sexta-feira, 29 de junho de 2018

São Paulo apóstolo

[sercontent]
Por: | Fonte: Corazones.org


Apóstolo dos Gentios

Martirológio Romano: Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos. Simão, filho de Jonas e irmão de André, foi o primeiro entre os discípulos que confessaram a Cristo como Filho do Deus vivo e, por essa razão, ele foi chamado Pedro. Paulo, um apóstolo dos gentios, pregou a Cristo crucificado para judeus e gregos. Ambos, com a força da fé e do amor de Jesus Cristo, anunciaram o Evangelho na cidade de Roma, onde, no tempo do imperador Nero, ambos sofreram o martírio: Pedro, como narra a tradição, crucificado de cabeça para baixo e sepultado no Vaticano, perto do caminho triunfal, e Paulo, decapitado e enterrado no caminho Ostiense. Neste dia, seu triunfo é celebrado em todo o mundo com honra e veneração. ( c.67)
=========================

Breve Biografia


São Paulo é um homem que se entrega completamente. Quando Cristo o jogou no chão, ele pôde dar-lhe absolutamente todo o seu ser até poder dizer "não sou mais eu quem vive, é Cristo quem vive em mim".

Paulo escreveu 13 cartas que fazem parte do Novo Testamento e são dirigidas às comunidades gentias, pagãos convertidos por sua pregação. Neles ele exorta, guia-os na fé e ensina sobre ética e doutrina. Essas cartas são inspiradas pelo Espírito Santo e fazem parte da revelação divina. Ou seja, eles são a Palavra de Deus e através deles o próprio Deus se faz conhecido. Paulo é o instrumento nesta comunicação divina, mas ao mesmo tempo as cartas nos ajudam a conhecer o autor humano. Eles refletem sua personalidade, seus dons e suas intensas lutas. Outras fontes que nos ajudam a conhecer o apóstolo são os Atos dos Apóstolos escritos por São Lucas e certos livros apócrifos.

Paulo nasceu com o nome judaico de Saulo, que ele manteve até sua conversão. Ele era de uma família rica em Tarso, filho de um cidadão romano, portanto cidadão romano também. A data de seu nascimento é calculada por volta do ano 3 dC De acordo com a crença, Jesus nasceu por volta de 6 ou 7 aC Então Jesus Cristo seria apenas cerca de 10 anos mais velho que São Paulo.

No ano 18 da nossa era, Saulo, que tinha cerca de 15 anos, foi estudar em Jerusalém na famosa escola rabínica dirigida por Gamaliel. Além de estudar a lei e os profetas, lá ele aprendeu um ofício como era o costume. O jovem Saulo escolheu construir lojas. Embora criado em uma ortodoxia rigorosa, enquanto vivia em sua casa em Tarso, ele estava sob a influência liberal dos helenistas, isto é, da cultura grega que na época havia penetrado em todos os níveis da sociedade na Ásia Menor. Ele foi treinado em tradições e culturas judaicas, romanas e gregas.

No ano 35, Saulo aparece como um jovem fariseu hetero, fanaticamente disposto contra os cristãos. Ele acreditava que a nova seita era uma ameaça ao judaísmo pelo que deveria ser eliminado e seus seguidores punidos. Somos informados nos Atos dos Apóstolos que Saulo estava presente aprovando quando Santo Estêvão, o primeiro mártir, foi apedrejado e morto . Não demorou muito para que Paulo experimentasse a revelação de que ele iria transformar sua vida. Enquanto ele estava indo para a cidade de Damasco para continuar sua perseguição contra os cristãos, Jesus Cristo apareceu a ele e jogando-o no chão, perguntou-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Atos 9,4. Por luz sobrenatural ele estava cego. Paulo diante do Senhor deu-se totalmente: "Senhor, o que queres que eu faça?" Jesus pede-lhe um profundo acto de humildade, pois teve que se submeter àqueles que anteriormente havia perseguido: "Vá a Ananias e ele te dirá". Em sua chegada a Damasco, ele seguiu com dramática seqüência sua súbita conversão, a cura de sua cegueira pelo discípulo Ananias e seu batismo, Paulo aceitou avidamente a missão de pregar o Evangelho de Cristo, mas como todos os santos, ele viu sua indignidade e Deixou o mundo para passar três anos em <> em meditação e oração antes de iniciar seu apostolado. Uma grande purificação era necessária. Jesus o constituiu de uma maneira especial, sem ter vivido com ele. Ele é, portanto, o último apóstolo constituído. "E no final ele também apareceu para mim, como para um aborcionista." I Coríntios 15: 8.

