terça-feira, 16 de março de 2021

Resposta completa do Vaticano à proposta de bênção às uniões homossexuais

 


A Congregação para a Doutrina da Fé publicou no dia 15 de março a resposta negativa (“responsum”) à questão (“dubium”) que levantava a possibilidade de dar bênçãos a uniões de pessoas do mesmo sexo.

“À pergunta proposta: 'A Igreja tem o poder de conceder a bênção às uniões do mesmo sexo?' A resposta é: Negativamente”.

Aqui está a nota explicativa completa da Congregação para a Doutrina da Fé:

Responsum da Congregação para a Doutrina da Fé a um dubiu sobre as bênçãos das uniões do mesmo sexo

Em alguns círculos eclesiais estão sendo divulgados projetos e propostas de bênçãos para uniões de pessoas do mesmo sexo. Não raro, esses projetos são motivados por um desejo sincero de acolher e apoiar os homossexuais, aos quais se propõem caminhos de crescimento na fé, "para que quem manifesta uma tendência homossexual possa contar com a ajuda necessária para compreender e realizar plenamente a vida de Deus. vontade em sua vida ”[1].

Desta forma, a escuta da palavra de Deus, a oração, a participação nas ações litúrgicas eclesiais e o exercício da caridade podem desempenhar um papel importante para apoiar a tarefa de ler a própria história e aderir a ela com liberdade e responsabilidade para com os denomina-se baptismal, porque «Deus ama a cada um, como a Igreja» [2], rejeitando toda a discriminação injusta.

Entre as ações litúrgicas da Igreja, destacam-se os sacramentais, “sinais sagrados elaborados segundo o modelo dos sacramentos, através dos quais se expressam efeitos, especialmente de caráter espiritual, obtidos por intercessão da Igreja. Por meio deles, os homens se preparam para receber o efeito principal dos sacramentos e as várias circunstâncias da vida são santificadas ”[3]. O Catecismo da Igreja Católica especifica ainda que "os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo na forma dos sacramentos, mas pela oração da Igreja eles se preparam para recebê-la e estão dispostos a cooperar com ela" (n. 1670).

Ao gênero dos sacramentais pertencem as bênçãos com as quais a Igreja «convida os homens a louvarem a Deus, os encoraja a pedir a sua protecção, os exorta a tornarem-se dignos, com a santidade da vida, da sua misericórdia» [4]. Além disso, «instituídos de forma a imitar os sacramentos, significam sempre efeitos, sobretudo de ordem espiritual, mas que se realizam graças à impetração da Igreja» [5].

Consequentemente, para ser consistente com a natureza dos sacramentais, quando uma bênção é invocada em algumas relações humanas é necessário - além da intenção correta de quem participa - que o que é abençoado seja objetiva e positivamente ordenado para receber e expressar a graça, de acordo com aos desígnios de Deus inscritos na Criação e totalmente revelados por Cristo o Senhor. Portanto, somente aquelas realidades que por si mesmas são ordenadas para servir a esses propósitos são compatíveis com a essência da bênção concedida pela Igreja.

Por este motivo, não é lícito conceder uma bênção a relacionamentos, ou mesmo casais estáveis, que impliquem uma prática sexual fora do casamento (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher aberta, por si só, à transmissão vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo [6]. A presença em tais relações de elementos positivos, que por si só devem ser apreciados e valorizados, ainda não é capaz de justificá-los e torná-los objeto legítimo de uma bênção eclesial, porque tais elementos estão a serviço de uma união não ordenada a o desígnio de Deus.

Além disso, visto que as bênçãos das pessoas estão relacionadas com os sacramentos, a bênção das uniões homossexuais não pode ser considerada lícita, pois seria de certa forma uma imitação ou analogia com a bênção nupcial [7], invocada sobre o homem e a mulher que estão unidos no sacramento do Matrimônio, pois “não há base para assimilar ou estabelecer analogias, nem mesmo remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus para o matrimônio e a família” [8].

