quarta-feira, 10 de novembro de 2021

“Sinodalidade não é admitir uma pluralidade de verdades, mas aceitar que só existe uma Verdade”

Sinodalidade de Jesús Silva
Sínodo dos Bispos (Vaticano News)

 

O sacerdote madrilenho Jesús Silva Castignani, que uma vez trouxemos a estas páginas, publicou uma reflexão sobre as redes sociais, onde tem milhares de seguidores, na qual pergunta o que é a sinodalidade ―ou o que deveria ser‖ em vista de o Sínodo sobre este assunto que está sendo realizado em todas as dioceses do mundo.

“O que é sinodalidade realmente?”, Pergunta o padre no início de sua publicação. Sempre esteve na essência da Igreja. Sínodo significa "caminhar juntos". O Cristianismo foi definido como "Caminho" nos Atos dos Apóstolos; Os cristãos eram "seguidores do Caminho". A palavra grega para 'estrada' é hódos, explica Silva.

Essa palavra, esclarece o clérigo, "significa caminho no sentido literal: o meio pelo qual se avança em direção a uma meta". E qual é o objetivo, ele pergunta: Cristo, responda. “Ele é o Caminho para si como meta, que é Verdade e Vida (v. Agostinho). Sínodo é caminhar juntos para Cristo, que é a Verdade”, afirma Silva.

Hódos também significa "modo de vida" no sentido moral, continua o padre. “Os cristãos eram seguidores do Caminho porque seguiam os ensinamentos morais do Evangelho. Estavam no 'bom caminho', no caminho estreito que leva à salvação: a Lei de Deus, a lei do amor”, destaca.

Sínodo, portanto, “significa viver juntos a moral evangélica, ajudando-nos a cumpri-la, sem rebaixá-la nem acomodá-la”. “O caminho é estreito e por isso devemos ajudar-nos a percorrê-lo e conduzir os outros por esse caminho, para que não se percam”, diz o padre madrilenho.

“E aonde esse caminho leva? Para a verdade e a vida. Sínodo é caminhar juntos guiados pela verdade, que é Cristo. A verdade não é discutível nem mutável, o Evangelho não muda e a lei moral, que deriva do amor, é imutável”, esclarece.

“Somente caminhando juntos segundo a Verdade teremos Vida, pois a 'verdade os libertará'. Sínodo é caminhar juntos por Cristo, Caminho, viver segundo a Verdade para ter a Vida”, afirma.

A este Caminho “convidamos os não crentes” a “abandonar o caminho da perdição e voltar-se para a verdade”, continua Silva. “Juntos, como Igreja, damos testemunho da verdade a quem se extraviou, para que a reconheça e mude de vida e assim seja feliz. Isso é sinodalidade”, garante o sacerdote.

O pároco alerta então para o que não é sinodalidade: “não é ouvir quem caminha por outros caminhos para chegar a um acordo; é ouvi-los e depois falar e tentar persuadi-los a abandonar os caminhos que não conduzem à vida e abraçar a fé em Cristo, único caminho para o Pai”.

“Sinodalidade não é aceitar uma moral contra a do Evangelho ou o ensino da Igreja pelo simples fato de que alguns cristãos a defendem. O Caminho, moralidade cristã, é o que é. Caminhar juntos implica viver juntos essa moral, não tentar mudá-la”.

“Sinodalidade não é admitir uma pluralidade de verdades, mas aceitar que só existe uma Verdade e só há um Caminho para alcançá-la, e convidar os não crentes a abraçar esta verdade única e assim ter a Vida eterna”.

“Sinodalidade não é dizer ao mundo que o que faz está bem e que nada acontece; é iluminar da verdade o que há de errado nos caminhos que se afastam de Deus e da Verdade, para que os perdidos possam voltar ao bom caminho”.

“A sinodalidade não é votar democraticamente o que a Igreja deve fazer ou ensinar, mas abordar cada ser humano em suas circunstâncias e sua linguagem para mostrar-lhes a única Verdade, que não fica a critério das modas da época”.

“Sinodalidade não é aproximar as pessoas independentemente do seu modo de vida, mas saber que a única forma de vida que conduz à salvação é a moral evangélica, o seguimento de Cristo, a aceitação da Verdade pela fé; e assim anunciá-lo a todos”.

Por fim, Silva nos encoraja a aproveitar o sínodo como ele é: “redescobrir Cristo como único Caminho, sua palavra como única Verdade e sua moral como única Vida, e assim oferecê-la aos homens de nosso tempo caminhar junto conosco como o céu”.


Fonte - infovatican

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...