Desde então, ele era um homem verdadeiramente novo e totalmente movido pelo Espírito Santo para proclamar o Evangelho com poder. Saulo agora será chamado pelo nome romano: Paulo. Ele, por sua vez, nunca descansou de seus labores. Pregação, escritos e fundações de igrejas, suas longas e múltiplas jornadas por terra e mar (pelo menos quatro jornadas apostólicas), tão cheias de aventuras, podem ser seguidas por qualquer um que leia cuidadosamente as cartas do Novo Testamento. Não podemos ter certeza se as cartas e evidências que nos chegaram contêm todas as atividades de São Paulo. Ele mesmo nos diz que ele foi apedrejado, flagelado, naufragou três vezes, suportou fome e sede, noites inquietas, perigos e dificuldades. Ele foi preso e, além desses testes físicos, sofreu muitas desavenças e conflitos quase constantes que sofreu com grande entusiasmo por Cristo, pelas muitas e dispersas comunidades cristãs.

Ele tinha uma educação natural muito maior do que os humildes pescadores que foram os primeiros apóstolos de Cristo. Dizemos "educação natural" porque os outros apóstolos tinham o mesmo Jesus que um professor recebendo uma educação divina. Isso também foi recebido por São Paulo pela graça da revelação. Sendo aprendida tanto na sabedoria humana quanto na divina, Paulo estava em posição de ensinar que a sabedoria humana não é nada comparada ao divino:

"Seja de um espírito para o outro, sem indulgência no orgulho, atraído mais pelo humilde, não fique satisfeito com a sua própria sabedoria." Romanos 12,16.
Àquele que pode fortalecê-lo de acordo com o meu Evangelho e a pregação de Jesus Cristo: revelação de um mistério mantido em segredo por séculos eternos, mas manifestado até o presente pelas escrituras que o predizem, pela disposição do Deus eterno, tornado conhecido de todos gentios pela obediência da fé, a Deus, o único sábio, por Jesus Cristo, a ele a glória para todo o sempre! Amém Rm 16,25-27

Paulo começou sua pregação em Damasco. Aqui a raiva dos judeus ortodoxos contra esse "traidor" era tão forte que ele teve que escapar deixando-se cair da muralha da cidade em uma cesta. Ao descer a Jerusalém, ele foi suspeitamente guardado pelos judeus cristãos porque eles não podiam acreditar que aquele que havia perseguido tanto havia se convertido. Retornando à sua cidade natal de Tarso, Barnabé mais uma vez se juntou a eles e juntos viajaram para a Antioquia da Síria, onde encontraram tantos seguidores que ele foi fundado pela constância dos primeiros cristãos. Foi aqui que os discípulos de Jesus foram chamados cristãos pela primeira vez (do grego <>, ungido). Depois que voltaram a Jerusalém, mais uma vez para ajudar os membros da igreja que estavam com pouca comida, esses dois missionários voltaram para Antioquia e depois navegaram para a ilha de Chipre; durante a sua estada eles converteram o procônsul Sérgio Paulus.

Mais uma vez, na terra da Ásia Menor, eles cruzaram as montanhas Taurus e visitaram muitas cidades do interior, particularmente aquelas habitadas por judeus. Geralmente nesses lugares Paulo visitou as sinagogas e pregou aos judeus; se eles o rejeitaram, então ele pregou aos gentios. Em Antioquia de Pisid, Paulo fez um discurso memorável aos judeus, concluindo com estas palavras: Atos 13, 46-47 "Então Paulo e Barnabé disseram bravamente:" Era necessário anunciar-lhes a Palavra de Deus em primeiro lugar, mas agora que você rejeita isso e você não julga a si mesmo digno da vida eterna, veja que nos voltamos para os gentios, pois assim o Senhor nos ordenou: Eu fiz de você a luz dos gentios, para que você possa trazer a salvação para o fim de a terra."

Depois disso, Paulo e Barnabé retornaram a Jerusalém, onde os anciãos discutiram a posição da Igreja, ainda em sua maioria judaica, em relação aos gentios convertidos. A questão da circuncisão era problemática porque, para os judeus, era importante que os gentios se submetessem a essa exigência da lei judaica. Paulo era contra a circuncisão, não porque quisesse fazer um cristianismo fácil, mas porque entendia que o Espírito agora requeria a circuncisão do coração, uma transformação interior. A lei não pode justificar o homem, mas apenas a graça recebida por meio de Jesus Cristo. Viver essa graça é, no entanto, um desafio ainda mais radical do que o apresentado pela lei e exige dedicação total. Este chamado à graça e a resposta total à morte é uma parte essencial de seu ensinamento e de sua vida.

