terça-feira, 25 de outubro de 2022

Carta aberta à Conferência Episcopal do Panamá para o culto da pachamana com a presença de cardeais

No início de outubro, foi realizado no Panamá o VII Simpósio de Teologia Indiana "Espírito Santo e Povos Nativos".

rito maia
Rito Maia com a presença de sacerdotes, leigos e cardeais durante o último VII Simpósio de Teologia Indiana "Espírito Santo e Povos Originários" realizado no Panamá 

 

Entre outras coisas, houve um ato (rito maia) que foi gravado e transmitido pela Conferência Episcopal do Panamá. "Foram realizados ritos pagãos politeístas da Pachamama e outros falsos deuses pagãos, na presença de vários cardeais, bispos, padres e xamãs indígenas", afirmam os signatários de uma carta aberta dirigida à Conferência Episcopal do Panamá exigindo responsabilidades e explicações e que nós compartilhamos a seguir:

Carta aberta à Conferência Episcopal do Panamá e ao Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe:

Prezada Conferência Episcopal do Panamá e Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, 

Escrevemos a você através desta carta para expressar nossa grave indignação com os acontecimentos ocorridos durante o VII Simpósio de Teologia Indiana "Espírito Santo e Povos Originais" que aconteceu de 3 a 8 de outubro de 2022. Em particular nos referimos ao rito maia que decorreu no dia 5 de outubro de 2022 nas horas da manhã na Casa de Retiros Espirituais Monte Alverna, que foi realizado sem aviso prévio ou promoção do mesmo aos paroquianos católicos deste país. Este evento foi transmitido via YouTube naquele dia sob o título  "Transmissão ao vivo da Conferência Episcopal do Panamá". É uma circunstância agravante que ele tenha tido a assistência de três cardeais, que eram o cardeal Felipe Arizmendi, o cardeal José Luis Lacunza e o cardeal Álvaro Ramazzini. Estes tipos de ritos não são aceitáveis ​​segundo o que a Igreja sempre ensinou e continua a fazer como parte do Depósito da Fé transmitido fielmente pelos Apóstolos até os nossos dias por mandato divino de Nosso Senhor Jesus Cristo e com a assistência perene do Santo Espírito.

Nosso Senhor Jesus Cristo disse claramente e com autoridade em João 14:6 que “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim». Este versículo em particular nos mostra que Jesus é o único caminho para chegar ao Pai Celestial; esta deve ser uma razão para sairmos e evangelizarmos para trazer almas à Igreja Católica para que conheçam a única verdade que existe (Cf. Mt 28, 19-20). Os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, fielmente expostos pela Santa Mãe Igreja Católica, são imutáveis ​​e não podem mudar de forma alguma, mas podem ser aprofundados, como disse São Vicente de Lerins, que é o Pai da Igreja, "na mesma ciência, no mesmo sentido e com a mesma frase” (Ver Decreto Supremo 3020). Terminamos reafirmando esta verdade de fé com o que é dito nas Sagradas Escrituras em Hebreus 13, 8: "Jesus Cristo ontem, e o mesmo hoje, também por todos os séculos". Professando esta verdade de fé, nós como fiéis vamos defender a verdade diante de tal insulto com um rito pagão que contraria a missão principal da Igreja Católica, que é a salvação das almas, pois, através desse rito maia, um ato que não é católico, o Primeiro Mandamento da Lei de Deus é violado, e são proferidas diferentes afirmações que contradizem diretamente o ensinamento da Igreja.  

O Primeiro Mandamento deixa claro que devemos amar a Deus sobre todas as coisas, portanto, é proibida a idolatria, a superstição ou a adoração de algo diferente de Deus Todo-Poderoso, conforme infalivelmente revelado nas Sagradas Escrituras e proclamado pela Igreja. Católica (Cf. Êxodo 20, 3-6. CIC 2110-2128. Catecismo Maior do Papa São Pio X n.358-365). Durante séculos a Santa Madre Igreja nos ensinou quem é aquele que adoramos e como devemos adorá-lo, seguindo as disposições da Tradição Apostólica que é guiada pelo Espírito Santo. Neste rito é claramente afirmado nos primeiros minutos da transmissão ao vivo que é um "rito maia", e este tipo de rito é classificado como um ataque ao Primeiro Mandamento da Lei de Deus porque o Santíssimo não está sendo cultuado Trinidad nem está sendo cultuado adequadamente; portanto, não é católica e não deve ser praticada.  

Outro aspecto mencionado várias vezes durante o ritual maia era que o "deus mãe pai" era invocado para se referir a alguma divindade superior para pedir sua bênção ou ajuda. Trata-se de um sincretismo com crenças panteístas sem qualquer base na teologia perene da Santa Madre Igreja e constitui um insulto direto à Santíssima Trindade por deturpar este mistério incompreensível que é central para a fé católica. A antiga crença dos maias tinha a concepção de que havia vários deuses e alguns eram femininos e outros masculinos; isso está diametralmente distante do conhecimento transmitido por Nosso Senhor do qual é necessário ser salvo. Dizer que Deus é "mãe pai" leva a uma confusão que põe em causa todos os magníficos ensinamentos dos Padres da Igreja onde desenvolvem o conhecimento infalível que temos de Deus Pai e da Santíssima Trindade; nenhum santo ousou contradizer o que Nosso Senhor Jesus Cristo disse em muitas ocasiões que Ele tem um Pai, mas não uma “mãe pai” que simplesmente não é católica (Cf. Catecismo Maior do Papa São Pio X n.24).  

