segunda-feira, 15 de março de 2021

Vaticano: casais gays não podem ser abençoados

O Vaticano, por meio da Congregação para a Doutrina da Fé, respondeu a uma pergunta enviada ao dicastério sobre se a Igreja poderia conceder a bênção às uniões de pessoas do mesmo sexo. A resposta foi direta: não. E essa resposta foi aprovada pelo Papa Francisco.


 

«A Igreja tem o poder de conceder a bênção às uniões de pessoas do mesmo sexo?», É a pergunta a que hoje respondeu a Congregação, uma vez convocada pelo Santo Ofício, presidida pelo Cardeal espanhol Ladaria.

A nota descreve como em alguns ambientes eclesiais “estão sendo divulgados projetos e propostas de bênçãos para uniões de pessoas do mesmo sexo”. “Não raro, esses projetos são motivados por um desejo sincero de acolher e apoiar os homossexuais”, indica a carta.

Para ser consistente com a natureza dos sacramentais, “quando uma bênção é invocada em algumas relações humanas é necessário" - além da intenção correta de quem participa - que o que é abençoado seja objetiva e positivamente ordenado para receber e expressar a graça, de acordo com os desígnios de Deus inscritos na Criação e totalmente revelados por Cristo o Senhor. “Portanto, somente aquelas realidades que são ordenadas a servir a esses propósitos são compatíveis com a essência da bênção concedida pela Igreja”, explica a nota.

“Por esse motivo, não é lícito conceder uma bênção a relacionamentos, ou mesmo casais estáveis, que envolvam práxis sexual fora do casamento (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher aberta, por si só, à transmissão de vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo", determina a carta.

«A presença nessas relações de elementos positivos, que por si só devem ser apreciados e valorizados, ainda não é capaz de os justificar  e de os tornar objeto lícito de uma bênção eclesial, porque tais elementos estão a serviço de uma união não ordenada ao desígnio de Deus”, destaca.

A declaração da ilegalidade das bênçãos das uniões entre pessoas do mesmo sexo não é, portanto, e não quer ser, uma discriminação injusta, mas antes reivindicar a verdade do rito litúrgico e do que corresponde profundamente à essência do os sacramentais, como e como a Igreja os entende.

«A resposta ao dubium proposto não exclui que sejam concedidas bênçãos a indivíduos com inclinações homossexuais», continua, «que manifestam a vontade de viver em fidelidade aos desígnios revelados por Deus, bem como aos propostos pela doutrina eclesial».

A Igreja "não abençoa e não pode abençoar o pecado: abençoa o homem pecador, para que se reconheça como parte do seu projeto de amor e se deixe transformar por ele". A Igreja “não tem, nem pode ter, o poder de abençoar as uniões de pessoas do mesmo sexo no sentido indicado acima”, conclui.

Oferecemos-lhe a pergunta e a resposta, publicadas em espanhol pela Sala de Imprensa da Santa Sé; então oferecemos a você um comentário do mesmo departamento explicando a resposta:

À PERGUNTA PROPOSTA:
A Igreja tem o poder de conceder a bênção às uniões do mesmo sexo?

RESPONDE:
Negativamente.

Nota explicativa

Em alguns círculos eclesiais estão sendo divulgados projetos e propostas de bênçãos para uniões de pessoas do mesmo sexo. Não raro, esses projetos são motivados por um desejo sincero de acolher e apoiar os homossexuais, aos quais se propõem caminhos de crescimento na fé, "para que quem manifesta uma tendência homossexual possa contar com a ajuda necessária para compreender e cumprir plenamente a vontade de Deus. vontade em sua vida” [1]

Desta forma, a escuta da palavra de Deus, a oração, a participação nas ações litúrgicas eclesiais e o exercício da caridade podem desempenhar um papel importante para apoiar a tarefa de ler a própria história e aderir a ela com liberdade e responsabilidade para com os denomina-se batismal, porque «Deus ama a cada um, como a Igreja» [2], rejeitando toda a discriminação injusta.

Entre as ações litúrgicas da Igreja, destacam-se os sacramentais, “sinais sagrados elaborados segundo o modelo dos sacramentos, através dos quais se expressam efeitos, especialmente de caráter espiritual, obtidos por intercessão da Igreja. Por meio deles, os homens se preparam para receber o efeito principal dos sacramentos e as várias circunstâncias da vida são santificadas” [3]. O Catecismo da Igreja Católica especifica ainda que "os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo na forma dos sacramentos, mas pela oração da Igreja eles se preparam para recebê-la e estão dispostos a cooperar com ela" (n. 1670).

Ao género dos sacramentais pertencem as bênçãos com as quais a Igreja «convida os homens a louvarem a Deus, os encoraja a pedir a sua protecção, os exorta a tornarem-se dignos, com a santidade da vida, da sua misericórdia» [4]. Além disso, «instituídos de forma a imitar os sacramentos, significam sempre efeitos, sobretudo de ordem espiritual, mas que se realizam graças à impetração da Igreja» [5].

