segunda-feira, 15 de abril de 2024

O pecado e a paixão de Cristo

 Por Eudaldo Formento

 

Libertação da penalidade e culpa do pecado [1]

No terceiro artigo da questão dedicada aos efeitos da paixão de Cristo, São Tomás trata da libertação dos homens da pena do pecado. Ele afirma que o terceiro efeito da paixão de Cristo foi que fomos libertados da pena do pecado. Assim: “lê-se no Apocalipse que Cristo: “Ele nos amou e nos purificou dos pecados com o seu sangue” (Ap 1, 5)” [2].

Ele então esclarece que: “De duas maneiras fomos libertos pela paixão de Cristo do peso do castigo”, da obrigação ou dívida pelo pecado, mesmo que tenha sido perdoado. «De certa forma, diretamente, na medida em que a paixão de Cristo foi uma satisfação suficiente e superabundante pelos pecados de todo o gênero humano. E, uma vez oferecida satisfação suficiente, o peso da punição é removido. A outra forma é indireta, na medida em que a paixão de Cristo é a causa da remissão dos pecados, na qual se baseia a acusação de punição" [3], porque com a remissão, o perdão ou a absolvição da culpa do pecado, dá origem à punição, mas isso foi removido.

Na Summa Theologica, no Tratado dos Vícios e Pecados, diz-se que o pecado “é um ato humano mau” [4] e, portanto, um “ato desordenado” [5]. A razão é porque: «nos seres que agem por vontade, a sua próxima regra é a razão humana e a regra suprema é a lei eterna. Portanto, quando um ato humano se desvia desta justiça é chamado de pecado” [6].

Sobre a natureza do pecado, Santo Agostinho escreveu: «o pecado é um ato, uma palavra ou um desejo contra a lei eterna. Por sua vez, a lei eterna é a razão ou vontade divina que ordena a preservação da ordem natural e proíbe alterá-la” [7].

Santo Tomás considera que ambas as definições são equivalentes, porque: «Santo Agostinho colocou duas coisas na definição do pecado: a primeira pertence à substância do ato humano na sua parte material, e é caracterizada pelas palavras: “agir, dizer ou desejo." A outra pertence à razão própria do mal e é como elemento formal do pecado. Ele expressou isso quando disse: “contra a lei eterna”.

Ele explica que essas definições de pecado implicam que: “a regra da vontade humana é dupla: uma próxima e homogênea, a razão, e outra distante e primeira, isto é, a lei eterna, que é como a razão do próprio Deus” [ 8].

Por esta razão, e porque o pecado é “um ato humano mau”, pode parecer que: “o pecado deveria ser definido antes como oposto à razão do que à lei eterna” [9]. São Tomás nega. As definições são corretas, porque o pecado não pode ser considerado apenas “como contrário à razão natural”, contra a razão reta e a lei natural que rege a razão prática, mas também “como ofende a Deus: Santo Agostinho o define melhor por ordem de” pela lei eterna do que pela ordem da razão, pois há coisas transcendentes à ordem da razão sobre as quais somos governados apenas pela lei eterna, como acontece em tudo o que diz respeito à fé [10].

No pecado devemos distinguir dois males incorridos: a culpa e o castigo. O mal da culpa e o mal do castigo ou punição são essencialmente diferentes, porque: “O castigo se opõe ao bem do punido, que é privado de algum bem”. Por outro lado, "a culpa se opõe ao bem da ordem referente a Deus e, portanto, se opõe diretamente à bondade divina” [11].

A culpa e o castigo diferem em três aspectos: a culpa é um mal da própria ação, enquanto o castigo é um mal do agente. Mas estes dois males estão ordenados de maneira diferente em relação às coisas naturais e voluntárias. Um, “nos naturais, porque o mal da ação decorre do mal do agente”. Assim, por exemplo, da maldade do agente, “como da deformação da tíbia”, decorre uma má ação, “a ação de mancar”; e você poderia dizer isso, por causa do dano na tíbia a pena de mancar é paga.

