sábado, 18 de setembro de 2021

"Não cometerás atos impuros"

Não podemos entender os 10 mandamentos separados de uma unidade ontológica e absoluta do coração humano.

"Não cometerás atos impuros" 

Por  

 

«Depois tornou a chamar o povo e disse-lhes: 'Ouçam e entendam, todos vocês: nada que entra de fora pode tornar o homem impuro; o que vem de dentro é o que torna o homem impuro. Porque de dentro, do coração do homem, vêm as más intenções, fornicações, roubo, assassinato, adultério, ganância, injustiça, fraude, libertinagem, inveja, difamação, orgulho, frivolidade. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro” (Mc 7,1-8; 14-15; 21-23).

Às vezes nos acusamos de ter cometido um ato impuro e esquecemos de mencionar qual deles ou pensamos que é apenas um.

O 5º mandamento constitui o desfecho final da ladeira, o último freio, pois o 6º já é um limite anterior ao homicídio, uma vez que se poderia dizer que todos são motivos possíveis para algum crime. Poderíamos atribuir cada uma dessas 12 impurezas aos 10 mandamentos, embora eles estejam todos misturados e precisem uns dos outros para atingir um propósito.

Quando Deus os dá de boca em boca para que todas as pessoas os ouçam, ele diz do dia 10 que não é apenas para cobiçar objetos inanimados: "nem cobiçarás a mulher do teu próximo, nem qualquer coisa que seja do teu próximo" (Ex 20:17). Do décimo mandamento ao adultério de coração há apenas um degrau, este seria o 9º mandamento, mas já está às portas do 6º, e dependendo das circunstâncias chegaria ao 5º. Este foi o pecado do Rei Davi, ele rompeu com o início daquele olhar, e nesta ordem, do décimo ao quinto, (porque até o profeta Natã o acusa de ter roubado um “cordeiro”) passando pela mentira, e com a morte de Urias. Digo isso apenas porque não podemos entender os dez mandamentos separados de uma unidade absoluta e ontológica do coração humano. O coração, [i]na cultura hebraica é onde reside a alma, a unidade da pessoa, sua integridade, no sentido ontológico e moral, onde nascem a honestidade e a justiça. Sempre se entendeu que a boa moralidade era necessária para que as virtudes teológicas a operassem, e quem recebe uma grande conversão, desse encontro sobrenatural, não exclui nem diminui a passagem pelo ordinário de todos os mortais, de cumprir os mandamentos. Fé e graça devem ser uma unidade de coração. Dizemos que guardar os mandamentos sem Cristo é pelagianismo. Bem, vamos buscar a fé, e veremos que é a primeira coisa que renunciamos para matar as boas e justas obras que o coração pode fazer. Busquemos ardentemente a graça de Deus como aquela mulher do Evangelho.

Na ganância dos bens alheios, o último mandamento (aparentemente o mais inofensivo) está na origem de tudo, ser como deuses, e isto é ser como Lúcifer, como os anjos que se acreditavam mais que Deus, e com o veneno da língua de sua serpente, Lúcifer tentou o homem com "vocês serão como os anjos".

É curioso como YHWH, depois de proclamar o terceiro mandamento, lembra que em 6 dias criou o homem e no 7º descansou: «Pois em seis dias YHWH fez o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm, e no sétimo ele descansou; Por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou” (Ex 20:11). Como podemos interpretar isso? É mencionado, não narrado como em Gênesis, mas falado pela boca de Deus. Ele está falando de santificação, e santificar é viver o sábado: “Porque o Filho do homem é senhor do sábado” (Mt 12,8), que significa: “O sábado foi instituído para o homem e não o homem para o sábado» (Mc 2,27).

Aqui devemos alertar que o homem não foi feito para descansar? Não, porque o homem precisa descansar, é algo natural, embora o preço do pecado original seja que o homem se canse. O que ele quer dizer é que no Paraíso o homem não se cansa. Isso significa que Deus se cansou? De certa forma, o primeiro pecado de Adão e Eva foi não deixar Deus descansar sobre eles. Eles tinham o próprio Deus que queria descansar toda a sua graça, sabedoria e companhia no homem e eles confundiram isso com a fraqueza Divina, pensando que os Anjos eram mais divinos. Nossos primeiros pais viram Deus à sua imagem? O que se parece mais com "poder", o Papa ou a Guarda Suíça? E ainda assim a Guarda Suíça não pode deixar seu posto, mas o Papa renuncia, saúda e abençoa as crianças.Os guarda-costas não são mais treinados e têm mais aparência do que o protegido? Nesse caso, o protegido tinha que ser o homem, porque até Jesus Cristo diz que ele poderia pedir 12 legiões de anjos para tirá-lo dos problemas.

Esta reflexão não vai a lugar nenhum, e a ortodoxia do cânon e da interpretação das Sagradas Escrituras já está encerrada há muito tempo. A questão é que o homem foi criado para que a graça de Deus repousasse sobre ele, e é para isso que foi criado. Descansar aos domingos é fazer-nos como Maria (assumir o melhor), deixar Deus nos servir na Eucaristia, com a sua palavra e presença, descansar e descansar conosco, porque somos a sua obra. Santificar as festas é deixar Deus cuidar de nossa colaboração. Nosso trabalho em primeiro lugar é remover todo o lixo do coração, aplainar as estradas, rebaixar o orgulho das montanhas e elevar os vales dos pobres, restaurar a dignidade do homem. Essa é a obra de Jesus Cristo através dos sacerdotes, para devolver o homem àquele paraíso, para que a vida entre no ser humano,porque a festa é que o homem estava morto, mas voltou à vida, estava perdido, mas foi encontrado.