Consequentemente, para ser consistente com a natureza dos sacramentais, quando uma bênção é invocada em algumas relações humanas é necessário - além da intenção correta de quem participa - que o que é abençoado seja objetiva e positivamente ordenado para receber e expressar a graça, de acordo com aos desígnios de Deus inscritos na Criação e totalmente revelados por Cristo o Senhor. Portanto, somente aquelas realidades que por si mesmas são ordenadas para servir a esses propósitos são compatíveis com a essência da bênção concedida pela Igreja.

Por este motivo, não é lícito conceder uma bênção a relacionamentos, ou mesmo casais estáveis, que impliquem uma prática sexual fora do casamento (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher aberta, por si só, à transmissão vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo [6]. A presença em tais relações de elementos positivos, que por si só devem ser apreciados e valorizados, ainda não é capaz de justificá-  los e torná-los objeto legítimo de uma bênção eclesial, porque tais elementos estão a serviço de uma união não ordenada a o desígnio de Deus.

Além disso, visto que as bênçãos das pessoas estão relacionadas com os sacramentos, a bênção das uniões homossexuais não pode ser considerada lícita, pois seria de certa forma uma imitação ou analogia com a bênção nupcial [7], invocada sobre o homem e a mulher que estão unidos no sacramento do Matrimônio, pois “não há base para assimilar ou estabelecer analogias, nem mesmo remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus para o matrimônio e a família” [8].

A declaração da ilegalidade das bênçãos das uniões entre pessoas do mesmo sexo não é, portanto, e não quer ser, uma discriminação injusta, mas antes reivindicar a verdade do rito litúrgico e do que corresponde profundamente à essência do sacramentais, como a Igreja os entende.

A comunidade cristã e os Pastores são chamados a acolher com respeito e delicadeza as pessoas com tendências homossexuais, e saberão encontrar os meios mais adequados e coerentes com a doutrina eclesial para lhes anunciar o Evangelho na sua plenitude. Estes, ao mesmo tempo, são chamados a reconhecer a proximidade sincera da Igreja - que reza por eles, os acompanha, compartilha o seu caminho de fé cristã [9] - e a acolher os ensinamentos com disponibilidade sincera.

A resposta ao dubium proposto não exclui que sejam concedidas bênçãos a pessoas singulares com inclinações homossexuais [10], que manifestam a vontade de viver em fidelidade aos desígnios revelados por Deus, bem como aos propostos pelo ensino eclesial, mas declara tudo formas ilegais de bênção que tende a reconhecer seus sindicatos. Nesse caso, de fato, a bênção manifestaria não tanto a intenção de confiar algumas pessoas à proteção e ajuda de Deus, no sentido anterior, mas de aprovar e fomentar uma prática de vida que não pode ser reconhecida como objetivamente ordenada. aos desígnios revelados por Deus [11].

Entretanto, a Igreja recorda que o próprio Deus não cessa de abençoar cada um dos seus filhos peregrinos neste mundo, porque para ele «somos mais importantes do que todos os pecados que podemos cometer» [12]. Mas não abençoa e não pode abençoar o pecado: abençoa o homem pecador, para que seja reconhecido como parte do seu projeto de amor e se deixe transformar por Ele. Ele, de fato, “nos toma como somos, mas nunca nos deixa como estamos» [13]

Por essas razões, a Igreja não tem, e não pode ter, o poder de abençoar as uniões de pessoas do mesmo sexo no sentido indicado acima.

O Sumo Pontífice Francisco, no decurso da Audiência concedida ao abaixo-assinado Secretário desta Congregação, foi informado e deu o seu consentimento à publicação do referido Responsum ad dubium, com a nota explicativa em anexo.

Dado em Roma, na Sede da Congregação para a Doutrina da Fé, no dia 22 de fevereiro de 2021, festa da Cátedra de São Pedro do Apóstolo.

Luis F. Card. LadariaSIM

Prefeito



✠Giacomo Morandi

Arcebispo tit. por Cerveteri

secretário

_______________________

[1]  Francisco, Ex. Ap. pós-sinodal Amoris laetitia, n. 250

[2]  Sínodo dos Bispos, Documento Final da XV Assembleia Geral Ordinária, n. 150

[3]  Concílio Vaticano II, Const. Lit. Sacrosanctum Concilium, n. 60

[4]  Ritual Romano ex Decreto Sacrosancti Oecumenici Concilii Vaticani II instauratum auctoritate Ionnis Pauli PP. II promulgatum, Bendicional, Orientações Gerais, n. 9

[5]  Ibidem, n. 10

[6]  Cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2357.

[7]  Com efeito, a bênção nupcial refere-se à narrativa da criação, na qual a bênção de Deus sobre o homem e a mulher está relacionada com a sua união fecunda (cf. Gn 1, 28) e com a sua complementaridade (cf. Gn 2, 18-24 )

[8]  Francisco, Ex. Ap. Postinodal Amoris laetitia, n. 251.

[9]  Cf. Congregação para a Doutrina da Fé, Carta Homosexualitatis, problema da pastoral dos homossexuais, n. quinze.

[10]  A Bênção apresenta, de fato, uma ampla gama de situações para as quais invocar a bênção do Senhor.