Por outro lado, o contrário ocorre nos atos voluntários, pois: “do mal da ação, que é a culpa, segue-se o mal do agente, que é o castigo”.

Em segundo lugar: “a punição difere da culpa porque a culpa está de acordo com a vontade e a punição é contra a vontade” [12]. Assim afirmou Santo Agostinho quando escreveu: «O mal da criatura racional é duplo: primeiro, porque se afastou voluntariamente do Bem supremo, seu Criador; segundo, porque será punido, apesar de si mesmo” [13], já nesta vida, em maior ou menor grau e será consumado na próxima.

Terceiro, culpa e castigo: “diferem porque a culpa existe na ação, enquanto o castigo existe na paixão” [14], uma é feita e a outra é sofrida. Diferença também apontada por Santo Agostinho, ao escrever: «Há dois significados que costumamos dar à palavra mal: um, quando dizemos que “alguém fez o mal”; outra, quando afirmamos que “alguém sofreu algum mal”.

Ambos os males ocorrem, porque: “se confessarmos que Deus é justo – e negá-lo seria uma blasfêmia –, assim como recompensa os bons, pune também os maus; e não há dúvida de que as dores com que ele os aflige são um mal para eles. Alerta então que: «Ninguém é punido injustamente, como somos obrigados a confessar, pois acreditamos na providência divina, regulando tudo o que acontece no mundo. Segue-se, portanto, que Deus não é de forma alguma o autor do primeiro tipo de mal, mas do segundo” [15].

O segundo aspecto fundamental do pecado, a pena ou obrigação de castigo, que é o castigo que o homem merece diretamente, graças à paixão de Cristo, foi satisfeito não só suficientemente mas de forma superabundante quando se realizou o primeiro efeito do pecado. libertação pela redenção, pagando o preço do resgate da culpa, e sem culpa não há mais o débito obrigatório da pena.

Necessidade de fé e caridade

Contra esta tese de libertação da pena do castigo através da paixão de Cristo poder-se-ia objetar: ​​«O principal castigo do pecado é a condenação eterna. Porém, aqueles que foram condenados no inferno por seus pecados não foram libertos pela paixão de Cristo, porque “no inferno não há redenção”. Portanto, parece que a paixão de Cristo não libertou os homens da pena do pecado” [16] .

São Tomás nota, para lhe responder: «A paixão de Cristo produz o seu efeito naqueles a quem é aplicada pela fé e pela caridade e através dos sacramentos da fé. E, portanto, os condenados ao inferno, por não se unirem da mesma forma à paixão de Cristo, não podem perceber o efeito da paixão” [17].

Não aderem à paixão de Cristo nem assim recebem a sua graça, porque: “quem, em troca de um bem temporal, desviou-se do fim último, que é possuído por toda a eternidade, colocou a fruição temporal desse bem antes da fruição eterna do último final; a partir do qual vemos que ele teria preferido desfrutar eternamente desse bem temporal” [18].

O pecador quer contraditoriamente que o tempo não passe para o gozo que o objeto finito e temporal lhe proporciona, que ele escolheu e que toma como se fosse seu objetivo último. Santo Agostinho disse: “O que queres fazer, mas não podes, Deus imputa-te como tendo sido feito” [19], Deus vê ou testemunha esta intenção da vontade, e computa-a como tendo sido feita. «Então, de acordo com o julgamento de Deus, ele deve ser punido como se tivesse pecado eternamente. E não há dúvida de que o castigo eterno se deve a um pecado eterno. Portanto, quem se desvia do objetivo final deve receber o castigo eterno” [20].

São Tomás especifica que: «em cada pecado mortal há duas desordens: a aversão ao criador e a conversão desordenada às criaturas. Por aversão ao criador, o pecado mortal provoca o castigo eterno, pois quem pecou contra o bem eterno deve ser punido eternamente".

Para a outra desordem: a conversão desordenada das criaturas, o pecado mortal merece algum grau de punição, pois da desordem da culpa não se retorna à ordem da justiça senão através da punição. É justo, então, que quem concedeu mais do que lhe era devido à sua vontade sofra algo contra isso, com o qual a igualdade será alcançada.