A declaração da ilegalidade das bênçãos das uniões entre pessoas do mesmo sexo não é, portanto, e não quer ser, uma discriminação injusta, mas antes reivindicar a verdade do rito litúrgico e do que corresponde profundamente à essência do sacramentais, como a Igreja os entende.

A comunidade cristã e os Pastores são chamados a acolher com respeito e delicadeza as pessoas com tendências homossexuais, e saberão encontrar os métodos mais adequados e coerentes com a doutrina eclesial, para lhes anunciar o Evangelho na sua plenitude. Estes, ao mesmo tempo, são chamados a reconhecer a proximidade sincera da Igreja - que reza por eles, os acompanha, compartilha o seu caminho de fé cristã [9] - e a acolher os ensinamentos com sincera disponibilidade.

A resposta ao dubium proposto não exclui que sejam concedidas bênçãos a pessoas singulares com inclinações homossexuais [10], que manifestam a vontade de viver em fidelidade aos desígnios revelados por Deus bem como aos propostos pelo ensino eclesial, mas declara tudo formas ilegais de bênção que tendem a reconhecer seus sindicatos. Nesse caso, de fato, a bênção manifestaria não tanto a intenção de confiar alguns indivíduos à proteção e ajuda de Deus, no sentido anterior, mas de aprovar e fomentar uma práxis de vida que não pode ser reconhecida como objetivamente ordenada. . aos desígnios revelados por Deus [11].

Entretanto, a Igreja recorda que o próprio Deus não cessa de abençoar cada um dos seus filhos peregrinos neste mundo, porque para ele «somos mais importantes do que todos os pecados que podemos cometer» [12]. Mas ele não abençoa e não pode abençoar o pecado: abençoa o homem pecador, para que se reconheça como parte de seu projeto de amor e se deixe mudar por ele. Ele, de fato, “nos leva como somos, mas nunca nos deixa como somos” [13].

Por essas razões, a Igreja não tem, e não pode ter, o poder de abençoar as uniões de pessoas do mesmo sexo no sentido indicado acima.

O Sumo Pontífice Francisco, no decurso da Audiência concedida ao abaixo-assinado secretário desta Congregação, foi informado e deu o seu consentimento à publicação do referido Responsum ad dubium, com a nota explicativa em anexo.

Dado em Roma, na Sede da Congregação para a Doutrina da Fé, no dia 22 de fevereiro de 2021, festa da Cátedra de São Pedro do Apóstolo.

Luis F. Card. Ladaria, SI, Prefeito

Giacomo Morandi Arcebispo de Cerveteri, Secretário

[1] Francisco, Ex. Ap. pós-sinodal Amoris laetitia, n. 250.
[2] Sínodo dos Bispos, Documento Final da XV Assembléia Geral Ordinária , n. 150.
[3] Concílio Vaticano II, Const. Lit. Sacrosanctum Concilium, n. 60.
[4] Ritual Romano ex Decreto Sacrosancti Oecumenici Concilii Vaticani II instauratum auctoritate Ionnis Pauli PP. II promulgatum, Bendicional, Orientações Gerais , n. 9.
[5] Ibid., N. 10.
[6] Cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2357.
[7] Com efeito, a bênção nupcial refere-se à narrativa da criação, em que a bênção de Deus sobre o homem e a mulher diz respeito à sua união fecunda (cf. Gn 1, 28) e à sua complementaridade (cf. Gn 2,18- 24).
[8] Francisco, Ex. Ap. Postinodal Amoris laetitia, n. 251.
[9] Cf. Congregação para a Doutrina da Fé, Carta Homosexualitatis, problema sobre a pastoral dos homossexuais, n. 15.
[10] A Bênção apresenta, de fato, uma ampla gama de situações para as quais invocar a bênção do Senhor.
[11] Cf. Congregação para a Doutrina da Fé, CartaHomosexualitatis problem on pastoral care for homossexual people, n. 7.
[12] Francisco, Audiência geral de 2 de dezembro de 2020, Catequese sobre a oração: a bênção.
[13] Ibid.

 

Fonte - aciprensa

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...