[11]  Cf. Congregação para a Doutrina da Fé, Carta Homosexualitatis, problema sobre a pastoral dos homossexuais, n. 7

[12]  Francisco, Audiência geral de 2 de dezembro de 2020, Catequese sobre a oração: a bênção.

[13]  Ibid.

Comentário explicativo

Comentário do Responsum ad dubium

A intervenção atual da Congregação para a Doutrina da Fé é a resposta a uma pergunta - em termos clássicos, a um dubium - apresentada, como costuma acontecer, por pastores e fiéis que precisam de um esclarecimento de orientação sobre um assunto polêmico. Diante da incerteza suscitada por afirmações ou por práticas problemáticas em áreas determinantes para a vida cristã, solicita-se responder afirmativa ou negativamente e, portanto, apresentar os argumentos que sustentam a posição tomada. O objetivo da intervenção é apoiar a Igreja universal a responder melhor às exigências do Evangelho, resolver controvérsias e promover uma comunhão saudável no povo santo de Deus.

A questão controvertida surge no quadro da "sincera vontade de acolher e apoiar os homossexuais, aos quais se propõem caminhos de crescimento na fé" (Nota explicativa), como o Santo Padre Francisco indicou na conclusão de duas Assembleias sinodais sobre o família: «para que quem manifesta tendência homossexual tenha a ajuda necessária para compreender e realizar plenamente a vontade de Deus na sua vida» (Ex. ap. Amoris laetitia, 250). Este é um convite a avaliar com oportuno discernimento os projetos e propostas pastorais que se oferecem sobre este tema. Entre eles estão também as bênçãos concedidas às uniões do mesmo sexo. Ele se pergunta, portanto, se a Igreja tem o poder de conceder sua bênção:é a fórmula contida no quaesitum.

A resposta - o Responsum ad dubium - encontra sua explicação e motivação na Nota Explicativa anexa da Congregação para a Doutrina da Fé, de 22 de fevereiro de 2021, a cuja publicação o próprio Papa Francisco deu seu parecer favorável.

A Nota foca na distinção fundamental e decisiva entre as pessoas e o sindicato. Portanto, o julgamento negativo sobre as bênçãos das uniões do mesmo sexo não implica julgamento sobre as pessoas.

As pessoas primeiro. Ele serve, portanto, e é um ponto sem volta, como já havia sido declarado no n. 4 das Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal de uniões entre homossexuais da mesma Congregação e extraídos do Catecismo da Igreja Católica: "Segundo o ensinamento da Igreja, homens e mulheres com tendências homossexuais" devem ser acolhidos com respeito , compaixão e delicadeza. Todos os sinais de discriminação injusta serão evitados em relação a eles ”(2358)”. Ensino lembrado e repetido pela Nota.

Em relação às uniões entre pessoas do mesmo sexo, a resposta ao dubium "declara ilícitas todas as formas de bênção que tendem a reconhecer suas uniões". Ilegalidade a que a Nota Explicativa se refere a uma tríplice ordem de motivos, ligados entre si.

O primeiro é dado pela verdade e pelo valor das bênçãos. Pertencem ao gênero dos sacramentais, que “são ações litúrgicas da Igreja” que requerem consonância de vida com o que significam e geram. Significados e efeitos da graça que a Nota expõe de forma concisa. Conseqüentemente, uma bênção em um relacionamento humano requer que ele seja ordenado a receber e expressar o bem que foi pronunciado e dado a ele.

Chegamos assim à segunda razão: a ordem que torna alguém apto a receber o dom é dada pelos "desígnios de Deus inscritos na Criação e plenamente revelados por Cristo Senhor". Desenhos aos quais "relações, ou casais estáveis, que implicam uma práxis sexual fora do casamento" não respondem, isto é, "fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher aberta por si mesma à transmissão da vida". É o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo. Porém, não são os únicos - como se o problema fosse apenas dessas uniões - mas qualquer união que implique o exercício da sexualidade fora do matrimônio é ilegal do ponto de vista moral, conforme ensina o ininterrupto magistério eclesial.

Isso nos fala de um poder que a Igreja não tem, porque ela não pode descartar os desígnios de Deus, que de outra forma seriam rejeitados e negados. A Igreja não é o árbitro desses desígnios e das verdades de vida que eles expressam, mas sim sua fiel intérprete e anunciadora.

A terceira razão é dada pelo erro facilmente induzido de identificar a bênção das uniões do mesmo sexo com a das uniões matrimoniais. Pela relação que as bênçãos  das pessoas têm com os sacramentos, a bênção de tais uniões poderia de certa forma constituir "uma imitação ou analogia com a bênção nupcial", concedida ao homem e à mulher que se unem no sacramento do Matrimônio . O que seria errado e enganoso.

Pelas razões acima, "a bênção das uniões homossexuais não pode ser considerada legal". Esta declaração em nada prejudica a consideração humana e cristã que a Igreja tem de cada pessoa. Tanto é verdade que a resposta ao dubium "não exclui as bênçãos a serem concedidas às pessoas com inclinações homossexuais, que manifestam a vontade de viver na fidelidade aos desígnios revelados por Deus e também aos propostos pela doutrina eclesial".

 

Fonte - infovaticana

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...