No início do ritual, um indivíduo descreve o que é colocado no centro da multidão na terra e este é o ponto de foco para todo o ritual maia, onde um certo livro chamado Popol Vuh é colocado.que é o livro sagrado dos maias -dito pela mesma pessoa que falava-. Este livro é um livro politeísta, pagão, e não tem nada remotamente próximo ou ligado à Santa Revelação dada por Deus na Bíblia e na Tradição Apostólica. É um livro repleto de figuras estranhas, sacrifícios humanos, culto a deuses fictícios, assassinatos, entre outros elementos totalmente contrários à fé católica. Não é possível que um católico possa estar em um rito onde este livro seja admirado ou colocado em lugar de honra pelas razões citadas anteriormente, bem como afirmar o que está dito em 1 Coríntios 10; 16, 21-22 e 2 Coríntios 6, 15-16 onde os Apóstolos deixam claro que a idolatria e o paganismo são contrários à fidelidade que devemos ter com Deus e esses atos podem desencadear sua ira. "pachamama" da qual existem muitas concepções ou maneiras de explicar essa falsa divindade nas várias crenças antigas da América Latina; somos obrigados a rejeitar essa divindade pagã porque ela se opõe e colide diretamente com o que foi dito anteriormente sobre idolatria e paganismo. Defendemos novamente a verdade da fé que não vem da Santíssima Trindade ou de qualquer outra figura que tente levar a adoração e glória devidas somente a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por fim, é um ato desastroso que várias reverências tenham sido prestadas ao sol como se fosse uma divindade a quem devemos honra ou veneração. Isso por si só é evidência suficiente de que esse ritual se distancia voluntariamente tanto como um todo quanto em detalhes do que a Igreja Católica infalivelmente ensinou e, ao mesmo tempo, constitui um ato abominável aos olhos de Deus Todo-Poderoso. (Cf. Catecismo Maior do Papa São Pio X n.365 e 367. CIC 2110, 2112-2114)

Tanto sacrifício por parte de santos confessores, missionários mártires e religiosos fiéis para ir evangelizar como diz Mateus 28, 19 com grande zelo para tirar das trevas aqueles que não conheceram a verdade do Evangelho. Infelizmente, esses grandes heróis da Igreja são hoje ignorados, pisoteados e até escarnecidos pelas obras contraditórias que são 

eles se comprometem com o apoio aberto daqueles que deveriam defender esses heróis e suas façanhas. O que pensariam São Isaac Jogues e seus companheiros mártires que foram vilmente torturados e mortos por evangelizar com a verdade de Cristo? O que diria São Francisco Xavier que viajou para lugares remotos para tirar os habitantes do erro e levá-los a conhecer a Deus? Como reagiria São Patrício quando confrontasse diretamente as bruxas druidas que queriam matá-lo por terem tirado várias tribos irlandesas do paganismo? Finalmente, Como agiria São Justino quando se converteu de falsas crenças para aceitar a fé e lutou para defendê-la até dar seu sangue por Cristo Jesus? Há um mar de outros santos mártires e grandes missionários que podemos passar longas horas falando da epopeia que cada um levou para converter almas e fazer proselitismo da forma como sempre foi feito.  

Verdadeiramente, as revelações de Nossa Senhora de La Salette, do Bom Suceso e de Fátima tornaram-se uma realidade palpável dentro da hierarquia eclesial, pois não há temor de Deus ou ira divina por ritos estranhos onde o demônio foi invocado. São Paulo com suas advertências poderosas para guardar o Depósito da Fé (Cf. Carta a Timóteo) e seu zelo para converter aqueles que vivem nas trevas da confusão para serem levados à luz de Deus caíram em terreno infértil onde não germina a boa semente; Por outro lado, o desvio doutrinário, a irreverência, a falta de sacralidade com a Santíssima Trindade, a aquiescência com a Santíssima Virgem Maria e o favor ao mundo anticatólico e revolucionário germinam de maneira misteriosa naquela terra. Em consciência, é-nos impossível manter o silêncio porque, nossa obediência é em primeiro lugar com Deus levando em conta o julgamento no final de nossas vidas onde a sentença nos será dada de acordo com nossas ações. Seguindo o chamado à atenção em Isaías 58, 1 devemos gritar com voz de trombeta e denunciar abertamente os crimes que foram cometidos contra Deus Todo-Poderoso desde que, durante anos, a Tradição Apostólica foi pisoteada e é hora de gritar com mil línguas – como dizia Santa Catarina de Sena – porque por causa do nosso silêncio o mundo está podre. Nós leigos de vários setores da população católica deste país levantamos nossas vozes por amor à Igreja Católica, Apostólica e Romana, que é nossa mãe e é nosso dever sair em sua defesa quando ela é atacada de ambos dentro e fora.  

Sinceramente, 

Yousef Altaji 

Luís Varela  

José Céspedes  

Nix Adrian Basmeson  



 Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...