quinta-feira, 11 de março de 2021

Fr. James Martin refere-se a Deus como 'ela', ataca a chamada representação 'prejudicial' de Deus como homem

Martin afirmou que é "tão correto teologicamente usar imagens femininas sobre Deus quanto usar imagens masculinas"

Fr. James Martin

 

Por Michael Haynes

 

Padre James Martin, defendeu sua recente referência a Deus como "Ela", escrevendo um artigo na America Magazine em que afirmava que a imagem feminina de Deus "não era contrária à nossa fé.” Martin também criticou o conceito masculino de Deus por promover um conceito prejudicial de patriarcado. 

No segundo domingo da Quaresma, a conhecida jesuíta compartilhou originalmente uma reflexão da organização Catholic Women Preach, que se referia a Deus como mulher, comentando como “Deus permitirá que você vislumbre o Seu poder”

Depois de enfrentar a indignação significativa dos católicos, Martin aproveitou sua posição como "editor geral" da revista America, para dobrar sua posição sobre o conceito feminino de Deus.

Em uma postagem intitulada Deus não é um homem (ou uma mulher), Martin revelou que não tinha nenhum problema em chamar Deus de “ela”.

“Deus não é um homem. E enquanto Jesus Cristo foi (e é) um homem e nos convida a chamar Deus de Pai, isso não significa que Deus seja homem ou que Deus seja apenas masculino”, escreveu ele.

Martin afirmou que "tão correto teologicamente usar imagens femininas sobre Deus quanto é usar imagens masculinas" e que "não é contrário à nossa fé, visto que faz parte das Escrituras, embora seja uma parte esquecida e até mesmo ignorada."

Martin então observou que ele também não via Deus como uma mulher, acrescentando que "[o] mistério do Deus Triúno vai além dos limites do sexo ou gênero."

O proeminente defensor LGBT descreveu como ele acredita ser “prejudicial” “imaginar Deus como apenas um gênero”. Martin continuou a descrever o que considerava um efeito prejudicial dessa visão, apontando para as “culturas patriarcais” e como o conceito comum de Deus como homem afetou a teologia, o culto público e privado e a vida cristã. 

Ele deu exemplos do trabalho realizado pela teóloga feminista Irmã Elizabeth Johnson, que passou muito tempo apresentando Deus de uma maneira feminina. Johnson pega imagens ou analogias femininas da Bíblia e interpreta seu uso para sugerir que Deus deve ser entendido como uma mulher.

Usando suas idéias, Martin então sugeriu ações nefastas que foram tomadas para garantir que Deus fosse artisticamente retratado como um homem, ao invés de uma mulher, presumivelmente como um exemplo da cultura patriarcal prejudicial que ele mencionou anteriormente. 

Observando a resposta chocada de fiéis católicos, Martin remeteu os leitores às Escrituras, sugerindo que tal reação "reflete algumas das reações que vemos nos Evangelhos quando Jesus convida as pessoas a pensarem em Deus como maior do que haviam originalmente imaginado." 

Martin também tentou fazer uso indevido de São Tomás de Aquino para defender sua posição, observando como Tomás de Aquino escreveu que é “necessário encontrar novas palavras para expressar a antiga fé sobre Deus”. No entanto, Tomás de Aquino escreveu esta linha para defender o uso do termo “pessoa” ao descrever a Trindade, não para promover a novidade ao descrever a natureza de Deus. 

Na verdade, Tomás de Aquino já respondeu às teorias de Martin. No início de seu magnus opus, a Summa Theologiae, Tomás de Aquino ensinou que o "nome ELE QUE É mais propriamente pertence a Deus." A fórmula, dada por Deus a Moisés (Êxodo 3: 13-14), é o nome mais próprio de Deus, escreveu Tomás de Aquino, devido ao seu significado, universalidade e consignificação.

Esta passagem bíblica é aquela que Martin notavelmente evita mencionar, embora seja aquela em que Deus fornece uma resposta direta à maneira como Ele deve ser compreendido pelos homens: "Eu Sou Quem Sou ... Aquele Que É."

Santo Tomás também denota a compreensão teologicamente correta de Deus como Pai, ao explicar as três pessoas da Trindade. “Ora, é a paternidade que distingue a pessoa do Pai de todas as outras pessoas. Daí este nome Pai, pelo qual a paternidade é significada, é o nome próprio da pessoa do Pai.”

O conceito masculino de Deus como Pai, que pe. Martin descrito como evidência de “danificar… culturas patriarcais”, é aquele ensinado pelo próprio Cristo nas Escrituras - outro exemplo bíblico que Martin evita mencionar. Foi assim que Ele ensinou os Apóstolos a orar e referir-se a Deus: “Assim orarás: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.”

Cristo refere-se repetidamente a Deus o Pai em todos os Evangelhos e menciona como Ele é aquele que revelará Deus ao homem, e Cristo o faz revelando Deus como Pai. “E ninguém conhece o Filho, senão o Pai; ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem agradar ao Filho revelá-lo.”

Foi com esta frase também, denotando Deus como Pai, que São Paulo abriu cada uma de suas epístolas. Ao enviar suas saudações aos vários destinatários de suas cartas, Paulo sempre menciona nas primeiras linhas: "Deus, nosso Pai".

 

Fonte - lifesitenews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...