O pecado mortal requer dois níveis de punição ou duas obrigações, que se seguem à culpa. Um, castigo eterno em relação à desordem para o Deus eterno. Outra punição temporária, pela apreciação desordenada das criaturas. “Como a conversão às criaturas é limitada, o pecado mortal não merece por isso o castigo eterno”, mas sim o castigo temporal.

Portanto: “quando a culpa é perdoada pela graça, desaparece a aversão da alma a Deus, a quem está unida pela graça. Como consequência, o risco de punição eterna também desaparece, mas o risco de alguma punição temporal pode permanecer".

A cobrança ou dívida de pena temporal é a única que o pecado venial exige, pois: “se houver uma conversão desordenada a criaturas sem aversão a Deus, como acontece nos pecados veniais, esse pecado não merece nenhuma pena eterna, mas apenas temporária”[21].

A culpa do pecado mortal se deve à aversão a Deus e à conversão às criaturas. “A aversão a Deus é o elemento formal, enquanto a conversão às criaturas é o seu elemento material”. O primeiro é o que determina o pecado, o segundo é como o seu sujeito. Portanto: “Destruído o formal de qualquer coisa, destrói-se também a coisa, assim como, destruído o racional, perece a espécie humana”. Sem racionalidade, não haveria homem. “E, portanto, o perdão da culpa mortal consiste precisamente no fato de que, pela graça, a aversão da mente a Deus desaparece junto com o risco do castigo eterno”. A culpa e a tristeza são assim apagadas. “No entanto, permanece a parte material, a saber, a conversão desordenada às criaturas, à qual é devida a pena de castigo temporal” [22], como exige a justiça.

O batismo

A existência desta pena temporária pode suscitar a seguinte objeção: Nenhuma pena deve ser imposta a quem está isento da pena. Mas uma punição satisfatória é imposta aos penitentes, como ocorre no sacramento da penitência. Pode-se, portanto, inferir que “pela paixão de Cristo os homens não foram libertados do risco do castigo” [23].

A respeito desta nova objeção, São Tomás recorda que, como já disse acima: para alcançar o efeito da paixão de Cristo é necessário que nos conformemos com Ele. Isto se consegue sacramentalmente através do batismo, segundo as palavras de Santo. Paulo aos Romanos: “Fomos sepultados com Ele pelo batismo, para participarmos da Sua morte” (Rm 6,4) [24].

O batismo apaga ou perdoa completamente os pecados, os pecados originais e os reais cometidos. Desaparece a culpa e também a pena do castigo, tanto o castigo eterno como o castigo temporal. Explica-se porque o batismo, o primeiro sacramento, é, à semelhança da vida corporal, uma geração, uma “geração espiritual” [25]. Deve-se ter em mente que: a geração de um ser vivo é uma certa mudança do não-vivo para o vivo. O homem foi inicialmente privado da vida espiritual pelo pecado original; e mesmo quaisquer pecados que venham sobre ele o separam da vida. Então era necessário que o batismo, que é uma geração espiritual, tivesse tal poder que pudesse remover o pecado original e todos os pecados reais cometidos. A geração espiritual exige, pela semelhança com a geração, que nada reste da vida pecaminosa anterior, para que a nova vida possa ser recebida.

O batismo também perdoa todos os castigos, eternos e temporais. A razão apresentada por São Tomás é a seguinte: “porque a geração de um é a corrupção de outro, e o que é gerado perde a sua forma primeira e as propriedades que dela derivam, é necessário que através do batismo, que é uma geração espiritual, não só são removidos os pecados contrários à vida espiritual, mas também todo vestígio de pecado. E por esta razão o batismo não só purifica da culpa, mas também absolve de toda a série de pecados. É por isso que a satisfação dos pecados não é imposta aos batizados” [26].

