião contra Deus, o novo Adão queria ter uma mulher para compartilhar seu trabalho reabrindo as portas do céu para os homens. Da cruz, Ele se dirige à sua própria Mãe Dolorosa como a "mulher" e a proclama a nova Eva, a Mãe de todos os homens, por quem Ele morreu para ter vida".
Posteriormente, Pio XII se referiu ao assunto várias vezes. Em um discurso dirigido aos peregrinos de Gênova em 22 de abril de 1940, ele disse: “De fato, Jesus e Maria não são os dois sublimes amores do povo cristão? Não são o novo Adão e a nova Eva a quem a Árvore da Cruz se une com dor e amor para redimir o pecado de nossos primeiros pais no Éden?” E em sua encíclica Mystici Corporis, de 29 de junho de 1943, descreve Maria "como uma nova Eva" e em sua constituição apostólica Munificentissimus Deus , de 1 de novembro de 1950, para a qual definiu solenemente o dogma da Assunção de Maria. ao céu, chama a atenção a antiguidade deste tema: “Devemos lembrar de uma maneira especial que, desde o século II, os santos padres designaram a Virgem Maria como a nova Eva que, embora sujeita ao novo Adão, está intimamente associada a Ele em essa luta contra o inimigo infernal e que, como previsto no proto-evangelho, resultará finalmente na vitória total sobre o pecado e a morte, sempre mencionados em conjunto nos escritos do apóstolo dos gentios.”
A Virgem, diz Pio XII, está "intimamente associada a Ele naquela luta contra o inimigo infernal e isso ... resultará na vitória total sobre o pecado e a morte". Jesus é o único Redentor, mas Maria, subordinada, aparece "intimamente associada a Ele" na obra da redenção.
Entre os papas conciliares, São Paulo VI sugere o mesmo em sua Professio Fidei ou "Credo do Povo de Deus" em 1968: "Unidos por um elo indissolúvel com o mistério da encarnação e redenção, a Santíssima Virgem Maria, a Imaculada, cumpriu o curso de sua vida terrena foi levado de corpo e alma para a glória do céu, onde ele já participa da glória da ressurreição de seu Filho, antecipando a ressurreição de todos os justos; e Acreditamos que a Santíssima Mãe de Deus, nova Eva, Mãe da Igreja, continua no céu exercendo seu ofício materno em relação aos membros de Cristo, cooperando para que almas redimidas nasçam e cresçam na vida divina.”

Oferecemos-lhe a homilia do Santo Padre, publicada pela Assessoria de Imprensa da Santa Sé:

A celebração de hoje, os textos bíblicos que ouvimos e a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que nos lembra a mopohua nicana, sugerem três adjetivos para ela: senhora-mulher, mãe e mestiço.
Maria é uma mulher. Ela é uma mulher, é uma dama, como diz o mopohua da Nican. Mulher com o solar da mulher. É apresentado como uma mulher, e é apresentado com uma mensagem de outro, isto é, é uma mulher, senhora e discípulo. Santo Ignácio gostava de chamá-la de Nossa Senhora. E é simples assim, não finge o contrário: ela é uma mulher, um discípulo.
A piedade cristã, ao longo dos tempos, sempre procurou elogiá-lo com novos títulos: eram títulos filiais, títulos do amor do povo de Deus, mas não tocavam em nada esse ser mulher-discípulo.
São Bernardo nos disse que, quando falamos de Maria, elogios, títulos de louvor nunca são suficientes, mas eles não tocaram naquele humilde discipulado dela. Discípula Fiel ao seu Mestre, que é seu Filho, o único Redentor, ela nunca quis tirar nada do seu Filho. Ela nunca se apresentou como co-redentora. Não, discípula.
E algum Santo Padre diz que o discipulado é mais digno que a maternidade. Assuntos de teólogos, mas discípulos. Ela nunca roubou nada do seu Filho, ela serviu porque é mãe, ele dá a vida na plenitude dos tempos, como ouvimos aquele Filho nascido de uma mulher.
Maria é nossa Mãe, ela é Mãe de nossos povos, ela é Mãe de todos nós, ela é Mãe da Igreja, mas ela também é uma figura da Igreja. E ela é a mãe do nosso coração, da nossa alma. Algum Santo Padre diz que o que é dito sobre Maria pode ser dito, à sua maneira, da Igreja, e à sua maneira, de nossa alma. Porque a Igreja é feminina e nossa alma tem essa capacidade de receber a graça de Deus, e de certa forma os Pais a viam como feminina. Não podemos pensar na Igreja sem esse princípio mariano que se estende.
Quando buscamos o papel das mulheres na Igreja, podemos seguir como funcionalidade, porque as mulheres têm funções a cumprir na Igreja. Mas isso nos deixa no meio do caminho.
A mulher na Igreja vai mais longe, com esse princípio mariano, que "maternaliza" a Igreja e a transforma na Santa Mãe Igreja.
Maria mulher, Maria mãe, sem outro título essencial. Os outros títulos - pense nos latanianos litanianos - são títulos de crianças apaixonadas que cantam para a mãe, mas não tocam a essencialidade do ser de Maria: mulher e mãe.
E o terceiro adjetivo que eu diria que olhando para ela, ela nos queria raça mista, ela se confundia. Mas não apenas com Juan Dieguito, com o povo. Ele foi misturado para ser a Mãe de todos, ele foi misturado com a humanidade. Porque Porque ela misturou Deus. E esse é o grande mistério: Maria Mãe, mestiça Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, em seu Filho.
Quando eles vêm com histórias que tivemos que declarar isso, ou fazer esse outro dogma ou isso, não se perdem em bobagens: Maria é uma mulher, ela é Nossa Senhora, Maria é a Mãe de seu Filho e a Igreja hierárquica da Santa Mãe e Maria é mestiço, mulher de nossos povos, mas que mestiço Deus.
Que ele fale conosco como falou com Juan Diego a partir desses três títulos: com ternura, com calor feminino e com a proximidade da miscigenação. Que assim seja.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...