quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A maior autoridade do Vaticano sobre o culto exige o retorno à Eucaristia e à Missa em pessoa

Cardeal Robert Sarah apelou a um retorno à Eucaristia 'sem limitações que vão além do que é previsto pelas normas de higiene emitidas pelas autoridades públicas ou bispos.'

Cardeal Robert Sarah fazendo uma homilia na conclusão da Chartres Pentecost Pilgrimage, 21 de maio de 2018.

 
 Por Doug Mainwaring

 

Em uma carta dirigida aos presidentes das conferências episcopais em todo o mundo, o chefe da Congregação para o Culto Divino, Cardeal Robert Sarah, falou da necessidade de voltar à normalidade e afirmou que as Missas virtuais são nenhum substituto para estar fisicamente presente na liturgia.

“Tão logo seja possível”, escreveu Sarah em sua carta intitulada “Voltemos à Eucaristia com alegria!”, “Devemos retornar à Eucaristia com o coração purificado, com um renovado espanto, com um desejo crescente de encontrar o Senhor, para estar com ele, para recebê-lo e levá-lo aos nossos irmãos e irmãs com o testemunho de uma vida cheia de fé, amor e esperança”.

“Só a radiodifusão corre o risco de nos distanciar de um encontro pessoal e íntimo com o Deus encarnado que se entregou a nós não de forma virtual, mas sim, dizendo: 'Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele' (Jo 6:56)”, disse Sarah, declarando: “Este contato físico com o Senhor é vital, indispensável, insubstituível”.

“Os fiéis devem ser reconhecidos como tendo o direito de receber o Corpo de Cristo e de adorar o Senhor presente na Eucaristia na forma prevista, sem limitações que vão além do previsto pelas normas de higiene emanadas das autoridades públicas. ou bispos”, disse Sarah.

“Na celebração eucarística os fiéis adoram Jesus Ressuscitado presente; e vemos com que facilidade o sentido de adoração, a oração de adoração, se perde”, observou Sarah aos bispos. “Em sua catequese, pedimos aos Pastores que insistam na necessidade da adoração”.

O cardeal Sarah ofereceu uma ladainha de motivos para os católicos voltarem à missa e receberem a eucaristia o mais rápido possível:

  • Não podemos viver, ser cristãos, realizando plenamente a nossa humanidade e os desejos de bem e de felicidade que habitam nos nossos corações sem a Palavra do Senhor, que na celebração da liturgia se concretiza e se torna palavra viva, dita por Deus para aqueles que hoje abrem o coração para ouvir;
  • Não podemos viver como cristãos sem participar do Sacrifício da Cruz em que o Senhor Jesus se entrega sem reservas para salvar, com a sua morte, a humanidade que morreu por causa do pecado; o Redentor associa consigo a humanidade e a conduz de volta ao Pai; no abraço do Crucificado, todo o sofrimento humano encontra luz e conforto;
  • Não podemos ficar sem o banquete da Eucaristia, mesa do Senhor à qual somos convidados como filhos e filhas, irmãos e irmãs para receber o próprio Cristo Ressuscitado, presente em corpo, sangue, alma e divindade naquele Pão do céu que sustenta-nos nas alegrias e labores desta peregrinação terrena;
  • Não podemos ficar sem a comunidade cristã, família do Senhor: precisamos encontrar os nossos irmãos e irmãs que partilham a filiação de Deus, a fraternidade de Cristo, a vocação e a busca da santidade e da salvação das suas almas nos ricos. diversidade de idades, histórias pessoais, carismas e vocações;
  • Não podemos ficar sem a casa do Senhor, que é a nossa casa, sem os lugares santos onde nascemos para a fé, onde descobrimos a presença providente do Senhor e descobrimos o abraço misericordioso que eleva os caídos, onde nós consagramos nossa vocação ao matrimônio ou à vida religiosa, onde rezamos e agradecemos, nos alegramos e choramos, onde confiamos ao Pai nossos entes queridos que haviam completado sua peregrinação terrena;
  • Não podemos ficar sem o Dia do Senhor, sem o domingo que ilumina e dá sentido às sucessões dos dias de trabalho e às responsabilidades familiares e sociais.

“A Igreja une o anúncio e o acompanhamento para a salvação eterna das almas com a necessária preocupação com a saúde pública”, disse Sara, concluindo: “Continuemos, portanto, a confiar-nos com confiança à misericórdia de Deus, para invocar a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, salus infirmorum at auxilium christianorum, por todos aqueles que são duramente provados pela pandemia e todas as outras aflições, perseveremos na oração por aqueles que deixaram esta vida e, ao mesmo tempo, renovemos nossa intenção de ser testemunhas do Ressuscitado Único e arauto de uma esperança segura, que transcende os limites deste mundo.”

A carta do cardeal Sarah foi escrita em 15 de agosto, solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria; aprovado pelo Papa Francisco em 3 de setembro; e publicado em italiano em 12 de setembro de 2020. A tradução foi fornecida pela Agência Católica de Notícias (CNA).

 

Fonte - lifesitenews

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...