segunda-feira, 1 de julho de 2024

A ascensão dos ultramontanistas

Pedro Batizando o Centério Cornélio por Francesco Trevisani, 1709 [coleção privada]

 

Por Pe. Jeffrey Kirby

 

É uma época peculiar na Igreja que testemunha a ascensão do ultramontanismo. A teologia sólida colocou essa heresia para descansar muitas vezes e, no entanto, continua aparecendo. Infelizmente, sempre haverá papas que acolhem o ultramontanismo e a adesão incondicional que vem com ele, assim como sempre haverá aquelas almas que estão mais do que ansiosas para se amassar com o homem que por acaso é papa.

O ultramontanismo é a falsa crença de que tudo o que um papa diz é sem erro. Tudo o que um papa decide deve estar certo. Tudo o que um papa fala ou faz é primordial e não pode ser questionado. A retórica chocante dos ultramontanistas é encontrada em slogans como: “Se você não acredita em tudo o que o papa ensina, então você não é católico”.

O ultramontanismo está com a Igreja desde o início. O primeiro ultramontanista foi o centurião, Cornelius. São Pedro, nosso primeiro papa, foi chamado a Cesaréia. Quando ele chegou, nos é dito:

Quando Pedro entrou na casa, Cornélio o encontrou e caiu a seus pés em reverência. Mas o Peter o fez levantar-se. “Levante-se”, disse ele, “eu sou apenas um homem”. (Atos 10, 25-26)

As ações de Cornélio foram além da reverência filial dos crentes (cf. Atos 5, 15-16), que viu o apóstolo principal como um reflexo da presença de Deus e viu o poder divino operando através dele. No caso de Cornélio, ele procurou contornar Deus e viu o próprio São Pedro como algum tipo de semideus. O apóstolo viu o abuso e estava certo em corrigir Cornélio. Como um homem de virtude, São Pedro não permitiria espaço de manobra para o ultramontanismo.

No caso de Cornélio, no entanto, podemos entender suas ações, já que ele ainda era um pagão e ainda não havia sido ensinado o caminho do Senhor Jesus. Desde a Igreja primitiva, no entanto, temos visto muitas pessoas que não têm essa desculpa, católicos ultramontanistas que deveriam saber melhor.

Os Padres do Concílio Vaticano I tiveram que humilhar os ultramontanistas do século XIX. Ao contrário da crença popular, o Pastor Aeternus, o decreto sobre a infalibilidade papal, não aumentou o poder do papado, mas realmente temperou e limitou-o.

Antes desse decreto, nunca ficou claro onde os ensinamentos e pensamentos de um papa estavam em termos de sua autoridade. Por exemplo, quando o Papa Gregório XVI viu pela primeira vez uma locomotiva a vapor, ele a amaldiçoou e chamou-a de “caminho para o inferno” (uma brincadeira com os chemins de fé franceses). Alguns, então, perguntavam-se exatamente onde os trens estavam na doutrina católica. Com o Vaticano I, no entanto, surgiram fórmulas claras; os fiéis podiam saber quando o papa estava falando infalivelmente. E não.

Os ultramontanistas, especialmente a atual marca neo, confundem os níveis de autoridade e dão crédito supremo a tudo o que um papa pode pronunciar.

Eles exageram tanto a autoridade e o poder do papado que ficam confusos sobre o Corpo Místico de Jesus Cristo, assim como vivem e trabalham dentro dele. Eles se tornam fideístas papais, reivindicando alguma lealdade virtuosa especial ao papa, mesmo quando eles transformam o homem que ocupa o cargo papal em algum tipo de leviatã, além da revelação divina e da tradição sagrada.

Os ultramontanistas afirmam apenas estar mostrando reverência pelo homem que ocupa o cargo papal. Eles se recusam a arregaçar as mangas e entrar nas trincheiras da verdadeira reflexão teológica e do trabalho.

Os ultramontanistas se reúnem – de forma política quase partidária – em torno de um homem que afirma que tudo o que ele diz está certo e tudo o que ele sequer sussurra é verdade. Eles infelizmente se tornam os serviços de custódia para um único homem, limpando suas bagunças, velando seus exageros, explicando seus erros, enquanto se envolvem em chamadas de nomes e acusações contra filhos leais e filhas da Igreja que levantam questões, colocam desafios e indicam possíveis erros.

Na Constituição dogmática do Vaticano II sobre a Revelação Divina, Dei Verbum, os Padres conciliares eram claros:

Mas a tarefa de interpretar autenticamente a Palavra de Deus, seja escrita ou transmitida, foi confiada exclusivamente ao ofício de ensino vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo. Este ofício de ensino não está acima da palavra de Deus, mas serve-o, ensinando apenas o que foi entregue, ouvindo-o devotamente, guardando-o escrupulosamente e explicando-o fielmente de acordo com uma comissão divina e com a ajuda do Espírito Santo, ele extrai deste único depósito de fé tudo o que apresenta para a crença como divinamente revelado. (nº 10)

O Papa é um servo da Palavra de Deus. Ele é o intérprete do Depósito da Fé, ao mesmo tempo em que serve como seu guardião e atendente. A revelação divina mantém o magistério sob controle, assim como o magistério interpreta e ensina.

Assim, quando um papa obscurece a capacidade da Igreja de julgar e instruir nas áreas da verdade moral, compromete a integridade doutrinária, tenta ligar as consciências dos fiéis sobre assuntos além de sua competência, como a mudança climática e as ciências empíricas, pede a bênção dos casais em estados de pecado, ou leva um ídolo pagão a um altar cristão durante o culto, a revelação divina o acusa muito antes de qualquer crente.

Ao contrário dos ultramontanistas, os crentes que realmente amam o papado – tanto o homem quanto o ofício – falarão palavras de admoestação e reforma. Rezarão pela conversão e procurarão viver de acordo com as palavras assustadoras de São Paulo:

Mas falando a verdade em amor, devemos crescer em todos os sentidos naquele que é a cabeça, em Cristo, de quem todo o corpo, unido e unido por cada ligamento com o qual está equipado, enquanto cada parte está trabalhando corretamente, promove o crescimento do corpo na construção de si mesmo em amor. (Efésios 4, 15-16)

O ultramontanismo não dá força ou vigor à Igreja. Faz fronteira com uma lisonja que não serve bem e causa grandes danos. A Igreja é perenemente fortalecida pela integridade e fortaleza moral. Ela é repetidamente renovada pela santidade, que é alcançada pela graça de Deus através da “obediência da fé” dada ao Evangelho.

 

Fonte - thecatholicthing

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...