O segundo dia missionário, que durou do ano 49 ao 52, trouxe Paulo a Silas, seu novo assistente para a Frígia, Galácia, Trôade e através da terra da Europa, para Filipos na Macedônia. Lucas, o doutor, era agora membro do grupo e, no livro de Atos, ele nos conta que foram a Tessalônica e depois foram a Atenas e a Corinto. Em Atenas, Paulo pregou no Areópago e sabemos que alguns dos estóicos e epicuristas o ouviram e discutiram com ele informalmente atraídos por seu vigoroso intelecto, sua personalidade magnética e seu ensino ético. Mas o mais importante, o Espírito Santo tocou os corações daqueles que abriram seus corações poderia entender que Paulo tinha uma sabedoria que nunca foi ensinada antes.

Passando a Corinto, ele se viu no coração do mundo greco-romano, e suas cartas deste período mostram que ele está ciente da grande vantagem contra ele, da luta incessante contra o ceticismo pagão e a indiferença. No entanto, ele permaneceu em Corinto por 18 meses e encontrou sucesso considerável. Um casal, Áquila e Priscila, tornou-se e tornou-se servo muito valioso de Cristo. Eles voltaram com ele para a Ásia. Foi durante seu primeiro inverno em Corinto que Paulo escreveu as primeiras cartas missionárias. Eles mostram sua suprema preocupação com o comportamento e revelam a importância do homem receber a habitação do Espírito Santo, pois só então existe salvação e poder para o bem.

O terceiro dia missionário cobriu o período de 52 a 56. Em Éfeso, importante cidade de Lídia, onde o culto da deusa grega Ártemis era muito popular. Pablo foi a causa de um distúrbio público, pois os mercadores viam o negócio de imagens prateadas da deusa que floresceu ali em perigo. Mais tarde, em Jerusalém, causou comoção ao visitar o templo; Ele foi preso, brutalmente tratado e acorrentado. Mas quando ele foi à corte, ele se defendeu de tal maneira que surpreendeu seus opressores. Ele foi levado para Cesaréia por causa do boato de alguns judeus em Jerusalém que o acusaram falsamente de ter permitido que gentios entrassem no templo. Foi assim que eles planejaram matá-lo. Ele foi colocado na prisão em Cesaréia, aguardando julgamento por aproximadamente dois anos sob o procônsul Félix e Festo. Os governadores romanos queriam evitar problemas entre judeus e cristãos, de modo que eles adiavam o julgamento de mês em mês. Paulo finalmente apelou ao imperador, exigindo o direito legal de um cidadão romano de ter seu julgamento ouvido pelo próprio Nero. Ele foi então colocado sob a custódia de um centurião, que o levou a Roma. Os Atos dos Apóstolos o deixam na cidade imperial esperando por seu tribunal.

Aparentemente, o apelo de Paulo foi um sucesso porque há evidências de outro dia missionário, provavelmente a Macedônia. Nesta última visita às comunidades cristãs, acredita-se que ele nomeou Titus bispo em Creta e Timóteo em Éfeso. Voltando a Roma, ele foi novamente preso. Seu espírito não se decompõe diante das tribulações porque sabe em quem depositou sua confiança.

Por esta razão estou suportando esses sofrimentos; mas não me envergonho, porque sei bem em quem pus minha fé e estou convencido de que é poderoso manter meu depósito até aquele dia. -II Timóteo 1,12

Depois de dois anos em cadeias (prisão de Mamertina que ainda pode ser visitada em Roma) ele sofreu o martírio em Roma ao mesmo tempo que o apóstolo Pedro, bispo da Igreja de Roma. São Paulo, sendo romano, não foi crucificado, mas sua garganta foi cortada. De acordo com uma tradição antiga, o seu martírio foi próximo da Via Hostia, onde hoje é a abadia de Tre Fontana (com base em três fontes que segundo a tradição surgiram quando a cabeça, separada do corpo, saltou três vezes)

As inscrições do segundo e terceiro século nas catacumbas nos dão evidências de um culto dos Santos Pedro e Paulo. Essa devoção nunca diminuiu em popularidade.

Na arte cristã, São Paulo costuma ser pintado como um homem careca de barba negra, mas vigoroso e intenso. Perto do local de seu martírio havia uma linda e antiga basílica: São Paulo fora dos muros. Seus restos junto com os de San Pedro estão baixo o altar principal da Basílica de San Pedro no Vaticano, rendimentos da Igreja Católica.

São Paulo que no final disse: "Eu competi na nobre competição, eu alcancei a linha de chegada na corrida, eu mantive a fé" - II Timóteo 4,7. Ele nos deu a Palavra de Deus que nos fortalece para nossas lutas e saímos como vitoriosos. Portanto, é essencial que meditemos assiduamente em suas cartas como toda a Palavra de Deus que encontramos na Bíblia Sagrada. Lá nós encontraremos a sabedoria

Ó abismo da riqueza, sabedoria e ciência de Deus! Quão insondáveis ​​são seus projetos e seus caminhos inescrutáveis! -Romanos 11,33

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...