O primeiro dia, o dia sem pôr do sol, representa o Dia do Senhor, o domingo da eternidade vivido aqui e agora na Eucaristia. Como vimos, todos os mandamentos têm a plenitude de um dom de Deus dado como penhor para o casamento do Cordeiro. No simbolismo, o depósito nupcial é a promessa do noivo, que se compromete a cuidar de todas as necessidades da futura esposa, seja o Dom ou o Dote, que se dá. Estes foram considerados como garantia do casamento. Esse dinheiro de penhor teve que ser guardado em lugar seguro para não perdê-lo, pois está sempre carregado com ele, pois é uma realidade visível que indica algo invisível, que representa a partilha do amor e também das coisas materiais. Representa até amar tudo na mulher, só porque é dele, até a doença. É uma promessa do noivo para a noiva, obviamente é recíproca. Nos casamentos, os amigos do noivo cuidavam das necessidades dos cônjuges (aqui seria a vocação sacerdotal e religiosa). O depósito de casamento do noivo (Cristo), que atende a noiva são nas bodas do Cordeiro, os 10 Mandamentos. Expresso de forma resumida por Jesus, eles devem amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Portanto, aqui está a implicação de guardar os Mandamentos, não é nada secundário. Feita esta introdução, falemos da parábola da mulher que perde uma moeda, por que Jesus compara o achado dessa moeda com a conversão?:

«Que mulher que tem dez moedas, se perde uma, não acende um lampião e varre a casa e procura com cuidado, até a encontrar? E quando o encontra, reúne seus amigos e vizinhos e lhes diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que havia perdido'. Digo-vos que os anjos de Deus terão a mesma alegria por um só pecador que se converte” (Lc 15,8-10).

Aqui está o medo e o susto dessa mulher que perdeu um dos depósitos do casamento, perdeu o amor por seu marido. Essa busca desesperada por essa mulher que varre a casa envolve colocar tudo de volta para recuperar ou encontrar a moeda. Nós, casa de Deus e Templo do Espírito Santo, diz o Senhor que devemos mandar varrer a casa e sempre com cuidado para que os frutos da divisão não entrem. Perder ou não um mandamento é esfriar o amor, deixar de amar, se um único mandamento falha, deve ser buscado, seja pelo casal ou pelos cônjuges. A maneira de varrer a casa é deixar que as palavras de Jesus purifiquem nossos corações, e então nos confessarmos com dor e recuperar o que foi perdido: a nova e eterna Aliança, o Corpo de Cristo. Deus também fala conosco por meio de seus ungidos,e nos desafia a voltar a amar primeiro, como dizia Santo Agostinho: "Senhor, me falaste por minha mãe e eu não sabia" (Confissões ). E no Evangelho: «Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; Fique em mim e eu em você. Como o ramo não pode dar fruto por si só, se não ficar na videira, também tu também não podes, se não permaneceres em mim” (Jo 15, 3-4). Em primeiro lugar, a Palavra de Deus nos limpa, não do pecado, mas da tentação e, se necessário, no Sacramento: "Eu perdoo os seus pecados." A segunda coisa é que ele nos fortalece e nos encoraja na sua misericórdia, assim como nos faz felizes por ver que podemos vencer o pecado lutando e nos deixando sustentar por Cristo.

Jesus é o Noivo, que se casou com a sua Igreja e lhe dá tudo o que ele é: sacerdote, profeta e rei. Ele dá a ele seu amor incondicional e cumpre os Mandamentos fielmente, Ele é fiel, para cumprir seu amor ao extremo. Foi necessário o seu sofrimento, para se tornar uma só carne com a sua esposa, a Igreja, através da Eucaristia que sai do seu lado, que é a sua Esposa, Corpo místico, do qual ele sempre cuida, para apresentá-la gloriosa diante de Deus, agora e na hora da morte:

«Casei-te com um marido solteiro, para te apresentar Cristo como uma virgem casta. Mas temo que, assim como a serpente seduziu Eva com sua astúcia, suas mentes serão pervertidas, afastando-se da sinceridade e pureza devidas a Cristo. Bem, se alguém vier pregando um Jesus diferente daquele que eu preguei para você, ou lhe propor que receba um espírito diferente daquele que você recebeu, ou que aceite um Evangelho diferente daquele que você aceitou, você tolera isso com muita calma. Não acredito em nada inferior a esses super apóstolos. Na verdade, embora eu não tenha educação para falar, não sou para saber; que em tudo e na presença de todos nós vos mostramos» (2Cor 11,2-6).

Portanto, você tem que contar o dinheiro sério, ver se eles estão todos lá; o bom vinho, o amor que daremos a Deus e aos homens. Recebemos este dinheiro sério no Batismo: eles são graça e outros sacramentos. Guardemo-los como o pão que nunca falta na mesa, e dêmos dele, até mesmo as migalhas do fruto deste amor, a quantos ainda não podem participar na mesa eucarística.

Por fim, vejamos a resposta nos Salmos, à lâmpada que esta mulher acende para encontrar o mandamento perdido: "Que mulher que tem dez moedas, se perder uma, não acende uma lâmpada...":

«Lâmpada é a tua palavra para os meus passos, luz no meu caminho; Juro e farei isso: guardarei os teus justos mandamentos” (Sl 119).

===========================================

[i] «Vendo o Senhor que o mal do homem se espalhava pela terra e que todos os pensamentos que o seu coração pensava continuamente eram pura maldade, o Senhor se arrependeu de ter feito o homem na terra e ficou indignado no seu coração. E Iavé disse: 'Vou exterminar da face da terra o homem que criei - do homem ao gado, aos répteis e até aos pássaros do céu - porque lamento tê-los feito.' Mas Noé achou graça aos olhos do Senhor” (Gn 6,5-8).

 

 

Fonte - infocatolica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...