Quando São Tomás comenta esta passagem citada de São Paulo sobre o batismo e a morte, ele escreve: Como também diz São Paulo no versículo anterior: “Todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados para participar de sua morte” (Romanos 6:3). E mais tarde conclui: “Considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6,11). Daí se segue que o homem, pelo batismo, morre para o antigo pecado e começa a viver para a novidade da graça; porque todo pecado pertence à velhice anterior. Portanto, o batismo apaga todos os pecados [27].

Além disso: a pessoa é incorporada na paixão e morte de Cristo através do batismo, segundo a expressão de São Paulo: “Se morremos com Cristo, acreditamos que também viveremos com Ele” (Rm 6, 8). Daí resulta que cada batizado recebe a paixão redentora de Cristo como se ele próprio tivesse sofrido e morrido.

Desta última impressionante expressão de São Tomás infere-se que cada um de nós, para a remissão dos seus pecados, sem Cristo, teria que sofrer a sua paixão, embora, neste caso, certamente merecida, mas não teria tido qualquer dos efeitos da paixão do Senhor. Por outro lado, a paixão de Cristo, homem e Deus: “deu satisfação suficiente pelos pecados de todos os homens”.

Tomás de Aquino conclui que: “aquele que é batizado fica livre de toda pena que teria que pagar pelos seus pecados, como se ele próprio tivesse pago suficientemente por todos eles” [28].

Entende-se assim que: “o batizado recupera o estado primitivo de graça perdido pelo pecado, porque se torna participante dos sofrimentos da paixão de Cristo, como se ele mesmo os tivesse suportado, tornando-se, através do sacramento, seu membro" [29].

Porém, Cristo não nos libertou da morte corporal, pena do pecado original, porque é necessário que: os membros sejam formados com a cabeça, e por isso, como Cristo teve primeiro a graça na alma junto com a capacidade de o corpo sofresse, e pela paixão alcançasse a glória da imortalidade, assim também nós, que somos seus membros (...) Então: “configurados com os sofrimentos e a morte de Cristo, somos conduzidos à glória imortal, (Rom 8,17)» [30].

Penitência

Na sua resposta à objeção, baseada na penitência que se dá no sacramento da confissão, depois da citação de São Paulo, sobre o batismo, sacramento pelo qual somos configurados com Cristo, São Tomás acrescenta: Portanto, nenhuma pena satisfatória é imposta aos batizados, porque, pela satisfação de Cristo, eles são completamente libertados. Mas, uma vez que «Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados» (1 Pd 3,18), portanto o homem não pode ser configurado uma segunda vez com a morte de Cristo através do sacramento do batismo [31], se tiver voltado ao pecado, depois de tendo sido purificado da culpa e perdoado a pena.

A maneira então de se libertar da culpa e do castigo dos pecados depois de receber o batismo é através do sacramento da penitência. Porém, com uma diferença importante em relação ao batismo. O pecador: “na penitência recebe a virtude da paixão de Cristo segundo a medida dos próprios atos, que são matéria de penitência, como a água do batismo, e assim todo o peso do castigo não é satisfeito no momento do primeiro ato de penitência pelo qual a culpa é perdoada, mas somente depois de todos os atos de penitência terem sido realizados" [32]. Além disso, embora a culpa e a subsequente pena eterna sejam remetidas, toda a pena nem sempre é eliminada, pois “pode permanecer algum vestígio de alguma pena temporal” [33].

Da mesma forma, as “relíquias do pecado” podem permanecer dos pecados perdoados, porque: “através da conversão às criaturas, o pecado mortal provoca na alma uma certa disposição, e até hábito”, uma disposição mais estável, efeito dos atos precedentes de conversão desordenada em criaturas. Estas disposições, que são relíquias ou resíduos, de pecados pessoais: “permanecem, porém, enfraquecidas e diminuídas, de modo que não dominam o homem, e mais na forma de uma disposição do que de um hábito” [34]. Isto explica por que, se alguém levou uma vida de pecado, é mais difícil perseverar nas coisas boas do que aqueles que não se entregaram a isso.

