sábado, 16 de maio de 2020

Religiões sem Deus, oração sem motivo

O dia de oração e jejum de hoje, inspirado no documento de Abu Dhabi e proposto a todas as religiões, baseia-se em um desejo genérico de paz e saúde que é humano e que o fim é humano. O divino é dirigido para satisfazer nossos desejos humanos. Mas sem o desejo de conversão, a oração também não faz sentido.



Por Stefano Fontana
 

Dia 14 de maio, foi o Dia de Oração e Jejum proposto pelo Alto Comitê para a Irmandade Humana, composto por líderes religiosos que são inspirados no documento assinado em Abu Dhabi (clique aqui) pelo Papa Francisco e pelo grande imã de al-Azhar. O comitê é composto por oito membros, dois católicos, cinco muçulmanos e o rabino M. Bruce Lustig, da Congregação Judaica em Washington. O Papa Francisco também se juntou ao dia. Dois vídeos muito eloquentes sobre o novo espírito de "Abu Dhabi" deste dia foram preparados e divulgados em várias línguas, um pelo próprio Comitê (clique aqui) e outro pelo Vaticano (clique aqui). A proposta é dirigida a todas as religiões e, de fato, a todos os homens, até mesmo os não crentes, porque, como declarou Cenap Aydin, muçulmano, diretor do Instituto Tibre, um centro de diálogo intercultural e inter-religioso em Roma: "convida todos a ter um desejo de paz, de bem-estar, de bem comum, e este convite toca a todos".
O convite para orar juntos, portanto, não se baseia nas verdades acreditadas, que neste caso são evidentemente deixadas de lado, mas em um desejo humano comum de paz e bem-estar presente em todos. Por esse motivo, todos oram "de acordo com sua religião, fé ou doutrina", qualquer que seja. Segundo os dois vídeos, esse desejo surge da experiência comum das dificuldades durante a pandemia que nos levariam a entender que estamos "no mesmo barco" e que "juntos seremos mais fortes". 
O objetivo do dia foi assim declarado: construir "um mundo mais humano com um espírito de fraternidade do que nunca". A motivação inicial é humana e, portanto, o fim só pode ser humano. Começa com uma experiência humana comum de inquietação e um desejo humano de paz e bem-estar e acaba orando por um mundo em que esses desejos humanos sejam satisfeitos. Entre esse começo e esse fim, o divino pelo qual se reza é imaginal, transitório, instrumental: quem e o que é (independentemente de ser) é indiferente, porque a partida e o desembarque permanecem humanos.
O divino é dirigido para satisfazer nossos desejos humanos. É evidente que, dessa maneira, não há nenhum tipo de conversão, todos permanecem o que ele é, como nos dias que precedem este dia, porque não se pede ao divino que mude nossos desejos para conformar-se aos dele, mas para confirmar os nossos. Agora, o que significa uma oração sem conversão?
No vídeo de apresentação da Santa Sé, ouvimos dizer que "a oração é um valor universal" e "todos rezemos juntos para sentir que somos a Igreja, a família e derrotar a pandemia". Isso ainda se refere a um único horizonte humano de oração como expressão de um desejo e à Igreja como uma família humana indistinta e pouco caracterizada que luta por seu próprio bem-estar. O cardeal Zuppi, em sua carta à diocese por ocasião do dia, também estende o discurso ao jejum que, segundo ele, deve "fortalecer-nos na determinação de combater todo mal" e no "dever de amar e manter juntos nosso único lar comum". Uma coisa é certa: esse jejum será (talvez) humano, mas certamente não cristão.
Voltando à proposta do Comitê, diz que "Nossos irmãos crêem em Deus, o criador" e, por esse motivo, as religiões devem orar juntas a Deus, o Criador, para erradicar a pandemia. Mas não é de todo verdade que todas as religiões acreditam em um Deus criador: o apelo do Comitê é baseado em uma falsidade. Para crer em Deus, o criador deve acreditar em um Deus transcendente, em um Deus pessoal, em um Deus inteligente, em um Deus providente. Nem todas as religiões acreditam em um Deus de características semelhantes. Para alguns Deus é apenas Vontade e não Inteligência, para outros é uma realidade anônima e não pessoal, para outros é imanente e não transcendente. Se a razão para orarmos juntos é que todos cremos em um Deus criador, essa é uma grande bobagem.
Desde que todas as religiões acreditem em um Deus criador, devemos também ver como eles pretendem a criação. Do nada? Por emanação? Pela evolução? De acordo com a razão ou apenas com a vontade? E por cada uma dessas razões, surgem visões de coisas muito diferentes uma da outra. Assim como não basta dizer "Deus, o criador", nem basta dizer "criação".
Diz-se que essas iniciativas correm o risco de induzir um certo indiferentismo religioso nos crentes. Infelizmente, a realidade é muito diferente. De fato, elas são possíveis justamente pelo indiferentismo religioso, que já está em suas motivações antes mesmo das consequências. Se então, como o teólogo Giuseppe Lorizio faz na Família Cristã, o dia de hoje (14) está relacionado à alegria da conversão de Silvia Romano ao Islã e os dois fatos remontam ao Dignitatis humanae do Vaticano II, a confusão é completo.
 
Fonte - lanuovabq

Um comentário:

Fernando Lima disse...

Assusta em pensar no futuro próximo com os humanos sem Cristo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...