O sacramento da penitência contribui para enfraquecer estas relíquias, embora por uma graça extraordinária o homem também seja libertado, porque: «Deus cura perfeitamente o homem inteiro, mas às vezes de repente, como fez com a sogra de São Pedro, a quem Ele recuperou perfeitamente a saúde, de tal maneira que “de pé o serviu” (Lc 4, 38-39); outras vezes sucessivamente, como se diz da cura do cego (Mc 8, 22-25). E assim também na ordem espiritual, às vezes converte o coração do homem com tal força que a alma atinge repentinamente a saúde espiritual perfeita, as culpas perdoadas e todas as relíquias do pecado apagadas, como aconteceu com Madalena (Lc 7, 47-50)» [ 35].

Santo Tomás conclui na sua resposta que: «Esta é a razão pela qual aqueles que, depois do batismo, se tornam culpados de novos pecados, precisam conformar-se ao paciente Cristo através de alguma dificuldade ou sofrimento que devem suportar em si mesmos. Tal pena, apesar de ser muito inferior à exigida pelo pecado, é suficiente através da cooperação da satisfação de Cristo” [36].

A consequência de tudo isto é que, como diz o novo Catecismo: «O cristão deve esforçar-se, suportando pacientemente os sofrimentos e as provações de todos os tipos, e quando chegar o dia, enfrentando calmamente a morte, aceitá-los como uma graça temporal, penalidades do pecado” [37].

 


[1] Louis de Caullery, Crucificação ( século XVII).

[2] São Tomás de Aquino , Summa Theologica , III, q. 49, a 3, sed c.

[3] Ibid., III, q. 49, a 3, em c.

[4] Ibid., I-II, q. 71, a. 6, em c.

[5] Ibid., I-II, q. 71, a. 1, inc.

[6]   Ibid., I-II, q. 21, a. 1, inc.

[7] Santo Agostinho, Resposta a Fausto, o Maniqueísta , l. 22, c. 27.

[8] São Tomás de Aquino, Summa theologica, I-II, q. 71, a. 6, em c.

[9] Ibid., I-II, q. 71, a. 6 ob. 5.

[10] Ibid., I-II, q. 71, a. 6, anúncio 5.

[11] Ibid., I-II, q. 79, a. 1, anúncio 4.

[12] IDEM, Questões Disputadas Sobre o Mal , q. 1, a, 4, em c.

[13] Santo Agostinho, Fé, dedicado a Pedro , c. 21, não. 64.

[14] Santo Tomás de Aquino, Questões controversas sobre o mal , q. 1, a. 4, em c

[15] Santo Agostinho, Sobre o Livre Arbítrio . Eu, 1.

[16] Santo Tomás de Aquino , Summa theologica, III, q. 49, a. 3 ob. 1.

[17] Ibid., III, q. 49, a. 3, anúncio 1.

[18] IDEM, Summa contra los gentios , III, c. 144.

[19] Santo Agostinho, Comentários aos Salmos , Sal 57, v. 3.

[20] São Tomás de Aquino, Summa contra los gentiles , III, c. 144.

[21] IDEM, Suma Teológica, III, q. 86, a. 4, inc.

[22] Ibid., III, q. 86, a. 4, anúncio 1.

[23] Ibid., III, q. 49, a. 3 ob. 2.

[24] Ibid., III, q. 49, a. 3, anúncio 2.

[25] IDEM , Soma contra os gentios ., IV, c. 58.

[26] Ibid., IV, c. 59.

[27] IDEM, Suma Teológica , III, q. 69, a. 1, inc.

[28] Ibid., III, q. 69, a. 2, em c.

[29] Ibid., III, q. 69, a. 2, anúncio 1.

[30] Ibid., III, q. 49, a. 3, anúncio 3.

[31] Ibid., III, q. 49, a. 3, anúncio 2.

[32] Ibid., III, q. 86, a. 4, anúncio. 3.

[33] Ibid., III, q. 86, a. 4, inc.

[34] Ibid., III, q. 86, a. 5, inc.

[35] Ibidem. III, q. 86, a. 5, anúncio 1.

[36] Ibid., III, q. 49, a. 3, anúncio 2.

[37] Catecismo da Igreja Católica , n. 1473.

 

Fonte - infocatolica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...